Resenha do Livro Os Goonies!!!!!!!




Livro: Os Goonies
Autor: Jamies Kahn
Editora: Darkside Books
Páginas: 240

Ao buscar um tema para seu primeiro filme autoral, J.J. Abrams – que não vive sem referências – voltou à sua adolescência, quando, como muitos outros moleques dos anos 1980, foi saudado por uma safra de filmes que finalmente contemplava sua própria geração. Super 8 (2011) saúda tanto E.T. (1982), de Steven Spielberg, quanto Os Goonies (1985), de Richard Donner. Os três filmes celebram a rotina de uma turma de adolescentes na década de 80 (sim, Super 8 é um filme de época) e contam como nem mesmo incidentes extraordinários pode abalar a amizade de uma galera.

Antes dos anos 1980, os filmes falavam de crimes, romances, aventuras e dramas – mas todos do ponto de vista adulto. E os adultos não entendiam a nova década, do walkman, do videogame, do computador e do videocassete. Era o início da revolução digital – aquela que hoje é plena – e qualquer turma de moleques sabia que os adultos não tinham a menor ideia do que estava acontecendo. A minha turma, em Brasília, sabia. Outras turmas pelo mundo também. Não é à toa que estes filmes encontraram eco justamente em uma audiência que parecia seus protagonistas...

Mas se Super 8 e E.T. lidam com a ligação de um dos protagonistas com um alienígena, Os Goonies é uma aventura coletiva. E mesmo que sua adaptação para o livro seja narrada em primeira pessoa – do ponto de vista de Mikey Walsh, o personagem asmático vivido pelo ator Sean Astin –, sua história conta como personalidades tão diferentes quanto Bocão, Gordo, Dado, Brand e as meninas Andy e Stef podem conviver e se gostar, independentemente de sexo, raça ou idade. Baseado no roteiro original de Chris Columbus, o livro de James Kahn aprofunda ainda mais estas relações ao explorar melhor cada um dos personagens – inclusive os vilões Fratelli e seu filho-monstro Sloth – sem perder o ritmo de toboágua que dá o tom do filme.

Os Goonies é, na verdade, um filme sobre a amizade, sobre manter-se unido. O sonho de toda criança é poder estar no controle de seu próprio destino, ainda que apenas por um sábado à tarde. Não seria incrível nunca perdermos esse sonho? A verdadeira magia dessa história está sobretudo naquilo que eles se tornam uns para os outros, de uma maneira muito especial.” – Steven Spielberg




RESENHA: OS GOONIES

          Quem nunca sonhou em ser um Goony? Quem nunca sonhou em levantar da cadeira e viver uma aventura de verdade?
Quem nunca sonhou que não conseguia dormir à noite, pois tudo poderia desaparecer pela manhã? Quem nunca sonhou que poderia perder todos aqueles, que conheceu a vida toda? E, então, quem nunca sonhou que encontraria um mapa do tesouro perdido, que poderia mudar tudo para sempre? E assim, quem nunca sonhou que saia pedalando pelas ruas para descobrir pistas, como se o seu futuro dependesse delas? E, de repente, quem nunca sonhou ser perseguido por bandidos procurados, fugir por túneis subterrâneos de um prédio abandonado, com o teto desabando em sua cabeça, enquanto você tentava escapar de armadilhas? E, no final, quem nunca sonhou em ter a coragem de seguir os seus instintos e fazer a escolha certa?
            Quem nunca sonhou em ser um goony? Quem nunca sonhou em embarcar na maior aventura de todos os tempos?

Seu nome é Willy B. Pordobel, mais conhecido como Willy Caolho. Conta a lenda que ele foi o maior pirata do seu tempo e capitão do Navio Inferno. Por ter roubado milhões em ouro do Rei, em uma perseguição emocionante, pelos mares, acabou aprisionado em uma caverna no subsolo, na cidade de Astoria. E desde, então, nunca mais se ouviu falar dele ou de seus homens.
Muito tempo se passou. Vários caçadores de tesouro foram atrás do ouro, mas em vão, pois nunca acharam nada. A história, ainda hoje, é contada pelos habitantes da cidade para entreter seus filhos.
Mas o que ninguém esperava, aconteceu: o grupo de quatro crianças e três adolescentes, denominado “os goonies”, conseguiu encontrar o famoso Willy Caolho.
Guiados apenas por um mapa velho, escrito em espanhol; um dobrão de ouro com três buracos e o desejo de permanecerem unidos e salvarem suas casas, eles mergulham nessa aventura.
Uma viagem marcada por emoções: uma criatura acorrentada no porão que se torna o grande herói da história; passagens por grutas cheias de ciladas e uma fuga empolgante da família italiana de bandidos, Os Fratelli.

            Um livro muito especial, com “cheirinho” da minha infância. Eu consegui me lembrar de todas as cenas do filme enquanto lia. E a capa? Quando abrimos as “orelhas” do livro, encontramos a reprodução do mapa do tesouro. Muito criativo!!!
            Só faço uma ressalva: o livro é narrado pelo personagem Mikey Walsh, dessa forma, as cenas do filme em que ele não participa, não foram colocadas no livro. Somente as principais foram citadas, mas só aparecem quando o próprio personagem da cena narra o ocorrido para ele.
        Com isso, em minha opinião, a cena clássica do filme, protagonizada pelo personagem “Gordo”, ficou prejudicada.
           Mas nada que reduza a minha enorme vontade de também ser um goony!!! E você, já sonhou em ser um goony?

“Eu jamais trairei meus amigos das Docas Goon; juntos ficaremos até o mundo inteiro acabar; no céu e no inferno e na guerra nuclear, grudados feito piche, como bons amigos iremos ficar; no campo ou na cidade, na floresta, onde for; eu me declaro um companheiro Goony, para sempre, sem temor.”
                                                                                   (O Juramento Goony)


O CANTINHO PARA LEITURA DESCOBRE: JAMES KAHN

James Kahn nasceu em Chicago (EUA) em 1947, é médico e escritor. Realizou diversas novelizações de filmes como Os Goonies, Indiana Jones e o Templo da Perdição, Poltergeist e Star Wars. Para a televisão, colaborou em séries como Plantão Médico, Star Trek: Nova Geração, Xena e Melrose Place, série que também produziu.

(Cenas do Filme: Os Goonies- Foto do Google Imagens)



(Slot- Foto do Google Imagens)

(Os Goonies Hoje- Foto do Google Imagens)


FAMÍLIA FRATELLI:


(Foto do Google Imagens)

(Foto do Google Imagens)

(Foto do Google Imagens)

(Foto do Google Imagens)





OS GOONIES:



(Andy- Foto do Google Imagens)



(Stef- Foto do Google Imagens)



(Brend- Foto do Google Imagens)




(Mikey - Foto do Google Imagens)

(Bocão- Foto do Google Imagens)

(Gordo- Foto do Google Imagens)

(Dado- Foto do Google Imagens)
Informações e imagem retirada do site: http://www.darksidebooks.com.br/


Para ouvir a música-tema do filme da Cindy Lauper visite:   
(Foto retirada do Google Imagens)

5 comentários

  1. Eu preciso desse livro, sempre assisto o filme quando passa

    bjos

    Pah - Lendo e Escrevendo

    ResponderExcluir
  2. Eu já perdi as contas de quantas vezes assisti o filme, e continuarei assistindo sempre!!!!!!! Mesmo com toda a tecnologia atual, não tem igual!!!!
    Beijos.
    Cila- Leitora Voraz

    ResponderExcluir
  3. Oi Cila!
    Bacana sua resenha, eu já ouvi falar desse filme e do livro, mas ainda não havia assistido, depois de sua resenha deu vontade de conhecer, vou procurar primeiro pelo livro e depois vejo a adaptação!
    Grande abraço
    Claudinei
    http://resenhandoecontando.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Espetacular a resenha acompanhadas das fotos! Vi o filme varias vezes! Agora vou comprar esse livro maravilhoso, ainda mais que tem as escrita do James Khan rsrsrsr Abração! Acompanhado os posts.

    ResponderExcluir
  5. Cila realmente este livro nos remete a infância, estou louco para comprar este livro! Perdi a conta de quantas vezes assisti esse filme!

    Abraço,
    Diego de França
    http://leitorsagaz.blogspot.com.br

    ResponderExcluir