EDIÇÃO ESPECIAL DO CANTINHO:
CONVERSANDO COM BEATRIZ CORTES:



Romântica e sensível, assim é Bhya: 

“Por vezes escrevo coisas que nem sabia que meus dedos podiam. São coisas pouco sólidas, imaturamente pensadas, ideias perdidas no meio de um nada colossal que existe dentro de mim.” (Beatriz Cortes)

O Cantinho traz hoje, com muita emoção, um pouquinho mais da vida da querida escritora Beatriz Cortes:

Estudante de Psicologia, cristã, com uma fé inabalável em Deus e no amor. Vive na cidade de Italva, interior do Rio de Janeiro, onde nasceu. Acredita que os sonhos só podem se concretizar se você persegui-lo firmemente e diz que o mundo seria melhor se as pessoas lessem mais, se doassem mais. Apaixonada por livros e romances desde criança, escrevia textos, contos, histórias e sonhava que as mesmas pudessem impactar as pessoas. Quando finalmente colocou no papel uma história romântica, realista e que irá emocionar leitores de todas as idades.

A obra que ela já publicou, confiram:


Luíza Bedim, uma jovem talentosa e cheia de sonhos, sofre uma grande decepção com a pessoa que mais ama. Depois desse período, passa a ser perseguida pelo medo e pela dor profunda do ocorrido. A garota passa a acreditar que nunca mais será feliz, e vive alimentando-se de sua solidão. Anos depois ela conhece Arthur, um aluno novo que chama a atenção de todos por se tornar o capitão do time de basquete da escola. Luíza o ignora no início, porém, por conta de uma confusão, é obrigada a passar uma hora com ele em alguns dias da semana. Entre muitas brigas e discussões, o garoto mostra-se alguém que Luíza não esperava: uma pessoa capaz de fazer com que ela reflita sobre seu passado. E ela descobrirá que só é possível encontrar a felicidade se lutar por ela.

Leia o primeiro capitulo aqui




Fresquinho!!! Seu Próximo Lançamento: Por uma Questão de Amor


Confiram o prólogo que a autora colocou em seu blog:

Quando se perde uma pessoa querida, a dor passa a morar em nós. Tudo gira em torno daquele sentimento opressivo que parece nunca mais sair. Alguns dizem que nos acostumamos com a dor. Eu digo que ela se alastra de uma forma tão intensa que sempre notaremos sua presença ali. A verdade é que passamos a fingir que está tudo bem, que ela adormeceu em nosso peito, que não lembramos com tanta regularidade dos acontecimentos. Apenas fingimos. E ela permanece ali, enfincada dentro de nós. Como se por alguma razão fosse bem-vinda. O luto é necessário, porém, ele nunca chega ao fim para algumas pessoas. Acabamos transferindo aquele sentimento para tudo que fazemos. Não é difícil notar a dor. É como se ela viesse escrita em nossa testa. E deixa bem claro que ficará ali para sempre, sentada na poltrona com o controle remoto vendo nossa vida passar. Lembro-me de poucas coisas sobre aquela noite. Lembro-me de estar gritando para que meu irmão escutasse o que eu dizia, já que o vento batia ferozmente contra a moto em que estávamos em alta velocidade. Lembro-me do som de sua risada. Lembro-me de um farol alto em nossa direção, e logo depois da luz forte do hospital. Com o tempo e esforço mental, alguns flashes apareceram em minha memória sobre aquela noite. Mas o que eu jamais vou esquecer, é algo que nunca sairá do meu coração, nunca vou recuperar, nunca será igual, nunca doerá menos. A maior perda de todas: meu irmão.

A Autora na Bienal:
 


Contatos:

Blog:

Facebook:

Twitter:

Confiram a entrevista que ela fez para o Cantinho para Leitura:



ENTREVISTA COM BETRIZ CORTES:

1) Porque escrever um livro? Quando surgiu essa vontade? O que a literatura representa para você?
Bhya: Escrever um livro sempre foi algo que tive em mente. Sempre gostei de escrever e saber que alguém leu algo que você "inventou" é algo magnífico. A literatura é a minha vida, é uma das coisas que mais amo fazer. Faz parte da minha vida desde sempre.

2) Durante sua infância, seus pais estimularam o hábito da leitura? Você lia muito? Tem algum livro que a tenha marcado? Você tem algum livro de cabeceira?
Bhya: Sim,eu ia nas Bienais e voltava lotada de livros infantis. Sempre amei, e meus pais sempre incentivaram. Livro que me marcou foi A marca de uma lágrima. Livro de cabeceira é Madame Bovary.

3) Você tem algum gênero definido, ou estaria aberta para escrever qualquer tipo de história? Seu estilo sofreu alguma influência? Tem algum livro ou escritor que admire?
Bhya: O que mais escrevo é romance romântico. Já tentei escrever romance sobrenatural, fantasia e tal, mas nunca gostei. Não diria que meu estilo sofre influência, mas sempre tem alguns autores que nos "iluminam" com alguns textos. Além de Gustave Flaubert, sou louca pelo Nicholas Sparks, Erick Fromm, Clarice Lispector, etc.

4) Sobre sua obra: você publicou seu primeiro livro “O outro lado da memória”. Da onde surgiu a ideia de escrevê-lo? Você se inspirou em algum fato real? Algum personagem é baseado em alguém que conheça? Conte um pouco sobre ele.
Bhya: Eu havia escrito a metade desse livro antes de começar a terapia com um psicólogo. Quando comecei a terapia, meu psicólogo me incentivou a fazer algo que me completasse, que me fizesse sentir animada e útil. Então resolvi terminar de escrever esse livro e procurei uma Editora. Não me baseei em ninguém próximo, até porque moro em cidade pequena e se uso alguém conhecido pra me inspirar, todo mundo fica falando! kkk' O outro lado da memória conta a história de Luíza, uma jovem que sofre um trauma em sua adolescência e isso a torna uma pessoa solitária e deprimida. Quando seu passado volta a atormentar, ela conhece Arthur. Um jovem jogador de basquete que se apaixona de cara por ela e que quer fazer de tudo pra que ela o dê uma oportunidade de ajuda-la. Entre muitos conflitos e confusão, Luíza se vê em situações inimagináveis. O outro lado da memória fala de confiança, amizade, respeito, e principalmente, fala de amor. E de como este pode ser uma grande motivador para mudanças em nossa vida.

5) O fato de estudar psicologia facilitou na criação do perfil dos personagens? Você emprestou alguma característica sua a algum personagem? Quanto de você podemos encontrar no livro?
Bhya: Ajudou muito! A gente acaba aprendendo alguns detalhes que são indispensáveis para situações como a de Luíza.
Sempre digo algo que aprendi com minha amiga e colega de Editora Laura Conrado (Freud, me tira dessa): É impossível não colocar nada de si em um personagem criado por você. Luíza tem meus medos, minhas inseguranças... Não sou como ela, mas ela tem características minhas sim. E o Arthur, é claro, é tudo que eu gostaria de ter! kkk'

6) Qual é o seu personagem preferido? Fale um pouco sobre ele.
Bhya: Arthur é meu personagem preferido. Ele é carinhoso, romântico, amigo. E sobretudo, ele não deixa ninguém passar por cima dele. Não é bobo. Acho que todos nós deveríamos ter um pouco do Arthur.

7) Você encontrou alguma dificuldade para publicar seu livro? Fale um pouco sobre como é o início da carreira de um escritor.
Bhya: Sim, muitas dificuldades. Bom, o mercado literário brasileiro tem crescido muito nos últimos anos, porém, ainda é algo complicado publicar um livro no Brasil. Visto que as Editoras dão mais prioridade aos que vêm de fora, ficamos com uma pequena porcentagem. Mas nada é impossível, não é verdade? Todos os dias é um começo, e vamos nos colocando na frente, procurando um caminho. É assim que se começa.

8) Em seu blog, descobri que está escrevendo um novo livro: “Por uma questão de amor”, fale um pouco sobre ele, como surgiu a ideia de escrevê-lo, o que podemos esperar dele.
Bhya: Por uma questão de amor é um romance no mesmo estilo de O outro lado da memória, porém com um assunto mais maduro e complicado: o luto e a perda. Bom, esse livro trata de uma "quase" continuação de O outro lado da memória, já que, com o final do livro, os leitores praticamente me exigiram uma resposta kkk' Porém, o casal da vez é Lorena e Nicholas, e tenho certeza que os leitores terão uma grande surpresa no meio do livro! Podem esperar o dobro de emoções, aventuras e, é claro, MUITO romance.

9) Você iniciou um projeto com o blog “Estilo Geek”, agora é a mais nova colunista deles. Sobre que assunto irá escrever? Conte um pouco desse seu novo trabalho.
Bhya: O João me fez a proposta e aceitei. Bom, eu normalmente posto textos, resenhas de livros que indico, filmes marcantes, etc. Espero que os leitores gostem!

10) Li em uma entrevista que você fez um pouco de ballet, jazz, aula de canto e ainda toca piano. Conte um pouco sobre esse relacionamento com a música e a dança. Pretende investir na carreira musical também? Tem projetos nessa área, ou é somente para satisfação pessoal? Você colocou um pouco desse universo nos seus livros?
Bhya: Eu amo a música! É uma outra paixão! Fiz ballet e um pouco de jazz, canto desde criança e fiz 4 anos de piano. Mas a música é uma satisfação pessoal sim, não pretendo seguir essa carreira. Meus livros são banhados por música, é uma forma de inspiração e de tocar o coração do leitor. Meu primeiro livro tem uma música tema, cantada por mim e por um amigo, fiz especialmente narrando o romance de Arthur e Luíza.

11) Do que você viu da vida, de todos os lugares que conheceu, das pessoas que compartilharam momentos com você, qual a mensagem que gostaria de deixar aqui, no blog do “Cantinho para Leitura”?
Bhya: O que tenho pra dizer para todos que estão lendo essa entrevista é o seguinte: Lute por seus sonhos! Corra atrás! Mesmo que todos tentem te fazer desistir, não desista! Olhe para frente e continue, pois não há nada como a sensação de ter um sonho realizado! Espero que goste de O outro lado da memória (e logo mais Por uma questão de amor) e que minhas palavras possam chegar ao seu coração e fazê-lo acreditar que o amor pode mudar muitas coisas, basta acreditarmos nele! Um grande beijo!

Eu gostaria de agradecer a você Bhya, por ter conversado com o Cantinho e contado um pouco mais sobre você. Você é muito simpática. Meu livro já chegou e estou muito animada para lê-lo (em breve resenha do livro “O outro lado da Memória” por aqui). Tenho certeza de que irei gostar, a forma como você fala dele é contagiante!!! Sucesso no próximo livro!!!!

6 comentários

  1. Eu já queria demais ler esse livro,agora então nem se fala.... depois de conhecer mais da autora e sobre o livro fiquei louca por ele.

    maldade esse post!! hehehehehe


    bjsss

    Bianca

    http://www.apaixonadasporlivros.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu já garanti o meu (risos...). Fiquei muito empolgada para conhecer a Luíza e o Arthur!!!
      Beijos.
      Cila- Leitora Voraz

      Excluir
  2. Olá, tenho muita vontade de ler o livro da Bia, ela está na minha listinha!

    Vim conhecer seu blog, porque vi o link dele no grupo do face, Blogueiros literários, adorei seu cantinho ele é muito fofo, aproveitei e já estou seguindo!

    Bjks

    Patty Santos - Blog Coração de Tinta
    http://www.coracaodetinta.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Patty,
      tudo bem? Fico muito feliz com sua visita e mais ainda por ter gostado do Cantinho.
      Eu também quero muito ler o livro da Bhya e gostei muito de conhecê-la.
      Sucesso para ela!!!!!!!
      beijos.
      Cila- Leitora Voraz

      Excluir
  3. Adorei a entrevista, a autora é muito fofa! Desejo muito sucesso para ela nessa Bienal. Beijos, Mi

    www.recantodami.com

    ResponderExcluir
  4. Oi Mi,
    tudo bem?
    Que bom que gostou da entrevista. Ela é mesmo uma fofa!!!
    Beijos.
    Cila- Leitora Voraz

    ResponderExcluir