EDIÇÃO ESPECIAL DO CANTINHO: 


CONVERSANDO COM DENISE FLAIBAM!!! 







Pisciana como eu, com apenas 18 anos, cinéfola, leitora compulsiva e seriemaníaca, assim é Denise:


“É uma fangirl surtada, apaixonada por atores que nunca vão poder aceitar seu pedido de casamento (snif) e que gosta de se aventurar na escrita de diversas histórias. Cresceu com Harry Potter, Senhor dos Anéis e Crônicas de Narnia e aprendeu a amar histórias fantásticas. Resolveu inventar seu próprio mundo mágico e criou Warthia aos 11 anos de idade; com 17, publicou seu primeiro livro pelo selo Novos Talentos da Literatura Brasileira, da Editora Novo Século. O primeiro livro de muitos, pode ter certeza hehe.” (Denise Flaibam em entrevista concedida ao blog Trilhas Culturais- http://www.trilhasculturais.com/2013/06/trilhas-entrevista-denise-flaibam.html)

O Cantinho traz hoje, com muita emoção, um pouquinho mais da vida da querida escritora Denise Flaibam:

Denise Frare Flaibam se apaixonou por histórias de fantasia quando foi apresentada a Harry Potter, quis lutar em batalhas medievais quando conheceu O Senhor dos Anéis e sonhou viajar para terras místicas ao ler Narnia. Nascida em 1995, moradora de Morungaba, cidadezinha no interior de São Paulo, sempre sonhou em se tornar escritora e ver suas obras estampando dezenas de estantes. Inspirada principalmente por histórias épicas como as de Rowling, Tolkien e Lewis, onde a magia a arrastou para tantos universos fantásticos, decidiu inventar o seu próprio mundo. Mergulhou na construção de Warthia aos onze anos de idade. Aos dezessete publica o primeiro livro de sua criação: A Profecia de Mídria, da quadrilogia Os Mistérios de Warthia.

Sobre seu livro:

“OS MISTÉRIOS DE WARTHIA- A PROFESSIA DE MÍDRIA”:


Warthia, um continente cheio de mistérios, dividida em quatro Reinos, onde Reis distintos governam cada qual com sua sabedoria, está prestes a enfrentar um antigo mal que se levanta. A caminhada de Serafine Delay se inicia com uma tragédia, o que a coloca rumo ao conhecimento da magia, com a qual ela nunca teve contato. Criada longe de tudo, não tem a menor ideia de que seu destino já está traçado. Sua jornada será guiada pelos três enviados da Ordem: um charmoso espadachim, uma simpática moça de orelhas pontudas e um fofo e adorável guerreiro mortal. Uma aventura com toques de comédia, suspense e muita magia está se iniciando. Até onde você iria para desvendar todos esses mistérios?

PONTOS DE VENDA:


 Contato com a Autora:

Não percam a entrevista que a Denise fez com muito carinho para o Cantinho. Confiram!!!


ENTREVISTA COM DENISE FLAIBAM :

1) Pesquisando sobre você, descobri que temos uma coisa em comum: além de sermos piscianas, tudo bem, então, são duas coisas em comum, a paixão pelo mundo mágico de Harry Potter e Senhor dos Anéis. Inclusive, em um bate bola que você fez para o Blog Coração de Tinta (parceiro do Cantinho), você disse que tinha como livro de cabeceira “Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban”. Comente um pouco sobre o impacto que essas histórias causaram em você, se são suas histórias preferidas.
Denise: Muitas coisas em comum, pelo jeito! *-* Essas histórias fizeram de mim quem eu sou hoje. Pode parecer exagero ou um drama mexicano, mas eu não teria crescido como cresci se não tivesse descoberto os mundos mágicos da Rowling e do Tolkien – e do Lewis também. Elas moldaram a minha imaginação, foi graças ao Tolkien e ao seu universo fantástico que eu tive a ideia para criar Warthia, então as razões para eu estar aqui respondendo essa entrevista são eles ;) Tenho dezenas de livros favoritos, mas Harry Potter e Senhor dos Anéis são, definitivamente, o topo da minha lista. Como eu queria poder morar na Terra-Média e estudar em Hogwarts!
2) Em uma entrevista que você fez para a Editora Novo Século, você comenta que tem como hobbie ler muito, assistir a muitos filmes e séries. Então, para sabermos mais de você, fale um pouco sobre seus filmes preferidos, as séries que mais gostou e os livros que você indicaria como imperdíveis.
Denise: Difícil escolher! Entre meus filmes favoritos, não posso deixar de citar novamente Senhor dos Anéis e Harry Potter. Star Wars, claro, que me acompanha desde que eu era pequena (Han Solo amor da minha vida). Piratas do Caribe é outra saga de filmes pela qual eu sou apaixonada. Jogos Vorazes, o primeiro das Crônicas de Narnia (porque a adaptação dos outros 2 deixou a desejar, infelizmente)...
Sobre séries, Once Upon a Time é, definitivamente, a minha favorita. Tenho um amor eterno por Supernatural também (apesar de achar que já tem temporadas demais e a história está ficando um pouco enjoativa); Game of Thrones (mesmo que a terceira temporada tenha sido uma decepção em termos de adaptação) e American Horror Story. Ultimamente eu tenho assistido apenas duas, por motivos de hiatus; Luther (trama policial, série da BBC) e Under the Dome (adaptação do livro de mesmo nome do Stephen King.). Eu não sei escolher, são tantas! Hahaha.
Livros, minhas três sagas favoritas ali em cima indicadas, com certeza. Os Instrumentos Mortais, da Cassandra Clare, sou apaixonada pelo universo shadowhunter! Vampire Academy, da Richelle Mead, Divergente, da Veronica Roth, Jogos Vorazes, da Suzanne Collins; indico Nevermore, da Kelly Creagh, que é muito pouco conhecido mas tem uma trama fantástica! Nacionais, a trilogia Dragões de Éter do Raphael Draccon, Supernova do Renan Carvalho, Híbrida da Mari Scotti, Lágrima de Fogo da Ana Macedo, e tantos outros volumes incríveis que eu levaria a minha vida citando :P
3) Na maioria das entrevistas que li, uma informação sempre chamava minha atenção: Você começou a escrever aos 11 anos de idade!!!! Isso é incrível!!! Li também, que a escrita flui rapidamente para você. Como explica esse fato? Sempre foi uma boa aluna em português e literatura? Gostava de fazer redação? Quando você despertou para o gosto da leitura? Alguém lhe incentivou?
Denise: Sim, eu comecei a escrever com onze anos! Precoce né? Hahaha. Foi por causa das fanfics. Eu assistia Piratas do Caribe e queria ver mais coisas sobre o Jack, então resolvi me arriscar criando uma história de fã, e acabou que nunca mais parei de escrever :P Eu não sei exatamente explicar, até porque, para ser sincera, era um horror em redação! Sério mesmo, eu detestava ficar presa a um tema, e ter “tema livre” era um milagre que nunca acontecia, dai meus textos saiam um desastre. Sempre gostei muito de português, mas minha matéria favorita era História; A história é fascinante.
Minha mãe foi o meu incentivo a leitura, e foi graças a ela que eu descobri Harry Potter e dai pra frente todos os livros pelos quais vim me apaixonar.
4) Hoje você tem 18 anos e está cursando Letras na Universidade. Fale um pouco sobre o seu curso. Acha que é mais voltado para quem quer ser professor, ou a pessoa tem a possibilidade de se especializar na carreira de escritor? A faculdade promove palestras com outros autores? Abre portas para as editoras? Acredita que esse é o caminho para quem quer escrever livros?
Denise: É mais voltado para quem quer ser professor. Existem cursos, como produção editorial e outros ramos do tipo, que focam mais nas carreiras envolvendo o mercado literário, mas infelizmente eu não tive essa opção, dai optei pelo bacharelado em inglês, pra trabalhar como tradutora futuramente. Como eu faço faculdade interativa, recebo mensagens de palestras, mas nenhuma, por enquanto, envolvia autores. Eu acho que, desde que você tenha interesse e criatividade para a escrita, a faculdade escolhida não muda muita coisa. Tenho uma amiga escritora que cursa engenharia e outro que pretende fazer psicologia; vai mais da pessoa, eu acho. Se você tem o dom da escrita, vai na fé! Hehehe
5) Vamos falar agora sobre o lançamento do seu primeiro livro: Os Mistérios de Warthia – A Profecia de Mídria”. Descobri que antes desse livro, a primeira história que escreveu, foi, na verdade, uma fanfic de Piratas do Caribe. Para só, então, se aventurar nesse continente cheio de mistérios chamado Warthia. Fale um pouco sobre quando começou a escrever as fanfics, se ainda publica fanfics, porque começou a escrever e quando surgiu Warthia. Você já tinha em mente a história completa quando começou a escrever?
Denise: Comecei a escrever as fanfics por intermédio da minha prima. Eu era apaixonada pelo capitão Jack Sparrow – ainda sou – e queria mais aventuras envolvendo ele, dai me arrisquei na escrita de uma fanfic. Ficou um desastre, sério, mas ela foi o primeiro texto que me mergulhou nesse processo criativo que é construir uma história, dar vida aos personagens, estruturar os acontecimentos, etc...
Eu ainda tenho muitas fanfics publicadas (a maioria delas é de Harry Potter, mas tenho uma de Game of Thrones disponível), mas estão todas paradas por causa dos meus livros.
Comecei a escrever Warthia lá pelos doze anos, porque a história surgiu quando eu tinha onze. Achei muito interessante a trama que tinha aparecido na minha mente, envolvendo uma garota meio esquisita ao mundo humano que tinha o seu destino escolhido pelos Deuses, e pus-me a rabiscar alguns detalhes da história. Dai pra frente, Warthia foi sendo construída (antigamente nem se chamava Warthia, esse nome eu consegui com a ajuda da minha mãe) e a trama edificada. Demorou muito pra eu juntar todas as pontas soltas, pois quando tive a ideia inicial, o final ainda não existia, mas com o tempo cheguei ao que tenho hoje publicado :D
6) Já sei que é uma saga composta de 4 livros. Você está lançando o primeiro, mas o segundo já está pronto e o terceiro sendo finalizado. Apresente aos leitores do Cantinho esse universo formado por quatro reinos. Conte um pouco sobre a história dessa saga.
Denise: O terceiro foi finalizado recentemente, na verdade HEHEHE.
Muito bem, Warthia é um continente cheio de magia e criaturas fantásticas. É governado por quatro Reis, cada qual designado para cuidar de um Reino especifico, sendo um deles o soberano daquele mundo; a trama dos quatro livros segue a história de Serafine Delay, uma garota aparentemente comum que vê sua vida virar de cabeça para baixo quando, em seu aniversário de dezoito anos, um ataque acontece em sua vila. Ela é forçada a fugir e deixar para trás tudo o que acredita para mergulhar de cabeça no universo místico de Warthia, onde descobrirá que o seu destino foi traçado pelos Deuses que criaram aquele mundo, e que ela é a única criatura capaz de destruir um antigo mal que se levanta; Serafine é a esperança daquele mundo. Ela é a única capaz de desvendar os mistérios de Warthia.
7) Como foi feita a escolha do nome Os Mistérios de Warthia- A Profecia de Mídria”? E o desenho na capa, o que significa? Para mim, parece uma águia.
Denise: Os Mistérios sempre existiu, mas antigamente o mundo mágico iria se chamar Heaven. Com um pouco de criatividade e com a ajuda da minha mãe, Warthia foi criada. Mídria tem um significado muito importante em relação a profecia do primeiro livro, um enigma intrincado de mistérios que dita o futuro da Serafine.
Sobre a capa, eu posso apenas falar que se trata de uma fênix. Quanto ao significado dela, você encontrará as respostas junto com Serafine lá no capítulo 20 ;)
8) A sinopse do livro promete comédia, suspense e muita magia. A pergunta que eu faço é: E romance? Podemos esperar por muito romance também?
Denise: Essa é a pergunta que todos os meus leitores me fazem, e acho que, quando acabam de ler o livro, querem me matar! Hehehe. Eu não vou mentir, no primeiro livro o romance é muito pouco/quase nulo, por motivos de não ser o foco que eu queria trabalhar durante aquele momento da vida da Serafine. Mas, como se nota quando lê, existe uma grande ligação entre a protagonista e seu guardião, o rude e belo espadachim chamado Jarek, e eu posso prometer que, no segundo livro, o romance vai aparecer e vai arrebatar muitos corações :P
9) Você fez alguma pesquisa para a criação desse universo chamado “Warthia”? Caso tenha feito, fale um pouco sobre o que aprendeu. Comente também, como foi a construção dos personagens, se algum deles é baseado em alguém que conheça. Se colocou um pouco de suas próprias características em algum personagem. Se tem algum preferido.
Denise: A minha pesquisa foi mais baseada em mundos mágicos, na verdade. Eu estudei sobre elfos, centauros, magos e feiticeiras, porque são raças muito importantes na história do livro. Elementais também foram muito buscados por mim, como as ondinas – mas eu não posso falar muito sobre eles porque são spoilers; além de dragões, quimeras, e outras criaturas fantásticas, claro.
Sobre a construção de personagens, eu diria que neles há mais características de pessoas que eu conheci do que de mim mesma. Há um detalhe sobre ser muito curiosa meu na Serafine, a falta de paciência do Jarek que é igual a minha (hahaha), mas eu gosto de homenagear pessoas importantes para mim quando crio algum personagem. A Ývela, por exemplo, é baseada nas minhas duas melhores amigas. O Guillian tem detalhes da personalidade de um professor que eu gostava muito no Ensino Médio, e por ai vai...
Meu personagem favorito, na verdade, não aparece no primeiro livro! HAHA eu nem posso falar sobre ele ainda, o que me dói o coração, porque ele é... Perfeito (momento fangirl). No primeiro livro eu fico dividida entre a Ývela e o Guillian, e claro que eu tenho lá meu xodó pela Serafine e pelo Jarek. É difícil demais escolher! :P
10) Toda história sempre traz uma lição. Qual a mensagem que você quer passar com essa saga?
Denise: A maior mensagem que eu quero passar com a saga é sobre acreditar em si mesmo. Nós vemos a Serafine, uma garota que mesmo sem saber sobre o que o futuro lhe reserva, sendo corajosa e tendo fé em si mesma. Ela pode fazer burradas, ela pode ser irritante as vezes, mas ela quer provar que é forte e que sabe lutar por si mesma. Ter fé nas suas escolhas, tentar deixar o medo de lado e saber que essas decisões vão te guiar para o melhor de seu futuro, é isso que a Serafine representa.
11) Você gosta de música? Geralmente quem gosta de ler também gosta de música. Eu acredito que tem tudo a ver. Ao escrever seu livro, ouviu alguma música específica?
Denise: Músicas = vida. Eu não tenho exatamente uma playlist pro primeiro livro, só fui montar uma pro segundo, mas tem uma música em especial que tem a ver com toda a saga de Os Mistérios, que é This is War, do 30 seconds do mars.
12) Quais são seus novos projetos para depois do fim dessa saga? Já tem algum novo livro em mente, ou de repente, uma nova coleção?

Denise: Eu acho que vou demorar um pouco pra me aventurar numa nova série HEHEHE por enquanto só tenho em mente livros de volume único. Uma antiga trilogia de romance sobrenatural foi arrumada pra caber num só livro; estou trabalhando numa distopia envolvendo aliens e um governo tirano, do qual me orgulho muito, e tenho uma história épica escrita pela metade, um tema que muita gente vai se apaixonar, com certeza ;)

13) Do que você viu da vida, de todos os lugares que conheceu, das pessoas que compartilharam momentos com você, qual a mensagem que gostaria de deixar aqui, no blog do “Cantinho para Leitura”?

Denise: Eu gostaria de deixar meu eterno carinho e gratidão para todas as pessoas que compartilharam momentos comigo, e para todas as pessoas que ainda virão a compartilhar. Ter publicado um livro foi a coisa mais fantástica porque, além de me abrir muitas portas, me aproximou de muita gente maravilhosa, pessoas que se tornaram meus grandes amigos e que eu tenho orgulho de ter ao meu lado. Meus livros são meus bebês e eu fico imensamente feliz em poder dividi-los com vocês, meus leitores, que são o meu xodó eterno!

Obrigada por ter lido essa entrevista até o fim, desculpe se eu falei muito, eu sou tagarela até escrevendo :P. Obrigada Priscila querida por essas perguntas fantásticas e pela nossa parceria! Espero poder encontrar você e todo mundo que leu esse texto lá em Warthia algum dia :D


Denise, gostaria de agradecer a oportunidade de conversar com você. É contagiante ouvir você falar, até porque eu compartilho dessa sua paixão. Se você falou muito ou não, eu nem percebi, simplesmente me envolvi com suas palavras e fiquei com muita vontade de viajar para Warthia!!!!!!
Adorei sua entrevista, você realmente foi uma fofa!!! O Cantinho deseja muito sucesso para você!!!!

14 comentários

  1. DENISE <3 Ah, comprei o livro, mas ainda não chegou! :( Quando chegar, tenho certeza que irei amar. Denise é um amor de pessoa e escreve muito bem. Ha! Amei a entrevista. <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gisele,
      realmente ela é um amor de pessoa. Tomara que goste do livro, eu também quero muito ler.
      Beijos.
      Cila- Leitora Voraz

      Excluir
  2. Legal essa coluna do seu blog.
    Otima entrevista e é um livro que esta na minha lista de aquisições
    http://daprateleira.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,
      Eu adoro ler, como eu gosto! E ter a oportunidade de conhecer quem está por trás das palavras que nos marcam tanto, é fascinante!!!
      Que bom que gostou.
      beijos.
      Cila- Leitora Voraz

      Excluir
  3. Mais uma pisciana aqui! Falam que a gente tem um pé na imaginação. Acho que sim :)
    Me identifiquei muito com a Denise, também cresci com HP. Ainda não conheço o livro, mas tem tudo para ser muito bom.

    Livro Rosa Shock

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ana,
      eu não entendo muito de signo, mas as características normalmente batem, não é mesmo? Viu, somos três piscianas e nos identificamos em alguns pontos. Acho que temos uma perna inteira na imaginação!!!! (risos...)
      A mim também parece, quero muito ler!!
      beijos.
      Cila- Leitora Voraz


      Excluir
  4. A Denise é uma fofa, eu tenho o livro dela, aliás já li é muito bom!

    Amei a entrevista!

    Beijinhos

    As Leituras da Mila

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Michele,
      tudo bem?
      Mas não é? Uma fofa mesmo!!! Que bom que gostou do livro, eu quero muito ler!!!
      Beijos.
      Cila- Leitora Voraz

      Excluir
  5. Me identifiquei muito com ela, e adorei conhece-la!!!!!!
    AHH, já estou seguindo seu blog :) lindo!

    Beijos
    www.diariodostreze.blogspot.com
    se puder passa lá no meu blog tbm???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ariane,
      tudo bem?
      Eu também me identifiquei. Tomara que goste do trabalho dela também. obrigada, que bom que gostou do Cantinho.
      Já estou indo lá conhecer o seu blog.
      Beijos.
      Cila- Leitora Voraz

      Excluir
  6. O livro parece ser bem legal, e gostei de saber um pouco sobre a autora e os gostos dela.

    bjos
    pah
    Lendo e Escrevendo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Pah,
      tudo bem?
      Como é bom podermos conhecer um pouco mais sobre a vida dos autores que gostamos não é? Também gostei da história do livro e quero muito ler.
      beijos.
      Cila- Leitora Voraz

      Excluir
  7. parabéns pela parceria. a Denise é uma fofa e realmente é incrível para nossa literatura já ter autores tão jovens ingressando nessa carreira.
    bjus
    http://meumundinhoficticio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bruna,
      tudo bem?
      Concordo com você!!! Por isso a importância de estimular a leitura nas escolas, para que cada vez mais talentos como a Denise sejam descobertos.
      Beijos.
      Cila- Leitora Voraz

      Excluir