Resenha do Livro Um Conto do Destino!!!!!



Uma experiência única!!! É só o que posso dizer!!!!

Vale a pena se entregar às páginas desse livro.

O Cantinho agradece a Ceiça Carvalho, do Arca Literária, pela oportunidade de participar desse “book tour”.

Livro: Um Conto do Destino
Autor: Mark Helprin
Editora: Novo Conceito
Páginas: 719


Sinopse:

É possível amar alguém tão plenamente que a pessoa não pode morrer? Entre o amor e o destino, entre a luz e a escuridão, milagres podem acontecer! Em uma noite especialmente fria, o exímio mecânico – e larápio – Peter Lake consegue invadir uma mansão do Upper West Side que mais parece uma fortaleza. Ele pensa que não há ninguém em casa, mas a filha do dono o surpreende em plena ação. Assim começa o romance entre o ladrão de meia-idade e Beverly Penn, uma jovem que tem pouco tempo de vida. O amor que os une é tão poderoso que levará Peter Lake, um homem simples e sem instrução, a desejar parar o tempo e trazer os mortos de volta. Surpreendente e intenso, "Um Conto do Destino" nos transporta do século 19 ao final do século 20, na virada do milênio. Os personagens se encontram e se perdem ao sabor do destino, que insiste em brincar com aqueles que encontra pelo caminho. Uma pintura mágica da beleza e do amor, sobre a morte que desafia e sobre a vida que se afirma sobre ela.


RESENHA: UM CONTO DO DESTINO

 
Imagem Retirada do Google Imagens


Engrenagens da Vida.........

O barulho do interruptor pressionado. Em uma sequência cadenciada, várias lâmpadas irradiam luz e uma sala é revelada: as contrações começaram, o visitante esperado se aproxima;

A máquina fria é ligada, e aos poucos, a repetição de seus movimentos ganha velocidade, no ritmo frenético de uma música ensurdecedora: O grito de uma nova vida rasgando o véu do mundo;

Incansavelmente, uma roda dando lugar à outra, com passos marcados: o tempo silencioso dando curso a sua passagem;

Com formas a se completar, as peças se ajustam perfeitamente ao mecanismo complexo: o destino escreveu- sua alma encontra a dela e as duas se preenchem;

Não podendo parar, as pernas do motor se alimentam de combustível: a luta é travada e só o amor poderá atrasar a partida da alma;

Se o tempo não toca a alma que se faz de eterna, poderá o amor que a prende enganar a morte e seguir ao seu lado como imortal?

A máquina ficou obsoleta e foi substituída: o velho dá espaço ao novo, como os instrumentos de uma orquestra que vão se revezando. 

Qual o sentido dessa estrada? Um show improvisado? Um concerto ensaiado? 

Confiram a resenha!!!!!!

O Cantinho Abre o Coração:

Muitos de vocês devem ter visto o trailer da adaptação desse livro para o cinema, ou talvez, tenham até visto o filme. Eu ainda não vi. Mas posso lhes assegurar: o filme traz como foco o romance. O que é um engano, pois o livro não é sobre o amor entre dois personagens.

Esse autor é um gênio!!!!!!!

Esse é um daqueles livros que deveria ser discutido em todas as salas de aula. Publicado originalmente em 1983, não sei como ainda não se tornou um clássico da literatura, pois ele de fato o é!!!!!!!

Leitores, vocês precisam ler com a mente e o coração abertos. Procurem pelas respostas durante a leitura, questionem as maravilhas que o autor irá colocar diante de seus olhos, o livro é permeado de sobrenatural, mas não se enganem, é o sobrenatural mais real que já tive a oportunidade de conhecer.

Ele fez uso de uma cortina de nuvens, de um lugar intocável, de coisas impossíveis de acontecer, de pessoas que talvez não existam, para incomodar você, para você se questionar sobre o sentido da vida, sobre os milagres. Serão realmente milagres, ou uma compensação do passado? Ele brinca com o tempo: passado, presente e futuro se fundem em uma só existência para provar sua teoria da verdadeira Justiça, da Era de Ouro!!!!!!!

Será que o tempo é real? Será que existe o eterno que é atemporal? O amor seria um exemplo desse eterno? Poderia um amor proteger seu amado ou mantê-lo vivo com um propósito maior?

Esse autor é um visionário, um religioso, um teólogo, um físico, um metafísico, um artista, um arquiteto, um artesão, um filósofo!!!!!

Sobre o que é o livro?

A tela nunca pintada, a música nunca tocada, a ponte não construída, a criança que nunca nasceu, o livro que nunca foi escrito, a palavra não dita, o adeus que você nunca deu, a prédio que nunca saiu da planta.

Porque digo isso?

Posso estar enganada, mas acredito que o autor se baseou na teoria política de Platão no que se refere ao conceito de Justiça: o autor, como Platão, chama nossa atenção para o fato de que há algo lá fora (no livro esse “lá fora” é a Muralha das Nuvens), um mundo ideal, que no livro ele chama de “A Era de Ouro”. 

E da mesma forma que Platão, ele vai além e diz que é privilégio de poucos a percepção de sua existência. E aqueles que são tocados com essa verdade, a verdade que está lá fora, fora do alcance dos nossos olhos e mãos, apenas disponíveis para nossos espíritos e para aquelas mentes que se desprenderem do falso real que nos comanda, finalmente entenderão:

Que a tela que nunca foi pintada, que a música que nunca foi tocada, que a ponte que nunca foi construída, que a criança que nunca nasceu, que o livro que nunca foi escrito, que a palavra que nunca foi dita, que o adeus que você nunca deu e que o prédio que nunca saiu da planta, são a resposta para o que é a vida, para o porquê de uma peça se encaixar perfeitamente em uma máquina e não funcionar em outra.

E somente essas pessoas, seriam capazes de reconstruir a cidade e prepará-la para a ERA DE OURO que virá com o novo milênio. Eis que surge no livro o personagem Praeger de Pinto, com a responsabilidade de governar essa nova era.

E Hardesty Marrata e Virginia Gamely, os pilares das virtudes necessárias para a construção dessa nova era.

Durante todo o livro, o autor brinca com os conceitos de destino e de amor e aborda a influência do tempo sobre eles:

Ficará a cargo do leitor acreditar que a explicação para tudo foi o amor, pois não existe tempo quando falamos de amor, que sua força atravessa os séculos; ou a explicação para tudo foi o destino, pois algumas coisas precisam simplesmente acontecer para se manter o equilíbrio do universo, e para isso, o passado invade o presente, para que o futuro seja garantido.

Mas na minha humilde opinião, o autor foi além e colocou os três conceitos coexistindo harmonicamente, dentro da ideia central: a verdadeira Era da Justiça, a ERA DE OURO.

A contribuição religiosa para essa teoria, que se firma na ideia de equilíbrio, está presente em três personagens enigmáticos: Jackson Mead, Reverendo Mootfowl e Cecil Mature.

Jackson Mead é o arquiteto de Deus, na minha equivocada interpretação, digo isso, pois o sentido dele no livro é muito maior do que eu, assim confesso que não consegui entender toda a sua complexidade. Ele vem construindo ao longo dos séculos as suas “pontes”, até chegar o dia em que irá presentear o homem com aquela “ponte”, que libertará o homem através do conhecimento daquilo que buscamos como “verdade”, aquela que revelará à humanidade a ERA DE OURO. E nesse dia glorioso, o homem vislumbrará a face de DEUS!!!!!!!!!

Reverendo Mootfowl representa exatamente um visionário, aquele que está a frente do seu tempo, que é incompreendido. E como Deus se cerca dos bons, Jackson Mead o recruta, de forma sobrenatural, característica encontrada em todo o livro.

Cecil Mature, com certeza o personagem mais carismático do livro, aquele que me arrancou lágrimas, aquele que fez meu coração ficar apertado com tamanha pureza, inocência, lealdade, amizade. Seu amor era tão grande, que a ele foi dado aquele momento que ele perdeu, que ele não teve a chance de viver no passado.

O personagem Pearly Soames é a outra ponta para manter o mundo em equilíbrio. Ele é necessário. Não o vi como uma pessoa em si, e sim como a personalização do que em todos os séculos precisamos ter para a balança não pender para nenhum lado, e sim, se sustentar no meio.

E o meio seria realmente o justo? Você não gostaria que o justo fosse ela pender para o lado do bem? Quem disse que o justo é o bem e o mal serem iguais? Mas se o mal não existisse, como saberíamos o que é o bem? O que é o certo? Talvez aí resida o motivo para a balança ficar no meio.

Mas a balança ficar no meio não seria um ideal, uma utopia? Pois infelizmente às vezes ela pende mais para o lado do mal.

Mas tem mais, muito mais!!!!

Com uma linguagem marcada por metáforas, a mensagem do livro só é alcançada com a interpretação do subtexto dessa rica obra de arte!!!!!!!!

Por isso, eu tive que pesquisar, pois durante toda a leitura, eu me perguntava o que ele quis dizer com a terceira canção: o cavalo branco? Qual foi a função dele na história? E eu achei!!!!!!!!! Olha como o autor foi longe:

O autor usou de um artifício chamado “Deus ex-machina”, ao introduzir na história em momentos estratégicos, o lendário cavalo branco chamado Athansor: 


“Expressão latina Deus ex-machina cuja tradução é origem grega “apó mechanés theós” , e em português significa “Deus surgido da máquina” ou “Deus de dentro da máquina”. Um instrumento dramático utilizado na tragédia clássica e que permite que algo superior como uma divindade ou ser sobrenatural apareça no meio de uma história, desça no palco para dar um novo sentido na narrativa apresentada.
O “Deus ex-machina” tem sua origem no teatro grego, quando uma história não tinha uma solução natural perante o andamento dos fatos, o artifício do “Deus ex-machina” era utilizado de forma inesperada e artificial para resolver o andamento da história. Muitas peças gregas eram finalizadas com uma intromissão de uma luz, de um relâmpago, de uma voz superior ou de um personagem que se travestia de sobrenatural pendurado numa corda ou guindaste.” ( http://www.infoescola.com/teatro/deus-ex-machina/ )

Meu personagem preferido foi Henry Penn.

Henry Penn, o que falar sobre ele? Foi outro que me arrancou lágrimas. Passou o livro todo como se restasse alguma missão para ele cumprir. Eu aguardava junto com ele o momento, a hora, o segundo em que ele seria convocado para representar seu papel na engrenagem da vida.

E no instante em que ela bateu a sua porta, a emoção tomou conta da cena: foi como se um louco recuperasse a lucidez, um cego a visão, um mudo a fala e um surdo a audição. Realmente, uma das cenas mais fortes do livro.

Não sei se ele ganhou um papel no filme, mas se eu fosse um ator, escolheria ser Henry Penn!!!!!!!

Eu estou com a sensação de que não alcancei nem um terço do que o autor quis passar com essa obra de arte que é o seu livro. Estou me sentindo limitada intelectualmente.

Como gostaria de estar em uma sala de aula agora, para que um professor dissecasse todo o conhecimento desse livro!!!! Não, como eu gostaria de estar em frente ao próprio autor, para que ele fizesse meus olhos se voltarem para o mundo que ele tem para me mostrar.

Tem um filme do Tom Cruise com a Penélope Cruz (infelizmente não lembro o nome) que começa e termina assim:

“Abra os olhos”!!!!!!!!!!

Amigos, eu digo o mesmo para vocês: Abram os olhos!!!!!

Atipicamente, pois vocês sabem que eu não tenho o costume de colocar trechos dos livros nas minhas resenhas, vou colocar dois que conseguem traduzir um pouco do que o autor está falando, sem revelar nada da história:


“Quatro portões da cidade: são mais difíceis de encontrar do que seus predecessores sólidos, pois são testes, mecanismos, aparelhos e implementações da justiça: o portão leste era o da aceitação de responsabilidade; o portão sul, o do desejo de explorar; o portão oeste, o da devoção à beleza e o portão norte, o do amor incondicional. Mas ninguém acreditava, dizia-se que uma cidade com portões como esses não poderia existir, pois seria maravilhosa demais”. 

“Por aquilo que pode ser imaginado mais belo do que a visão de uma cidade perfeitamente justa regozijando-se apenas na justiça”.




Ponto Alto do Livro:


A cidade e as máquinas são personagens vivos!!!!!!! Através dos olhos do autor, veremos o brilho, as cores, o aroma, os sons, o progresso, o aço sendo erguido e depois renascendo na promessa da verdadeira Justiça!!!!!

Com mais uma metáfora, o autor encerra a história: as máquinas cumpriram seu papel apesar de toda adversidade: A Esperança não desistiu de nós!!!!

Estaremos vivos para ver a Era de Ouro? Seremos merecedores? Eu gostaria muito de estar entre os escolhidos!!!!!!! 

Resumindo esse livro em três palavras:

Uma História Extraordinária!!!!!!!!



Imagem retirada do Google Imagens

Imagem retirada do Google Imagens










28 comentários

  1. Tá todo mundo falando desse livro agora, principalmente com a adaptação. Mas ele não me deixa nem um pouco curiosa, sabia? Se bem que depois dessa resenha tão animada e falando tão bem dos personagens, eu tô até mudando de ideia...

    Beijos
    http://escolhasliterarias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi, querida!
    Nossa, nunca tinha visto uma análise sobre Um Conto do Destino como a sua. Vi o trailer da adaptação e, mesmo que tenha achado legal, não fiquei muito animada pela história. Mas posso dizer que isso acaba de mudar, rs.
    Fico feliz que você tenha gostado, e, com certeza, depois de ver que o livro traz analogias tão profundas, vou querer lê-lo.
    Ótima resenha, aliás.

    Beijos, Gabi Prates
    Palácio de Livros

    ResponderExcluir
  3. Oiee ^^
    Eu estou com esse livro aqui, comecei a ler mas acabei parando, o começo não me deixou interessada *-* Depois da sua resenha vou correndo terminá-lo...kkkk' não acredito que deixei de lado uma história tão incrivel!
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Que capa linda! *-*
    Acho que a primeira resenha que leio. Vi muita gente reclamando do tamanho do livro, corajosa você! hahaha
    Não sei se leria, confesso que desanimo com livros gigantescos. :/
    Acho que vou ficar só no filme mesmo.`:P
    beijos
    http://apenas-um-vicio.blogspot.com.br/2014/04/resenha-um-estudo-em-vermelho.html

    ResponderExcluir
  5. ótima resenha!!!!!!!!!!!!!!! <3
    Bjs
    http://eternamente-princesa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Eu não tinha me interessado muito pelo livro não... Mas, depois de uma resenha dessas, com tanta carga de emoção, eu preciso ler este livro!
    Eu já tinha visto o trailer e fiquei muito a fim de assistir ao filme, o que vou fazer com certeza depois da ler esta resenha maravilhosa!
    Lia Christo
    www.docesletras.com.br

    ResponderExcluir
  7. Uau, parece ser um romance e tanto. Não vi a adaptação nem li o livro, mas parece-me bastante interessante.

    Beijos,
    Blog | Youtube

    ResponderExcluir
  8. Olá,

    Esse livro esta na minha lista de espera de leitura e não vejo a hora de ler, sua resenha me deixou super curioso, gosto muito do estilo de leitura.....parabéns pela resenha...abraços.

    devoradordeletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Olá!
    Achei muito boa a temática do livro, vi muita gente lendo e falando muito bem dele. Espero poder ler em breve, mas o tamanho me assusta um pouquinho hehe

    Beijos
    Rayssa
    http://diariosdleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Oi,
    Nossa, não sabia que esse livro tinha essa complexidade de assuntos.
    Como o livro é longo, pretendo ler, mas no futuro.
    Parabéns pela resenha.
    bjs

    http://entrepaginasesonhos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Oie
    Uau, como uma capa engana a gente rs
    Pensei que o foco fosse apenas o romance, mas gostei por envolver assuntos mais complexos, e promover uma verdadeira reflexão.
    O livro é praticamente uma bíblia, mas quero ler mais pra frente.
    bjos
    www.mybooklit.com

    ResponderExcluir
  12. Parabéns pela resenha Cila! Estou ansiosa para ler Um Conto do Destino! Beijo!

    www.newsnessa.com

    ResponderExcluir
  13. Não sabia que iria ter adaptação,
    sempre tive curiosidade de ler esse livro, mas nada muito intenso que me fizesse correr e comprá-lo, ainda hoje ele não me desperta muito para isso, mas está nos meus planos lê-lo.

    http://soubibliofila.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Oieeeeeee, a editora fez muito barulho diante do lançamento deste livro, apesar do povo só estar falando dele eu já não tinha me interessado e um dia quando eu descobri a grossura do livro eu decidi que não queria ler de jeito nenhum kkk, apesar dos elogios que já ouvi o livro não me chamou a atenção rsrs, Abraços

    ResponderExcluir
  15. Essa história parece ser épica!
    Vou ler com certeza
    Beijinhos
    Renata
    Escuta Essa

    ResponderExcluir
  16. Essa é a primeira resenha que leio desse livro e nossa, quanta informações você nos deu, parece que o livro foi O livro para você. Eu tenho ele, mas assim como a maioria das pessoas que recebeu, to adiando a leitura dele por ser grande demais. Eu to com vontade de ler, só não se quando essa leitura vai acontecer.

    Bjs, @dnisin
    www.seja-cult.com

    ResponderExcluir
  17. Olá

    Verdade seja dita, eu não estava nem um pouco afim de ler esse livro, mas depois dessa resenha que trouxe comparações até com Platão, que trouxe tantos questionamentos e tantas reflexões, é impossível deixar essa história passar.
    O livro é grande e a primeira barreira que eu preciso vencer é a da preguiça, mas se a história não se tornar monótona e eu conseguir enxergar tudo quer você enxergou, vai ser uma leitura fantástica.

    Beijos
    Mundo de Papel

    ResponderExcluir
  18. Ok, sou culpada! *ergue as mãos* Eu não dava nada para esse livro… Nem queria colocá-lo entre os meus desejados, porque pensei (equivocadamente) que era seria clichê. A capa é clichê (embora linda) e havia tantos elogios na blogosfera que imaginei serem influenciados demais pela intensa propaganda da Editora. :/
    No fim, Cila… MEEEEEEU DEEEEEUS, sua resenha me fez engolir em seco! Toda a minha postura de "não preciso desse livro" desmoronou com as suas palavras (haha). Eu não sabia que se tratava de uma publicação tão antiga, reeditada. Isso muda tu-do!
    Com certeza, lerei… Quero ter as mesmas impressões durante a leitura, ou ao menos ter outras impressões tão intensas quanto as suas! (rs)
    Amei sua resenha.

    Beijo carinhoso, flor!

    http://www.myqueenside.blogspot.com

    ResponderExcluir
  19. Oie.
    Sabe que o tamanho desse livro me espanta rsrs, e eu tenho a impressão que ele tem uma narrativa lenta, sinceramente não teria coragem de me aventurar por ele.
    Histórias que me levam a pesquisar no final são bem enriquecedoras, mas eu preciso estar aberta a uma leitura dessas, portanto é um livro que eu preciso estar preparada e realmente essa vontade eu não tenho no momento.

    Beijos.
    Leituras da Paty

    ResponderExcluir
  20. Cila, é a primeira resenha que leio do livro. Acho que o tamanho dele assustou todo mundo (inclusive eu! rs). Por tudo o que você disse, acho que também me sentiria limitada intelectualmente... hehe... Mas, pretendo ler!! Acho que ainda vai demorar um pouquinho, mas lerei. A capa me enganou direitinho, nunca ia imaginar que o romance não era o foco.

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  21. Cila! Que resenha maravilhosa!
    Você conseguiu sacar algumas coisas que eu não tinha percebido, afinal são tantas metáforas que algumas até passam despercebidas. Em especial o papel das máquinas na história, sua teoria faz todo o sentido. E eu também vejo o Athansor como o elemento 'místico', como uma prova de fé. Concordo contigo que Mark Helprin é um gênio da literatura e deve sim, ser considerado um clássico. A história é fascinante e o filme não faz jus ao livro, nem chega perto :/ Mas mesmo assim é bonitinho e faz chorar. O romance pra mim ainda é o foco, mas não como um romance comum, o amor mesmo. Acho que a mensagem é de que o amor 'uns pelos outros' mantém tudo funcionando e 'amai uns aos outros' é o segredo da esperança para o futuro. PS: Esse filme que você citou do Tom Cruise e da Penélope é DIVINO e um dos meus favoritos <3 chama Vanilla Sky *-*'

    Beijos,
    Mari Siqueira
    http://loveloversblog.blogspot.com

    ResponderExcluir
  22. Eu posso pirar? Que capas maravilhosas, tanto a do filme, quanto a do livro. uma pena que não gosto deste tipo de livro, romance romântico me da nauséas =S Que super resenha, ufa hahaha. Pelo trailer, assistiria o filme, mas o livro não. Abraços!

    ResponderExcluir
  23. Oi Cila...
    Eu nem sei mais o que dizer sobre as suas resenhas. Eu venho ao seu blog com uma expectativa e você sempre me surpreende. Você simplesmente arrasa. Eu gostei de tudo que li... a temática do livro é bem interessante. A capa é linda e tem adaptação de filme e tudo. Eu gostei de alguns pontos levantados do livro e a parte dos quotes, mas eu achava que era uma coisa totalmente diferente sabe? Meio que me frustrei... tanta badalação e simplesmente não é nada do que eu imaginei... A história não é ruim... mas é que eu esperava por outra coisa rsrsrsrsr. Mas que bom que vc gostou foi gostoso ler essa resenha e sua empolgação. Xero!!!

    ResponderExcluir
  24. Oi,
    Estou lendo muitas resenhas bem positivas sobre o livro, a escrita do autor conquistou a todos pelo jeito hein, estou com o livro aqui e depois dessa resenha vou ler com toda certeza.
    Não assisti ainda a adaptação, mas pretendo após a leitura.
    O que me ganhou no livro foi essas metáforas, esse romance mais real.
    Beijos

    Mari - Stories And Advice

    ResponderExcluir
  25. Olá
    Por conta da sua resenha fiquei bem curioso com o livro, primeiramente eu não imaginava que ele fosse tão grande, mas adorei o fato do autor mexer um pouco com algumas abordagens platônicas! Também não sabia dessa adaptação para o cinema, mesmo com um foco um pouco diferente acho que vou dar uma olhada!

    Abraço!
    www.umomt.com

    ResponderExcluir
  26. Aiiiii meus sais!!! Cila que resenha espetacular e apaixonante.

    Você já me conquistou com: "A tela nunca pintada, a música nunca tocada, a ponte não construída, a criança que nunca nasceu, o livro que nunca foi escrito, a palavra não dita, o adeus que você nunca deu, a prédio que nunca saiu da planta." Traz a sensação do inacabado, da coisa por se completar, e de verdade acho que a vida nunca está acabado, tem sempre o que viver nesta ou em outra dimensão ou serão outras dimensões?

    Achei muito interessante toda concepção do Deus "ex-machina" como recurso para dar sentido e finalizar algo inconcluso.

    Só me desanima um pouquinho a quantidade de páginas, mas é uma obra que verdadeiramente me chama a atenção.

    Parabéns, várias palmas para sua resenha.

    Bjs
    Tânia Bueno
    http://facesdaleiturataniabueno.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  27. Oi Cila!
    Que resenha maravilhosa! Menina vc arrasa! Adoro jeito animado que escreve é contagiante!
    Esse livro esta na minha lista, eu quero ler antes do filme sair! A primeira coisa que penso quando vejo essa capa é que é maravilhosa! E a segunda que grosso que ele é! Me assustei quando vi ele na livraria!
    Mas depois da sua resenha imagino que valha ler cada página!
    Beijos flor!

    ResponderExcluir
  28. Cila, tudo bem?
    Como sempre você deixa as resenhas cada dia mais apaixonantes. Não dou nada pelo livro, principalmente pelo fato de ele ser quase uma bíblia, de tão grande, mas depois de ler seus comentários, até daria uma chance.

    Beijo

    ResponderExcluir