BATE- BOLA NO CANTINHO COM A AUTORA SUH CHAVES LINHARES - PROJETO “EU VALORIZO A LITERATURA NACIONAL”!!!!!



BATE- BOLA NO CANTINHO COM A AUTORA SUH CHAVES LINHARES - PROJETO “EU VALORIZO A LITERATURA NACIONAL”!!!!!




Chegou a hora de vocês conhecerem o Time dos Nacionais do Projeto Eu Valorizo a Literatura Nacional!!!!!

Hoje é dia de Jogo!!!!!!

E o Cantinho vai fazer a cobertura exclusiva desse evento!!!!!!

Preparados???

No Campo: Suh Chaves Linhares!!!!!


1) Entrando de Sola........
(Expressão do futebol que significa ir direto ao assunto)

Qual foi a primeira “partida” que assistiu (primeiro contato com a leitura)? Consegue se lembrar da primeira “bola” (livro) que ganhou?

Suh: Minha primeira experiência com a literatura foi aos 12 anos, estava deitada no sofá e de repente olhei direto para a estante da minha mãe, meus olhos pararam no livro O Reverso da Medalha, do Sidney Sheldon, li a sinopse e comecei a ler. Li esse livro três vezes. A partir daí descobri que gostava de ler. Comecei a emprestar livros na biblioteca e foi assim um bom tempo. o primeiro livro que ganhei foi nos meu 18 anos, quando meu namorado (que agora é meu esposo) me presenteou com o livro A Ira dos Anjos, também do Sidney Sheldon.

2) Clássicos inesquecíveis....
(Grandes decisões, jogos clássicos que marcaram a história do futebol)

A Literatura Clássica Brasileira é marcada por grandes nomes. Quais “jogadores” (autores clássicos) fizeram parte da sua vida?

Suh: O primeiro clássico que li da nossa literatura foi Memórias Póstumas de Brás Cubas, do Machado de Assis, e simplesmente amei! Também li Lucíola, de José de Alencar, outro livro belíssimo!

3) De Olho no Lance.......
(Expressão do futebol que significa uma jogada onde há possibilidade de gol).

O que fazia antes de escrever? Quando viu que daria “jogo” (que queria ser escritor)? Quando marcou seu primeiro “gol” (quando o sonho aconteceu)?

Suh:  Sou geóloga. Sempre quis ser escritora, acho que o amor que tenho por leitura fez brotar essa vontade de ser escritora. O meu primeiro "gol" surgiu quando estava lendo uma matéria sobre escritores que começaram escrevendo fanfics e comecei a pesquisar. Até que encontrei um site que publica fanfics e originais. Decidi escrever uma história original e toda semana ia publicando um capítulo. A resposta dos usuários foi muito boa, os comentários sempre foram ótimos. E foi assim que percebi que estava indo pelo caminho certo.

4) Golaço.....
(Expressão do futebol que significa um gol muito bonito, marcado com extrema perícia ou arte).

Por quem você levantaria da arquibancada e faria a “ola”? Aqueles autores que lhe inspiraram e lhe inspiram até hoje?

Suh: Nossa...Tantos. Levantaria por Sidney Sheldon, Nicholas Sparks, Dan Brown, Eduardo Spohr, André Vianco, Carolina Munhóz, Danilo Vecchi, Lauren kate, Becca Fitzpatrick.

5) Camisa 10.........
(Expressão do futebol quando alguém se refere a grandes craques de um time como Pelé, Zinedine Zidane e Diego Maradona.)

A maior honraria para um escritor é ser “o camisa 10” da literatura, ter seu nome no Hall da Fama da Literatura, a Academia Brasileira de Letras, e, quem sabe, o Nobel da Literatura!!!!!!!!

Qual o esquema tático necessário para trilhar esse caminho? Quanto tempo você levou para escrever seu livro? Quais as dificuldades encontradas? Fale sobre sua experiência.

Suh: Acho que para chegar a ser “um camisa 10” é necessário ter bastante dedicação, paciência, criatividade e persistência. Há muito tempo já tinha a ideia para a história do meu livro: personagens, dramas, lugares. Pesquisei bastante, em três meses escrevi meu livro. A primeira dificuldade foi enviar os originais, e sempre recebendo aquelas mesmas respostas. Foi nesse momento que percebi o quanto é difícil para um escritor publicar seu livro, principalmente aqui no nosso país. Entendi porque muitos autores decidem publicar sozinhos. Depois disso tive que criar uma capa, fui pro corel draw, fiz e refiz, até que consegui fazer uma que me agradou. Depois fui procurar por um local que eu pudesse publicar meu livro e foi ai que encontrei a Amazon, fiz toda a formatação que eles pedem e coloquei para vender lá. Foi a única maneira de vender meu livro, no formato ebook.

6) Você veste a Camisa......
(Expressão do futebol que significa defender alguma coisa, algum ideal)

De quais projetos de incentivo a leitura você “vestiria a camisa”? Como enxerga a Literatura Nacional no momento e quais ações poderiam ser feitas para, no futuro, termos um panorama diferente?

Suh: Eu vestiria a camisa de qualquer projeto que incentive a leitura, principalmente a literatura nacional. Está um momento muito bom para a nossa literatura, muitos jovens estão conhecendo os autores nacionais, através principalmente dos blogs e estão valorizando seus livros. Existem muitos autores bons em nosso país, mas infelizmente falta incentivo. A grande maioria não consegue publicar, nem todos tem capital para dividir o custo de uma publicação com a editora. E quando conseguem ser publicados, o preço do livro é muito alto, se for comparado com autores internacionais. Muitos amigos desistem de comprar um livro de um autor nacional por causa do preço, e isso é muito triste. Acho que as editoras deveriam olhar com mais carinho para os autores nacionais e o governo poderia abrir uma política de valorização para nós, dando subsídios ou algum apoio para a publicação de livros nacionais. O futuro da nossa literatura? Acho que é promissor sim, estamos sendo mais valorizados e o preconceito diminuiu bastante.

7) Bate um Bolão......
(Expressão do futebol que significa que alguém é muito bom em determinada coisa)

Qual livro nacional que você recomendaria?

Suh: Recomendaria A Batalha do Apocalipse, do Eduardo Spohr e Além do Céu e do Inferno do Danilo Vecchi. São livros cheios de ação, drama, que prendem o leitor do início ao fim. Você não consegue parar de ler.

8) Tá na área se derrubar é Pênalti......
(Expressão do futebol que significa que falta só um detalhe para algo ser concluído)

Esse é o momento de falar sobre o seu trabalho. Fale sobre o seu livro, o que os leitores irão encontrar e sobre seus projetos. Podemos esperar um lançamento em breve?

Suh: Meu livro Entre o Amor e a Magia, é um romance fantasia. É a história de Alice, que descende de uma família de bruxas. Ela se apaixona por Adam, que é o sonho de qualquer garota, mas por causa da descendêcia de Alice irá surgir um conflito entre eles. Se eu contar mais, entrego muita coisa rs. Os leitores vão encontrar bastante romance, drama, fantasia. É um romance leve, cheio de magia, diálogos bem legais e uma leitura bem fluida. Estou preparando um novo livro, posso adiantar que haverá bastante emoção!!!

9) Finge que vai.... e vai......
(Tipo de jogada eternizada por Mané Garrincha)

Qual “jogada” (cena) literária você gostaria de rever? Pode ser do seu livro ou de outro que tenha lhe marcado.

Suh: Gostaria de rever duas. A primeira, do meu livro, a cena que Alice se transforma em bruxa, foi realmente emocionante. A segunda, seria do Eduardo Spohr, de A Batalha do Apocalipse, a cena que ocorre a guerra no céu, você fica sem respirar com tanta atenção.


Suh Chaves Linhares fecha o placar do Cantinho com goleada!!!!!!!
(Expressão do futebol que significa vitória por larga diferença no placar).


O Cantinho Agradece: Suh, você é sempre uma fofa comigo, adorei conhecer um pouco mais sobre você. Nossa, uma geóloga!!!! Gostaria de agradecê-la por contar sua história aqui hoje, dividir sua experiência, tenho certeza que irá ajudar muitos autores que, como você, querem realizar o sonho de escrever!!!!!! Gostei muito da sua ideia de criar um subsídio para os livros nacionais.

Momento tiete: Pelo visto, temos um gosto literário muito parecido!!!! Iniciei minhas leituras com a Diva Agatha Christie e com os livros do Sidney Sheldon, sou fã deles de carteirinha!!!!!!! Adorei a série Hush, Hush da Becca Fitzpatrick!!! Também adoro os livros do Dan Brown!!!!! E já li Eduardo Spohr e gostei muito, fiquei impressiona com a cultura dele.

Torcida do Cantinho: Em breve irei postar nossa parceria, estou super ansiosa para ler seu livro, pois também adoro histórias de fantasia, ainda mais com bruxas!!!!!!! Torço pelo seu sucesso. Pode sempre contar com o meu Blog.


Da mesma forma que a TV invade a casa de vocês com informações e imagens, que a nossa campanha consiga levar os livros desses autores incríveis até vocês.


Levante essa bandeira: Leia um Livro Nacional!!!!!!!


Com Vocês:
Entre o Amor e a Magia!!!


Sinopse:
Alice Miller é uma garota de 21 anos que estuda História na Universidade Estadual de SunsetFalls. É namorada do Charmoso e egocêntrico Matthew Campbell, filho de uma família aristocrata da cidade. Alice descende de uma linhagem de bruxas poderosas, mas ela não sabe disso. Durante as férias de fim de ano, Alice e sua melhor amiga de infância Cassandra Lee retornam a sua cidade River Green, onde Alice será informada de seu destino. Alice conhece um rapaz misterioso, o oposto de seu atual namorado, que a faz se sentir livre e feliz como nunca se sentiu antes. A descoberta de sua descendência deixa sua vida bagunçada, principalmente quando terá que fazer uma escolha: o amor ou a magia?

Contato:






Sorteio Especial Nacionais!!!!!


PARTICIPE AQUI


23 comentários

  1. Percebo que Machado de Assis é uma leitura obrigatória, principalmente pra quem escreve.
    Adoro essas entrevistas.

    Beijos,
    Blog | Youtube

    ResponderExcluir
  2. Oi, Flor.

    Não conhecia esta autora, nem seu trabalho, mas gostei de vê-lo por aqui e ver também que você está valorizando a nossa literatura.
    Parabéns pelo post e continuei assim.
    Vou ver se leio o livro.

    Beijos Fê :*
    http://fernandabizerra.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Own, ficou lindo, amei! Muito obrigada por essa oportunidade flor!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Suzana!!!!!!
      Imagine, eu que agradeço a oportunidade de conhecer seu trabalho. Eu adorei sua entrevista!!!!!!!! Estou super ansiosa para ler seu livro. Meu blog está de portas abertas para você, sucesso sempre!!!!!!
      beijinhos.
      cila-leitora voraz

      Excluir
  4. Obaa, mais um bate bola por aqui =) Nossa, ela já começou bem, né? Lendo Sidney Sheldon *-* Quer mais oq? huahuahuahua E ela é fã do Sparks *-* Já curti huahuahuahua Parabéns pela entrevista

    beijos
    Kel
    www.porumaboaleitura.com.br

    ResponderExcluir
  5. Adorei a entrevista.
    E amei principalmente o livro, pois sou apaixonada por temas de fadas.
    É um dos meus pontos fracos na literatura. rs.

    Resenha #147 - Entre O Agora e O Sempre - Entre O Agora e O Nunca - Livro 02 - J.A. Redmerski.
    Confere lá!
    http://manuscritodecabeceira.blogspot.com.br
    Bjs.

    ResponderExcluir
  6. ótima entrevista ;) Gostei de conhecer mais a autora.
    Bjs
    http://eternamente-princesa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Oiee ^^
    Não conhecia a autora, nem o livro. Gostei bastante da entrevista, e nunca li nenhum livro do Sidney Sheldon (não sei do que eles se tratam *-* mas vou dar uma pesquisada). Li a sinopse do livro e não me interessei muito *-*
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Oieee, eu amo livros nacionais e estou amando estes pate papos com os autores, ainda não conhecia esta autora, mas adorei conhecer rsrs, Abraços e sucesso :D

    ResponderExcluir
  9. Oláaa!
    Eu não conhecia a autora e nem o projeto. Achei bem interressante.
    Vou te confessar uma coisa: adorei essa ideia de usar termos do futebol. Super criativo, parabéns!

    Beijos,
    Amanda
    http://minhasconfissoesfemininas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Hey,

    Gostei muito da entrevista, tenho uma colega que gosta muito de livros de bruxas, mas ela não gosta de romance, iria indicar esse pra ela, amo a Becca, só falta Finale, para terminar de ler a série Hush Hush, li um livro do Dan Brown e achei perfeito, quero ler outros livros dele, espero em beve conseguir.

    Mayla

    ResponderExcluir
  11. Olá

    Achei a forma como conduziu a entrevista bem criativa e até aprendi algumas expressões novas de futebol haha
    Ela é fã de alguns autores que eu gosto bastante como o Vianco e o Spohr (que eu finalmente estou conseguindo ler) e o Danilo Vecchi é super gente boa, mora aqui na minha cidade! Achei super legal você mencionar ainda que o gosto de vocês é parecido e de uma maneira geral, acho esse projeto o máximo. Parabéns!

    Abraço!
    www.umomt.com

    ResponderExcluir
  12. Nunca conseguiria me lembrar do primeiro livro que ganhei... vou perguntar pra minha mãe se ela sabe... rs... eu lia milhões de livros quando era criança (ainda leio milhões de livros agora... hahaha).

    Nossa, ela escreveu o livro mega rápido!! 3 meses só? e realmente devido às dificuldades de publicação no Brasil muita gente tem optado por vender os livros apenas no formato ebook.

    Tenho os dois livros nacionais (contemporâneos) que ela recomendou, mas infelizmente ainda não consegui ler. A capa do livro do Danilo é simplesmente espetacular! Achei o livro da autora bem interessante também!

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  13. Essa entrevista ficou muito legal!! Os termos do futebol deram um toque especial! Não conhecia a autora e nem sua obra! O livro parece ser bem interessante!! Amo livros sobre bruxas!! Parabéns pela postagem!!

    Beijinhos
    Mirelle - meumundoemtonspasteis.com

    ResponderExcluir
  14. Poxa, legal a iniciativa!
    Gostei também do bate-papo, bem diferente, dinâmico! Chamou bastante minha atenção. Não conhecia a autora, e foi legal aprender mais sobre ela!

    Beijos,
    Palácio de Livros

    ResponderExcluir
  15. Mais uma vez um bate bola eletrizante aqui no cantinho! Estou adorando conhecer autores nacionais e um pouco mais sobre suas histórias/obra. Você sabe me dizer se existe o livro físico "Entre o amor e magia"? Me interessei pela história e gostaria de ter um exemplar ><

    Mil beijos
    Blog Procurei em Sonhos

    ResponderExcluir
  16. Menina, ela começou a ler com Sidney Sheldon, meu escritor favorito, e posso dizer que os livros dele foram meu grande incentivo pra mergulhar no mundo da leitura.
    Ela indica A Batalha do Apocalipse que tenho aqui na estante, mas ainda não consegui concluir a leitura.
    Adorei conhecer mais da autora por aqui,achei ela bem simpática, e temos um gosto literário bem parecido.

    Beijos.
    Leituras da Paty

    ResponderExcluir
  17. Oi Cila, Lindona!

    Iupiii entrando no clima da copa, muito legal esta sua criação e de quebra uma aula sobre os termos do futebol.

    Adorei conhecer mais uma autora nacional e já me identifiquei com ela, afinal temos gostos parecidos rs, Nicholas Sparks, Dan Brown, André Vianco, Carolina Munhóz, Eduardo Spohr e Becca Fitzpatrick.

    Como gosto de romance e fantasia, já irei atrás do livro dela.

    Bjs
    Tânia Bueno
    Faces da Leitura

    ResponderExcluir
  18. Eu to acompanhando esse apoio à literatura nacional, e adorando! parabéns pela ideia! Estou de olho nas entrevistas, e nos parceiros, acompanhando tudo! \o

    ResponderExcluir
  19. Olá Cila!
    Não conhecia a autora e nem o livro dela, mas achei bem bacana a entrevista, que vejo como uma oportunidade de me atualizar com os novos escritores.
    Amei!
    Beijos
    As Leituras da Mila

    ResponderExcluir
  20. Olá!!! Muito inovador este Bate-Bola, nunca havia pensado em algo assim... futebol e livros não são coisas que combinam, mas você se saiu muito bem rsrs. Adorei as respostas também =D

    ResponderExcluir
  21. Gostei da entrevista. Não conhecia a autora, e acho que esse tipo de post é bom para aproximar a autora e os leitores de um modo muito bacana. Espero ver mais posts assim por aí : )

    ResponderExcluir
  22. Oi Cilaaaaaaaa
    Muito criativa sua entrevista! Achei a analogia com o futebol muito legal - embora eu não goste de futebol! ahahhahaha
    A capa do livro dela é linda e autora bem simpática!
    Beijos
    Paula Juliana - Overdose Literária!

    ResponderExcluir