BATE- BOLA NO CANTINHO COM O AUTOR RAYMUNDO MONTEIRO - PROJETO “EU VALORIZO A LITERATURA NACIONAL”!!!!!



BATE- BOLA NO CANTINHO COM O AUTOR RAYMUNDO MONTEIRO - PROJETO “EU VALORIZO A LITERATURA NACIONAL”!!!!!



Chegou a hora de vocês conhecerem o Time dos Nacionais do Projeto Eu Valorizo a Literatura Nacional!!!!!

Hoje é dia de Jogo!!!!!!

E o Cantinho vai fazer a cobertura exclusiva desse evento!!!!!!

Preparados???

No Campo: Raymundo Monteiro !!!!


1) Entrando de Sola........
(Expressão do futebol que significa ir direto ao assunto)

Qual foi a primeira “partida” que assistiu (primeiro contato com a leitura)? Consegue se lembrar da primeira “bola” (livro) que ganhou?

Raymundo: Desde criança já gostava de folhear livros que a escola municipal onde eu estudava doava para os alunos. Lia os pequenos textos com gravuras que vinham nas historinhas. Mas, meus primeiros livros mesmo, que me lembre, foram os livros da série Vaga-lume (Editora Ática). Era vidrado nos romances policiais do Marcos Rey.

2) Clássicos inesquecíveis....
(Grandes decisões, jogos clássicos que marcaram a história do futebol)

A Literatura Clássica Brasileira é marcada por grandes nomes. Quais “jogadores” (autores clássicos) fizeram parte da sua vida?

Raymundo: Sim. O primeiro clássico que li duas vezes, O Guarani, José de Alencar. Aloísio Azevedo, Casa de Pensão. E, Mary Shelley, Frankenstein.

3) De Olho no Lance.......
(Expressão do futebol que significa uma jogada onde há possibilidade de gol).

O que fazia antes de escrever? Quando viu que daria “jogo” (que queria ser escritor)? Quando marcou seu primeiro “gol” (quando o sonho aconteceu)?

Raymundo: Era estudante e trabalhava com Teleatendimento. Quando pequeno até a adolescência fazia meu teatrinho em casa, criava minhas próprias histórias e até fazia meus primeiros ensaios de escritor. Uma vez, ganhei um concurso de frases, ou poesia na escola, o livro de Mary Shelley.

4) Golaço.....
(Expressão do futebol que significa um gol muito bonito, marcado com extrema perícia ou arte).

Por quem você levantaria da arquibancada e faria a “ola”? Aqueles autores que lhe inspiraram e lhe inspiram até hoje?

Raymundo: Para mim, os autores dos anos 1980 ainda são os melhores da literatura infanto-juvenil brasileira: Marcos Rey, Ganymédes José, Lúcia Machado de Almeida, Maria José Dupré. Cartunistas como o Ziraldo e o Maurício de Sousa.

5) Camisa 10.........
(Expressão do futebol quando alguém se refere a grandes craques de um time como Pelé, Zinedine Zidane e Diego Maradona.)

A maior honraria para um escritor é ser “o camisa 10” da literatura, ter seu nome no Hall da Fama da Literatura, a Academia Brasileira de Letras, e, quem sabe, o Nobel da Literatura!!!!!!!!

Qual o esquema tático necessário para trilhar esse caminho? Quanto tempo você levou para escrever seu livro? Quais as dificuldades encontradas? Fale sobre sua experiência.

Raymundo: Acredito muito na criatividade, senso crítico e originalidade. Minha experiência com o meu primeiro livro, foi há cinco anos, quando publiquei por conta própria e presunçosamente, um romance (água com açúcar) que fala sobre reencarnação. Confesso que tempos depois, vi que o livro precisava passar por uma boa revisão e reestruturação na trama. 

6) Você veste a Camisa......
(Expressão do futebol que significa defender alguma coisa, algum ideal)

De quais projetos de incentivo a leitura você “vestiria a camisa”? Como enxerga a Literatura Nacional no momento e quais ações poderiam ser feitas para, no futuro, termos um panorama diferente?

Raymundo: Conheço alguma sobre alguns projetos como os projetos: Caravana da Leitura e Dose de Leitura (pesquise) vale muito a pena incentivar a leitura, principalmente em crianças. Esse é um hábito, como fazer exercícios físicos, tem que ser ensinado desde cedo. Ler exercita a mente e aguça o conhecimento. Quem lê se instrui, se informa e ganha cultura. Acho ridícula essa ideia de que só se adquire cultura assistindo TV. Atualmente, pouca gente tem o hábito de ler um livro, nem mesmo pelo computador, Tablet, smartphone... São poucos que realmente leem um livro. Tem muito estudante-universitário hoje em dia que não tem o hábito de ler, por isso, acabam se formando maus profissionais.     

7) Bate um Bolão......
(Expressão do futebol que significa que alguém é muito bom em determinada coisa)

Qual livro nacional que você recomendaria?

Raymundo: O Guarani, José de Alencar.

8) Tá na área se derrubar é Pênalti......
(Expressão do futebol que significa que falta só um detalhe para algo ser concluído)

Esse é o momento de falar sobre o seu trabalho. Fale sobre o seu livro, o que os leitores irão encontrar e sobre seus projetos. Podemos esperar um lançamento em breve?

Raymundo: No momento, até tenho um livro esperando para ser analisado, mas, quero esperar a hora mais adequada. Tenho muito que promover O Místico Sagrado, livro atual. Aliás, é uma trama policial repleta de suspense, mistério, e reviravoltas. Adoro escrever tramas repletas de intrigas e segredos.

9) Finge que vai.... e vai......
(Tipo de jogada eternizada por Mané Garrincha)

Qual “jogada” (cena) literária você gostaria de rever? Pode ser do seu livro ou de outro que tenha lhe marcado.

Raymundo: Achei eletrizante uma passagem no livro O Guarani (José de Alencar), onde o índio Peri, com seu jeito indígena, dispara pela mata, arriscando sua vida para caçar a onça que estava rondando o casarão, só para impressionar a jovem amada, sua ama, Cecília. É uma passagem romântica e aventureira, sem aquela pieguice melosa que certos livros água com açúcar têm.     

Raymundo Monteiro fecha o placar do Cantinho com goleada!!!!!!!

(Expressão do futebol que significa vitória por larga diferença no placar).

O Cantinho Agradece: Eu pesquisei!!!!! Fiquei muito feliz em saber que existem projetos como “Dose de Leitura” nos hospitais e “Caravana da Leitura” percorrendo os municípios das cidades brasileiras. Gostaria de agradecê-lo por dividir sua experiência e nos apresentar essas ideias tão simples e valiosas!!!!! Vamos torcer para que esses projetos se espalhem!!!!

Momento tiete: Na biblioteca da minha escola também tinha a coleção Vaga Lume. O interessante dessa coleção é que os livros são de gêneros diferentes: aventurei-me com “A Ilha Perdida” e “A Turma da Rua Quinze”, chorei horrores com o “Éramos Seis” e me envolvi com os mistérios de “O Caso da Borboleta Atíria”, “O Escaravelho do Diabo” e “O Mistério dos Cinco Estrelas”. Uma excelente dica de leitura!!!!!!

Torcida do Cantinho: Estou super ansiosa para ler seu livro, quero desvendar o mistério que está por trás dessa casa, acho que vou ficar até com medo!!!! Torço pelo seu sucesso. Pode sempre contar com o meu Blog. 





 
Conheça o projeto aqui



Conheça o projeto aqui



Da mesma forma que a TV invade a casa de vocês com informações e imagens, que a nossa campanha consiga levar os livros desses autores incríveis até vocês. 

Levante essa bandeira: Leia um Livro Nacional!!!!!!!


Com Vocês:
O Místico Sagrado!!!


 
Sinopse:
O Bem e o Mal estão em todo lugar. Nós somos Yin-yang, bom e mau. E isso nos acompanha por onde andamos. A vida é feita de dualidade, bonito e feio, rico e pobre, luz e sombra, vida e morte. Temos o livre-arbítrio de deixar fluir aquilo que nos for mais sedutor, mais conveniente, mais atrativo...
Melanie tem a missão de salvar sua vida do modo que ela apesar de saber muito bem como se faz, deixa a desejar. Para isso, terá que infiltrar-se na Casa Branca Hospedagem, um lar requintado que esconde tenebrosos segredos e nada é aquilo que parece ser. A dualidade em pessoa mora ali e a nova hóspede terá que aprender a se defender se quiser sair viva.

Contato:





Sorteio Especial Nacionais!!!!!



PARTICIPE AQUI
  

O Cantinho agora passa a bola para os Blogs amigos, vejam as jogadas que estão acontecendo por lá!!!!!!



14 comentários

  1. Ele amou o Guarani....
    Eu sofri para terminar essa leitura x.x
    Muito simpático o autor!
    O livro dele parece bastante interessante, rs
    Beijos,

    http://www.interacaoliteraria.com/

    ResponderExcluir
  2. Oi Cila, tudo bem??
    Adorei a entrevista... eu não conhecia esse autor e nem a sua obra... a capa do livro não me chamaria tanta atenção em uma livraria ou até mesmo em sites de compras... mas pela premissa que ele mesmo disse talvez eu leria o livro sim pelo tema abordado que tem me contagiado bastante... Sucesso para o autor e para seu cantinho... Xero!!!

    ResponderExcluir
  3. Hey,

    Gostei bastante da entrevista, o livro não me chamou muita atenção, achei a capa um pouco sem graça, poderia ter sido mais trabalhada, mas se essa foi escilhida é porque tem algo a ver com a historia.

    Mayla

    ResponderExcluir
  4. Oi Cila, tudo bem?

    O Raymundo é parceiro do blog \o/ Logo a resenha de O Místico Sagrado vai sair!!!! Depois me mande a sua, se você resenhar! Tentei ler José de Alencar, mas... Acho que vou tentar ler mais pra frente hahaha Super legais esses projetos literários! Saudades ♥

    Beijos
    http://www.estantedasfadas.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Olá

    Já gostei dele só por conta da série Vagalume que eu adoro. Infelizmente não li todos os livro, mas mesmo depois de grande eu quero continuar lendo porque são histórias incríveis. 'O Guarani' do José de Alencar recomendado pelo autor eu ainda não li no original, mas já vi uma adaptação super bacana em quadrinhos. Adorei as considerações finais (mais uma vez) falando um pouco sobre você e o que têm em comum com o autor. Gostei de conhece-lo!

    Abraço!
    www.umomt.com

    ResponderExcluir
  6. Adorei a resenha. Conheço muita gente que começou a ler por causa dessa série Vaga-lume.
    Gostei do livro do autor. Tentarei ler.

    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de Maio

    ResponderExcluir
  7. Comprei a versão digital do Mistico Sagrado pela Amazon.com, a capa e o título achei bem curioso. A historia logo no início mais curiosa ainda, já me prendeu, é cheia de suspense e mistério, gosto de historias assim. Os personagens são cheios de carisma e surpreendentes, duplos em personalidade. Personagens curiosos que surpreende a gente a cada momento, é um romance bem ao estilo policial, que realiza aquilo que se propõe a fazer. Li o livro em apenas poucos mais de duas horas. As letras são grandes, o livro é bem movimentado, não tem encheção de linguiça. A capa poderia ser mais incrementada, mas chama a atenção. Para quem gosta do gênero é uma ótima leitura, quem não gosta muito, vale a pena ler. No final fica a pergunta: Melanie morreu ou não morreu?

    ResponderExcluir
  8. Oiee,e eu já conhecia o autor e seu livro através de outros blogs, mas acho que nunca tinha visto nenhuma entrevista com ele, adorei as perguntas e as respostas rs, parabéns pela criatividade e pelo projeto rs, Abraços e Sucesso!

    ResponderExcluir
  9. Oieee!
    Preciso dizer que me senti envergonhada quando o autor citou vários livros nacionais dos quais eu não li NENHUM. :S
    Assim como você, fico muito feliz em saber de todos esse projetos envolvendo a leitura. Ainda tenho esperança: nós, leitores, vamos dominar o mundo! ahhaha

    Beijos,
    Amanda
    http://minhasconfissoesfemininas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Olá, Cila!!
    Não conhecia esse autor e nem o seu livro, mas adorei a entrevista com ele, gostei bastante da sinopse do livro embora a capa dele não chame tanto a atenção, eu adoraria poder conhecer mais sobre o livro.
    Beijão
    http://lilicasg.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Casa branca hospedagem, segredos misticos, mistérios tenebrosos e luta pela sobrevivência. Tudo está contido dentro do livro o MISTICO SAGRADO de Raimundo Monteiro. Leia vc vai entra em um mundo coberto de mistérios.

    ResponderExcluir
  12. Cilaaaa!
    Não sei o que pensar dessa obra ainda! Lendo a entrevista, e a sinopse, me chama atenção, mais ainda estou na duvida! Espero logo ler sua resenha! Parabéns por mais um bate bola!
    Beijossss lindona!

    ResponderExcluir
  13. Cila já falei o quanto você é criativa em suas postagens e o quanto eu adoro lê-las? Não, então já fica sabendo, eu amo chegar aqui e ver sua forma de nos levar uma novidade, uma entrevista ou ate mesmo nos apresentando uma obra e seu autor de uma forma unica.
    Eu não conhecia o autor e nem sua obra, mas depois dessa...nossa eu amei. Porem não digo que vá correndo para ler, pois a lista aqui esta enorme mas marquei aqui para quado der ler.

    Flor como sempre....eu adorei!

    Beijokas Ana Zuky

    http://www.sanguecomamor.com.br

    ResponderExcluir
  14. Oi Cila,

    Adorei a entrevista, não conhecia o autor e o livro, embora tenha gostado das respostas dele (quem não ama a série vaga-lume?) não me interessei muito pelo livro dele.
    Mas valeu pela oportunidade de conhecer mais um autor nacional.

    Beijos,

    Priscila Yume

    http://yumeeoslivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir