Bate-Bola No Cantinho com a Autora Bruna Harmel - Projeto Eu Valorizo a Literatura Nacional!!!





Chegou a hora de vocês conhecerem o Time dos Nacionais do Projeto Eu Valorizo a Literatura Nacional!!!!!

Hoje é dia de Jogo!!!!!!

E o Cantinho vai fazer a cobertura exclusiva desse evento!!!!!!

Preparados???

No Campo: Bruna Harmel!!!!!!


1) Entrando de Sola........
(Expressão do futebol que significa ir direto ao assunto)

Qual foi a primeira “partida” que assistiu (primeiro contato com a leitura)? Consegue se lembrar da primeira “bola” (livro) que ganhou?

Bruna: Bom, acredito que meu contato com a leitura veio no berço mesmo, eu adorava ouvir histórias antes de dormir, sempre com muito incentivo da minha mãe, inclusive o primeiro livro que ganhei foi dela, que fazia um curso de pós-graduação em outra cidade e ficava parte do final se semana fora, mas nessa cidade ela sempre me comprava um livro que era o presente por ter ficado o final de semana sem ela, então eu recebia um livro novo cada semana, e o meu primeiro se não me engano foi “As viagens de Gulliver”
.
2) Clássicos inesquecíveis....
(Grandes decisões, jogos clássicos que marcaram a história do futebol)

A Literatura Clássica Brasileira é marcada por grandes nomes. Quais “jogadores” (autores clássicos) fizeram parte da sua vida?

Bruna: Bom, clássicos existem muitos, a literatura nacional sempre foi encantadora, e me divido muito entre “O cortiço” “Vidas secas”, toda a séria vagalume que está presente por toda minha infância e adolescência, e livros modernos internacionais como a saga “Harry Potter” que pra mim são simplesmente indescritíveis, e os livros de Dan Brown que são do meu estilo favorito de leitura, tanto que tenho um livro em construção com inspiração nele.
Os autores clássicos brasileiros que me marcaram foram tantos que é até difícil escolher apenas alguns, mas acho que fico entre Graciliano Ramos, Aluísio Azevedo, Carlos Drummond de Andrade, Machado de Assis e claro que marcou toda a minha infância ,Monteiro Lobato, com o viciante sitio do pica-pau amarelo.

3) De Olho no Lance.......
(Expressão do futebol que significa uma jogada onde há possibilidade de gol).

O que fazia antes de escrever? Quando viu que daria “jogo” (que queria ser escritor)? Quando marcou seu primeiro “gol” (quando o sonho aconteceu)?

Bruna: Bom, eu sempre escrevi pequenos contos desde pequena, e então um dia resolvi juntar todas as minhas ideias em um só livro, e comecei a escrevê-lo, conclui, mas ele ficava lá, em uma pasta do meu computador esquecido. Foi então que uma garota da minha escola publicou um livro dela, e então eu pensei, “Por que não publico o meu também?” E então fui atrás do meu sonho e consegui realiza-lo, e com apenas 16 anos publiquei meu primeiro livro.

4) Golaço.....
(Expressão do futebol que significa um gol muito bonito, marcado com extrema perícia ou arte).

Por quem você levantaria da arquibancada e faria a “ola”? Aqueles autores que lhe inspiraram e lhe inspiram até hoje?

Bruna: Acredito que meu “ola” seria por um trio que marcou muito minha vida e influenciou muito meu jeito de escrever, J. K. Rowling, J. R. R. Tolkien e Dan Brown.

5) Camisa 10.........
(Expressão do futebol quando alguém se refere a grandes craques de um time como Pelé, Zinedine Zidane e Diego Maradona.)

A maior honraria para um escritor é ser “o camisa 10” da literatura, ter seu nome no Hall da Fama da Literatura, a Academia Brasileira de Letras, e, quem sabe, o Nobel da Literatura!!!!!!!!

Qual o esquema tático necessário para trilhar esse caminho? Quanto tempo você levou para escrever seu livro? Quais as dificuldades encontradas? Fale sobre sua experiência.

Bruna: Acredito que para escrever o livro você precisa acreditar em você e em seu potencial, sem temores, eu não acreditei em mim no começo e deixei meu livro parado por um ano, até que com o exemplo de alguém segui meu sonho e o publiquei. Acho que minha maior dificuldade foi não acreditar em mim mesma no começo, e acho que isso é o passo mais importante para qualquer ação na vida, mas principalmente para se escrever e publicar um livro. Olha acho que demorei cerca de 8 meses para escrevê-lo, já que o fazia em horas vagas, acredito que foi por volta desse tempo.

6) Você veste a Camisa......
(Expressão do futebol que significa defender alguma coisa, algum ideal)

De quais projetos de incentivo a leitura você “vestiria a camisa”? Como enxerga a Literatura Nacional no momento e quais ações poderiam ser feitas para, no futuro, termos um panorama diferente?

Bruna: Acredito que esse projeto de incentivo a literatura nacional com o tema da copa, pode ajudar bastante, além de ser extremamente criativo. Acredito que temos muitos nomes bons que não são reconhecidos, me entristece um pouco ver tanto conteúdo bom ser desperdiçado por não ser tão lido. Acredito que projetos como esses são de extrema importância e podem mudar sim o panorama da literatura nacional no futuro, é só acreditar.

7) Bate um Bolão......
(Expressão do futebol que significa que alguém é muito bom em determinada coisa)

Qual livro nacional que você recomendaria?

Bruna: Olha, escolha mais que difícil, mas um livro que me encantou bastante foi “Inocência” de Visconde de Taunay, e acho que essa é a minha recomendação.

8) Tá na área se derrubar é Pênalti......
(Expressão do futebol que significa que falta só um detalhe para algo ser concluído)

Esse é o momento de falar sobre o seu trabalho. Fale sobre o seu livro, o que os leitores irão encontrar e sobre seus projetos. Podemos esperar um lançamento em breve?

Bruna: Então, eu tenho um livro já publicado, se chama “ Nosso segredo” e é um conto juvenil, com mistério e aventura, eu escrevi o livro com o objetivo de o leitor poder encontrar um pouquinho de tudo, humor, aventura, mistério e um pouco de drama por que não.. hahaha Eu tenho dois projetos a todo vapor, um chamado “Straguerk” que é um mistério nazista bem envolvente, daqueles mistérios de quebra cabeça, onde você se prende do inicio ao fim e no final tudo se encaixa, e o outro projeto é o “Prisioneira do próprio destino” que foge completamente dos outros dois, e segue a linha de fantasia, com reinos e princesas com poderes mágicos, mas ainda cheio de aventura, vilões e mistérios. Tenho ainda o inicio da continuação de “Nosso segredo” ainda sem título e sem previsão de lançamento, mas se houver incentivo, logo logo sai, falando em previsão pretendo terminar pelo menos um dos dois títulos em andamento até o final do ano, então aguardem que teremos novidades.

9) Finge que vai.... e vai......
(Tipo de jogada eternizada por Mané Garrincha)

Qual “jogada” (cena) literária você gostaria de rever? Pode ser do seu livro ou de outro que tenha lhe marcado.

Bruna:.Bom do meu livro gostaria de rever o final, amo finais, hahaha onde tudo se resolve e tudo se ajeita, tudo é descoberto e revelado e todos se saem bem. E se fosse para escolher cenas de outro livro seria, Harry Potter e as relíquias da morte, a cena final também, onde tudo é resolvido e tudo se ajeita.


Bruna Harmel fecha o placar do Cantinho com goleada!!!!!!!

(Expressão do futebol que significa vitória por larga diferença no placar).


O Cantinho Agradece: A Bruna é um amor de pessoa!!!! Sempre muito simpática comigo e atenciosa. Adorei o gesto da sua mãe em lhe comprar um livro cada vez que ficava fora. E adorei quando falou que devemos acreditar em nós mesmos. É uma lição que serve para buscarmos qualquer sonho. Tenho certeza de que inspirou muitos escritores hoje.

Momento tiete: Bruna, eu também li quase todos os livros da Série Vagalume na minha adolescência. Adorava!!! Acho que os jovens de hoje precisam conhecer. E para tudo!!!!! Eu sou mega fã do Harry Potter!!!!! E também adoro os livros do Dan Brown!!! Eu também acompanhei o Sitio do pica-pau amarelo do Monteiro Lobato, acho que somos muito parecidas nesse ponto.

Torcida do Cantinho: Estou super curiosa e ansiosa para ler seu livro. Que segredo será esse??? A capa ficou perfeita!!!! Torço muito pelo seu sucesso. Pode sempre contar comigo e com o meu Blog.


Da mesma forma que a TV invade a casa de vocês com informações e imagens, que a nossa campanha consiga levar os livros desses autores incríveis até vocês.

Levante essa bandeira: Leia um Livro Nacional!!!!!!!

Com Vocês:
Nosso Segredo!!!



Sinopse:
Gabriela sempre se achou um pouco diferente dos outros, mas levava sua vida normal com duas amigas e um amigo gay, adorava vôlei, piano e os Greave's uma banda de rock. Então depois de conhecer seu grande ídolo e descobrir que seus pais, são na verdade espiões, tudo acabou em uma reviravolta, que mudou drasticamente sua vida, e entre mistérios ainda não solucionados e segredos muito bem guardados,ela vai ver sua vida se transformar , mas não esqueça, não conte pra ninguém , afinal, é o Nosso segredo.


Comprar:



Contato:






O Cantinho agora passa a bola para os Blogs amigos, vejam as jogadas que estão acontecendo por lá!!!!!!





13 comentários

  1. Oi Cila! A Bruna realmente ganhou de goleada. Linda a entrevista com ela. Super simpática a autora, né?

    beijos
    Kel
    www.porumaboaleitura.com.br

    ResponderExcluir
  2. linda e gosta de tolkien! bom gosto! hahaha

    www.umbigosemfundo.com.br

    ResponderExcluir
  3. Gostei bastante da entrevista
    É bem bacana conhecer novos autores
    Já estou seguindo *~

    Beijos
    |•| http://pocketlibro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. menina que post legal,bem diferente do que vemos por ai,legal que ficou algo bem descontraido,e o mais legal e conhecer coisas novas,novos autores e alem de tudo valorizar nossa literatura que e algo bem legal..bjs querida nao conhecia aqui e estou te seguindo agora e curtindo sua pagina
    www.zilandramakes.com.br

    ResponderExcluir
  5. Eu amei a entrevista, realmente a Bruna bate um bolão, e valorizo demais a literatura brasileira, tem muita coisa boa por aí que a gente não sabe.

    ResponderExcluir
  6. Olá Cila, menina essa forma de envolver futebol com livros é uma pegada bem legal e divertida, um entretenimento novo e de proporções admiráveis. Sobre a autora não a conhecia - O deslancho meu - mas fico feliz em sempre conhecer por aqui, e a entrevista esta muito show, e sim também segui a,linha dos volumes lançados pela vagalume, quem não!
    E sobre o livro dela, achei a sinopse um tanto clichê, mas gostei bastante, quem sabe eu não tenha a oportunidade de ler a obra.
    Adorei sua entrevista!

    Beijokas Ana Zuky

    http://www.sanguecomamor.com.br

    ResponderExcluir
  7. Mais uma autora nacional a quem fui apresentada por essa forma de entrevista muito legal! Não conhecia a Bruna e gostei da simpatia que ela parece ter. No entanto achei a capa sem graça, muito amadora, e já na sinopse tem erros de português. =/
    Beijinhos!
    Giulia - Prazer, me chamo Livro

    ResponderExcluir
  8. Oi Cila!

    Que entrevista bacana! Com certeza me deixou curioso a respeito do livro da Bruna. Gosto muito dos filmes adaptados dos livros do Dan Brown, vou lê-los em breve. Tomara que eu goste tanto quanto ela!

    Beijos,
    Gabe
    www.sixdoe.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Adorei a entrevista. Também gostava muito da série Vagalume e ainda pretendo terminar de ler todos os livros dessa coleção. Achei a autora muito simpática, embora 'Inocência' do Visconde de Taunay não ter feito muito meu gosto quando precisei lê-lo haha

    Abraço!
    www.umomt.com

    ResponderExcluir
  10. Oie,
    Mais uma ótima entrevista, sempre que venho aqui conheço autores nacionais talentosos.
    Assim como ela uma leitura que me marcou foi Vidas secas na seção de clássicos, a serie vagalume também foi uma coleção que adorava, lembro que quase todos os dias estava eu na biblioteca procurando um novo livro hehe.
    Gostei do livro dela e vou coloca-lo em minha lista, me pareceu clichê mas eu gosto de leituras assim quando estou em uma ressaca literária hehe.
    Beijos

    Mari - Stories And Advice

    ResponderExcluir
  11. Olá, eu não conhecia esta autora e nunca tinha visto o seu livro em nenhum lugar, achei a capa interessante e a sinopse me deixou bastante curioso pelo livro, adorei a entrevista, Abraços e Sucesso para a autora!

    ResponderExcluir
  12. Olá Cila! Eu conheço a Bruna, mais não li a obra dela ainda! Amei a entrevista como sempre! J. K. Rowling, J. R. R. Tolkien e Dan Brown é um time top para se inspirar! Já gostei disso!
    Beijinhos!

    ResponderExcluir
  13. Olá Cila. Achei bem bacana a ideia desse bate bola, pensa que no campo o Brasil não foi tão bom assim.

    Beijo

    ResponderExcluir