Resenha do Livro O Sal da Vida - O Que Faz a Vida...... Valer a Pena!!!!!!!


O Cantinho estava muito sem graça, risos...

Então, fui procurar algo que desse um colorido forte, exalasse um perfume forte, que deixasse tudo com mais gosto.

E eu achei!!!!!!

Venham provar essa especiaria: O SAL DA VIDA!!!!!!

Livro: O Sal da Vida – O que faz a Vida..... Valer a Pena!!!!!!!!
Autor: Françoise Héritier
Editora: Valentina
Páginas: 100

O Sal da Vida: O Que Faz A Vida... Valer A Pena 


Sinopse:

Existe uma forma de leveza e de graça no simples fato de existir, que vai além das ocupações, além dos sentimentos poderosos e dos engajamentos políticos. É sobre isso que este livro fala. Sobre esse pequeno plus que nos é dado a todos: “O Sal da Vida”. Nesta meditação, nesta espécie de poema em prosa em homenagem à vida, totalmente íntimo e sensorial, a renomada antropóloga Françoise Héritier vai atrás das pequenas coisas agradáveis (às vezes nem tanto) às quais aspira o mais profundo do nosso ser: as imagens e as emoções, os momentos marcados de recordações que dão sabor à vida, que a tornam mais rica e mais interessante do que muitas vezes acreditamos que ela seja, e que nada nem ninguém poderá nos tirar, nunca, jamais!


RESENHA: SAL DA VIDA – O QUE FAZ A VIDA.... VALER A PENA

Cartão Postal do Cantinho para o Leitor:

Foto Retirada do Google Imagens

“Achei uma caixa velha no canto do armário. No cartão não havia o nome de ninguém, para minha surpresa estava em branco!!! Então, resolvi abrir. Desfiz o laço, mas a tampa estava colada, não consegui, então, desisti. Horas mais tarde, resolvi abrir com a tesoura, estragou um pouco, a tampa não encaixa mais. Quando olhei para dentro, outra surpresa: vazia!!!! 

Depois de mais algumas horas olhando para ela, coloquei meu nome no cartão, fiz um emendo na tampa e a enchi de sonhos. Todo vez que alcanço um deles, eu retiro um papel da caixa. E todas as vezes que eu sofro uma perda, eu coloco um novo papel na caixa”.

“Estou escrevendo para lhe avisar que recebi, por engano, uma caixa com seu nome. Pode ficar despreocupado que não é nada de importante, é só uma caixa velha, gasta pelo tempo, cheia de papéis”.


Amigos essa caixa representa a vida. Eu torço para que a de vocês também esteja cheia: cheia de tristezas e alegrias, encontros e desencontros, cheia de novos sabores, novos odores, novos sons, novas formas, amores, família e crença: cheia do SAL que dá gosto à vida!!!!!!

Não a deixem vazia, ela é muito difícil de abrir, eu sei, mas vai valer a pena!!!



O Cantinho Abre o Coração:



De uma forma muito criativa a autora conseguiu em um livro super simples, bem fininho (tem apenas 100 folhas) colocar todos os momentos da minha vida e também, todos os momentos de qualquer leitor que o abra.

Qual foi a mágica???? Ela tem a bolsinha da Hermione (protagonista da série Harry Potter)???

Eu queria muito essa bolsinha, risos... Mas não foi isso.

Aí reside a criatividade dessa antropóloga. Ela não precisou escrever uma palavra sobre mim, ou sobre você. Somos nós mesmos, que através de suas linhas, vamos criando o filme de nossas vidas.

Como???

Em um cartão postal, que recebeu, ela encontrou um desabafo que a incomodou: “Uma semana de férias roubada na Escócia”.

Confesso que também fiquei incomodada. Quem estava vivendo a vida dele, no lugar dele, a ponto de ele ter que pegá-la de volta? Pasmem, ele mesmo, só que não o “eu” verdadeiro dele. E sim o “eu” dele, produto da sociedade moderna.

O “eu” jovem, idealista, cheios de sonhos, se transforma no percurso da vida. Mas em essência, ele ainda continua lá, só precisa ser resgatado às vezes. E foi o que o dono desse cartão fez: ele resgatou a si, mesmo que por uma semana.

Por isso, entendi que a autora propôs um Desafio: se você fosse marcar um encontro com o seu “eu”, quem você encontraria???

E vai além: Qual é o tempero que faz o seu “eu” ser diferente do meu “eu”? Qual é o Sal que você usa para dar gosto na panela da sua Vida??? Que ingredientes você escolhe para tornar sua Vida mais apetitosa???

O livro é só isso e tudo isso:

É só isso....
Poderia ser simplista dizendo que o livro consiste apenas em uma lista de lugares, livros, filmes, séries, pessoas, lembranças, experiências, que a autora considera o SAL DA VIDA dela. De fato é só isso.

É tudo isso....
O genial é que a autora conseguiu com “só isso”, fazer o leitor se esquecer dos itens dessa lista e imaginar a sua própria. O livro é um mergulho na nossa existência. Isso se o leitor aceitar o convite da autora.

Quanto a parte física do livro: A capa é linda demais. O título do livro é todo branco e possui um relevo: a sensação é a mesma de estar passando os dedos sobre o sal colado em um papel. No final, temos uma surpresa, a autora reservou páginas em branco com linhas, para fazermos a nossa própria lista.



Ponto Alto do Livro:


A Princesa Branca de Neve precisou ser beijada pelo Príncipe Encantado, para ser despertada de seu sono amaldiçoado, e, desde, então, sua vida recuperou a cor e os pássaros voltaram a cantar.

Já a autora precisou receber um cartão postal, de uma pessoa que gosta muito, para se questionar: o que dá sabor aos meus dias? O que faz minha existência valer a pena? Qual é o plus que me faz olhar para trás e ver sentido no caminho que vou trilhar a frente?

Eu precisei ler esse livro para entender que estamos todos adormecidos, tão ocupados em viver, que efetivamente esquecemos que já estamos vivendo. Como dizia Renato Russo: “È preciso amar as pessoas como se não houvesse amanhã, porque se você parar para pensar, na verdade não há”.

Por isso, o ponto alto do livro, para mim, não é o livro em si, e sim o que ele provoca em você: a descoberta do SAL DA SUA VIDA!!!!!!!!

Percebam que usei a palavra “descoberta”, propositalmente, pois já temperamos nossa vida a cada sorriso, a cada gesto de carinho, a cada palavra generosa, a cada abraço apertado, a cada lágrima derramada, a cada amigo encontrado, a cada perda que sofremos, a cada sonho conquistado, a cada lição que aprendemos.

Só nos falta lembrar o gosto que essa jornada tem antes que ela acabe, pois todos disputam por um pedaço dela!!!!!!!!!

Assim, inspirada no filme: “Simplesmente Amor” (quem ainda não viu corre, pois é lindo demais!!!!!!!), que no final colocou várias cenas de demonstração de amor, vou deixar aqui para vocês o que é o sal da vida, nas palavras de pessoas muito queridas. Obrigada a todos vocês!!!!!!!!!

O que é o Sal da Vida para você?????

“É o combustível que necessito para caminhar junto com o Senhor”. (Rita)

“É a minha família!!! É o carinho do meu marido e o olhar puro e cheio de curiosidades do meu filho. É a alegria de todos os momentos em que estamos juntos e o amor que se transforma em combustível nos dando força para lutarmos uns pelos outros sempre!!!” (Lilliane)

“É a minha família, pois se não fosse por ela eu não teria motivos para lutar e sonhar todos os dias. Além disso, quando eu estou triste eles temperam a minha vida com força e perseverança. São nos momentos felizes, que eles engrandecem o sabor da minha felicidade”. (Gisele)

“É acordar com saúde e saber que tenho mais um dia para evoluir. É aquilo que não é em excesso, é a dose que não aumenta a pressão.” (Adriana)

“É poder acordar no amanhã e agradecer a Deus por mais um dia. É saber superar as adversidades da vida, sem pisar nos semelhantes. É agradecer ao Divino Espírito Santo, por não ficarmos em um leito de hospital. É pedir a Deus que nos proteja de todos os males.” (Paulo)

“É nossa saúde, alegria, amarmos uns aos outros. É o açúcar e o mel, que adoçam a nossa alma. O Sal da Vida JÁ É!!!!!!!!” (Paulo)

“É ver a minha família com saúde e em harmonia, estar sempre em contato com os meus amigos e viver todo dia um novo jeito de amar o mesmo amor”. (Vanessa leal)



“(....) ver, ouvir, observar, entender, tocar, admirar, acariciar, sentir, cheirar, saborear, ter “gosto” por tudo, por todos, pelo próximo, enfim, pela VIDA”.
(Françoise Héritier- a autora)


Leitores experimentem o gosto que tem o sal da vida de vocês!!!!!!!

A Autora:





Françoise Héritier, 1933, antropóloga e etnóloga, autora, entre outras obras, de Deux soeurs et leur mère e de Masculin/Féminin, é professora honorária do Collège de France, onde dirigiu o Laboratório de Antropologia Social (criando a cátedra de Estudos Comparados das Sociedades Africanas) e sucedeu Claude Lévi-Strauss (a pedido do próprio). Foi diretora da École des Hautes Études em Ciências Sociais e presidente do Conselho Nacional de combate à AIDS.

25 comentários

  1. Cila, que linda sua resenha! Esse livro faz mesmo a gente parar para pensar sobre o sal da nossa vida. Sou contra escrever em livros, mas não resisti e completei as páginas em branco. *-* Adorei que você teve participações especiais na resenha! Muito legal isso, o livro te fez refletir e você já fez pessoas refletirem também!

    Também acho a capa linda, sou apaixonada pelo conteúdo do livro e por todo o trabalho gráfico da editora nele! =)

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  2. Ah, quero muito ler esse livro, esses dias quase comprei no sub, agora depois de ler sua resenha me arrependo de não ter feito isso. ):
    beijo
    apenas-um-vicio.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Eu já tinha visto esse livro e ficado apaixonada não só pelo visual, mas também pelo efeito gostosinho de passar o dedo no título (fiquei que nem louca na livraria rsrs). Mas não sabia da profundidade do tema, parece ser bem tocante. Fica na lista de desejados com certeza!
    Beijinhos!
    Giulia - Prazer, me chamo Livro

    ResponderExcluir
  4. My God, minhas expectativas estão lá no alto. Tenho muito medo de livros curtinhos assim, medo de o autor deixar pontas soltas. Porém, sua resenha me deixou em êxtase. Este livro deve ser perfeito.

    Lucas - Carpe Liber
    http://livrosecontos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oi Cila! Em um primeiro momento eu não me senti atraída pelo livro, mas foram resenhas tão lindas como a sua que me fizeram mudar de ideia, esta obra pelo visto é bem significativa e marca com sutileza, preciso logo colocar minhas leituras em dia e descobrir o sabor do sal da vida.

    Bjos!!
    Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  6. Oi Cila, mais uma resenha linda! E aí qual o Sal da minha vida? Eu sei, você não saberá me responder, pois esta pergunta eu mesma terei que me fazer!
    Adorei sua resenha e só de ler, já comecei a pensar e questionar qual seria o Sal da minha vida. Valeu demais a dica. Anotada e assim que der, estarei comprando este livro para conferir esta história simples, mas que te cativou. Bjus e um ótimo domingo!
    Lia Christo
    www.docesletras.com.br

    ResponderExcluir
  7. Agora fiquei morrendo de vontade de ler o livro. Parabéns pela resenha
    bjos
    Pah
    dicalivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Parece ser muito interessante!! Vai para a minha lista! Obrigada pela dica :)
    http://chuvacobertaelivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Adoro a ideia desse livro!
    Adoro tudo o que ando lendo sobre ele, até as coisas ruins, porque no final das contas ninguém é obrigado a gostar de tudo, não é?
    E depois dessa postagem incrível, minha curiosidade só aumentou.

    bjus
    terradecarol.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Oie,
    não conhecia este livro, mas gostei da sua resenha. Parece ser um bom livro, mesmo que muito curto.

    bjos

    http://blog.vanessasueroz.com.br

    ResponderExcluir
  11. Afinal, qual é o sal da vida? Acho que estar ciente da resposta pessoal á esta pergunta nos faz viver de uma forma diferente e ou dizer, mais acertada! rss
    Vou procurar o livro...
    Abraço,
    http://expressaomodaeliteratura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Gostei da resenha Cila. Queria muito ler este livro e a minha vontade agora só aumentou. A temática é bem interessante, além de verdadeira e linda. Beijo!

    www.newsnessa.com

    ResponderExcluir
  13. Nossa!
    Fiquei com muita vontade de ler...
    Pela sua resenha parece ser uma leitura bem envolvente...

    Te indiquei para uma Tag lá no blog, se quiser fazer...

    Bjs, Lu
    http://resenhasdalu.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Oiee ^^
    Já tinha ouvido falar desse livro, e até gosto da capa dele (mentira, amoo), mas não consigo querer lê-lo *-* pelo menos não o compraria, se o ganhasse de presente até o leria, pois fico com peso na consciência quando não leio algum livro *-*
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  15. Adoro esse tipo de livro, simples mas com um grande poder de transformação! A sua resenha ficou muito bonita também, Cila. Com certeza irei adicionar esse livro na wish-list, quero saber qual é o meu sal da vida! xD
    Beijos!

    bibliophiliarium.com

    ResponderExcluir
  16. Adoro livros que nos ajudam a construir um filme na mente.
    Essa ideia do cartão postal é ótima.

    Beijos,
    Nina & Suas Letras

    ResponderExcluir
  17. Olá :)
    Já vi algumas outras resenhas sobre o livro, mas tenho muitas prioridades antes, logo, não sei se vou ter a oportunidade de lê-lo.
    Parabéns pela resenha.

    http://enquantoestavalendo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Oieeee, eu tenho vontade de ler este livro somente pela capa, deste o lançamento, sou apaixonado nessa capa e juro que compraria só para ter a capa na minha estante kkkk. Adorei a resenha. Abraços.

    ResponderExcluir
  19. Ah, todos falam bem desse livro.
    Com certeza é um que já está entre os desejados, gosto dessas narrativas reflexivas, e sua resenha só veio me despertar para experimentar o gosto desse sal.

    Beijos.
    Leituras da Paty

    ResponderExcluir
  20. Olá Cila,

    Não conhecia o livro e pela sua resenha parece bem interessante, gostei do que li aqui, dica anotada...abraços.

    devoradordeletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  21. Oi Cila, tudo bem?
    Acredita que eu perdi uma mega promoção desse livro? Tava só por 10 reais, mas como não o conhecia a fundo acabei deixando passar.
    Óbvio que ao terminar de ler sua resenha me arrependi profundamente. O livro tem cara de ser emocionante!

    Beijo

    ResponderExcluir
  22. Olá

    Não conhecia o livro, achei a premissa até que interessante e o que mais me chamou a atenção foi essa capa super bacana. Gostei desse tempero que o livro carrega, quem sabe eu o leia!

    Abraço!
    www.umomt.com

    ResponderExcluir
  23. Cila, sua querida! <3
    Que resenha mais linda. Adoro livros assim reflexivos com os quais possamos aprender mais sobre nós. O que é o sal da vida? Bom, os que me conhecem sabem que o sal da minha vida é o amor, afinal, sou uma romântica incurável. Eu não sei se colocaria esse título no livro, porque o sal é mais como algo dispensável, não fundamental. Ao menos para mim. Acho que o título não teria me conquistado se não fosse a tua resenha. Adorei o lance do cartão postal, nossa isso gera uma dinâmica incrível para utilizar com meus alunos. Adorei e vou adotar.
    Como sempre, tuas resenhas trazem muuitas informações e seu ponto de vista único *-*' Eu também adorei Simplesmente Amor, preciso rever, inclusive. Beijo grande, minha amiga!

    Mari Siqueira
    http://loveloversblog.blogspot.com

    ResponderExcluir
  24. Oi Cila... tudo bem???
    Mais uma vez arrasando em sua resenha... ela foi tão linda que me emocionou, deve ser ao fato de eu estar sensível demais e com dor demais no coração... nesse momento em que vivo o sal da minha vida era ter minha vó por mais um momento em minha vida, para que eu pudesse abraça-la e fazê-la sorrir... só que a distância não me permitiu e ela se foi sem eu ao menos poder me despedir, mas tudo bem porque sei que ela está bem e feliz é um anjo que vai olhar por mim... O livro em si não me chamou atenção... eu sei que não conseguiria ler... mas gostei de tudo que colocou e como colocou isso por si só já valeu super a pena vir aqui e ler... Xero!!!

    ResponderExcluir
  25. Oi Cilaaaaaa!
    Nossa! Outra resenha sua que me deixa super curiosa! Como assim? Alguém estava vivendo a vida dele? Ou era o eu dele mesmo? Fiquei curiosa!

    ''Quem estava vivendo a vida dele, no lugar dele, a ponto de ele ter que pegá-la de volta? Pasmem, ele mesmo, só que não o “eu” verdadeiro dele. E sim o “eu” dele, produto da sociedade moderna. ''

    Estranho!
    O livro tem só 100 pags, achei fininho, mais me animou a ler também!
    Beijos

    ResponderExcluir