O Cantinho Participa: 2ª Semana Passarinha de Conscientização do Autismo!!!!!!!!




O que temos hoje na programação da

 2ª Semana Passarinha de Conscientização do Autismo?
 
Hoje nós vamos descobrir qual é o papel da Editora Valentina nesse movimento e entender um pouco sobre o autismo!!!

Cada um de vocês está sendo convidado para fazer parte desse elo: 

Vamos vestir azul!!!!!!



A Valentina:

A Editora Valentina publicou um livro chamado "Passarinha", que além de ser um de seus livros preferidos, é uma obra multipremiada, vencedora do National Book Award.

Em Passarinha, a protagonista é Caitlin, uma encantadora menina de 10 anos, portadora da Síndrome de Asperger, uma das variações do espectro autista. 

Praticamente todo mundo que já  leu se apaixonou!!!

Por isso, no ano passado, a Editora criou uma ação para despertar nos outros a consciência do que é o autismo e quais são suas variações, e assim organizaram a Semana Passarinha de Conscientização do Autismo.
O resultado foi incrível: a participação dos Blogs Amigos, da mídia e da sociedade como um todo foi tão legal que a Editora resolveu repetir a dose em 2015. 

Assim, o Cantinho para Leitura tem a honra de participar da II Semana Passarinha de Conscientização do Autismo, que acontece de 06 a 10 de abril, para comemorar o Dia Mundial de  Conscientização do Autismo (02 de Abril)!!!!!!!


Com vocês:
Passarinha!!!!

 

 Sinopse:

No mundo de Caitlin, tudo é preto e branco. Qualquer coisa entre um e outro dá uma baita sensação de recreio no estômago e a obriga a fazer bicho de pelúcia. É isso que seu irmão, Devon, sempre tentou explicar às pessoas. Mas agora, depois do dia em que a vida desmoronou, seu pai, devastado, chora muito sem saber ao certo como lidar com isso. Ela quer ajudar o pai – a si mesma e todos a sua volta –, mas, sendo uma menina de dez anos de idade, autista, portadora da Síndrome de Asperger, ela não sabe como captar o sentido. Caitlin, que não gosta de olhar para a pessoa nem que invadam seu espaço pessoal, se volta, então, para os livros e dicionários, que considera fáceis por estarem repletos de fatos, preto no branco. Após ler a definição da palavra desfecho, tem certeza de que é exatamente disso que ela e seu pai precisam. E Caitlin está determinada a consegui-lo. Seguindo o conselho do irmão, ela decide trabalhar nisso, o que a leva a descobrir que nem tudo é realmente preto e branco, afinal, o mundo é cheio de cores, confuso mas belo. Um livro sobre compreender uns aos outros, repleto de empatia, com um desfecho comovente e encantador que levará o leitor às lágrimas e dará aos jovens um precioso vislumbre do mundo todo especial dessa menina extraordinária.

 

O que é Autismo?






Segundo a Wikipédia, o autismo é um transtorno neurológico altamente variável, que aparece pela primeira vez durante a infância ou adolescência e geralmente segue um curso estável, sem remissão. 

Os sintomas evidentes começam gradualmente após a idade de seis meses, estabelecem-se por dois anos ou três anos e tendem a continuar até a idade adulta, embora muitas vezes de forma mais moderada.

Destaca-se não por um único sintoma, mas por uma tríade de sintomas característicos: prejuízos na interação social, deficiências na comunicação e interesses e comportamento repetitivo e restrito.


No Livro: "Passarinha", a personagem tem o que é denominado de Síndrome de Asperger.

E, segundo a Wikipédia, a Síndrome de Asperger (SA), também conhecida como Transtorno de Asperger ou simplesmente Asperger é uma condição psicológica do espectro autista caracterizada por dificuldades significativas na interação social e comunicação não-verbal, além de padrões de comportamento repetitivos e interesses restritos. Difere de outros transtornos do espectro autista pelo desenvolvimento típico da linguagem e cognição.




Levante essa Bandeira:
Olhe para a pessoa e entenda que ela é mais do que um diagnóstico!!!!!
 



Onde Comprar:








Realização:



Editora Valentina: Site / Facebook / Twitter / Youtube


12 comentários

  1. Que evento lindo *-* Gostei muito da imagem também.
    Bom restante de semana pra você!

    http://jj-jovemjornalista.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. ótima postagem ! Importante essa divulgação ;)
    Bjs
    http://eternamente-princesa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oba, mais uma postagem dessa campanha maravilhosa ♥ Estou adorando saber mais sobre o autismo (que infelizmente ainda é um assunto considerado tabu) e ver como o resultado em relação à campanha e ao livro estão sendo positivos.

    Mil beijos :*
    Blog Procurei em Sonhos

    ResponderExcluir
  4. Cila lindona muito bom essa semana ainda mais com temas como Síndrome de Asperger. e esclarecimentos sobre a doença, muitas vezes a falta de informação gera muitos preconceitos. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  5. Ooi!

    Eu adorei essa iniciativa da Valentina e morro de vontade de ler Passarinha. Todos dizem que há um ensinamento lindo.
    Eu não sabia o que era autismo até começar a ver mais postagem, sabia que existia, mas não sabia o que era. Acho que é ótimo esse tipo de postagem!


    Beijinhos,
    www.entrechocolatesemusicas.com

    ResponderExcluir
  6. achei muito legal a iniciativa da editora ^^
    eu conheço o livro, e apesar de querer ler ainda não tive a oportunidade.
    Seguindo o Coelho Branco

    ResponderExcluir
  7. Editora Valentina sempre mandando muito bem nessas ações, eu infelizmente não consegui participar esse ano, mas dou todo meu apoio. A melhor forma de acabar com o preconceito é passar a cnhecer sobre o que se fala, parabéns Cila, pela iniciativa

    ResponderExcluir
  8. Oi Cila, tudo bem?

    Muito legal da editora promover essa semana, fazendo ações e falando sobre o autismo. Parabéns também pro blogs envolvidos, acho um projeto muito bacana.

    Sobre o livro ainda não li, mas já me recomendaram e tenho certeza que vou gostar de Passarinha.

    Beijos
    Leitora sempre

    ResponderExcluir
  9. Achei fantástica essa frase: "autismo não se cura, se compreende". Só não diga pra Caitlin que ela tem autismo que ela fica enlouquecida, Asperger sim, ela sabe que tem. É uma personagem encantadora!

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  10. Oi Cila, tudo bem?

    Muito importante falar e divulgar sobre o autismo, muita gente ainda tem preconceitos quanto a isso, o que é uma pena. To doida para ler Passarinha, espero que eu goste do livro e me emocione

    beijos
    Kel
    www.porumaboaleitura.com.br

    ResponderExcluir
  11. Eu sempre me encantei com a capa do livro, mas nunca procurei saber do que se tratava.
    Estou comovida com o tema do livro, especialmente por já ter tido uma aluna com tal transtorno, confesso que ela marcou minha vida e se tornou inesquecível. Justamente por isso, vou querer ler livro . Acho que vou me emocionar muito com ele.

    Café com Letras

    ResponderExcluir
  12. Oi Cila,

    Eu tenho muita vontade de conhecer mais sobre o autismo, sou muito curiosa em relação a ela. Eu nunca tenho dinheiro pra comprar livros e então tenho que esperar a boa vontade dos meus pais dr me deixarem comprar algum livros. Com certeza esse já vai ser um dos primeiros a entrar na minha estante.

    Mayla

    ResponderExcluir