O Cantinho Participa: Campanha Fale! Contra o Abuso






O que temos hoje na programação da

  Campanha Fale! Contra o Abuso?




 
Hoje nós vamos descobrir qual é o papel da Editora Valentina nesse movimento e entender um pouco sobre os tipos de abuso!!!!!

O Cantinho para Leitura convida todos vocês a falarem:

Vamos quebrar o silêncio!!!!




A Valentina:

A Editora Valentina publicou em 2013 o livro chamado "Fale!", da autora Laurie Halse Anderson, que recebeu honra ao mérito  "The Michael L. Printz Award for Excellence in Young Adult Literature" e inúmeros prêmios (confira a lista no site da editora) entre eles o “Altamente Recomendável” norte-americano para leitura escolar.

Esse ano, dez Blogs se uniram e criaram o "Projeto Booktubers Contra o Bullying", que estará falando sobre vários livros que abordam o tema de Bullying, entre eles, "Fale!".
A Editora Valentina gostou tanto da ideia, que resolveu apoiar o projeto e dar continuidade ao "Movimento "Fale! Contra o Abuso".

Assim, o Cantinho para Leitura tem a honra de participar da Campanha Fale! Contra o Abuso, que acontece de 03 a 07 de agosto, para apoiar o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescente (dia 18/05)!!!!!





Com Vocês:

Fale!



Fale! é um livro impactante e corajoso, que incentiva a reflexão e o debate. É para ser lido com o coração e, principalmente, relido com a alma.

Adicione no Skoob




 Sinopse:

PREMIADO, CONTROVERSO, PIONEIRO E TRANSFORMADOR

“Fale sobre você... Queremos saber o que tem a dizer.” Desde o primeiro momento, quando começou a estudar no colégio Merryweather, Melinda sabia que isso não passava de uma mentira deslavada, uma típica farsa encenada para os calouros. Os poucos amigos que tinha, ela perdeu ou vai perder, acabou isolada e jogada para escanteio. O que não é de admirar, afinal, a garota ligou para a polícia, destruiu a tradicional festinha que os veteranos promovem para comemorar a chegada das férias e, de quebra, mandou vários colegas para a cadeia. E agora ninguém mais quer saber dela, nem ao menos lhe dirigem a palavra (insultos e deboches, sim) ou lhe dedicam alguns minutos de atenção, com duvidosas exceções. Com o passar dos dias, Melinda vai murchando como uma planta sem água e emudece. Está tão só e tão fragilizada que não tem mais forças para reagir.

Finalmente encontra abrigo nas aulas de arte, e será por meio de seu projeto artístico que tentará retomar a vida e enfrentar seus demônios: o que, de fato, ocorreu naquela maldita festa?

Um romance de estreia extraordinário; uma obra-prima vencedora (e finalista) de inúmeros prêmios sobre uma jovem que opta por calar em vez de dizer a verdade. Fale! encantou tanto leitores quanto educadores, alunos e professores. Um romance transformador, corajoso, capaz de fazer refletir sobre temas fundamentais – porém espinhosos como o bullying – do cotidiano dos adolescentes.




Em 2004, o livro foi transformado em filme (O Silêncio de Melinda), com Kristen Stewart, da saga Crepúsculo, no papel da protagonista.





A Editora acrescentou ao livro algumas informações importantes sobre o Abuso no Brasil, e disponibilizou os canais que as vítimas poderão utilizar para denunciar essa violência. Vocês poderão ler no ISSUU essa cartilha.





Projeto Booktubers:






Esses são alguns títulos que serão discutidos no projeto e que abordam o tema:

Bullying!!!!!!







O que é Abuso?


Segundo a Wikipedia o abuso aplica-se a qualquer ação humana onde exista uma pre-condição de desnível de poder, seja ele sobre objetos, seres, legislações, crenças ou valores. 

O abuso geralmente vem associado à ideia de poder do abusador sobre o "objeto" abusado, que não pode ou não quer (por motivos intimidatórios reais ou não) resistir e/ou se contrapor ao abuso.



Abuso contra o Idoso:



violência  contra  a  pessoa  idosa  é  silenciosa  e acontece em todo o mundo. Essa grave violação dos direitos humanos fez com que a Organização das Nações Unidas  (ONU)  e  a  Rede  Internacional  de  Prevenção  à Violência à Pessoa Idosa (INPEA) instituíssem o dia 15 de  junho  como  o  Dia  Mundial  de  Conscientização  da Violência  contra  a  Pessoa  Idosa. 

O  objetivo  da  data  é criar uma consciência mundial, social e política da existência  da  violência  contra  a  pessoa  idosa  e  assim  conscientizar  a  sociedade  para  a  importância  do  combate  a essa crueldade.

Estatuto  do  Idoso  determina,  em  seu  art.  4º, que “nenhum idoso será objeto de qualquer tipo de negligência, discriminação, violência, crueldade ou opressão e todo o atentado aos seus direitos, por ação ou omissão, será punido na forma da lei.





Maiores informações na Cartilha da Defensoria : Link






Abuso contra a Mulher:




Em 1994, o Brasil assinou o documento da Convenção Interamericana para Prevenir, Punir e Erradicar a Violência contra a Mulher, também conhecida como Convenção de Belém do Pará. 

Foi com base nesta Convenção que a definição de violência contra a mulher constante na Lei Maria da Penha (Lei 11.340/2006) foi escrita. (Fonte)



"Para os efeitos desta Convenção deve-se entender por violência contra a mulher qualquer ação ou conduta, baseada no gênero, que cause morte, dano ou sofrimento físico, sexual ou psicológico à mulher, tanto no âmbito público como no privado".

 (Art. 1º da Convenção de Belém do Párá)


Segundo a Wikipédia, dentre as diferentes formas de violência contra a mulher podemos encontrar as que falam da violência familiar ou violência doméstica e a violência no trabalho, que se manifestam através de agressões físicas, psicológicas e sociais. 

Na violência intrafamiliar, contra as mulheres ou as meninas incluem o maltrato físico, assim como o abuso sexual, psicológico e econômico.

O dia 10 de Outubro é considerado o Dia Nacional de Luta contra a Violência à Mulher e o dia 25 de Novembro, o Dia Internacional da Não Violência contra as Mulheres.

 

Rompa o Silêncio: Violência Contra a Mulher é Crime.

Denuncie!!!!





Vocês já conhecem a página "Violência contra a mulher é crime. Denuncie" no facebook? Acesse o Link



Abuso contra a Criança e o Adolescente:




Desde 1990, o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) estabeleceu que o abuso é uma violação aos direitos humanos.

O abuso sexual acontece independentemente de classe social e é cometido, em muitos casos, por membros da família ou pessoas em quem a vítima confia. 








Cartilha Enfrentamento à Violência Sexual:


Cartilha

O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro, por intermédio da 12ª PJIJ, juntamente com o Ministério Público do Trabalho, por meio da PRT 1ª Região, elaboraram esta cartilha que surgiu da necessidade de fomentar, junto aos agentes da lei, o enfrentamento da exploração sexual e proteção das crianças/adolescentes vítimas.

Eu também encontrei a Cartilha: Violência Sexual Contra as Crianças- Você Sabe como Agir, feita pelo Ministério Público do Rio Grande do Norte, com explicações sobre os tipos de violência e o que fazer, a quem recorrer. Acesse a Cartilha no Link





Denuncie:







Realização:




Editora Valentina: Site / Facebook / Twitter / Youtube



8 comentários

  1. Oi Cila, minha linda. Adorei essa campanha da Valentina. Todos os tipos de abusos são muito sérios e precisam ser tratados da devida maneira. Bullying também é outra coisa muito séria, quantas pessoas já morreram e ainda morrem hoje em dia por causa disso? Esses livros que você citou é um belo exemplo disso. Quero muito ler Fale!, trata de uma temática que eu gosto e sei que me sentiria confortável lendo!
    Beijo,
    http://www.pactoliterario.com/

    ResponderExcluir
  2. OI Cila...
    Estou achando super bacana essa ideia da editora de promover esse projeto contra várias formas de abusos. Todas são graves e causam sofrimento.
    Adorei a postagem, parabéns.

    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. eu tinha visto essa campanha da Valentina em outros blogs e achei a proposta super válida. É importante que - por meio da literatura - vários desses crimes cometidos sejam abordados, a fim de que não sejam cometidos ou sejam combatidos... [falo com relação ao bullying, que é no caso, abordado nos livros apresentados no post]...
    Com relação aos outros projetos, a proposta é igualmente importante, pelos motivos acima citados..
    Parabéns à editora, e a você pela postagem...

    ResponderExcluir
  4. Amiga achei muito legal essa campanha que vocês estão fazendo.
    Eu ainda tenho receio de ler os livros que abordam esse tema de bullying embora
    eu acho interessante saber como é e o porque as pessoas passam por isso, até porque já passei por algo assim sabe? E um dos livros que queria ler e que tenho até receio é os 13 porque. Todos falam muito bem sobre ele, mas eu ainda não sei se leio ou não =/

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/08/dia-de-quote-7.html

    ResponderExcluir
  5. AMEI a iniciativa da editora, maravilhosamente bem vinda e necessária. Eu já li Fale! e gostei bastante, é um livro realmente intenso e que faz pensar em muita coisa... Amei o seu post, ficou ótimo!!

    ResponderExcluir
  6. Olá!

    Todo e qualquer tipo de abuso é algo inadmissível ao meu ver, fico muito feliz em ver essa campanha e ver que a Editora Valentina levanta essa bandeira. Parabéns por participarem meninas, a postagem ficou ótima e é muito bom para que todos leiam. Também curtir ver os livros que relacionaram.

    Não para a violência! Uma bandeira que deveria ser levantada e honrada por todos, independentemente de qual é a forma!

    Beijo!
    Ana.

    ResponderExcluir
  7. Oii Cila!

    Já vi esse projeto em outros blogs e achei isso muito lindo! Amei esse projeto ^^ O abuso é uma coisa horrível e temos que lutar contra isso.

    Beijos, Amanda
    www.vicio-de-leitura.com

    ResponderExcluir
  8. Oi Cila,
    Parabéns pelo seu post. E extremamente importante que as pessoas saibam o que é um abuso, e quem são as principais vítimas desse crime. Eu como policial já vi muita coisa, e continuo a ver, infelizmente. Como pai de uma adolescente esse é um dos meus frequentes medos, pois o nosso país é um celeiro de abusos, principalmente os sexuais. As nossas leis são arcaicas e nosso sistema prisional risível, para não dizer medíocre. E a tudo isso há o que nós chamamos de impunidade. É preciso, antes de mais nada, propor mudanças nas leis, nas penas. É preciso que as pessoas se sintam seguras. E com iniciativas como essas que você mencionou em seu blog já começamos a dar um primeiro passo para essas mudanças.
    parabéns novamente.
    bjs

    Antonio Henrique
    www.navioerrante.blogspot.com.br

    ResponderExcluir