O Cantinho Participa: Campanha Fale! Contra o Abuso






O que temos hoje na programação da
  Campanha Fale! Contra o Abuso?




Hoje a semana se despede com o tema: Bullying!!!!!! Vamos ter poesia, charge, música e até animação!!! E é claro, muita informação.





O Cantinho para Leitura convida todos vocês a falarem:

Vamos quebrar o silêncio!!!!





O que é Bullying?





Bullying é um termo da língua inglesa (bully = “valentão”) que se refere a todas as formas de atitudes agressivas, verbais ou físicas, intencionais e repetitivas, que ocorrem sem motivação evidente e são exercidas por um ou mais indivíduos, causando dor e angústia, com o objetivo de intimidar ou agredir outra pessoa sem ter a possibilidade ou capacidade de se defender, sendo realizadas dentro de uma relação desigual de forças ou poder.


As crianças ou adolescentes que sofrem bullying podem se tornar adultos com sentimentos negativos e baixa autoestima. Tendem a adquirir sérios problemas de relacionamento, podendo, inclusive, contrair comportamento agressivo. Em casos extremos, a vítima poderá tentar ou cometer suicídio.

Os atos de bullying ferem princípios constitucionais – respeito à dignidade da pessoa humana – e ferem o Código Civil, que determina que todo ato ilícito que cause dano a outrem gera o dever de indenizar. 

O responsável pelo ato de bullying pode também ser enquadrado no Código de Defesa do Consumidor, tendo em vista que as escolas prestam serviço aos consumidores e são responsáveis por atos de bullying que ocorram dentro do estabelecimento de ensino/trabalho. (Fonte)



Facebook Campanha contra o Bullying:


Facebook

Nessa página vocês irão encontrar vários vídeos de pessoas que sofreram com o bullying além de informações, vale a pena conferir!!!!!!





Turma da Mônica contra o Bullying:

Esse vídeo da Turminha da Mônica é perfeito para explicar o que é Bullying!!!!!







Psiquiatra Ana Beatriz Barbosa Silva no Programa Sem Censura fala sobre Bullying:



A Dra. Ana Beatriz é uma psiquiatra renomada, autora, dentre outros livros, do "Mentes Perigosas nas Escolas - Bullying". No seu site vocês podem conferir outros vídeos da doutora nos programas: Mais Você- da Ana Maria Braga, Altas Horas- do Serginho Groisman e Programa Almanaque. 



Projeto To This Day:
 


To This Day é uma animação de quase oito minutos que mobilizou 86 artistas de diversos países, inclusive Brasil. O projeto toma por base o poema do artista canadense Shane Koyczan para falar sobre o duradouro impacto do bullying na vida das vítimas. 

O esforço colaborativo liderado pelo estúdio Giant Ant tem por objetivo conscientizar a comunidade e combater o problema, divulgando canais de apoio e ferramentas para ajudar pais e professores nesta batalha. (Fonte)


 Vocês precisam ver a animação do projeto, é emocionante, intensa, cortante!!!!!!








Charge do Maurício Ricardo:
 





Filme da Deustsch para a Champions Against Bullying:Com um final inesperado, campanha pede que pessoas ajam antes que seja tarde demais!!!!!

Como seria o mundo se o bullying não existisse e, em vez de palavras de ódio e desdém, adolescentes do mundo inteiro recebessem apenas mensagens carinhosas, falando sobre o quanto eles são queridos, como seus sorrisos iluminam o dia de alguém ou como seus amigos se importam com eles?

À primeira vista, é o que parece acontecer em Too Late, filme criado pela Deutsch de Nova York para a Champions Against Bullying. Aos poucos, entretanto, a história começa a caminhar para um outro desfecho.

Aqui, assim como em outras campanhas do gênero, há um pedido claro e direto para que pessoas ajam antes que seja muito tarde. Quem sabe, um dia, graças a campanhas como esta e outras, essas histórias realmente tenham um final diferente. (Fonte)

Vocês precisam ver esse vídeo da campanha que tem menos de um minuto de duração e foi o suficiente para me fazer chorar!!!!!






O Garoto que Superou o Bullying!!!!


Antes que seja tarde demais como a campanha acima alerta, vamos fazer como o Leondre!!!

Leondre e Charlie são o Bars & Melody. Esta é uma canção sincera cantada por Leondre (13 anos) que faz o rap e Charlie (15 anos) que canta. 

Leondre ficou intimidado na escola primária e esse rap espelha sua vida perante a agressão física e psicológica que ele sofria. (Fonte: Youtube)


Vejam o vídeo deles cantando, eles também me fizeram chorar!!!!

E que talento musical eles tem!!!!







Espero que todos vocês continuem falando, que a campanha não acabe!!!!

Vamos mudar essa situação!!!!!

Quebrem o silêncio!!!!








Realização:




Editora Valentina: Site / Facebook / Twitter / Youtube



16 comentários

  1. Que post maravilhoso, super informativo! Bullying é um problema que parece não ter fim né, sempre vai ter aquele que não sabe enxergar a si própria e que gosta de fazer pouco dos outros, infelizmente :/

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br
    Tem resenha nova de "Caixa de Pássaros" no blog, vem conferir!

    ResponderExcluir
  2. Isso mesmo! Chega de bullying. Super apoiado sempre! *_* Arrasou no post.

    Seguindo o blog!
    http://postandotrechos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oiii!

    Cila, eu estou AMANDO essa semana que infelizmente acabou. Acompanhei em diversos blogs e acho que todas as formas de conscientização é valida. Hoje esse assunto está muito em pauta e percebo que as pessoas levam muito a serio, outra entretanto não tem taaaantas informações, adorei ver os Mauricios aqui falarem sobre os temas de uma forma mais teen.


    Beijinhos,
    www.entrechocolatesemusicas.com

    ResponderExcluir
  4. Oi Cila, tudo bem?

    Parabéns aos blogs e a editora por promover esse semana, pois é muito importante falar sobre isso e como a Ana falou acima é super importante a conscientização. Eu vi em vários blogs sobre essa semana e parabéns pra todos.

    Beijos
    Leitora Sempre

    ResponderExcluir
  5. Olá, tudo bem?

    Adorei essa ideia da Velentina criar essa campanha com os blogueiros e os booktubers, pois além de passar uma mensagem muito bacana para os leitores em geral, dá também dicas de filmes, livros e projetos maravilhosos que abordam o tema, como foi o caso do seu post. Parabéns por participar ;)

    Abraços,
    Matheus Braga
    Vida de Leitor - http://vidadeleitor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oi Cila!
    Já li sobre essa campanha em outros blogs e estou achando super legal! Quando as pessoas se juntam, a informação corre rápido, não é? Parabéns por se juntar a essa iniciativa e ajudar a divulgar a luta contra o bullying!

    Beijos,
    Fernanda
    www.oprazerdaliteratura.com.br

    ResponderExcluir
  7. Oi Cila linda, tudo bem??
    Essa campanha é maravilhosa e fico cada vez mais encantada pela editora Valentina que é mais que uma editora... ela sempre traz assuntos que mexem com a nossa mente e pensamento... que nos faz querer soltar a voz e querer mostrar quando queremos podemos nos unir e quebrar o preconceito... fico revoltada com quem pratica esse ato... não consigo entender o prazer que algumas pessoas sentem em humilhar alguém e fazer a pessoa ficar mal com insultos e xingamentos... isso é muito triste, mas tenho esperança, porque são pequenos gestos como este, que poderemos fazer a estrelar crescer e brilhar... a editora conseguiu manter o respeito que eu já tinha por ela e passe a admira-la cada vez mais... e também dou os parabéns aos blogs que aderiram a causa e de sua maneira estão soltando a sua vez e falando... xero!

    ResponderExcluir
  8. ^^ Oi Cila.
    Eu achei essa campanha super válida e que vale super a pena para conscientizar as pessoas. Gostei de vc ter aderido.
    Já vi esse vídeo do menino que canta um rap com o amigo. é realmente tocante.
    Seguindo o Coelho Branco

    ResponderExcluir
  9. Oi, florzinha! Tudo bem?
    Eu adoro essas campanhas da Valentina! Apesar de ter se tornado frequente, eu fico impressionada com a diversidade dos posts que encontramos a cada nova edição de uma campanha. Eu nunca tive interesse em ler o livro 'Fale', mas acredito que esse tipo de campanha é super importante para quem não conhece muito sobre o assunto e/ou está em busca de ajuda. Vou tentar acompanhar os demais posts e deixo aqui meus parabéns por você fazer parte desse movimento tão lindo.

    Beijos, boa semana :)
    www.procurei-em-sonhos.com

    ResponderExcluir
  10. Adoro essas campanhas da Editora Valentina, eu infelizmente não consegui me programar para participar esse ano, mas acho super importante que a blogosfera se una para falar de um assunto infelizmente tão corriqueiro no mo mento atual. Adorei sua postagem cila!

    ResponderExcluir
  11. Cila lindona mais uma vez a Editora Valentina está de parabéns pelas campanhas com os Blogueiros com uma tema que deve chegar a todos, inclusive aos adolescentes, que devem se conscientizar sobre os perigos do Bullying . beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  12. Nossa, Cila, achei o máximo sua postagem! Tantos vídeos legais que nem sei de qual gostei mais. Acho muito legal essa campanha, o bullying é algo que tem que acabar, espero sinceramente que as pessoas se tornem cada vez mais conscientes do mal que ele faz e parem com isso.

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  13. Oi Cila, parabéns pela divulgação de um assunto tão importante e delicado que está presente em nossa sociedade. Realmente é muito importante esse tipo de conscientização.

    Bjs, Glaucia.
    www.maisquelivros.com

    ResponderExcluir
  14. Oi, Cila!
    Também participei da campanha Fale!, mas foquei mais na questão do abuso sexual do que do bullying. São temas importantes, que precisam ser discutidos pra criar uma conscientização na sociedade. Adorei seu post!
    Beijinhos!
    Giulia - www.prazermechamolivro.com

    ResponderExcluir
  15. Cila, sua LINDA!!!!

    Que matéria em forma post mais fantástica! Ela está digna de ser trabalhada em sala de aula com os jovens, sem falar que traz ilustrações e filmes que realmente enriquecem a reflexão sobre esta questão tão devastadora. A Valentina e os blogs envolvidos na Campanha estão de parabéns, pois bullyng realmente não é brincadeira, deixa sequelas ou acaba com a vida das pessoas vitimas.

    Beijos
    Tânia Bueno
    www.facesdaleitura.com.br

    ResponderExcluir
  16. Oie, Cila!
    Que campanha linda. Parabéns a você e a editora por estarem trazendo a discussão para a blogosfera. Olhando para trás, percebo que já fui alvo de bullying, mas na época não usavam essa denominação. Não deixava de ser uma coisa chata que sempre me magoava... Até que eu aprendi a revidar. Comigo deu certo, sei que muitas crianças não conseguem. Só desejo boa sorte a elas - e que não fiquem caladas.
    Com carinho,
    Celly.

    Me Livrando — Livre-se você também!

    ResponderExcluir