O Cantinho Participa: Semana Guardião? - Série Uma Geração. Todas as Decisões!!!!!!




O que temos hoje na programação da
  Semana Guardião? - Série Uma Geração. Todas as Decisões?



Hoje nos despedimos com uma entrevista com a autora, que foi super carinhosa e atenciosa em nos responder.



Cantinho para Leitura: Eleonor, além de escritora você é pediatra. Eu adoro crianças!!! Gostaria que contasse um pouco sobre a escolha dessa profissão e o que ela acrescenta a sua vida. 

 

Eleonor: Sobre a escolha, olha, rsrs... Nem sei explicar! Quando era criança, pretendia ser qualquer coisa, menos médica. Aí, quando chegou a hora do vestibular, lá estava eu fazendo vestibular para Medicina. Não sei em que ponto da vida mudei de ideia, sinceramente! Mas, desde que entrei em Medicina, sabia que queria ser pediatra. Gosto de crianças e de trabalhar com elas. O que acrescenta? Bom, sempre digo que sou uma das poucas pessoas felizardas que recarrega suas energias no trabalho! Quer dizer, ao menos na maior parte dos dias, porque tem outros que, puxa...! Mas a maior parte dos dias são muito bons!



Cantinho para Leitura: Crianças são imprevisíveis. Eu fico impressionada como sempre estou aprendendo com elas. Você tem alguma história engraçada para compartilhar?


Eleonor: Montes, que mudam todos os dias! O jeito com que eles reagem a irmãozinhos mais novos, as dúvidas dos pré-adolescentes sobre o corpo... A força que eu preciso fazer para não rir de certas perguntas, tipo “mas tem certeza que essa espinha não vai deixar uma cicatriz pra sempre no meu nariz?!”. No momento, o atual “astro” das molecagens é meu neto de quase dois anos. Não dá para tirar os olhos um segundo de cima dele! São imãs de geladeira que vão parar no lixo, a água dos gatos entornada em velocidade recorde, a criaturinha tentando subir em tudo que vê pela frente e, claro, os óculos do avô, que foram parar inexplicavelmente debaixo do fogão, sendo encontrados apenas na faxina seguinte!


Cantinho para Leitura: Qual foi o papel da sua família e da escola na sua opção pela literatura? Consegue lembrar qual foi o primeiro livro que despertou você para o mundo mágico da leitura? 


Eleonor: A família, principalmente meu pai, sempre estimulou a leitura. Sempre houve livros em quantidade lá em casa, de todos os tipos e gêneros. Depois de lidos, eram trocados nos sebos, de modo que nunca soube exatamente quanta coisa já li. Conheci Tolkien assim: vindo de um sebo, numa das trocas que meu pai fez. Claro que os livros especiais ficavam guardados e ele não podia trocar, rsrs. Quanto ao primeiro livro que realmente me impressionou, fácil: O Sítio do Pica-Pau Amarelo, de Monteiro Lobato. Li todo!


Cantinho para Leitura: Algum autor lhe inspirou e de alguma forma contribuiu para a sua profissão de escritora? De que forma? 

 

Eleonor: Tolkien, mostrando que fantasia pode ser incrível, mas precisa ser coerente. Isaac Asimov, que ensinou que ficção científica não precisa ser complicada. E a grande mestra Agatha Christie, com quem a gente aprende a não deixar pontas soltas em histórias!

Cantinho para Leitura: Sobre o seu trabalho. Eu fiquei muito feliz quando descobri que esse ano você foi indicada para integrar a Academia de Letras e Artes de Buenos Aires. Fale um pouco sobre o que representa essa honraria. Como você se sentiu.


Eleonor: Bom , foi incrível, foi meio que um sonho, foi... Sei lá. Ainda fico bem boba quando olho as fotos, rsrs!

Cantinho para Leitura: Agora chegou a hora de apresentar sua história. Para quem ainda não conhece, fale um pouco sobre a série “Uma Geração. Todas as Decisões”. 

 
Eleonor: Eu vou colar a sinopse de Cisne, rsrs. É a que melhor apresenta a série como um todo! 

"Unificada e em paz, a Terra se dedicou à ciência e à exploração espacial, descobrindo Tarilian, um planeta habitado inesperadamente próximo. As relações entre os dois mundos iniciaram corteses, mas rapidamente uma rivalidade inútil se estabeleceu, minando a amizade entre terráqueos e tarilianos. Um infeliz incidente diplomático piorou ainda mais as relações interplanetárias; a solução para o impasse se encontra no Cisne, um veleiro movido a energia solar que é um dos mais avançados biolabs flutuantes do planeta. O Cisne é também o lar da família Melbourne: os pais, Doris e Henry, são os biólogos marinhos responsáveis pelo barco; os filhos são sua irrequieta tripulação. Sem saber que fazem parte de uma geração que decidirá o futuro do mundo inteiro, agora os jovens Melbourne precisarão dar o melhor de si para melhorar as relações entre Terra e Tarilian".

É uma história grande, o trabalho de uma vida inteira. Cada acontecimento foi muito bem pensado e planejado, exceto, é claro, quando os senhores personagens, que às vezes pensam que são gente de verdade, resolvem interferir e tentar puxar o enredo para rumos inimagináveis. Já tivemos grandes brigas, meus personagens e eu. Até agora, estou ganhando e o final vai ser aquele que EU decidi. 

Cantinho para Leitura: O que pode nos adiantar sobre o próximo livro da série: Talismãs? 

 
Eleonor: Da mesma forma que “Linhagens” encaixou certinho no final de “Cisne”, “Talismãs” encaixa certinho no final de “Linhagens” (final este, aliás, que deixou muita gente querendo meu pescoço). É outro monstrinho que certamente terá setecentas e tantas páginas e, como seu título diz, haverá um enfoque maior nos Talismãs, o foco de poder das Linhagens. Os acontecimentos se dividem entre Terra e Tarilian, com muita presença da família Melbourne, Peggy e Peter, o Herdeiro de Merine que não para de atordoar a ala adulta! Ricardo e Anna, os dois jovens da Cidade Espacial, irão passar uma temporada no Cisne. Uma temporada bem agitada!


Cantinho para Leitura: Momento mais aguardado: Na Bienal do Rio de Janeiro, você irá lançar mais um spin off da série: “Guardião?”, que ganhará a versão física. Fale um pouco sobre ele. O que os fãs podem esperar? 

 
Eleonor: “Guardião?” tem como protagonista Steve, um personagem que foi apenas mencionado até agora. Mas ele tem uma história muito rica, uma pilha enorme de segredos que serão essenciais para o enredo, e merecia mais espaço do que vinha recebendo! (Ele é um personagem espaçoso que gosta de ser o centro das atenções). Quem não conhece a série, pode esperar uma apresentação de gala. Quem já conhece, pode se preparar para surpresas, muitas surpresas!

Cantinho para Leitura: Do que você viu da vida, de todos os lugares que conheceu, das pessoas que compartilharam momentos com você, qual a mensagem que gostaria de deixar aqui, no blog do “Cantinho para Leitura”?

 
Eleonor: Essa eu pulo, ok? Beijos!





Agora ficarei aguardando ansiosa pelo Lançamento na Bienal!!!!!!





Contato com a Autora:

10 comentários

  1. Adorei a entrevista Cila, como já disse eu adoro estas semanas de divulgação, pois me permite conhecer muitas obras lindas que antes não conhecia, já fiquei curiosa ^^

    Bjs Joi Cardoso
    Estante Diagonal

    ResponderExcluir
  2. Olá Cila,

    Gostei demais da entrevista, bom conhecer mais um pouco dos autores, tenho muita vontade de ler os livros dela.....bjs.

    devoradordeletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Oii!

    Eu gostei bastante de participar dessa semana porque foi ótimo para conhecer a obra da autora <3
    Sua entrevista ficou ótima tá?
    Gostei da forma como a Eleonor respondeu, a unica coisa que não curtir foi a forma como ela não deixou mensagem em nenhum. Não custava nada né?


    Beijinhos,
    www.entrechocolatesemusicas.com

    ResponderExcluir
  4. Oi Cila, adorei a entrevista a Eleonor parece ser muito simpática e só de ler que ela se inspira em Tolkien e Asimov eu já amo essa mulher. Dei risada com a história de consultório, mas ainda mais com o netinho dela, crianças são um encanto mas precisam de dois olhos grudados a todo momento. Não li muito o final da entrevista pq ainda não li o primeiro livro e fiquei com medo de saber demais. Mas adorei de verdade!

    ResponderExcluir
  5. Oii,

    então parabéns pelo trabalho, eu sei o como e difícil sempre estar com coisa nova, adorei seu blog, srio mesmo, parabéns mais uma vez.

    ResponderExcluir
  6. Adorei a entrevista, nos permite conhecer um pouco da autora e nos inspira a ler suas obras, que eu ainda não conheço! Parabéns pelo trabalho!!

    http://porredelivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Cila lindona adorei a entrevista menina, a conheci na Semana Nacional e amei sua palestra. A capa de seu novo livro está linda, Crianças como o Neto dela sempre tem artes a fazer rsss

    beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  8. Estou louca pra saber mais sobre a história do Steve e mais louca ainda para ler Talismãs!! *-* Amo essa série e adoro a Eleonor, desejo cada vez mais sucesso para ela e cada vez mais livros dela para nós! rs...

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  9. Oi Cila lindona, adorei a entrevista e saber mais sobre a autora. Achei bem diferente uma pediatra escrever livros tão bons e ainda por cima tão volumosos, isso foge bastante da área dela né! Só não curti a pergunta final, acho que é sempre importante deixar uma mensagem, mas ela deve ter os motivos dela.

    Bjs, Glaucia.
    www.maisquelivros.com

    ResponderExcluir
  10. Olá Cila, adorei a entrevista e sua perguntas, eu também estou participando dessa semana de divulgação e estou morrendo de vontade de poder começar a ler os livros da Eleonor.

    Visite "Meu Mundo, Meu Estilo"

    ResponderExcluir