Resenha do Livro: O Velho Vestido de Noiva!!!!

O Amor não tem idade!!!

Nunca é tarde para achar seu lugar no mundo e recomeçar!!!



Livro: O Velho Vestido de Noiva
Autora: Ana Ferrarezzi 
Editora: Talentos da Literatura Brasileira
Páginas: 223

O Cantinho Indica: 4/5 

  


O Velho Vestido de Noiva!!!





Adicione no Skoob



Sinopse:


Amélia se depara com uma devastadora notícia. Seu marido, o homem a quem se dedicou inteiramente durante trinta anos, pediu divórcio. Sem saber como prosseguir com sua vida, e aguardando que um milagre venha lhe dar uma direção, ela leva o seu vestido de noiva para uma reforma. Então, no meio do caminho, depara-se com um desdobramento inesperado. Fábio é dono de um bistrô famoso no Recreio, Rio de Janeiro. Desde seu traumático divórcio, abraçou uma vida solitária. Até se deparar com Amélia no ateliê de sua irmã, Letícia. Apesar de intrigado com a tristeza exposta nos olhos da bela mulher, manteve sua rotina. Então, ao caminhar pela rua, esbarra em seu desdobramento inesperado. Um livro intrigante, criativo, que acompanha com sensibilidade a transformação na vida desses dois personagens.



Confiram a Resenha!!!!!!!




RESENHA: O VELHO VESTIDO DE NOIVA






O Cantinho Abre o Coração!!!!


Sabe quando você não tem expectativas sobre um livro e ele lhe surpreende?

Foi o que aconteceu comigo.

Adorei o texto da autora que é muito bem escrito e muito inteligente. Eu consegui perceber facilmente a maturidade de quem estava por trás da caneta. 

Sua narrativa nos envolve do início até o final: sem notar li o livro em poucas horas. 

Sua história é leve e simples, é narrada em terceira pessoa, nos possibilitando acompanhar os pensamentos de Amélia e Fábio, e traz como diferencial a idade dos protagonistas: Amélia e Fábio já passaram dos quarenta anos.

Ela ainda construiu um personagem secundário que dará o que falar: Sandra, a irmã de Amélia. Nossa, como quis proteger Amélia dela em alguns momentos. Dava vontade de gritar com ela, eu simplesmente não acreditava no que ela falava e aconselhava sua irmã a fazer. 

Mas por fim, ela estava apenas preocupada com a irmã e a amava com o seu jeito torto de enxergar a situação. 

Mas tem mais!!!

A autora me despertou para um assunto que sempre me rodeou e a todas as românticas incuráveis: 

Por que o vestido de noiva é tão importante?

Por que não pode ser qualquer vestido? 

O que ele tem de especial a ponto da sua procura se tornar um ritual? 

É quase como se ele tivesse uma identidade, um nome próprio. Não é apenas um vestido, é o Vestido de Noiva!!!

Eu nunca tinha pensado sobre isso até ler esse livro.

Na introdução a autora nos explica o significado original do vestido de noiva e sua importância para as mulheres do passado. E depois nos diz que, com o tempo, essa importância foi se perdendo conforme a mulher foi conquistando seu espaço na sociedade.

E, então, nos faz uma pergunta: Por que o vestido de noiva ainda persiste?

Leiam a resenha até o fim e vocês irão descobrir, ou não, risos...

Parte Física: A capa é simples. O nome da autora e o título do livro foram escritos com um material diferenciado, que os deixa em alto relevo. Se passarmos os dedos sobre as letras, eles irão deslizar. A primeira letra de cada capítulo é desenhada e possui um tamanho diferenciado do restante do texto. O número de cada capítulo também possui uma fonte desenhada. O papel é amarelado em respeito ao leitor para não prejudicar a sua vista. 




Desdobramentos Inesperados...


Vocês acreditam em Destino?

Em qualquer lugar, a qualquer hora, simplesmente pode acontecer: a pessoa entra em sua vida.

Da mesma forma repentina que ela surge, ela pode desaparecer....

Mas eis que coincidências começam a acontecer para que seus caminhos se cruzem novamente.

Serão sinais???

É o que Amélia e Fábio irão descobrir nessa história de amor e recomeços!!!



Amélia:

30 anos.

Esse foi o tempo que Murilo decidiu que duraria seu casamento: ele a surpreende com a notícia de que está saindo de casa para viver com Claudia. Está tudo acabado.

Ela nunca iria imaginar, mas não reclamou. Ela não lutou para entender e muito menos para manter seu casamento. Não havia o que ser feito.

Ela só precisava sair dali, estava desmoronando.

Não sobrou nada para ela, não sobrou nada dela: se sentia totalmente perdida, seu marido subtraíra até o último resquício de sua identidade. 

Ela só tinha uma certeza: iria reformar seu velho vestido de noiva. E com essa resolução ela caminha até o ateliê de Letícia, enquanto analisa sua posição no casamento, tudo o que sacrificou e quem deixou de ser.

Ao chegar lá ela conhece Fábio, irmão de Letícia. 

Ela ainda não sabia, mas esse encontro estava prestes a mudar sua vida.....

Estava extremamente magoada e com muita raiva, fora traída e descartada depois de tudo o que fez. 

Então, por impulso, começa a correr, não sabia para onde, só queria se libertar, fazer algo por si. Foi nesse momento que ela esbarrou em um homem e ao reconhecê-lo lhe pede um emprego.

Era Fábio.



Fábio:

Ele não podia acreditar: passara a noite toda pensando nela e agora ela estava ali em seus braços.

Ele não conseguia nem pensar, só conseguia processar que seu corpo estava sobre o dela, no chão. O que foi mesmo que ela falou? Um emprego? Ele não precisava de ninguém. Mas sim, precisava sim, ela poderia ajudá-lo a ampliar o restaurante. Era perfeito!!!

E quando percebeu estava lhe oferecendo um quarto em sua casa, para ela ter um lugar onde ficar.

Tendo-a por perto, ele poderia encontrar uma forma de se aproximar dela, de se declarar.

Depois do divórcio ele passou a viver sozinho. Era dono do famoso restaurante La Nonna. Só tinha três mulheres em sua vida hoje: sua mãe, sua tia e sua prima. Vivia para elas e para o trabalho

Era assim desde que Regina sua ex-esposa tentou destruir sua vida. 

Agora ele só queria uma oportunidade de ficar com Amélia.




Murilo:

Com uma reviravolta na história, o ex-marido de Amélia, que, até então, não tinha aparecido, fará uma revelação bombástica sobre o passado de Fábio. 

E tem mais!!!!

O que???

Não posso contar leitores, para não estragar a surpresa.

Mas durante a leitura, a autora irá dar pistas de que algo está errado, vocês terão quer ler para descobrir!!!








Ponto Alto do Livro:



Eu gostaria que a ideia tivesse sido minha, pois ela é perfeita!!! Daria um lindo e intenso poema.....

Eu simplesmente amei!!!!

Sobre o que eu estou falando?

A autora, de uma forma muito inteligente, estabeleceu uma analogia entre o velho vestido de noiva de Amélia e o fim do seu casamento.


Tudo começa com ela adormecendo, agarrada ao seu velho vestido, como quem segura todo um passado que está ruindo: seu casamento acabou.

O vestido estava sem vida, irreconhecível. Da mesma forma que Amélia: ela abdicou de seus sonhos, abriu mão de sua carreira, permitiu que seu marido tirasse sua voz, desistindo de suas opiniões e de suas escolhas por ele, se submeteu a todas as suas exigências. Viveu para ele e em função dele. E agora ele a abandonara, a deixara sozinha com essa estranha, ela não sabia mais quem era.

O vestido estava áspero, perdeu sua delicadeza e suavidade. Da mesma forma que Amélia: depois de 30 anos, os primeiros traços da velhice já a alcançava, os efeitos da menopausa agora eram a sua realidade, sua beleza se esvaiu com a ação do tempo e seu corpo simplesmente não cabia mais em suas roupas. E agora seu marido a trocara por uma garota de 20 anos, ela não pertencia mais àquele casamento.

O vestido estava se desfazendo, seu tecido estava fraco. Da mesma forma que Amélia: ela nuca esteve por conta própria antes, não sabia o que fazer. A ideia de viver só a apavorava. Ela deu tudo de si para ele e ele a deixou sem nada. Estava sem forças, suportando um peso muito grande. E agora todos os momentos lindos que viveram juntos eram apenas lembranças que ele destruiu. Ela precisava aceitar que ele foi embora e que não irá voltar. 


E quando amanhece com ele em seus braços, ela se apoia nele: ela precisava de um norte para continuar, estava se sentindo perdida, tinha esperanças de que se conseguisse consertá-lo, todo o restante seria possível, ela ficaria bem. 

O Vestido estava desbotado, apresentando manchas do tempo, quase nenhum detalhe que o enfeitava sobreviveu, eram nítidas suas imperfeições. Não havia muito para salvar. Da mesma forma que Amélia: ela precisava deixar tudo para trás, tudo que a ligava e a mantinha presa àquele relacionamento fracassado. Teria que se reinventar para se encontrar.

E vocês pensam que ela parou por ai???

É claro que não!!! 

Com sensibilidade e talento Ana Ferrarezzi vai reformando o velho vestido de noiva ao mesmo tempo em que Amélia reconstrói sua vida. 

Ela cria outra analogia nos apontando as semelhanças entre o que é necessário para renovar o vestido e o que é necessário para Amélia refazer sua vida.

E de que forma ela faz isso???

Com um time preciso: em folhas destacadas e delicadamente decoradas com uma imagem ela vai falar do forro, do tecido, do vestido, do bordado, do ajuste e por fim do vestido de noiva pronto. 

Essas folhas serão inseridas entre os capítulos com exatidão, pois cada uma delas irá corresponder ao momento que Amélia estava passando no enredo.

E quando o vestido de noiva ficar pronto, iremos descobrir que ele não era mais o mesmo. Da mesma forma que Amélia não era mais a mesma, ela havia se transformado, ela finalmente encontrou sua identidade!!!

É nesse momento que a autora responde a pergunta feita na introdução: eu não posso contar, mas é lindo demais!!!

E esse é o ponto alto da história: o significado do vestido de noiva de Amélia!!!!

Quando ela teve a coragem de entregar seu antigo vestido para a costureira, ela também teve a coragem de querer que seu futuro fosse refeito, fosse renovado. Ela ouviu sua mãe e não teve medo de agir por impulso e assumir os riscos. Ela abraçou o que o Destino colocou em seu caminho!!!




















Contato com a Autora:




16 comentários

  1. Cila!!!

    Você é a melhor resenhista que conheço! Faz resenhas poéticas, perfeitas e tão bem escritas que nos convencem rapidinho de ler o livro em questão! O Velho Vestido de Noiva me encantou também, é uma leitura inteligente e envolvente.

    Beijosss!

    ResponderExcluir
  2. Ooi! Esse livro parece ser bem profundo e triste. Nas gosto de livros em que mulheres vão ~arrumando a sua vida, principalmente depois que algo do tipo acontece. Fiquei bastante curiosa.

    ResponderExcluir
  3. Também sempre me perguntei o porque do valor de um vestido de noiva, valor sentimental. Como nunca casei, acho que irei morrer sem entender, rsrs. Eu amo histórias maduras, com pessoas vividas e cheias de experiência, pelo visto a narrativa é doce e leve e eu sem dúvida adoraria lê-lo!!!

    Bj, Van - Retrô Books
    http://balaiodelivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oiii Cila, tudo bem?
    Menina eu sou completamente louca para ler esse livro, acho a edição fabulosa e com toda certeza seria maravilhoso, e diante dessa sua resenha só me incentivou ainda a querer ter a edição nas minhas mãos e na minha estante.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  5. Oi Cila.

    Adorei sua resenha, pois a história parece ser bem cativante e madura de apreciar. Deu vontade de ler porque gostei da comparação do vestido de noiva com a personagem na forma de transformação e encontrar sua identidade.

    Bjos

    ResponderExcluir
  6. Oi tudo bem?
    Pensei que era um livro de terror e sobrenatural quando olhei para a capa. haha.
    Eu não daria nada para a obra, mas sua resenha me deixou surpresa, sempre tem um personagem para nos fazer raiva. Mas gostei dessa história do vestido, a relação dele com a vida da personagem, interessante. Beijos.

    ResponderExcluir
  7. Oi Cila!

    Não conhecia esse livro e achei a temática bem interessante. Também sempre fiquei pensando pra quê que serve vestido de noiva. Num sei... Acho que se um dia eu casar, num vou me importar muito com a roupa que estou vestindo, mas enfim. Já num tô a fim de conhecer a irmã da Amélia, detesto esse tipinho de gente. Mas gostei da analogia que a autora fez com o vestido de noiva.

    Beijo!
    http://www.roendolivros.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Oiii Cila!

    Eu não conhecia esse livro é com toda certeza esse enredo me ganha.
    Gostei bastante da forma como tudo foi bem escrito e amarrado. AMO NOIVAS HAHAHA. Dica anotada!

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  9. Cila, achei sua resenha muito interessante e foi impossível não ficar curiosa para saber o desenrolar dessa história.
    Acho que também nunca tinha pensado no valor do vestido de noiva, mesmo pensando que ele é o vestido.
    Já quero saber mais sobre esse ponto alto da história! ^^

    Lisossomos

    ResponderExcluir
  10. Oi, Cila!

    Não conhecia essa obra, mas eu gosto muito dos lançamentos desse selo da Novo século, sempre curto a leitura, então essa com certeza vai me encantar também, ainda mais depois dessa sua resenha maravilhosa. Fiquei muito curiosa pelo enredo todo.
    beijos
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
  11. Oi, Cila!
    Muito interessante a premissa do livro envolvendo toda essa analogia entre o que seria o velho e o novo vestido de noiva, e como ele representa o casamento da protagonista. Deve ser uma leitura bem envolvente mesmo, e até me deu uma certa curiosidade de conferi-lo, por mais que tramas de casamento não sejam o meu foco na leitura, mas de vez em quando é bom mudar.
    Beijos!

    ♥ Sâmmy ♥
    ♥ SammySacional ♥

    ResponderExcluir
  12. Ooooi Cila! Tudo bem?

    Confesso que quando olhei pra capa, e também pelo titulo, não me interessei nenhum pouco. (Achei bem feinha essa capa haha)
    Ok que não faz parte dos meus gêneros preferidos, maaas, é bom sair da zona de conforto né.
    Mas apos ler sua resenha já comecei gostar.

    Beijoos
    http://estantemineira.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Oi Cila!
    Que fofa sua resenha! *-* Tão bom quando um livro nos surpreende, né? Ultimamente tenho tido gratas surpresas e fico imensamente feliz por isso. <3
    Por tudo que li acho que é um livro que me ganharia em cheio. A história parece ser um daqueles romances meio dramas, que são sensíveis, delicados e feito sob medida para quem gosta desse tipo de trama (como eu).
    Super gostei de saber que os protagonistas são mais maduros, já viveram muitas coisas e a história acaba nos mostrando um lado diferente.
    Curti e pretendo ler. :)
    Beijos

    ResponderExcluir
  14. Fico pensando sobre como certos objetos de momentos impares da vida se tornam tao importantes, como um vestido de noiva e tal. ^^ Ah, a obra parece ser realmente madura, chegando a ser inteligente e bastante envolvente. Vontade de ler! ^^
    Beijos, Min

    ResponderExcluir
  15. Oi, Cila.
    Só tenho lido ótimas críticas sobre esse livro e estou ficando cada vez mais curiosa.
    Assim que eu tiver uma folga, quero ler!
    beijos
    Camis - Leitora Compulsiva

    ResponderExcluir
  16. Cila,
    Que resenha linda! Parabéns!
    Também li e adorei este romance, criativo, reflexivo e recheado de sentimentos e simbolismos.
    Beijos e ótimas leituras!
    Anna
    http://arvoredoscontos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir