Resenha do Livro: Os Bons Segredos!!!!!!



É com muita emoção que eu os convido a descobrirem quais são os bons segredos da vida!!!!


Livro: Os Bons Segredos
Autora: Sarah Dessen 
Editora: Seguinte
Páginas: 403

O Cantinho Indica: 5/5 Favorito!!!! 




Os Bons Segredos:

Adicione no Skoob




Sinopse:

Sydney sempre se sentiu invisível, já que Peyton, seu irmão mais velho, era o foco da atenção da família. Até que ele causa um acidente por dirigir bêbado, deixando um garoto paralítico, e vai para a prisão. Sydney parece ser a única a responsabilizá-lo, ao contrário de seus pais, que enxergam o filho como vítima.Para fugir do clima insuportável em casa, certa tarde Sydney entra numa pizzaria ao acaso. Lá conhece Layla, filha do dono do restaurante, e a amizade entre as duas é instantânea. Logo Sydney se vê contando à garota segredos que ninguém mais sabe, e encontra entre a família dela um espaço onde todos a enxergam e a aceitam como é. Os bons segredos é o romance mais profundo de Sarah Dessen, uma das maiores referências do gênero jovem adulto nos Estados Unidos. Com uma série de personagens inesquecíveis e descrições gastronômicas de dar água na boca, ela conta a história de uma jovem que tenta encontrar seu lugar no mundo e acaba descobrindo a amizade, o amor e uma nova família no caminho. Há segredos muito bons para serem guardados - e livros muito bons para serem esquecidos.


Confiram a Resenha!!!!!!!



RESENHA: OS BONS SEGREDOS



O Cantinho Abre o Coração!!!!


Foi Lindo!!!!! Lindo!!!! Lindo!!!!!

É uma tarefa difícil escrever essa resenha, pois me deparei com uma obra única, singela, que tocou meu coração de uma forma especial. Confesso que ainda estou tentando alcançar todo o seu significado, pois a autora é mestre em sutilezas.

Eu vi beleza e simbolismo pontuados em todo o livro. Essas características estão bem fortes na forma como ela conduz sua história.

E também senti certo tom de melancolia em seu texto. Além de um quê poético ao nos mostrar, em tempo real, pequenas imagens, sensações, que traduziam a percepção da personagem sobre o cenário, sobre as pessoas e sobre ela mesma. E que no futuro se tornariam recordações dos momentos mais marcantes vividos por ela.

E o incrível, foi que ela fez isso com o leitor também. Eu terminei o livro com algumas cenas que irei guardar. Nunca vi nenhum autor conseguir fazer isso antes. Vocês precisam ler para entender. Sua história está cheia daqueles instantes simples da vida que são inesquecíveis, que significam tudo, que mudam tudo.

Eu me rendi à autora desde a primeira página, não conseguia me desvincular dos personagens. Foram muito bem construídos, com complexidade, com profundidade. 

Preciso destacar que, de forma despretensiosa, ela irá nos colocar em contato com Eric e nos induzir, a princípio, a não levá-lo a sério, a não prestar atenção nele. Como se sua função fosse apenas dar leveza a trama com humor, compor o conjunto. Mas eis que eu fui surpreendida com o seu conteúdo.

Foi nessa hora que parei e olhei para eles e percebi que todos eles tinham algo a dizer, não duvidem. 

Eles são de verdade. Suas emoções são de verdade. Seus dramas são de verdade. Talvez esse seja o trunfo da autora. 

De uma maneira muito particular, iremos nos envolver e descobrir todas as nuances desse enredo a partir da sensibilidade de Sidney. Ela é a narradora.

E se preparem para o final!!!

Gradativamente uma tensão será formada: O cerco foi se fechando em torno de Sidney, e eu fui ficando cada vez mais aflita. É como ver a onda se aproximando, ter a consciência de que ela irá lhe levar e não poder fazer nada, só esperar. 

Até que ela está diante de você.....

Nesse exato momento, a autora me surpreendeu: foi emocionante, eu amei!!!! Eu senti um misto de alívio e de esperança: eles viram. Pela primeira vez, eles viram!!! Então eu soube que eles iriam ficar bem.

Parte Física: A imagem na capa carrega o simbolismo que envolve o significado do título. Simplesmente perfeita!!! Ela é feita de um material levemente aveludado. E as folhas são amarelas em respeito ao leitor, para não prejudicar sua vista.



Um Retrato Distorcido...

Essa é uma das minhas cenas preferidas, está carregada de significado.

A autora irá abrir a porta da casa deles.

E o que eu vi foi um culto a Peyton: eles o tinham como o filho medalha. E Sydney? Bem, ela recebeu o papel de coadjuvante. Era a família perfeita. Os pais tinham tudo sob controle. Era um time que estava vencendo. 

Mas a impressão que eu tive, foi que a autora estava me desafiando a encontrar uma falha, como se fosse o jogo dos sete erros. O que estava faltando? O que eu não estava enxergando? Nada fora do lugar, arrumada demais.

E a narrativa vai crescendo, criando certa apreensão, como se estivéssemos deixando algo importante passar. Até que era tarde demais. A polícia aparece com Peyton.

Nessa hora temos a consciência de que aquela casa estava com rachaduras o tempo todo, e eles não foram capazes de perceber até que ela desmoronou. 

Essa foi a primeira vez, tiveram outras. Um erro atrás do outro.

Aos olhos de Sydney e dos pais parecia que ele estava se tornando outra pessoa, um desconhecido, e eles não aceitavam e faziam de tudo para trazê-lo de volta.

Eles não estavam preparados para isso. A verdade é que não esperavam, estavam tão cegos com a imagem que fizeram de Peyton, com os planos que fizeram para ele, com as expectativas que depositaram nele, que não o enxergaram, não o viram indo embora, se afastando deles. 

Até o dia que ele rompe as regras e eles prestam atenção.

Mas nem assim eles quiseram acreditar. E começaram a mentir para si mesmos, desesperados tentaram resgatá-lo, mas não queriam quem ele era, não se preocuparam em descobrir quem ele era, e sim agarraram a missão de recuperar quem eles queriam que ele fosse de volta.

Mas a verdade é que ele nunca foi essa pessoa. 

Quem é Peyton?

Foi a pergunta que me fiz o livro inteiro.

A autora começa com um modelo e gradativamente vai desconstruindo essa imagem de perfeição diante de nossos olhos até se aproximar do verdadeiro Peyton.

Vocês podem se surpreender, como eu quando o conheci.

Novamente aqui, eu tive aquela certeza de que todo mundo tem algo a dizer.



A Mãe:

Minha personagem preferida, a mais complexa, a que mais me incomodou, a que me mexeu comigo. Ela tem o dom de me colocar em sua defesa e no segundo seguinte me arrepender por isso. Se esse livro fosse adaptado para o cinema, eu lutaria por esse papel. Eu gostaria muito que ela tivesse compartilhado a narrativa com Sidney.

Julie Stanford não conhecia o conceito da derrota.

Por isso não podia aceitar a sentença de que tinha falhado com Peyton. Em minha opinião, ela entrou em negação. 

Ela não falava em voz alta o que ele fez. Ela não pronunciava o nome de David Ibarra, o menino que perdeu todo seu futuro e agora está em uma cadeira de rodas por um ato de Peyton.

Outra mãe em seu lugar, teria ido visitar David, pelo menos eu teria essa necessidade, de me desculpar, de fazer alguma coisa. Eu não conseguiria conviver com essa culpa, pois acredito que todo mãe e todo pai toma para si a responsabilidade dos atos de seus filhos.

Agindo dessa forma, é como se não fosse real. 

Então, ela tentou. Ela fez de tudo para levar um pouco do que ele sempre teve em casa para a prisão onde ele estava. Como se tentasse dizer que nada mudou. Como se esforçasse para ele acreditar que de que ali não era de fato uma prisão. 

Mas no fundo, era ela que precisava se convencer...

Como ela poderia não lutar por ele? Como ela poderia dormir tranquila, sem fazer nada, seguir com sua vida, enquanto esperava pelo dia de sua volta?

Ele era seu filho. Não se espera outro comportamento de uma mãe.

E esse foi seu erro. Tudo o que ele precisava agora era ter total consciência de onde estava e da gravidade do motivo que o levou até lá. Tinha quer ser duro. Tinha que ser difícil. 

Acredito que ela adiou enfrentar a verdade o máximo que pode. Não é fácil para ela aceitar que perdeu o controle de sua família. Por isso ela tentou segurar o máximo que pode e acabou o sufocando. 

Eu a entendi. Eu me solidarizei com sua dor. Mas também fiquei revoltada e com muita raiva do que ela estava fazendo tanto com Peyton quanto com Sydney.




Sydney:


Tem alguém em casa? Ela não queria voltar. Ela se sentia triste, passava muito tempo sozinha, esperando que alguém chegasse para lhe fazer companhia.

Tem alguém ouvindo? Nunca!!! A mãe não tem tempo para percebê-la. Quando Sydney quer alguma coisa, precisa fazer uma pergunta, ou contar algo importante, acaba recuando, desistindo. O pai simplesmente passa a maior parte do tempo se retirando para não ter que se posicionar ou se responsabilizar. Ele sempre apoia a mulher, é mais fácil do que enfrentá-la. 

Alguém realmente sabe? Os pais não sabem nada da vida dela. Peyton não é prioridade, Peyton é simplesmente tudo, ocupa todo o espaço. Não sobra nada para ela. Era como se fosse egoísmo da parte dela querer ter uma vida enquanto a dele estivesse em suspenso. Isso não era justo.

Ela esteve invisível por tempo demais!!!

Até que ela entrou na Seaside Pizza e tudo começou....

Assim que ela abriu a porta, eu já me senti acolhida. Era uma pizzaria familiar. 

Sydney não precisou fazer nada de extraordinário, ou dizer algo inteligente para que gostassem dela. Layla apenas estava lá e com um gesto tão comum, lhe passou um pirulito. Essa foi uma das cenas mais lindas do livro!!!

E com essa vieram muitas outras. Todas igualmente únicas pela grandeza dos sentimentos que carregavam.

Eles a notaram. Eles a enxergaram. Eles a amaram. Ela conquistou um lugar naquela família. 

Com eles, ela nunca foi a irmã de Peyton. Pela primeira vez, ela era a Sydney.

Eles foram as minhas pessoas favoritas!!! Todos eles são admiráveis!!! A forma como enfrentaram seus problemas, se apoiando, sempre como família, me encheu de amor!!!

Eles são o meu lugar preferido, aquele para guardar no coração!!!




Ponto Alto do Livro:

O som do martelo é algo que você não esquece: ele torna real o pesadelo. 

Como se você tivesse até o derradeiro movimento uma chance de voltar. De consertar. De provar que tudo não passou de um engano. 

Porém, ele é definitivo. Está escrito: você é o que você fez. Torna-se uma verdade incontestável aos olhos da sociedade. Não há perdão. 

Mas Peyton não entrou sozinho naquela cela: todos eles foram sentenciados naquele tribunal.

Naquela noite, sua irmã e seus pais também foram suas vítimas. Eles teriam que viver, todos os dias, com as consequências do que ele fez. 

Tudo mudou. Parecia um fim.

Mas a autora deu a eles a chance de um começo, esse é o ponto alto da história!!!

Um começo como família. Eles estavam aprendendo muito uns sobre os outros. Eles estavam ouvindo. Eles estavam finalmente enxergando a verdade sobre eles. Construindo uma relação.

E nessa hora ela nos surpreende: todos nós, em algum momento, nos tornamos invisíveis. Quando escondemos nossos sonhos. Quando escondemos nossos sentimentos. Quando escondemos nossos medos. 

Esses não são os bons segredos. 

Quais são???

Vocês vão ter que ler para descobrir, risos...





  
Troféu do Cantinho: Favorito do Ano!!!!!






  • Agradecimento Especial:

À querida Patty Oliveira do Blog Amigo Viagens de Papel, que generosamente me indicou para participar da ação promovida pela Editora Seguinte. Muito obrigada, você é um amor!!!

À Editora Seguinte que generosamente cedeu o exemplar para resenha. Muito obrigada, eu amei o livro!!!










Contato com a Editora:





26 comentários

  1. Oi Cila! Tudo bem? Eu amo este livros e outros da autora, suas tramas são bem realistas e otimistas. Super recomendo para quem gostou desse, ler também O Que Aconteceu com o Adeus.

    Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  2. Oii
    Li este livro no início do ano e gostei bastante, foi a minha primeira ( e única) experiência com a autora até o momento, preciso ler mais coisas dela.

    Bj, Van - Retrô Books
    http://balaiodelivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Olá, Cila;

    A Capa do livro é perfeita, inspira liberdade.
    Não sabe como sua resenha me deixou curiosa quanto a leitura deste livro. Instantes simples... incrível como estas coisas nos marcam, tanto na realidade quanto nas páginas de um livro, ficamos suspirando!
    Vou procurar para ler, parece ótimo.

    Beijos da Camila.
    http://cabinedeleitura1.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oiiii Cila, tudo bem? Esse livro é otimo né? Também li ele recentemente e fiquei encantada =D
    Participei dessa ação da editora sendo indicada pelo Marcos e eu não poderia ficar mais feliz. Eu sou a louca dos livros jovens, então já viu né? A história é tão real que é impossível a gente nao se sentir ali.
    Beijooos
    http://profissao-escritor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Olá, Cila.
    Já li a obra e gostei bastante. A premissa é muito boa e os personagens... nossa, a autora arrasou na construção de todos eles. Transpiram uma verossimilhança, uma verdade incrível.
    Maravilhosa resenha, como sempre.

    Desbravador de Mundos - Participe do top comentarista de julho. Serão quatro livros e dois vencedores!

    ResponderExcluir
  6. Ainda não li o livro, mas pela tua resenha parece ser mesmo ótimo! É a primeira resenha que leio desse livro também, e posso dizer que adorei. Prometo lê-lo em breve!

    Beijo
    www.leitorasvorazes.com.br

    ResponderExcluir
  7. Olá Cila, tudo bem?

    Essa é a segunda resenha que leio desse livro e ambas são positivas, fiquei super curioso e espero ler futuramente, ainda mais depois da sua resenha.....bjs.


    devoradordeletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Olá, Cila.
    Só ouço elogios aos livros da autora e para esse em especial. Ele já estava na minha lista, mas depois dessa resenha maravilhosa e de suas palavras é claro que vou querer ler. Vou até anotar aqui para não me esquecer.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  9. Oie! Nossa eu estou louca para ler esse livro! Parece ser muito bom!
    Bjss, comenta por favor, ajudaria muito ^^ http://resenhasteen.blogspot.com.br/2016/07/undertale-um-rpg-diferente_12.html

    ResponderExcluir
  10. Oi Cila, tudo bem?
    Eu não conhecia o livro, mas a história parece ser emocionante, todos os personagens cheios de nuances e uma família que parece ser bem real. A capa do livro está incrível, muito bonita mesmo. Que bom que você gostou da leitura e se surpreendeu, espero sentir o mesmo que você quando for realizar a leitura. Dica anotada!
    Beijos
    Um Rascunho a Mais

    ResponderExcluir
  11. Cila, já ouvi falar muitooooooooo desse livro e todo mundo morre de amores por ele.
    A capa é muito bonita.
    Gosto quando envolve família e parece ser uma ótima história.

    Lisossomos

    ResponderExcluir
  12. Oi Cila, nossa menina sua resenha ficou tão completa que me senti um pouco dentro do livro junto com você. Achei fascinante saber o quanto a história é envolvente e te emocionou. Já adicionei o livro na minha lista de leituras.
    Bj

    ResponderExcluir
  13. Olá, Cila!
    Eu ainda não li esse livro, mas vejo tantos comentários positivos sobre ele que já estou ficando louca de curiosidade!
    Eu gosto bastante da premissa e isso da autora colocar simbolismos pontuados em todo o livro é bem bacana.
    Espero ter oportunidade de conferir a obra em breve.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  14. OI!!!


    Que legal que você gostou, sei como é quando amamos uma obra. A autora utilizar de sutilezas e licença poética apenas contribui para entrar no mundo de Sydney e compreender mais sobre essa personagem. Vou adicionar a obra na minha lista e obrigada pela dica. Beijos!

    ResponderExcluir
  15. Oi Cila, tudo jóia?
    Os bons segredos também é um dos meus livros favoritos da vida! Adorei a escrita da autora, foi meu primeiro contato com ela! Fiz resenha lá no blog também, se você quiser dar uma olhada depois, fique a vontade!
    Gostei da sua divisão em categorias dos personagens, pra quem não conhece a obra deu pra criar uma boa primeira noção sobre os personagens.
    O livro despertou muitas emoções em mim, de todos os tipos, e tenho a impressão que esse era o objetivo da Sarah Dessen o tempo todo: fazer com que sentíssemos empatia. Não falo só pela Sidney, por todos os personagens que experimentaram dificuldades e problemas pelo menos alguma vez durante o livro: fossem os pais dos irmãos, Peyton, Layla, Mac ou os demais. E por isso, tenho que admitir, essa autora foi genial!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  16. Nossa, que resenha! foi preciso ler e reler para digerir tudo, assim como o livro resenhado, em todas as suas sutilezas, seu texto demandou muito cuidado para não perder nenhum detalhe. Parabéns, amei mesmo!

    Abraços.

    ResponderExcluir
  17. Olá!

    Já vi várias resenhas dele, todas positivas! Impossível não querer ser amiga da Sydney, por causa de toda essa barra que ela passa. Quero muito ler e espero fazer isso logo!

    ResponderExcluir
  18. Cila! Que resenha linda! já tinha lido outras resenhas sobre esse livro, mas a sua foi um raio-x da essência dos personagens. Eu gosto da premissa desse livro, é dramático, é forte...Fiquei curiosa para saber qual vai ser o destino da Sidney. beijos!

    ResponderExcluir
  19. Cila sua louca! Como assim a mãe foi a sua personagem preferida? hahahaha por mais complexa que ela tenha sido, por mais bem montada (e a autora ganhou muitos pontos com isso), eu só consegui odiá-la pelo descaso com a Sidney!
    De resto, eu me apaixonei pela história assim como vocÊ. Foi uma enorme surpresa e é uma leitura que faz a gente refletir bastante, que nos marca. É um livro muito bom mesmo.

    ResponderExcluir
  20. Oi Cila!
    Morro de curiosidade de ler esse livro. Já li outros livros da autora e todos foram ótimos. E esse, por ter um tema um pouco mais delicado, super me chama a atenção.
    Acho que eu iria ficar morrendo de dó da Sidney. Gostar mais de um filho e, de certa forma, negligenciar o outro é algo que, infelizmente, super acontece na realidade e acho que isso é que torna a leitura tão boa e mexem tanto com nossos sentimentos.
    Ele está na minha meta de leitura e espero fazer isso ainda esse ano.
    Beijos

    ResponderExcluir
  21. Olá tudo bem??
    Adorei a resenha!!! Sempre quis ler algo dessa autora, só nunca sabia por onde começar e você me deixou com vontade de ler esse livro, vou providenciar a leitura dele o mais rápido possível!!!
    Beijus
    www.bibliotecaempoeirada.com.br

    ResponderExcluir
  22. Oi Cila!
    Os Bons Segredos é mesmo um livro fantástico, mais uma prova do talento incrível da Sarah Dessen - que amo incondicionalmente! É de cortar o coração a solidão de Sidney, e lindo ver ela reencontrar o afeto que precisa na amizade.
    Bjs!

    ResponderExcluir
  23. Oi Cila admirada! Ah! Como é bom quando livros como este deixam imagens registradas e que certamente nos acompanharam por muito tempo e em alguns casos para sempre. E uau, personagens tão reais, mexem muito comigo e parece que o que encontrarei na obra.
    Autores e Autoras inteligentes que me desafiam me cativam de cara, pois é como se tivessem me testando e como não fujo de desafios, certamente a autora me pegará, sem falar que gosto dessa coisa de interação entre obra e autor e leitor.
    Agora, que situação a da Sidney! Teve que ir para outro espaço para ser ela mesma, sem a sombra de ninguém. Gostaram dela por ela ser ela.
    Dica anotada, obrigada.
    Ponto alto cheio de lições e significados: “E nessa hora ela nos surpreende: todos nós, em algum momento, nos tornamos invisíveis. Quando escondemos nossos sonhos. Quando escondemos nossos sentimentos. Quando escondemos nossos medos.” Uau!! Você disse tudo, disse muito.

    Bjo
    Tânia Bueno

    ResponderExcluir
  24. Oi Cila, tudo bom?
    Sou louca pra ler esse livro! Quase comprei no inicio do ano, mas acabei comprando outro hahah.
    Quero gostar e me emocionar com a história tanto assim como você *-*
    Ainda mais por retratar alguns conflitos familiares, isso me chama muita atenção.
    Beijo

    ResponderExcluir
  25. Olá, o livro parece ser ótimo, desde o seu lançamento já fiquei de olho e quero conferir...
    A resenha ficou ótima, parabéns!

    Abraços

    ResponderExcluir
  26. Oi Cila, como sempre suas resenhas são maravilhosas, sentimos angústia dos personagens, expectativa pela história e um gosto de quero mais.
    Caramba parece ser um livro e tanto, já pela sua resenha deu uma prévia da ressaca que pode vir a trazer na minha vida.
    Quero ler muito esse livro é saber o que houve com essa família, principalmente com a Sidney.
    Será que os pais enxergaram os seus erros?
    Beijos.

    ResponderExcluir