Resenha do Livro: Meio Rei - Trilogia Mar Despedaçado Livro 1!!!!


Se segurem leitores!!!!

O Cantinho irá desbravar o Mar Despedaçado!!!!

Será que conseguiremos voltar para casa???


Livro: Meio Rei - Trilogia Mar Despedaçado Livro 1
Autor: Joe Abercrombie 
Editora: Arqueiro
Páginas: 288

O Cantinho Indica: 3,5/5  




Meio Rei:

Adicione no Skoob



Sinopse:


Ganhador do prêmio Locus, Meio rei foi considerado, em 2014, uma das 5 melhores obras de fantasia pelo The Washington Post e um dos 10 melhores livros para jovens pela Time. Jurei vingar a morte do meu pai. Posso até ser meio homem, mas sou capaz de fazer um juramento por inteiro. Filho caçula do rei Uthrik, Yarvi nasceu com a mão deformada e sempre foi considerado fraco pela família. Num mundo em que as leis são ditadas por pessoas de braço forte e coração frio, ser incapaz de brandir uma espada ou portar um escudo é o pior defeito de um homem. Mas o que falta a Yarvi em força física lhe sobra em inteligência. Por isso ele estuda para ser ministro e, pelo resto da vida, curar e aconselhar. Ou pelo menos era o que ele pensava. Certa noite, o jovem recebe a notícia de que o pai e o irmão mais velho foram assassinados e não lhe resta escolha a não ser assumir o trono. De uma hora para outra, ele precisa endurecer para vingar as duas mortes. E logo sua jornada o lança numa saga de crueldade e amargura, traição e cinismo, em que as decisões de Yarvi determinarão o destino do reino e de todo o povo. Joe Abercrombie nos apresenta um protagonista surpreendente, numa história de percalços e amadurecimento que abre a trilogia Mar Despedaçado.



Confiram a Resenha!!!!!!!



RESENHA: MEIO REI





O Cantinho Abre o Coração!!!!


Essa não é uma história de heróis. Joe Abercrombie criou personagens que vivem se equilibrando entre o certo e o errado.

Não existem limites quando você precisa salvar a sua família? Não existem limites quando você precisa defender seu povo de uma invasão? Não existem limites para você resgatar sua própria vida? 

Eu não consegui ficar impassível diante de suas fraquezas. 

O livro é dividido em quatro partes, representando quatro fases da jornada do personagem. Cada capítulo tem um título como se fosse um resumo do que irá acontecer naquele momento. E cada um deles é curto, tornando o enredo muito ágil. 

O autor nos apresenta um texto simples, com uma leitura bem rápida, marcada por ação e aventura.

E se destaca pelas reviravoltas!!!

E o melhor é que elas acontecem durante todo o livro, vocês serão surpreendidos mais de uma vez.

Mas o melhor ele guardou para o final!!!!!

E eu dei pulos de alegria, depois de me recuperar da rasteira, risos. Eu consegui acertar parte do mistério!!! Nem acredito!!!

Ah!!! Tem mais!!!

Para quem é fã de mapas pode sorrir: assim que abrirmos o livro, nos depararemos com um deles. Eu adorei, risos...

Apenas faço uma observação: Eu passei o livro todo tentando definir o caráter de Yarvi. O autor o tempo todo avança e recua, e novamente avança para depois novamente recuar. Encontrei algumas contradições e incoerências em seu discurso e ações. 

É importante dizer que o que o movimenta, o guia, é o juramento que ele firmou. Então, cumprir promessas é importante para ele. É tudo o que ele tinha naquele momento. Mas no final, ele terá uma atitude que colocará isso por terra. E foi com muita facilidade, como se fosse algo corriqueiro, sem valor.

Por isso, acredito que esse personagem não foi bem construído. Não ficou bem delineado para mim.

Parte Física: Eu adorei as cores usadas na capa, ela ficou linda. O título brilha, e possui um material diferenciado, se passarmos nossos dedos, eles irão deslizar. As folhas são amarelas em respeito ao leitor, para não prejudicar sua vista.




O Juramento:

Meu rei!!!!

Duas palavras ditas com muita resistência, entre os dentes. 

Eles estavam amargando a nova realidade: o rei Uthrik e seu sucessor ao trono de Gettland, seu filho, foram assassinados.

O Trono Negro agora pertencia a Yarvi, o filho caçula.

Se eu fosse um deles, também não estaria satisfeita em segui-lo e jurar lealdade a ele. Um exército precisa de um punho forte no comando e isso era tudo o que ele não era!!! 

Yarvi era uma piada entre os homens. Eles não o respeitavam. Ele nasceu com uma deformidade em sua mão esquerda, não tinha dedos como nós capazes de erguer uma espada.

Era visto como um aleijado e tratado cruelmente por isso. 

E agora teriam que morrer por ele.

Ninguém o queria ali. 

Mesmo contrariando expressamente as ordens do Rei Supremo, a Rainha Laithlin sabia o que precisava ser feito: era imperioso que eles retaliassem!!!

Sem consultar Yarvi e sequer cogitar uma negativa, ela definiu o futuro deles: ele teria que virar homem, se casar com sua prima e assumir o compromisso: na frente de todos.

E quando ela falava, já estava feito. Ninguém ousava desobedecê-la!!!

Laithlin era uma mulher muito inteligente e implacável. Apesar de ser temida, levou prosperidade ao reino e ficou conhecida como A Rainha Dourada!!! Ela era uma lenda!!!

Não podia permitir que tudo ruísse....

Ela precisava ser firme, não podia demonstrar fraqueza. E ela foi uma fortaleza!!!

Em minha opinião, a melhor personagem do livro!!!

E foi assim, que naquele dia, no funeral de seu pai e de seu irmão, diante de uma plateia que o desprezava, e tendo ao seu lado, sua mãe lhe arrumando a capa, como se fosse um incapaz, que Yarvi jurou: ele vingaria seu pai e seu irmão!!! 

Tendo o juramente como bússola, ele partiu com o exército.....

Mas meu instinto, desde a primeira página, me disse que tinha algo errado na forma como eles morreram. Eu sou muito curiosa, leitores. Não aceito facilmente meias palavras e desconfio de todos. 

E eu não estava errada dessa vez......





Yarvi:



Ele não podia ser um guerreiro, e seu pai se ressentia disso, tinha vergonha dele.

Ele era uma decepção!!!

Por isso estava aliviado. Faltava muito pouco para seu teste. 

Em breve se tornaria um Ministro.

Mas isso teria um preço: ele teria que renunciar ao seu direito de nascença. Não seria mais o príncipe Yarvi, nunca poderia reivindicar o trono e não teria mais família.

Viveria para o Ministério e o máximo que poderia almejar, seria um dia se tornar o Pai Yarvi, aquele que fica ao lado do Trono Negro, aconselhando o rei.

Mas ele não fez o teste....

Naquele dia, ele se tornou o Rei!!!!

Mas ele não podia ser um rei, não se sentia como um rei. Legitimamente o trono lhe pertencia, mas ele não o merecia. Era isso que os outros pensavam. Seus olhares lhe diziam: lá vai o Meio Rei!!!!!!

O pior é que ele concordava. Portava-se como um ratinho assustado. 

Escorava-se em seu tio. 

Até que.....

Algo deu errado naquela viagem e tudo mudou!!!!!!

Sozinho, humilhado, com a vida por um fio. 

Ele pensava que estava sendo testado pelos Deuses.

Vocês poderiam pensar, a princípio, que foi uma jornada para ele virar homem e merecer o trono.

Foi o que eu pensei. Mas não o que vi.

Eu vi a vida lhe tirando tudo, e depois lhe estendo as mãos através de Sumael, Rulf, Ankran, Jaud e de um homem misterioso que chamavam de Nada.

E o que ele fez?

Com um coração envenenado pela vingança ele só queria voltar para casa. E resolveu fazer tudo para conseguir.

Durante todo o livro ele fará escolhas. O problema é: em que essas escolhas serão pautadas? Nos ensinamentos dos ministros e nos ensinamentos de sua mãe. 

Novamente ele estava amparando-se nos outros. Em minha opinião, estava sempre se escondendo atrás de alguém. Ele precisava de uma desculpa para seus atos. 

Fica evidente no texto, que ele observava a situação e pelo próprio caráter tomava uma decisão: o que lhe favorecia para atingir seu objetivo. Mas ele tinha a consciência de que era errado e seguia em frente assim mesmo, pois tinha uma daquelas frases prontas de sua mãe ou dos ministros para se defender.

Não consegui me identificar com nenhum desses valores.

O achei totalmente covarde!!! Eu não gostei dele.

Por isso não consegui compreender como os outros lutaram por ele. É nítido que eles não concordavam e mesmo assim, não o abandonaram. Lealdade? Sim, eles eram leais. Mas um homem é leal àquilo que acredita, aos seus valores. Vocês levantariam suas espadas por alguém que está indo contra ao que vocês defendem?

Em alguns momentos, iremos nos deparar com boas ações, com reflexões do personagem sobre elas, mas eram apenas as circunstâncias em que ele se encontrava. Logo em seguida, ele me desapontava. A impressão que eu tive, foi que ele aprendeu direitinho a ser um Ministro.

Ele agia de acordo com o ambiente e fazia o necessário para sobreviver. 

E no fim, ele provou para mim, que era alguém obscuro.....

Vocês irão se surpreender!!!!




Ponto Alto do Livro:


Em uma terra onde os homens tinham como única lei o aço de suas espadas, guerras injustas eram travadas. Exércitos se vangloriavam de suas covardias. Não havia glória em suas vitórias.

Eu posso estar enganada, mas em minha opinião, ser aclamado e respeitado como rei, significava para eles dominar pela imposição da força. Eu não vi honra em nenhum deles. Eu não vi ética em nenhum deles. Eu não vi Justiça em nenhum deles. 

Eu procurei o livro inteiro. Não encontrei nenhum guerreiro.

Não há uma pessoa nesse livro que eu possa admirar. Confesso que isso me incomodou. 

A impressão que eu tive era de estar diante de bárbaros. 

Mas eles não estavam sozinhos. Eles nunca estão. 

Como é fácil manipular alguém que se move pelo sangue, pelo território e pelo nome. Eles são impulsivos, tolos, valorizam seus pontos fortes, ignoram suas fraquezas e subestimam o inimigo. 

E foi exatamente isso que aconteceu.....

Essa é uma trama de poder e ambição, aonde intrigas e traições servirão de escudo para aqueles ocultos na sombra.....

Esse é o ponto alto dessa história!!! 








Contato com as Editoras: 




Arqueiro: Site / Facebook / Instagram / Twitter / Youtube / Skoob /

Sextante: Site / Facebook / Instagram Twitter / Youtube Skoob /

26 comentários

  1. Oiii Cila

    Essa série é super elogiada lá fora, talvez porque os personagens sejam tão carismáticos e humanos, falíveis. A trama também parece perfeita, faz tempo que esse livro está na minha listinha, espero conferir essa leitura logo

    Beijos

    unbloglitteraire.blogspot.com.ar

    ResponderExcluir
  2. Oi, Cila!
    Faz tempo que uma série de fantasia me desperta interesse como essa fez. Sua resenha me instigou mais ainda.
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
  3. Oie,
    já tinha visto esta capa por ai, mas nunca me interessei pela resenha.
    Adorei a sua resenha e a premissa do livro.
    Vou colocar na listinha de desejados.

    bjos
    http://blog.vanessasueroz.com.br

    ResponderExcluir
  4. Oi Cila!
    Amei sua resenha! Linda mesmo! Não conhecia o livro e fiquei interessada, a capa é linda, adorei! Não sou muito fã de fantasia, as vezes leio alguma coisa, mas esse me interessou! Dica anotada!
    Bjo
    Seu blog é lindo! Parabéns!

    ResponderExcluir
  5. Nossa, parece ser um livro bem forte, daqueles que a gente precisa estar muito preparado para enfrentar, estou certa? Não sei se leria um livro assim tão cruel.. gosto de histórias que tocam o leitor, mesmo as mais bárbaras...

    Bj, Van - Retrô Books
    http://balaiodelivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Amo do fundo do meu coração os livros da Arqueiro, ela sempre arrasa. Esse, inclusive, parece ser ótimo mesmo. Ótima resenha! Espero poder ler em breve.

    www.leitorasvorazes.com.br

    ResponderExcluir
  7. Olá, ainda não conhecia esse livro, pela sua resenha parece ter uma premissa interessante. Gosto de histórias onde os personagens parecem reais, se equilibrando entre ser bom ou mau, e de tramas que tragam lutas também.

    ResponderExcluir
  8. Olá!
    Nunca tinha ouvido falar do livro mas lendo a sinopse e a sua resenha deu para perceber que é um bom livro, e me interessei muito. Irei procurar mais sobre ele para poder comprar.
    Beijos!
    http://focadasnoslivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Adorei seu blog! super inspirador!! Estou te seguindo! <3 Esse livro da valentina parece bom!! Já leu?? :)

    ResponderExcluir
  10. Ooi. Muito difícil eu ler livros de fantasia e de interessar por alguns titulos. Este eu ainda não conhecia e gostei da premissa, parece ser otimo. Beijos
    Estilhaçando LivrosCantar em Verso

    ResponderExcluir
  11. Oi Cila!

    Poxa, não ter ninguém pra admirar no livro é bem chato, é bom torcer por alguém né? Mas um livro tão aclamado merece de qualquer forma ser lido! Dica anotada!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  12. Oi Cila, tudo bom?
    Esse parece um livro com uma história bem tensa e densa! Nunca imaginaria algo assim só pela sinopse. Mas confesso que você me deixou bem curiosa pela leitura, pela visão que você teve da história.
    Beijos

    ResponderExcluir
  13. Oiee Cila ^^
    Poxa, é uma pena que o livro não tenha te conquistado totalmente *-* andei encontrando algumas resenhas bem positivas a respeito dele, então estou curiosa para conhecê-lo, principalmente pelo fato de o protagonista ter sido tratado tão ruim por conta de sua mão. É uma pena que você não tenha encontrado nenhum personagem admirável :/
    MilkMilks ♥

    ResponderExcluir
  14. Oii Cila
    Adoro seu formato de resenha acho muito bem feita.
    Li recentemente esse livro e concordo com você quando você disse que ele sempre se esconde em alguém.
    Na parte em que você falou que eles parecem bárbaros, sim eles são povos que agem como bárbaros isso foi proposital.
    E quanto ao desenrrolar da trama, achei que faltava mais, senti que terminou tudo abruptamente e ficou um vazio, um sentimento de, é só isso?
    Sei que tem o segundo volume porém não da continuidade a historia de Yarvi e foi por isso que na minha opinião o livro e nota 4
    Adorei a resenha
    Beijuh

    ResponderExcluir
  15. Oiii Cila, como vai?
    Garota faz tant tempo que não leio um livro destes que meu coração chega a acelerar lendo a sua resenha, confesso que essa obra me deixou instigada a querer ler mais ainda <3 parabéns pela incrível resenha.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  16. Olá!

    Segunda resenha que leio e ainda assim não consigo me envolver na premissa. Livros assim não conseguem me prender a atenção, me perco na trama... enfim, não é um livro que leria...

    ResponderExcluir
  17. Gosto bastante de fantasia medieval e tenho quase certeza que o enredo dessa me agradaria bastante, mas já vi em outras resenhas que o autor n se aprofundou na narração, e que mais para o final pareceu estar correndo. Isso me desanima um pouco, pois eu gosto dos momentos reflexivos e de uma boa descrição (boa não é longa) para complementar a cena. Mas... chances estão aí p serem distribuídas, né?!Juro que vou tentar! bj!

    ResponderExcluir
  18. Cila, li várias resenhas desse livro, mas as suas são sempre as melhores. ♥ Você sempre consegue explorar muito bem a história e passar isso ao leitor. Eu adoro fantasia, ainda mais desse estilo, então eu quero muito conhecer essa série. Só vou esperar um pouco para sair mais livros.
    E não sei porque, mas o garoto da capa sempre me lembra a Brienne e Got, hahahaha.
    beijos
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
  19. Oi Cida, tudo bem?
    Joe Abercrombie não é desconhecido pra mim, onde tenho vontade de ler algo dele futuramente. Eu vi esse lançamento da editora, mas acabei não solicitando.
    Fico feliz que o livro tenha bastante ação e aventura, além de uma leitura rápida. Isso é bem interessante pra mim ;)
    Só uma pena que o personagem em questão não foi bem construído.
    Sua resenha está ótima, Cida!

    Beijos,
    www.leitorasempre.com

    ResponderExcluir
  20. Oi Cila, tudo bom?
    Que pena que o personagem não foi tão bem construido, o pior é que em livros desse genero é ideal a personalidade de tal ser bem delineada :/ Mas gostei de saber que a história é bem agil, acho isso muito bom, principalmente pq gosto desse tipo de história.
    beijos

    ResponderExcluir
  21. Oi Cila, que maldade tudo que vc relatou sobre o Yarvi, fiquei com dó dele no início, mas com o decorrer da leitura da resenha a dó se foi por saber que o cara é um banana inescrupuloso que manipula e para mim não teve opinião própria.
    Parece que o livro é cheio de fragilidades e isso me incomoda demais.
    Sua resenha sincera e espontânea está demais, você passa a ideia do livro e nos apresenta seu ponto de vista de forma única. Bom, diante do que li na sua resenha e em outro blog, certamente não lerei este livro, pois preciso estar conectada a ele e não senti isso.

    Bjo
    Tânia Bueno

    ResponderExcluir
  22. Oi Cila!

    Tenho lido resenhas tanto positivas, quanto negativas sobre Meio Rei, sem dúvidas é um livro que tem divido os leitores, eu quase solicitei para a editora, mas como não tenho me dado bem com alguns livros de fantasia, preferi não arriscar, apesar de estar curiosa sobre o enredo, compreendo suas ressalvas e é uma pena que o aprofundamento do personagem não tenha sido melhor. Ainda vou pensar se futuramente o lerei, mas gostei da sua opinião!

    Da Imaginação à Escrita

    ResponderExcluir
  23. Oi Cila!
    Não me canso de dizer que adoro suas resenhas, você se empolga de um jeito que empolga a gente também!
    Estou louca pra ler Meio Rei e ainda não me conformei que não o solicitei... mas quem sabe mais pra frente?
    Bjs!

    ResponderExcluir
  24. Oi Cila!!!
    Sua resenha é tão empolgante que fiquei sem ar!!! Fiquei esperando o resto da história agora Hahahhahaha adorei! Quero conhecer a obra e saber do amadurecimento desse novo rei e se ele consegue se vingar.

    Beijokas

    ResponderExcluir
  25. Eu acredito que é justamente os defeitos e contradições do personagem principal que acabam deixando ele tão "real".
    Estou ficando louca pra ler esse livro ahahhahaa
    Adorei a resenha e o blog, parabéns!

    Beijos
    Sara | Lendo com Amor
    http://lendocomamor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  26. Eu li o livro e como me arrependo. Se fosse meu e não emprestado por um amigo, teria queimado. O livro deveria ser chamar trono negro e não meio rei. O príncipe só tem pena dele mesmo. Só faz escolhas erradas e ainda não se importa com as vidas alheais. Egoísta, imaturo e chato. Vou pensar 100 vezes antes de ler outro livro desse autor.

    ResponderExcluir