Resenha do Livro: Quando o Sofrimento Bater à sua Porta!!!!!!!



Oi, eu sou a Quel!

Hoje eu vou indicar a vocês o novo livro do Padre Fábio de Melo que nos emociona com lindas lições.

Ele também lançou pela Editora Planeta os títulos: Orfandade- O Destino das Ausências, Quem me Roubou de Mim, É Sagrado Viver, Tempo de Esperas, Mulheres Cheias de Graça e Mulheres de Aço e de Flores. 



Livro: Quando o Sofrimento Bater à sua Porta
Autor: Pe. Fábio de Melo

Editora: Planeta
Páginas: 192

O Cantinho Indica: 5/5 


 



Quando o Sofrimento Bater à sua

 Porta!!!!



Adicione no Skoob



Sinopse:


Em todas as culturas, o sofrimento humano figura como um dos assuntos mais recorrentes. Muitos ramos do conhecimento já se ocuparam dele. O sofrimento é naturalmente interessante. Ele nos instiga a uma aproximação respeitosa, pois parece condensar boa parte do significado da vida. Compreendê-lo nos oferece uma chave de leitura para todas as questões humanas. Afinal ele perpassa toda a problemática da existência. O sofrimento é o “lugar” onde reconhecemos nossa humanidade em sua crueza mais venturosa.



Confiram a Resenha!!!!!!! 




 RESENHA: QUANDO O SOFRIMENTO BATER À SUA PORTA





O autor abre sua obra com um diferencial: um poema que nos fala sobre nossa essência de vidro. E depois nos dará suas primeiras palavras em duas páginas e meia.

Vou dizer algo a vocês: o livro poderia se resumir a elas, em um curto espaço ele disse tanto, ensinou tanto, que bastam como empurrão para aceitarmos o sofrimento sob outra perspectiva e a partir dela mudar de vida.

Para mim se destacou o pensamento de que devemos nos permitir afetar de um jeito novo, por tudo aquilo que parece tão velho. Vocês já sentiram isso? Como se fosse uma dor velha? Estamos sempre rodeando aquilo que nos faz sofrer. É como se continuássemos a sofrer sem parar pelas mesmas questões. Está na hora de ultrapassá-las!


Mas como?

O primeiro passo é: não fuja, não negue, quando o sofrimento bater à sua porta abra! 

Fábio entende que o sofrimento é natural, ele é próprio da natureza humana. Por isso não importa se somos ricos ou pobres, fortes ou fracos, bons ou maus, todos nós sofremos.

Por quê?

Essa é a grande pergunta da Humanidade. Ele acredita que nós somos vulneráveis, pois temos limitações. E são essas limitações que nos causam o sofrimento. Quando você não pode ter tudo o que quer, quando não consegue fazer sozinho e depende de ajuda, quando você não pode impedir os acontecimentos. Não há como controlar os eventos da vida. E às vezes eles são trágicos. E por isso precisamos entender. Precisamos responsabilizar alguém. Precisa haver um culpado. 

E onde está Deus que permitiu que tudo acontecesse?

Outra grande pergunta da Humanidade. 

De forma muito impactante, Fábio irá nos mostrar que essas são as perguntas erradas. A verdade é que não há como evitar o sofrimento. Você vai sofrer aceite. É esse o significado de abrir a porta quando ele bater. A pergunta certa é: como lidar com ele? Como sofrer?

Aqui um alerta: Fábio nos chama à responsabilidade de nossas escolhas. Não podemos ter medo de nossas limitações e não podemos consentir que elas nos dominem, que se tornem maiores do que nós. Porque não podemos nos esquecer de que o tempo é uma dessas limitações e amanhã pode ser tarde demais...

Por isso, devemos aprender com elas. Fazer delas uma possibilidade de mudança. É difícil, mas precisamos fazer do sofrimento nossa transformação e não nossa destruição.


“Foi muito duro perder o Gustavo, não foi? Ela me respondeu: Sem dúvida, foi muito duro, mas foi também muito especial. Olhei-a assustado e ela continuou: Ao experimentar a dor de perder meu filho, pude chegar a alguns lugares da minha alma a que nenhuma alegria havia me levado. Ao ter que sepultar o meu filho tive que descobrir coisas que estavam escondidas dentro de mim e que eu não sabia possuir. Descobri uma força que estava guardada e que só aquela dor poderia ter revelado”.

O que Fábio está propondo é: nós podemos fazer do sofrimento nosso fim, ou transformá-lo em um começo. Vai depender da forma como o enxergamos. Mude a sua forma de sofrer!

“A maior descoberta de minha geração é que os seres humanos podem alterar sua vida alterando suas atitudes”. (William James, grande psicólogo e filósofo americano).

Com um texto rico de citações de filósofos, psicólogos, músicas, pessoas renomadas, e exemplos de pessoas reais, de suas tragédias pessoais e até mesmo as dele, Fábio de Melo nos põe em contato com o sofrimento. E quando experimentamos o sofrimento do outro nos descobrimos nele, vemos como somos frágeis, por isso nos afeta tanto. Esse livro foi muito mais do que esperava. Superou todas as minhas expectativas.

Parte Física: Embora a capa seja simples, a editora caprichou. No título e no nome do autor, as letras estão em alto relevo, se passarmos os dedos eles irão escorregar. Cada capítulo tem um título, entre os capítulos iremos encontrar poemas, mensagens, pensamentos do Padre Fábio de Melo. Existe uma página em branco ao término de cada capítulo. E todos eles são curtos. Essas características contribuíram para o conforto e para a agilidade da leitura. As páginas são amareladas, em respeito ao leitor, para não prejudicar a sua vista.



(Resenha da Quel)












Sorteio: 





Eu gostaria muito de compartilhar a experiência de ler esse livro com todos vocês!!!!!

Por isso, agradeço a cortesia da Editora Planeta em enviar um livro para resenha e outro para dar de presente para os leitores!!!!


Como Participar:

    Regras Obrigatórias:

1) Ter endereço de entrega no Brasil.

2) Curtir a página da Editora Planeta

3) Curtir a página do Blog Cantinho para Leitura



    Atenção:

1) O sorteio começa hoje dia 11/08/2016 e termina no dia 10/09/2016.
 

2) O vencedor será avisados por e-mail e terá 72 horas para responder enviando seus dados para entrega, ou perderá o direito ao prêmio. Nesse caso, um novo sorteio será realizado.

3)  O livro será encaminhado em até 45 dias após o recebimento dos dados do ganhador, pelo Blog Cantinho para Leitura;

4) O Blog não se responsabiliza por eventual extravio ou problemas com os Correios ou por um novo envio em caso de devolução devido a fornecimento de endereço incorreto.


Boa sorte a todos!!!!!!!





a Rafflecopter giveaway














Contato com a Editora: 




26 comentários

  1. Bacana um padre lançar literatura assim. Espero que atinja os jovens, porque ele é bem pop. Não curto a temática, mas isso sou eu... Seu que há uma gaam enorme de leitores para ela e torço para que seja sucesso!
    Excelente dia, a sua!

    >> Vida Complicada <<

    ResponderExcluir
  2. Pe Fábio de Melo tem livros maravilhosos, amei Mulheres de Aço e de Flores. Além de lindo ele é um homem muito sábio e um escritor estupendo. Estou namorando esse livro desde que o vi nos lançamentos da planeta, mas não tive oportunidade de solicitá-lo. Essa é a primeira resenha que leio e só confirmou o que já sabia... que é incrível!

    Raissa Nantes

    ResponderExcluir
  3. Olá,
    Não costumo ler obras do gênero, mas fiquei bastante curiosa através da sua resenha.
    O tema parece ser abordado de forma agradável e os levantamentos feitos me intrigaram. Pretendo dar uma chance a essa leitura.

    https://leitoradescontrolada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oi Cila
    Parece um livro muito profundo e reflexivo se fato. Mas a mim ele infelizmente não cativa. Não curto muito esses livros meio auto ajuda, porque geralmente eles não me ajudam e eu não me identifico com nada nele, então. Mas que bom que foi uma leitura tão agradável.

    Abraços
    David
    Territorio Geek Nerd

    ResponderExcluir
  5. Oi, não curto livro com uma pegada meio auto ajuda e religioso e por isso, esse não conseguiu me atrair, mas para quem gosta é uma ótima pedida, já que tem uma pegada reflexivo, mas para mim, não funciona. Vou deixar passar a dica.
    bjus

    ResponderExcluir
  6. Oie!
    Nossa eu não sabia que ele escrevia livros também. Confesso que não é o tipo de livro que eu costumo ler, mas o enredo, a história e a lição que ele nos trás parece ser realmente muito lindo.

    beijos
    Mayara
    Livros & Tal

    ResponderExcluir
  7. Olá
    Esse padre é um fenômeno mesmo, é muito simpático e tem uma vontade de ajudar o próximo que parece não caber dentro dele, echo esse tema muito pertinente, o sofrimento, na minha concepção, faz parte da vida, assim como a alegria, a tristeza, etc, e devemos aprender com nossos momentos.
    Eu sou agnóstica, mas acredito que essa entidade superior que damos o nome de Deus, por mais poderes incríveis que damos a ele, faz parte da natureza e é neutro com relação ao que aqui está, por isso não que o sofrimento seja exclusivamente humano, mas nosso sofrimento não é só físico, nós sofremos mais em nossas cabeças, exatamente pelo motivo que você citou falando do livro, nós sofremos por querer demais.
    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Oi!
    Esse padre parece sempre ter algo bom e útil a dizer, o que é algo um pouco difícil nessa atualidade em que os líderes religiosos, em sua maioria, pregam tudo exceto o amor ao próximo. Bom, não curto muito esse tipo de leitura por isso acho difícil que eu vá ler esse livro um dia, ainda assim, achei a proposta do livro muito boa.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  9. Gostei da sua resenha, e não esperava que o livro dele fosse bom. Apesar de sempre achar que ele tem palavras bonitas a dizer. Sempre que vejo ele na tv ele sempre diz algo muito bom. Colocando tudo isso no papel saberia que ficaria muito bom. Vou participar do sorteio.
    Bjss

    Esse é um livro que com certeza já está na lista de desejados. Já vi várias pessoas falando super bem dele e fiquei muito curiosa para ler. Imagina viver em uma cidade onde ninguém escuta?? Meu Deus!!! Que silêncio louco ia ser, e realmente acho que lendo esse livro eu ia passar a dar mais valor as pequenas coisas da vida. Amei a sua resenha :)
    Bjss

    http://livrosemarshmallows.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Oi, tudo bem?
    Gosto muito dos livros do Pe. Fábio de Melo, eles sempre são ricos em lições e nos enche de esperança. Não conhecia esse título ainda, mas com certeza irei incluí-lo em minha lista de leituras futuras. Gostei demais sobre essa abordagem com relação ao sofrimento e todas as limitações que temos. Dica anotada!
    Beijos

    ResponderExcluir
  11. Sigo o padre no twitter e adoro cada frase de verdade que ele twitta. Soube dos diversos livros que ele escreveu e tenho muita vontade de ler. Ele fala umas verdades de uma maneira tão diferente e explicativa que dá gosto de ler. Já estou participando desse sorteio lindo <3

    ResponderExcluir
  12. Oi Quel!
    Eu só li um livro do Padre Fábio e foi um que ele escreve em parceria com o Gabriel Chalita. Achei ótimo e foi uma leitura muito bacana.
    Por tudo que vc falou deu pra perceber que esse livro é muito intenso e traz belas reflexões. Não é muito diferente do que eu imaginava, já que pela minha primeira experiência com um livro dele eu já percebi que intensidade e reflexão é algo que sempre estará presente em seus textos.
    Fiquei curiosa para ler.
    Beijos

    ResponderExcluir
  13. Oiii lindinha, como vai?
    Menina confesso que dessa vez a obra não me atraiu, mas de certa maneira eu gostaria muito de comprá-lo para dar a minha avó, ela ama o padre e sei que adoraria ler, como sempre sua resenha está incrível e gosto tanto de ver a sua animação HAUHAUAHAUh as vezes mesmo eu não gostando do livro, você me incentiva e o quero.
    Beijinhos fofa

    ResponderExcluir
  14. Olá, nunca li nada do Pe. Fábio, minha sogra adora...lê tudo que ele lança. O enredo parece ser bem interessante e reflexivo.

    Abraços

    ResponderExcluir
  15. Cila lindona saudades de você, eu gosto muito do Fábio de Melo e suas frases e como aborda assuntos de suma importância pela delicadeza e ao mesmo tempo intensidade nos fazendo refletir, vou concordar com o que o livro propõe em aceitar o sofrimento, e sair dele com uma gama extensa de aprendizado. Amei sua resenha. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  16. Não costumo ler livros do gênero, mas não nego que o Pe. Fábio tem uma visão bem profunda sobre humanidade, fé e afins. Talvez por essa motivo, poderia encarar a leitura da obra.
    Bjim!
    Tammy

    ResponderExcluir
  17. Cila, mesmo sua resenha sendo maravilhosa como sempre, infelizmente o livro não entra no que eu curto ler. Então se eu fosse tentar ler ia acabar não gostando e resenhando algo que eu sei que nem curto, sabe? Mas para quem gosta deve ser uma leitura incrível e reflexiva.
    beijos
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
  18. Oi Quel, tudo jóia?
    Eu admiro muito o Pe. Fábio de Melo, ele é uma ser humano iluminado, além de ser extremamente divertido.
    Eu não conhecia esse título, mas também não sou muito acostumada a ler esse gênero. Apesar disso, acredito que é um livro indicado para momentos em que estamos precisando ler algo reconfortante, assim como transformadora, como você mesma comentou. Muito obrigada pela indicação!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  19. Oie
    Muito legal sua resenha, eu ainda não conhecia o livro mas parecia ser uma leitura muito interessante, eu adorei o título e muito legal o assunto

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  20. Oi, Cila!
    Gostei da temática do livro. É uma sensação que aprendi "pessoalmente na carne" quando fiquei surda. A nossa tendência é sempre achar um culpado. Às vezes, certas coisas n tem mesmo explicação. Nem por isso vamos ficar sentados esperando a vida seguir. Uma frase do meu livro: "aprendi a viver bem com o que me restou ao invés de parar a vida por causa do que perdi." É basicamente um resumo do livro do Padre Fábio, e é válido p qq situação, não é? ;) lindeza de resenha!

    ResponderExcluir
  21. Oi Cila, tenho curiosidade de conhecer a escrito do Padre Fábio, ele parece ser um homem inteligente e cheio de conhecimento para compartilhar. Depois de ler sua resenha fiquei ainda mais interessada neste livro e com mais vontade de ler, para compreender mais sobre o inevitável sofrimento

    ResponderExcluir
  22. Confesso para você que esse tipo de leitura não é uma das minhas habituais, porém irei deixar passar. Acho que ele é um livro bom pra situações em que não sentimos confortáveis conosco mesma.
    Beijos,
    diariasleituras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  23. Oi Quel!

    Pra ser sincera, corro de livros com a temática auto-ajuda. Eu admiro muito o Padre Fábio de Melo, ele sempre tem coisas brilhantes para nós falar, mas creio que um livro inteiro dele eu não teria paciência. Claro, para quem gosta do gênero, seria um prato cheio.

    Beijo!
    http://www.roendolivros.com.br

    ResponderExcluir
  24. Oi!
    Não conhecia essa obra mas fiquei bastante curiosa, parece ser uma ótima leitura com muitos ensinamentos e reflexões, gosto bastante das reflexões propostas pelo PE. e da forma como ele pensa e transmite valores importantes ao ser humano independente do sexo, valor econômico ou orientação sexual, então com certeza eu daria uma chance a obra.
    Mesmo a capa sendo simples eu achei ela muito bonita!
    Abraços,
    Andy - StarBooks

    ResponderExcluir
  25. Oi Cila!
    Não sabia desse livro do Padre Fábio, eu o acho uma pessoa tão bacana e tão sábia que o livro deve ser show, já estou louca pra ler. Tomara que eu dê sorte na promoção, rsrs
    Bjs!

    ResponderExcluir
  26. Olá Quel!
    Tenho o costume de ler obras desse tipo com uma certa frequência, acredito que elas são de grande ajuda, um tipo de livro que tem que ficar na cabeceira para ser aberto em momentos de dificuldade.
    Adoro o Pe. Fabio de Melo e o acompanho pelo Snap, vou procurar o livro.
    Adorei a indicação.

    Beijokas

    ResponderExcluir