Resenha do Livro: Armadilha!!!!


A mente pode nos pregar peças....ou não??? 

Se você tivesse a oportunidade de pegar o assassino de sua irmã, o que faria?

Linda não podia confiar em ninguém. 

E se pedisse ajuda, além de colocar outros em risco, iria deixa-lo em estado de alerta e perdê-lo. 

A única saída era uma Armadilha!!!!!




Livro: Armadilha
Autora: Melanie Raabe
Editora: Jangada

Páginas: 304
O Cantinho Indica: 5/5  Favorito!!!!!!





Armadilha!!!



Adicione no Skoob


Sinopse:


Linda, uma escritora best-seller, vive reclusa em sua casa à beira de um lago desde o assassinato de sua irmã mais nova há doze anos. O assassino nunca foi pego, mas Linda o viu de relance, e agora ela acaba de reconhecer seu rosto na TV. Ele é Victor, um brilhante jornalista. Pensando numa saída para pegá-lo, ela escreve um best-seller baseado no assassinato da sua irmã e concorda em conceder uma única entrevista à imprensa, em sua casa, para Victor. A partir daí tem início um embate perturbador. Cheio de reviravoltas, tensão e terror psicológico.


Confiram a Resenha!!!!!!! 




 RESENHA: ARMADILHA





O Cantinho Abre o Coração!!!!


Vencedor do Stuttgarter Krimipreis, prêmio de melhor Suspense Policial de Estreia!!!

Amei!!! Amei!!! Amei esse livro!!!

Eu simplesmente devorei o livro, fui totalmente sugada pela mente deles!!!

Aqueles que conhecem o assunto e são fãs de thriller psicológico, podem atestar que não há nada fora de comum nesse enredo, iremos encontrar exatamente aquilo que procuramos. 

O extraordinário está em como a autora manipula a trama, os personagens e a nós leitores. É impressionante o que podemos fazer com uma mente frágil. 

Ela apostou acertadamente, em minha opinião, em uma narrativa em primeira pessoa. A princípio, isso tornou o texto um pouco lento no início. Mas foi extremamente importante para nos inserir na instabilidade emocional da personagem. 

E confesso, que contribui para eu exercesse o papel de advogado do diabo: As evidências de que tudo não passa de uma criação da mente dela são muito fortes. 

Por isso entrei na história bem cética, procurando a todo momento por falhas, por brechas. E foram muitas, a autora brinca com a gente ao dar pistas falsas!!!

Tudo o que está escrito nesse livro, baseia-se unicamente na versão dela. Em nenhum momento teremos acesso à investigação policial, às reportagens da época. Não sabemos o que aconteceu de fato. Só temos o que ela nos diz. 

Podemos confiar nela???

Se preparem!!! Logo nas primeiras páginas, eu fiquei sem fôlego!!!

Não houve avisos, não houve planejamento. Simplesmente fomos jogados na cena. Quem é Victor Lenzen??? Ela pesquisou sobre ele. Ela sabia. E o desafiou. Caçador e presa se mediram bem na nossa frente. Quem fez o primeiro movimento?? Não se sabe. 

E então foi muito rápido: fomos enganados!!!!

Eu preciso elogiar a autora: a temperatura desse livro se elevou assim que a entrevista com ele começou!!!

Todos os nosso sentidos serão explorados pela autora. A tensão era palpável. A experiência foi única e muito impactante. Nossa, sentiremos a respiração dela, os olhares, os movimentos, a insegurança. Foi muito real, é como se estivéssemos lá com eles. 

E tem mais!!!

A autora irá intercalar a entrevista com algumas passagens cruciais do romance que a personagem escreveu. E com isso teremos a oportunidade confrontar o crime e seu suposto assassino.

O desfecho??? Esse é o assunto que mais me fascina: a natureza humana. Por que digo isso só agora? Vocês precisam saber. Eu fui manipulada descaradamente!!!! Risos.... Cheguei a chorar!!! Até agora não sei se foi encenação do personagem ou se o sentimento foi verdadeiro.

Só posso dizer que a velha lição que aprendi com meu detetive preferido, Hercule Poirot, da autora Agatha Christie, continua infalível: quer descobrir o assassino? Descubra primeiro quem é a vítima!!!!! A resposta está com ela!!!!

E no final, depois que tudo acabou, que o crime foi desvendado, uma surpresa: eu não esperava por isso. Mas não posso negar que estava lá desde o início. A autora me enganou mais uma vez, risos....

Parte Física: A capa é simples, mas ela é perfeita e guarda um significado muito grande. Não só é o cenário, mas também representa o mundo da personagem por onze anos. A edição também é simples: a primeira letra do primeiro parágrafo de cada capítulo tem fonte e tamanho diferenciada. E o papel é amarelado em respeito ao leitor, para não prejudicar sua vista. 


Dessa vez, preciso iniciar a resenha pelo ponto alto do livro, pois todo o restante vem dele.


Ponto Alto do Livro!!!! 


Vocês podem estar com a impressão de que o foco desse livro é a dúvida sobre a identidade do assassino. 

Mas, em minha opinião, a autora vai além. Linda realmente reconheceu seu rosto depois de doze anos? Ou tudo não passou de uma armadilha de sua mente? 

A morte de sua irmã, desencadeou uma quadro de culpa que lhe corroía a alma. Ela desenvolveu depressão, tinha crises de pânico, alucinação e vivia confinada à sua casa. Por onze anos, sua mente foi sua carcereira.....

Por isso não temos certeza se o choque da imagem dele na televisão ativou sua memória reprimida pelo trauma, ou se sua mente está lhe convencendo de uma realidade fictícia, dando rosto e nome àquele que ela perseguiu por todos esses anos, levando-a a uma caçada perigosa.

Razão pela qual terei que elogiar Melanie Raabe: ela conseguiu fazer a mente de Linda Conrads ser a personagem principal dessa farsa, que foi preparada para capturar Victor Lenzen!!! Esse é o ponto alto dessa história!!!

Prestem atenção leitores!!! Eu não disse prender o assassino. Essa foi a jogada genial da autora. Ninguém sabia sobre a existência de Victor Lenzen até o momento em que ela o vê e decide que é ele, foi ele o monstro que matou sua irmã!!!

Ela não hesita. Afirma categoricamente que é ele, mas não há provas. Sua certeza inabalável é baseada unicamente no testemunho de sua mente. Uma mente que está doente...

Acredita que é a única que pode pegá-lo e lhe prepara uma cilada: escreveu um romance policial revelando a história do assassinato de sua irmã. E depois, lhe faz um convite irrecusável: oferece uma entrevista exclusiva a ele!!! 

Queria confrontá-lo, precisava de sua confissão!!!

Mas ela subestimou seu próprio equilíbrio e os papéis se inverteram....



Dia "D": 

De Cara com o Assassino!!! 



Linda está muito atenta: desconfia de cada movimento, de cada reação. Enxerga em cada palavra e atitude uma atuação calculada. Era evidente para ela, que ele se preparou para estar ali, diante dela e representar o seu papel!!!

O jogo começou!!!!

Ele estuda o terreno, é cauteloso, faz perguntas que esperam dele. Ela responde da forma como ensaiou. Mas sua mente, impaciente, nos proporciona diálogos bem diferentes.

É como se sua mente estivesse dizendo o que está dentro de Linda, o que ela realmente gostaria de dizer a Victor, mas que não podia naquele momento, não podia sair do papel de escritora que estava desempenhando.

De repente a autora nos surpreende: Victor ao analisar o livro e os personagens, enxerga a alma de Linda como ela própria nunca fez. Ele diz em voz alta sentimentos secretos que ela tinha guardado, sufocado e nunca tinha tido coragem de admitir sobre sua própria irmã. 

E ao reconhecer, o sentimento de culpa lhe invade: ela não conseguiu salvá-la e sua penitência é a idealização da irmã. Como se fosse pecado pensar nela de forma realista só porque ela está morta. 

Uma ideia muito interessante, pois se descrevermos sua irmã com todos os seus defeitos, é quase como uma permissão para despertar o sentimento de que ela merecia ser morta. De que ela é a única culpada. 

E de repente o jogo fica fora de controle: a presa sai da toca!!! Se partirmos do pressuposto que ela está certa, ele é uma ameaça, ela está correndo perigo!!!!!

Tensão pura!!! Chegamos ao ponto que queríamos. Ele começa a dar sua opinião sobre o assassino do livro. Ela se preparou para isso, rapidamente e de forma muito direta responde ao ataque, dizendo com todas as letras o que pensa dele e o que queria fazer com ele. 

Estão se testando, é nítido que ambos os lados possuem uma intenção. 

Ele estava lhe desafiando? Afinal de contas, ainda estamos falando do livro, ou passamos a falar do caso real? Não era exatamente isso o que ela pretendia com essa emboscada?

Os diálogos passam a ser muito capciosos, com duplo sentido. Por um lado, podem ser perguntas reais de alguém que leu o livro e tem dúvidas. Mas por outro, pode ser o que o assassino pensa sobre o que leu, sobre o que aconteceu e sobre o que ele irá fazer!!!

E com isso, ele a desestabiliza!!!

Ela se torna vítima da própria mente: ficção e realidade irão se confundir, rompendo a barreira da sanidade!!!! Aquela noite fatídica foi produto de sua imaginação???

Vocês terão que ler para descobrir!!!!!!




  
Troféu do Cantinho: Favorito do Ano!!!!!



Aviso aos Leitores: Essa resenha foi escrita em forma de poema. Não há quotes, citações do livro, ou spoiler. Toda as palavras utilizadas são de minha autoria. Eu derramo em meus textos, o meu coração, o que eu senti ao ler o livro. É isso que encontrarão aqui, no Cantinho.



Contato com a Editora:



20 comentários

  1. Oi, Cila!
    Desde que vi esse livro da primeira vez fiquei bastante interessada. Eu curto um suspense e ele me lembrou bastante um outro livro que li.
    Beijos
    Balaio de Babados
    Participe da promoção de seis anos de Caverna Literária

    ResponderExcluir
  2. Adorei a resenha!!!
    Fiquei super interessada como livro! Beijinhos e muito sucesso!
    http://my1life2in3books.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Eu tbm ja ameiii este livro
    E não vejo a hora de ler
    Seguindo.seu blog.ja
    Bjinhos
    naosouapenasous.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Oi Cila,
    Sua resenha por si só já é ótima, sinto sua empolgação e isso me anima demais.
    Gostei da premissa, gosto dessa dúvida que o livro nos gera. Parece ser uma história com altas emoções. Quero ler!
    Beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Meu Deus, já estou louca pra ler o livro só pela sua resenha!
    Sou apaixonada por essas histórias com suspense que prendem a leitura.
    Pela história, parece que a autora quer mesmo mexer com a mente da gente né. E é realmente fascinante quando a intenção é essa e ela consegue mexer não somente com a mente, mas com nossos sentimentos.
    Já estou louca por esse livro! rs
    www.livroseafetos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Olá tudo bem? Esse livro parece maravilhoso, deu pra ver a sua empolgação ao dar a sua opinião sobre o mesmo.
    Não sou fã do gênero, mas sempre que leio não me decepciono. Esse livro me deixou muito curiosa!!! Ja anotei aqui.
    Um beijo.

    ResponderExcluir
  7. Parabéns pela resenha Cila! Estou ansiosa para ler Armadilha! Beijo!

    www.newsnessa.com

    ResponderExcluir
  8. Uallll Cila, arrasou na resenha, adorei, tu me deixou ansiosa para começar essa leitura ^^

    ResponderExcluir
  9. Oiee Cila ^^
    Só de ler a sinopse eu já fiquei tensa! Já tinha visto a capa do livro antes, mas não me lembro de ter lido mais nada a respeito dele. Fiquei com medo pela Linda, fiquei com medo por todos os personagens aqui kkkkk' nem imagino o que vai acontecer com eles, mas espero poder saber em breve. Adorei a sua resenha!
    MilkMilks ♥

    ResponderExcluir
  10. Como é que eu não conhecia esse livro???
    Sua resenha me deixou muito empolgada em conhecer melhor a história e olha que eu nem sou muito fã de thrillers.
    Fiquei tensa e sem folego só de imaginar o que pode (ou não) ter acontecido com a personagem. Dica mais que anotada!!!!
    Espero gostar tanto do livro quanto você :)
    Beijinhos,
    Lica
    Amores e Livros

    ResponderExcluir
  11. Helloo, Cila! Tudo numa nice?!
    Wow. Eu já tinha lido a resenha desse livro em outro blog e tinha simplesmente amado. Apesar de eu não ser muito adepta de thrillers porque eu realmente fico super nervosa para ler esse tipo de estória - às vezes eu até sonho quando não termino logo o livro e não tenho a resolução do acontecimento e não gosto de esperar até o final para a grande resposta da questão. De qualquer forma, apesar de a outra resenha, como a sua, ressaltar sobre essa mesma questão de o ser meio lento no início, fiquei empolgada com todo o resto que parece compensar. Achei diferente a autora primar por uma obra desse teor em primeira pessoa, o que não é muito comum. Vemos mais em terceira pessoa, mas ficar a mercê da mente confusa e bagunçada de um personagem e não ter realmente certeza da verdade é interessante e empolgante. Estou super curiosa para ler essa obra e preciso dela já!!
    Beijin...

    ResponderExcluir
  12. Olá! Fiquei intrigada em saber sobre esse livro, em que o leitor fica em dúvida se o que acontece é real ou se é criação da mente dos personagens. Essas pistas falsas devem tornar a leitura ainda mais tensa, trazendo muito suspense à trama! Se ainda se fica com dúvida sobre a identidade do assassino, é o contexto ideal para os amantes de bons livros policiais.
    Vou procurar para leitura.
    Beijos!
    Karla Samira
    http://pacoteliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Eu quero muito ler esse livro, adoro tentar descobrir quem é o assassino e tal, e adoro quando o autor nos engana, sério. São as leituras mais incríveis! *-*
    Fiquei ainda mais curiosa para ler a obra por saber que o principal não é saber a identidade do assassino! :O
    Amei sua resenha, ficou muito bem escrita!
    beijos
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
  14. Gente... To no chão!!!
    Sou muito fã de thriller psicológico e esse livro me fisgou de um jeito que terei que ir em uma livraria amanhã!
    Pela sua resenha a obra tem tudo o que um bom thiller psicológico deve ter e a autora soube traçar o perfil da personagem com maestria. Acredito que seja aquele tipo de livro que surpreende no final e que nos faz imaginas inúmeros desfechos possíveis. Nem li a obra e já to criando teorias, haha
    Obrigada pela dica e parabéns pela resenha ^^

    ResponderExcluir
  15. Olá! Não conhecia esse livro, mas pela capa e pela resenha (muito bem feita, por sinal) me deixaram muito interessada!
    Adorei a forma como você separa e desenvolve a resenha! Parabéns! <3

    ResponderExcluir
  16. Meniiiiina do céu... Eu nunca tinha ouvido falar sobre esse livro e só de ler a sinopse já estava SUPER curiosa. QUE MULHER DOIDA!!!! Conceder entrevista ao assassino da irmã, Jesus. Não vou mentir, adorei hahaha. Amei o lance de não sabermos de fato se o que ela diz é verdade, afinal de contas, não dá para ser imparcial nesses casos. Sinto que, assim como você, seria enganada diversas vezes e AMO quando isso ocorre em histórias. Com certeza anotando a dica de leitura!!

    ourbravenewblog.weebly.com

    ResponderExcluir
  17. Esse livro é maravilhoso. Quando comecei a ler, não conseguia parar. Devorei-o, na verdade. Linda é uma personagem muito intrigante. Ótima resenha!

    Tatiana

    ResponderExcluir
  18. OOI Cila!
    Não conhecia o livro, mas olhaaa, já quero uma oportunidade de devorá-lo também e gostar tanto quanto você. parece ser um livro maravilhoso e super envolvente! Dica mais que anotada!

    ResponderExcluir
  19. Olá!
    mais uma resenha que me deixa louca por esse livro, adoro Thriller psicológicos, e eu fico louca quando estou lendo um, não sossego enquanto não sei das coisas ou penso que sei rs' irei solicitar esse livro, pois só leio resenhas positivas.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  20. Oiii!!

    Uma das melhores coisas da vida é quando pegamos um livro e ele nos surpreende e deixa sem palavras... Estou animada e ansiosa em relação a isso e fiquei curiosa com o número de elogios dispensados ao livro!

    Beijinhos

    ResponderExcluir