Resenha do Livro: Cidade dos Fantasmas!!!


OMG!!!!

Não olhem agora, leitores, mas tem um fantasma no Cantinho!!!!!

O que será que ele está fazendo aqui???

Vocês são corajosos para descobrir???


Livro: Cidade dos Fantasmas
Autor: Daniel Waters
Editora: Jangada

Páginas: 304
O Cantinho Indica: 4/5  





Cidade dos Fantasmas!!!



Adicione no Skoob


Sinopse:


Após uma catástrofe que matou milhões de pessoas, uma fenda se abre entre as dimensões e as cidades passam a ser assombradas por fantasmas. Verônica não passa um dia sem ver um fantasma, mas eles não a assustam. Porém, os fantasmas estão ganhando força e começam a aparecer com muito mais frequência. Ela e seu colega de classe Kirk, investigam por quê e descobrem uma história sinistra- August, seu professor de história, não se conforma que a sua filha não voltou do mundo dos mortos como fantasma e acha que para isso acontecer ela precisa primeiro se apossar de um corpo, e que Verônica é a pessoa certa para abrigar o espírito da filha. Mesmo que esteja errado, que mal há em criar mais um fantasma, se já existem tantos!


Confiram a Resenha!!!!!!! 



 RESENHA: CIDADE DOS FANTASMAS





O Cantinho Abre o Coração!!!!

Engraçado, eu pensei que esse livro seria sobre os fantasmas e que eu ficaria morrendo de medo deles, risos..

É claro que temos fantasmas aqui. Mas não se trata deles. Esse livro fala sobre aqueles que estão vivos e como eles estão lidando com seus amores perdidos. 

Sobre como isso afetou cada um deles. São eles os verdadeiros fantasmas dessa história!!!

É uma história bem simples, bem leve, com algumas cenas bonitas, tocantes. A narrativa é muito gostosa. Ela foi dividida: primeira pessoa, na voz do fantasma do banheiro de Verônica, e terceira pessoa no restante do livro. 

O texto é muito bem escrito, assim que começa, você percebe a qualidade. No início, os capítulos acabaram tão rápido e eu já estava tão envolvida que eu pensava: “Ah, acabou???”. 

Mas em alguns momentos o ritmo caiu e o enredo perdeu um pouco a agilidade. Logo depois o autor se recuperou e ação não parou mais.

Eu preciso dizer que me apaixonei pelo fantasma do banheiro!!!! Risos... Ele terá um grande papel nessa história!!!!!

E que gostei muito dos personagens. Nenhum deles foi desenvolvido com profundidade, mas todos evoluíram no enredo. 

Apenas faço uma observação: Em minha opinião, o livro poderia ter sido mais, o autor poderia ter explicado o que gerou o acontecimento. Temos as consequências, mas não a causa. E no final, ele deu a entender o desfecho do assassino, mas não mostrou. Seu destino não foi esclarecido, embora você saiba o que aconteceu com ele. 

Parte Física: Amei essa capa!!! Se perceberem, existe um símbolo que se repete no rosto dela. Ele também aparece no livro em todos os capítulos, essa foi a forma de numerá-los!!! Super original!!! O título do livro e o nome do autor possuem um material diferenciado, uma espécie de verniz, se passarmos os dedos sobre eles irão deslizar. O mesmo acontece na lombada. O livro é dividido em quatro partes, e cada uma delas se inicia com uma folha preta e um tema que está escrito com uma letra diferenciada em branco, combinando com o clima assustador de fantasmas. A editora arrasou nessa edição, ficou demais!!! A folha é amarelada em respeito ao leitor, para não prejudicar a sua vista.



O Acontecimento: 

Daqui a alguns dias, será o sexto aniversário do Acontecimento. 

O dia em que milhões de seres humanos morreram. O meio ambiente sofreu uma catástrofe, uma epidemia levou de forma agoniante mais vidas. E eles começaram a aparecer e continuam até hoje, entre eles.

Quem são eles???

O vizinho, a professora, a mãe, a filha, o pai. Familiares de alguém. Estão em todos os lugares. Na rua, batendo a sua porta, na biblioteca, na escola, no cinema. 

Qual o problema???

Eles estão mortos!!!!!

O estranho, é que não são assombrações como nós vemos nos filmes de terror. E também não são espíritos tentando se comunicar.

Eles são memórias!!!!

Todos os dias, na mesma hora, eles aparecem e reproduzem um momento de quando estavam vivos. E depois vão embora. No dia seguinte, tudo se repete. 

Eles não olham para você, não interagem, apenas vivem aquela cena novamente, da mesma forma de quando ela aconteceu.

Era como se aquele instante tivesse ficado gravado no tempo e todos os dias tivéssemos uma reprise.

São projeções, imagens, nada mais.



Verônica: 

Não é o que pensa Verônica e sua mãe.

Elas estão sofrendo e só possuem alguns míseros minutos no café da manhã, para olhar para ele. Todos os dias ele lê o jornal e depois se vai......

Talvez isso explique o comportamento de Verônica com os meninos: ela não sente nada por eles. Não consegue se apegar a nenhum deles. Medo de que eles lhe deixem também?

Era seu pai todos os dias ali na cozinha.....

Mas isso estava destruindo sua mãe. Ela se agarrou a um instante que dói mais do que conforta. Era como se vê-lo todos os dias, ela o perdesse todos os dias. Mas não vê-lo não era uma opção. Não podia dizer adeus novamente. Não poderia viver com o “nunca mais”.

Ele não era o único que aparecia. Verônica tinha um fantasma em seu banheiro!!!




Caça Fantasmas!!! 

Kirk é muito fofo!!!!!! Ele fica corado gente, que lindo!!! Ele é um garoto muito especial. Não é como os outros. 

Ele gosta de Verônica , mas nunca fez nada para se aproximar dela. Ele viu como ela estava abalada pelos fantasmas de sua casa. E resolveu fazer alguma coisa.

Se ofereceu para ajudar o professor Stephen Pescatelli em sua pesquisa sobre esse fenômeno. Depois de seis anos, eles estavam tendo novas ocorrências, como se eles estivessem prestes a presenciar algo grande!!!!!

Então, ele saiu a caça de fantasmas!!!! E convidou Verônica para ir com ele!!! Enquanto estudavam e aprendiam mais sobre eles, acabaram se envolvendo em um crime!!!

E descobriram que tinha um assassino entre eles. E pior, que Verônica era sua próxima vítima!!!!

Agora precisam arranjar provas antes que seja tarde demais.....


Ponto Alto do Livro!!!! 

Quem é você???

Ele não era como os outros, a imagem de um momento que se repetia, se repetia, se repetia, dia após dia. 

Ele tinha consciência. Ele lembrava. Ainda doía, doía mais. Perdeu sua Mary. E de alguma forma Verônica era parecida com ela.

Ele estava preso ali, entre a vida e a pós vida. Não pertencia a nenhum dos dois mundos.

Ele morreu nessa casa. Ele sabia, na banheira. Por isso aparecia todos os dias para Veronica no banheiro. 

O que ela não sabia, é que ele estava por toda a casa. Mas não se mostrava para não causar mais dor a ela e a sua mãe. 

Todos os dias, a imagem de Mary vinha no mesmo horário e batia na porta do vizinho. Ele já tinha visto. Tentou de tudo para ir ao seu encontro. Reuniu toda sua energia. Mas não conseguiu.

Ele não podia andar livremente. Estava limitado a casa onde morou e morreu. Mas havia alguma conexão com Verônica. Ele estava ali por algum motivo. 

Esse é o ponto alto dessa história: Por que ele estava ali???

Uma tragédia aconteceu com ele e Mary no passado. E Verônica seria a próxima. Ele precisava alertá-la. A cada dia ela tinha menos tempo. Mas como poderia ajuda-la???

A voz não saia. Ele estava ali, olhando para ela. Ela o via, mas não entendia. 

O assassino chegou perto, muito perto....

É tarde demais. Vai acontecer novamente. Ele está lá, mas não pode fazer nada para evitar. Não sabia como protegê-la!!!

Até que...

Ele descobriu!!!!!

E tudo fez sentido. A forma como ele morreu. A ligação que tinha com Verônica. E foi lindo!!!!!!

Eu lembrei muito daquele seriado Ghost Whisperer. Ele não conseguiu fazer a passagem, não posso dizer a vocês o motivo, é o mistério que ronda sua morte. Mas ele teve a chance de se redimir. Ao salvá-la, ele salvou a própria alma e conseguiu a paz para todas as vítimas desse assassino.

Ele foi o meu personagem preferido!!!!!

O meu herói!!!!

Por isso seu final foi especial, eu amei o que o autor fez!!!!! Vocês irão ver como todo o texto está conectado: ele tinha alguém que não esqueceu dele!!!!!

Mas tem mais!!!!

O autor está muito afiado com sua história: a última cena vem para tumultuar o leitor!!!!!!!

Desde o início estamos discutindo se eles são fantasmas ou não. Se alguns deles são meras memórias, imagens. Se são almas. Mas se vocês prestaram atenção, em minha opinião, ele vai confirmar o que foi dito nas primeiras páginas do livro: 

“A barreira que separa a vida do pós vida sempre foi permeável, antes mesmo de começarem a surgir rachaduras nos seus alicerces”.






Aviso aos Leitores: Essa resenha foi escrita em forma de poema. Só há uma citação do livro colocada entre aspas no final. Toda as demais palavras utilizadas são de minha autoria. Eu derramo em meus textos, o meu coração, o que eu senti ao ler o livro. É isso que encontrarão aqui, no Cantinho.




Contato com a Editora:



25 comentários

  1. A capa é maravilhosa! E a história parece ser super boa. Gosto dessa temática sobrenatural e acredito que eu teria uma boa experiência com a leitura e.e

    Abraços,

    Blog Decidindo-se \o/

    ResponderExcluir
  2. Oi, Cila.
    Realmente a capa engana, eu certamente não o leria por medo de ser sobre terror haha.
    Curiosa para saber a ligação dos dois rs.
    Beijo

    Te Conto Poesia ♥

    ResponderExcluir
  3. Oi, Cila! Parabéns pelo texto, mas não é o perfil de livro que estou procurando no momento. :)

    ResponderExcluir
  4. Oi Cila,
    Que bela resenha. Fiqueu super curiosa pelo livro, apesar das suas ressalvas sobre o desenvolvimento dos personagens.
    Que história é essa que o fantasma do banheiro é apaixonante HAHAHA
    Eu gosto desses enredos envolvendo fantasmas, gosto de terror/suspense....imaginei aqui que os fantasminhas devem ter algum mistério pra solucionar, e fiquei mais curiosa.
    Adorei a capa, também!

    P.S.: Não foi incomodo nenhum mandar o link, que isso hahaha
    Espero que consiga assistir a série, depois me diz se gostou da adaptação.
    Sobre seu comentário lá no blog, hahaha aquela frase que você mencionou sobre o direito de um terminar quando o do outro começa, eu vivia escutando na escola também, e era pura verdade. Vou torcer pra que você consiga um Kindle futuramente pra ler relaxada. Eu ganhei um, melhor coisa!
    Eu sou da mesma opinião que deram no evento que você foi: Todo livro tem seu público. Isso aprendi quando eu tinha uma comu de fanfics...tinha gente q nem lia as minhas, apesar de eu ser dona da comu, mas entrava lá só pra ler as mais dramáticas haha nem me incomodava pq era o que eu queria mesmo, personalidade.

    Obrigada pelo elogio e por abrir as portas para uma possível divulgação aqui. :*

    tenha uma ótima semana :D
    Nana - Obsession Valley

    ResponderExcluir
  5. Oi, Cila!
    Menina, eu quero muito ler esse livro. Achei essa premissa um tanto interessante e diferente. Fora que o jeito que você escreve sua resenha me atiçou mais ainda
    Beijos
    Balaio de Babados
    Participe da promoção seis anos de Caverna Literária

    ResponderExcluir
  6. Ah! Esqueci da sua dúvida: para colocar emoji, é só clicar na carinha que tem do lado do ícone para adicionar vídeos no post. Aí você escolhe qual quer.

    ResponderExcluir
  7. Oie,
    concordo contigo.
    Achei os personagens bem fracos.
    O livro mais ou menos, poderia ser melhor.

    bjos
    Blog Vanessa Sueroz

    ResponderExcluir
  8. Cila lindona adorei essa capa, faz tempo que não leio nada sobre fantasmas, gostei das premissa não conhecia o livro, sua resenha como sempre impecável já me deixou curiosa para ler, dica mais que anotada.

    beijos lindona e não some mais

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  9. Enviamos um convite para o teu email :)

    ResponderExcluir
  10. Olá, Cila.
    Nossa esse livro promete. Fiquei aqui imaginando os fantasmas revivendo as mesmas cenas todos os dias. E você ter que ver o seu ente querido que já faleceu, mas ter que vê-lo ir todos os dias. Deve ser muito dificil. É um livro que fiquei com muita vontade de ler e vou adicionar a lista.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  11. Cara, cada vez que leio uma resenha tua me convenço de ler um livro. Eu pensava que era sobre fantasma, mas e se os fantasmas realmente são nossas memórias das quais não conseguimos realmente nos livrar e que vão nos perseguir? Quero ler este livro com certeza!!!!

    Beijos,

    Greice Negrini

    Blogando Livros
    www.blogandolivros.com

    ResponderExcluir
  12. Oie!
    Eu ainda não sabia nada do livro. Gostei bastante da resenha, e a capa do livro está bem atrativa.
    Uma ótima dica, quero conferir.
    Bjks!
    Histórias sem Fim

    ResponderExcluir
  13. Olá
    Esse livro me deixou bem curiosa, deve ser bem bonito, eu já tive alguns contatos com essas 'memórias' do livro. Também fiquei bem curiosa com esse fantasma do banheiro e sua história. Uma pena a falta de explicações, mas só vou saber se isso vai me afetar se eu ler, as vezes isso não me atrapalha, a dica está super anotada

    ResponderExcluir
  14. Oi!
    Já li algumas resenhas desse livro e todas elas me deixaram com muita vontade de conhecer a história pois a premissa é muito boa, mas a sua é a primeira que vejo dizer que os personagens são fracos, o que é uma pena pois os personagens são parte essencial do livro na minha opinião. Pelo o que entendi o desfecho do assassino fica em aberto e isso me desanimou um pouco pois não gosto de finais nesse estilo, gosto de saber exatamente como tudo terminou pra não ficar com a imaginação voando depois. Ainda assim parece ser um livro bastante interessante, principalmente pelo enredo e por isso pretendo lê-lo em breve.
    Beijos!
    Por Livros Incríveis

    ResponderExcluir
  15. Está de parabéns pela bela resenha, infelizmente é um gênero que não me atrai, na verdade eu corro para o lado oposto dele kkkk
    Medrosa que só vendo, mas irei indicar há uma amiga que curte o gênero.

    Beijos

    ResponderExcluir
  16. Oiii Cila!! Amei sua resenha. Também pensei que tivessem fantasma, mas achei interessante o termo fantasma usado no livro. Fiquei bastante curiosa para saber mais sobre o livro. beijos!

    Entre Livros e Pergaminhos

    ResponderExcluir
  17. Oi, Cila.
    Adoro esses livros com bastante suspense e um enredo que prende o leitor do início ao fim.
    Estou bem ansiosa para ler esse livro e conhecer esse fantasma do banheiro. Ótima resenha!

    ResponderExcluir
  18. Nossa parece mesmo ser um livro bem escrito como você diz mas esse não é muito o meu estilo então vou indicar para quem gosta. Beijos

    ResponderExcluir
  19. Cila, tudo bem?

    Cara, é muito difícil entrar aqui e não sair com vontade de ler tudo que você indica. Suas resenhas costumam despertar muita curiosidade, até com relação aos gêneros que leio pouco. Fantasmas? Ai senhor! Faz lembrar Ghost Whisperer? Caramba...Amava a série. E agora? rs vai pra lista!

    Beijo

    Leitoras Inquietas

    ResponderExcluir
  20. Olá,
    Já vi algumas resenhas sobre a obra e a cada uma que leio fico mais curiosa.
    Essa parte do Kirk sair à caça de fantasmas me deixou bem intrigada e também estou curiosa para saber porque ele é tão fofo.
    A premissa é bem interessante, mas não parece ser em nada assustadora, já que trata dos vivos.

    leitoradescontrolada.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  21. Oii, já vi muito comentários bem positivos sobre esse livro e confesso que estou bem curiosa em lê-lo. Ainda mais quando tem um certo suspense na história. E essa capa é bem bonita.

    Beijos

    ResponderExcluir
  22. Olá!

    Livro interessante, mas que não me chamou a atenção. A capa é muito bonita.

    ResponderExcluir
  23. Oie
    eu recebi o livro, comecei a ler mas dei uma parada pois não estava no clima para ler algo do gênero, porem vi bastante elogio e tentarei novamente mais pra frente, nem legal sua resenha

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  24. Oiii!

    Eu não conhecia o livro e faz tempo que não leio nada do estilo, uma pena. Sua resenha me deixou com vontade de conhecer a obra!

    Beijos

    ResponderExcluir
  25. Olá, tudo bem? Já falei que suas resenhas são as melhores? Adorei HAHA Não conhecia o autor nem a obra, porém fiquei bem curiosa. Dica anotada! (;
    Beijos,
    diariasleituras.blogspot.com

    ResponderExcluir