Resenha do Livro: Ecos - O Mar é a Nova Lua!!!!!



Se preparem leitores para essa aventura, pois os portões do mar estão prestes a ser abrir para vocês!!!!!!



Livro: Ecos o Mar é a Nova Lua
Autora: Béatrice T. Dupuy
Editora: Coerência

Páginas: 200
O Cantinho Indica: 4/5 





Ecos - O Mar é a Nova Lua!!!



Adicione no Skoob


Sinopse:


Alexandre volta à casa em que morou quando adolescente e revive muitas lembranças ligadas ao misterioso desaparecimento de seu pai. 'Ecos - o Mar é a nova Lua' traz duas histórias vinculadas aos valiosos tesouros submarinos e à existência dos seres que vivem nas águas dos oceanos. Interesses econômicos impedem que pesquisas importantes sejam reveladas, nem que para isso seja necessário eliminar os cientistas e pesquisadores envolvidos, que dispõem de ricos dados sobre o assunto. Alexandre relata as peripécias de seu pai, Alfred, que durante suas investigações começa a desconfiar de perigos advindos dos sonares da marinha que estão causando a morte de baleias. O fato mais perturbador é a existência de criaturas fantásticas e cativantes, vivendo nas abissais profundezas e as buscas para poder contatar com esses seres, cuja existência é negada e escondida pelos que se consideram os donos da ciência. Tudo isso é mostrado na fascinante narração feita por Béatrice T. Dupuy, que tem como personagem principal Alfred, o pai de Alexandre. Quem lê a obra descobre que há um mundo paralelo onde Alexandre precisará fazer uma escolha que norteará toda a sua vida.

Confiram a Resenha!!!!!!! 




 RESENHA: ECOS O MAR É A NOVA LUA




O Cantinho Abre o Coração!!!!

Hoje eu vou indicar um livro, para aquelas tardes preguiçosas de domingo, risos... Em três horas eu consegui concluir a leitura.

O texto é bem simples e bem levinho. Não saberemos muito do habitat das sereias e também não teremos muitas informações sobre sua organização. Porque o foco é outro: essa história gira em torno da descoberta delas e das consequências que ela pode causar, tanto para a própria espécie, quanto para nós. 

A narrativa é em terceira pessoa. E o enredo é envolvente. A autora nos prende do inicio ao fim com sua trama que vai ganhando força no decorrer das páginas à medida que o perigo se aproxima do personagem. 

Quanto mais perto ele chega da verdade, mas perto ele está de ter o mesmo destino que seu pai!!!!

E o que aconteceu com ele é o grande mistério que iremos encontrar aqui!!!! 

Apenas faço uma observação: no início eu estranhei os diálogos. Temos conversas com uma linguagem formal, com explicações formais, eu senti que ficou um pouco mecânico. Mas depois melhora e eu acabei me acostumando, pois fiquei entretida pelo enredo. E o resto do texto não é assim.

Preciso contar para vocês: no prólogo, a autora traz informações verídicas e explica que o mar é um espaço que ainda não foi conquistado por nós, trazendo o significado do título e nos deixando na expectativa para o que iremos encontrar em suas páginas!!!!!

E depois tem uma citação de Albert Einstein nos convidado a libertar nossa imaginação. 

O final traz uma grande revelação: o leitor chegará a ultima página torcendo para que a autora tenha feito isso e ela fez!!!!!! É claro que eu não vou dizer o que é, risos... Mas aqui não se tratava de ser uma surpresa, porque não foi,  e sim de deixar nosso coração feliz!!! E ela deixou. E ela ainda criou uma possibilidade para uma continuação, se quiser!!!

Parte Física: Eu li a edição da editora anterior. E confesso que a capa era perfeita, condizente com a história e linda. Não gostei muito dessa. Mas pesquisei na internet e descobri que a Editora Coerência trouxe uma diferença: ela acrescentou desenhos de sereias, estrelas do mar e navios. Também trouxe uma inovação, nunca vi nenhuma editora fazendo isso: um marcador embutido que vem preso a aba do livro, é só o leitor destacar. 




Onde Você Está??? 

Tem algo muito errado nessa cena....

Um homem adulto percorrendo os cômodos de sua casa de infância. Há uma dor que lhe dilacera o peito ao ter contato com suas lembranças. Ele está procurando por um fantasma: seu pai!!!!

Mas só o que vejo é um pai carinhoso, que brincava com ele, que cuidou dele em todos os momentos em que esteve doente, que nunca saiu de seu lado e que faria tudo por ele.

Esse pai nunca abandonaria seu filho!!!! Esse pai nunca se ausentaria sem uma explicação!!! Aconteceu alguma coisa. Ele não foi embora por vontade própria!!!

Todos simplesmente acreditaram e seguiram com suas vidas??? Ninguém procurou por ele??? 

Alfred era um cientista com reconhecimento internacional. Suas pesquisas chegaram aonde ninguém poderia imaginar. Fez descobertas importantes e inesperadas.

Antes de sumir, um fenômeno inexplicável estava matando milhares de baleias. Mas alguém não queria que os cientistas investigassem a causa. Todos recuaram. E as autoridades governamentais competentes não estavam fazendo nada. 

Isso chamou sua atenção e ele resolve criar um projeto para salvá-las, e sozinho descobrir o que estavam escondendo!!!!!

O que ele achou???

Ninguém nunca soube, pois ele desapareceu.....

Será que alguém o pegou??? Ele está morto??? 

Vocês terão que ler para descobrir!!!!!


Seguindo seus passos... 

Alexandre nunca se conformou!!!!

Admirava seu pai e o que o profissional que ele foi. Por isso foi natural seguir a mesma carreira: ingressou na faculdade de biologia marinha. Sentia uma atração pelo mar. Sabia em seu íntimo que estava no caminho certo. 

Durante toda sua vida perseguiu o objetivo de desvendar o mistério do seu pai. Aquela noite ainda o assombrava. Ele precisava de respostas. Não iria desistir. E sentia que estava seguindo seus passos e não tardaria a encontrar a verdade!!!!

Ele ainda não sabia, mas estava mais perto do que poderia imaginar!!! 

Em uma expedição em alto mar, patrocinada pela universidade, ele vive uma experiência inexplicável: faz contato com uma espécie que não sabia identificar. Mas foi tudo muito rápido!!!! 

E a partir desse episódio, um som passa a persegui-lo. O que ele significava???

E por causa dele sua vida irá mudar: ele recebeu uma proposta de trabalho para fazer parte de uma pesquisa. 

E foi tolo e vaidoso em aceitar!!!! Agora Alexandre não podia confiar em ninguém. Sem saber ele foi envolvido em uma trama de conspiração!!!!!!

Enquanto isso no fundo do mar.......

É claro que não irei contar!!!!! Risos.... Vocês terão que mergulhar para ver com os próprios olhos!!!!!




Ponto Alto do Livro!!!! 

Esses traços de desenho na capa dão um ar juvenil a historia e passam a mensagem de que se trata de um livro de fantasia sobre o universo das sereias.

Mas não se enganem leitores: o tema não é esse!!!!

A abordagem da autora é totalmente diferente. Ela escolheu outro caminho: o que iremos encontrar, na verdade, é exatamente o que o título promete: um universo a ser desbravado!!!!

Quando eu olho para o mar, sinto um misto de medo e respeito. Pois só o que eu consigo enxergar é o Infinito!!!!!

E o infinito não está ao alcance do homem. Ele é totalmente desconhecido.......

Essa é a questão do livro. A autora nos alerta: estamos diante de um domínio inexplorado pela raça humana. Ninguém sabe o que essas águas profundas e escuras podem nos trazer. É assim que a nossa história começa: com uma descoberta revolucionária!!!!!

Existem evidências de uma nova espécie marinha. 

Qual o problema???

Não estamos prontos para ela. Esse é o ponto alto dessa história!!!!!!

É aqui que a autora se diferencia: ela traz uma teoria nova, eu nunca vi em nenhum outro livro. E a expõe como se fosse real, a partir do ponto de vista científico. Ela não vai contar a lenda das Sereias. Ela vai apresentar ao mundo mais uma linhagem!!!!

Sua anatomia se assemelha muito à do corpo humano. Não pode ser!!!!!! É um Hominídeo!!!!! Esse termo existe leitores, é a classificação a qual pertence à espécie humana (Fonte: Wikipedia).

Isso é fantástico!!!!!!

Não, não é. Poucos conhecem a verdade. E essa verdade despertou a ambição desmedida do homem. Diante do potencial de poder e vantagens que eles poderiam alcançar com o impacto dessa descoberta, com o que ela poderia proporcionar a humanidade, eles não hesitaram e agiram!!!!!

Deu-se início a uma caçada!!!!!

Béatrice irá revelar a face impiedosa do ser humano: a de predador!!!! Nós somos os responsáveis pela destruição do ecossistema terrestre e aquático. Nós somos os culpados pela extinção da vida em nosso planeta!!!!

Mas tem mais!!! Em minha opinião, eu posso estar enganada, no final, através da ferramenta da ficção, ela disse qual é a solução!!!!

Ela deixou implícita a ideia de que nós podemos recuar. Estamos dispostos a desistir do nosso modo de vida??? Estamos prontos para recomeçar??? Ainda a tempo de escolha!!!!

De que lado você irá ficar???








Aviso aos Leitores: Essa resenha foi escrita em forma de poema. Não há quotes, citações do livro, ou spoiler. Toda as palavras utilizadas são de minha autoria. Eu derramo em meus textos, o meu coração, o que eu senti ao ler o livro. É isso que encontrarão aqui, no Cantinho.








Contato com a Autora:






26 comentários

  1. Oi!
    Eu adoro a temática do livro então já me interessei pela obra *-*
    Dica anotada!

    http://vicioseliteratura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Olá, Cila.
    Eu amei essa capa hehe. Eu gosto muito de livros com sereias, mas é dificil de encontrar um que realmente me agrade. Os que li até agora achei quase todos fracos. Por isso vou anotar aqui, quem sabe? hehe. Como sempre sua resenha está maravilhosa, parabéns!

    Prefácio

    ResponderExcluir
  3. Oi Cila! Adoro histórias que envolvem sereias! Que interessante a abordagem da autora, não conhecia, mas é bem curioso!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  4. Gostei da resenha Cila. Achei o enredo do livro bem interessante e original. Beijo!

    www.newsnessa.com

    ResponderExcluir
  5. Oi! Que capa linda, já vi no Instagram rsrsrs. Não sei se leria, mas a história me despertou curiosidade. Bjos ❤

    Click Literário

    ResponderExcluir
  6. Oi
    não conhecia o livro, mas logo de cara essa capa já chama a atenção, e a história me interessou, pois parece ser uma história diferente, nunca li nada com sereias, só assisti.

    momentocrivelli.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Oie,
    não conhecia o livro, mas já amei a capa e claro sua resenha como sempre me deixou com vontade de ler kkkk

    bjos
    Blog Vanessa Sueroz
    Canal no youtube

    ResponderExcluir
  8. Oi, Cila
    O livro já me chamou atenção por causa do título. E agora só de saber que podemos ler numa tarde de domingo, já adicionei na listinha.
    Beijos
    Balaio de Babados
    Participe da promoção #Sorteio1KSeguidores

    ResponderExcluir
  9. Oi Cila!
    Ainda não conhecia esse livro, mas pela sua resenha ele parece ser ótimo.
    A capa me lembrou o livro Despertar, que li recentemente (esse sim era sobre sereias).

    Beijos,
    Sora | Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
  10. Suas resenhas são sempre animadas haha! Adorei a premissa, a sinopse e a essa capa lacradora, com certeza lerei, sua resenha completou me deixando muito animada e curiosa, devo dizer haah!

    http://www.leitorasvorazes.com.br/

    ResponderExcluir
  11. A história é linda Cila! Sua resenha impecável como sempre! Mas tenho que falar dessa capa... Tão linda com detalhes tão lindos!!!! E o titulo em si também já abre muita curiosidade né?! Adorei!! Beijos linda!!!

    www.lendo1bomlivro.com.br
    Instagram :) @lendo1bomlivro

    ResponderExcluir
  12. Oi Cila, eu raramente leio essa temática, mas adorei sua resenha, podia ter mostrado a outra capa, fiquei curiosa!

    Beijos Mila
    Daily of Books

    ResponderExcluir
  13. Ahhhh, não sabia da existência desse livro, quer dizer, não sabia muito bem sobre o que falava a história, e adorei!!! Amo histórias com sereias :)

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
  14. Resenha espetacular!! Se já achei essa capa linda, imagina a anterior, que você comentou que é mais ainda. Aparentemente, há tanto mistério nessa história, um universo a ser descoberto, mas que para alcançá-lo é necessário estar preparado. Uma pena que a autora não tenha estruturado muito bem o livro, porque o começo pode ser o fator decisivo pra um leitor decidir se prossegue ou não na leitura, e eu mesma acabaria não gostando da escrita formal. Mas fico feliz por ela ter conseguido desenvolver melhor o resto, sem sobrecarregar as páginas!


    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  15. Oi, Cila!
    Está aí um tema que não costumo ler muito sobre. Fiquei interessada na história e muito curiosa com a revelação do final!
    Adorei a resenha.

    Beijos
    construindoestante.blogspot.com.br || Concorra a um vale presente de R$40,00

    ResponderExcluir
  16. oIII
    Não é o tipo de livro que costumo ler, mas achei a premissa bem interessante. Gostei ainda mais de saber que é um daqueles livros que a gente pode ler rapidinho, em uma viagem pra casa de ônibus e até mesmo naqueles dias preguiçosos.
    bjoo

    ResponderExcluir
  17. Oie!
    Adorei sua resenha e quase fiquei doida com tantas perguntas que só vc sabe responder, que injusto! rs
    Já anotei na lista, obrigada por compartilhar! Bjs

    ResponderExcluir
  18. Cila!! Mulher, que resenha é esse?? SEmpre arrasando! Eu fiquei louca com tantas indagações e mistérios. Mais curiosa ainda para saber sobre essa teoria, meu Deus, eu necessito desse livro! Quero descobrir tudo! Linda resenha, parabéns Cila! Beijos!

    ResponderExcluir
  19. Oi cila, tudo bem?

    Eu adoro a forma como você escreve sua resenha, pois sempre sou sugada ppara o universo do livro em questão. Sou apaixonada por sereias e este universo marinho, então creio que adoraria a obra e a devoraria em pouco tempo. Fiquei com muita vontade de ler e a capa realmente não me agrada tanto! Amei!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  20. Oi Cila,
    Conheço esse título há bastante tempo e fiquei muito contente por ter visto ele aqui. Adorei saber que a leitura tenha te agradado, mas essa construção do final, de a pessoa mudar e etc, me assusta um pouco, pois, se não for bem construída, pode ficar forçado.
    De toda forma, vou anotar a dica.
    Beijos ♥

    ResponderExcluir
  21. Cila, sabe que sereias estão entre o seres que normalmente não me atraem? Detalhe que estou lendo um livro sobre a Ariel, rs, abro exceção pra Disney... Hahahaha... Mas o que me faz mesmo não querer ler são esses diálogos formais demais... Que bom que se acostumou, mas não sei se isso aconteceria comigo também. De qualquer maneira, achei muito legal isso da autora não contar a lenda das sereias, e sim apresentar ao mundo uma nova linhagem, realmente é algo bem diferente.

    ResponderExcluir
  22. Olá
    Eu adoro sereias e esse livro já venho acompanhando a algum tempo, ele faz bem o meu estilo e essa capa, que linda né. Adorei essa novidade quanto a "lenda" das sereias.
    Fiquei super curiosa.
    Beijuh

    ResponderExcluir
  23. Olá!

    Já vi algumas resenhas desse livro mas admito que não chamou tanto minha atenção. Mas quem sabe um dia eu arrisque a leitura.

    ResponderExcluir
  24. Concordo com você sobre a capa, a antiga era mais realista e essa é mais ilustração, e em compensação tem mais detalhes como aquela lua linda ao fundo! Já conhecia a história e sabia do foco diferencial da autora. Pena saber que é curtinho, porém que tem potencial para continuação! Ele já estava na lista, então... ;)

    ResponderExcluir
  25. Olá, tudo bem?
    Eu adoro esse livro, e concordo que a capa é bem juvenil, sendo que a história não nos passa essa imagem.
    Eu amei a sua resenha, foi bom reviver os momentos que tive com essa leitura maravilhosa.
    Um beijo.

    ResponderExcluir
  26. Oi.

    Tenho visto ótimos lançamento no catálogo da editora, embora não tenha lido nenhum livro, tenho muita vontade de começar. Esse vai para junto de outros títulos da editora que quero ler. Adorei a premissa e estou super ansiosa para ler.

    ResponderExcluir