Sobre o Cantinho










O Contador de Histórias:


Ao longe escuto cavalos se aproximando. Uma carruagem aparece bem na minha frente. Um estranho abre a porta e me convida para entrar.Fecho os olhos. Decido aceitar sua mão, o tempo para. O estranho me leva por um caminho desconhecido. O vento trás uma folha. É uma carta marcando um encontro. É longe. O estranho diz que sabe como chegar. Uma chuva forte acontece. Uma fria chuva de novembro. Ficamos atolados na lama. É noite. Minha presença atrai lobos. Saio correndo. O estranho encontra uma casa. As luzes estão piscando. Uma música se repete. Molduras vazias, jogadas ao chão, se misturam aos pedaços de vidro quebrado. No espelho, imagens de pessoas que não estão lá. O ranger do assoalho me leva a outra sala. Aos gritos, segredos são revelados. Corações destruídos se separam. Sigo seus passos. No início são calmos. Você se lembra de alguma coisa. E, então, eles se tornam desesperados. Uma passagem secreta nos leva de volta ao começo: uma carta marcando um encontro. E quando você o olha, bastou apenas um sorriso. Você tinha voltado para casa.

                                                                                             (Texto de minha autoria)



Em meu pequeno texto, o estranho representa o livro. Ele, a princípio, é um estranho, pois não sabemos que sentimentos ele pode nos despertar.

O ato de fechar os olhos significa que, às vezes, temos medo de nos entregar aos nossos sonhos. Mas quando aceitamos a mão dele, optamos por nos deixar levar em suas fantasias.

O fato do “tempo parar”, nos ensina que não existe limite de idade para ler, todos estão convidados a olhar suas páginas. E quando aceitamos esse convite, através do livro, somos capazes de ir por “caminhos desconhecidos”, ou seja, visitar lugares, conhecer pessoas, participar de aventuras, tudo isso “sem sair do lugar”, como diz a música “Leitura” da Xuxa.

O encontro em nossa história foi marcado em uma carta, costume dos romances antigos, que eu adoro. E ele é “longe”, quer dizer, o conto se passa em outra época, o que nos é permitido quando lemos, podemos navegar nas águas calmas do passado, nas turbulentas do presente, ou nas inesperadas do futuro.

E a façanha então começa: “fria chuva de novembro”- homenagem a música “November Rain” dos Guns N’ Roses- lama, lobos, correria.

Mas algo está errado, onde estão todos? A casa está vazia, encontramos vestígios de uma discussão recente. E, então, “no espelho, imagens de pessoas que não estão lá”, mas nós podemos vê-las, porque um texto bem escrito nos envolve tanto, que conseguimos vivenciar cada palavra, como se fosse real.

E o “grand finale”: meu sonho é andar por passagens secretas daquelas bibliotecas das velhas mansões assombradas!!! Você nunca sabe o que irá encontrar do outro lado!!!! Então, pensei: por que não??? Uma fenda no tempo, uma oportunidade de reescrever o destino dos meus personagens, foi isso que eu descobri do outro lado!!!!!!




A Blogueira: 

Meu nome é Priscila, mas podem me chamar de cila-leitora voraz. Pela leitura do texto vocês podem perceber que sou muito romântica e sonhadora e por isso louca por boa uma aventura. 



O Blog:

Em 13/07/2013 o Cantinho para Leitura nasceu com a vontade de falar sobre os contadores de histórias, aqueles livros que me encantaram e que deixaram suas marcas. Acredito que compartilhando minha paixão pela leitura posso despertá-la em você também. Esse é o meu projeto pessoal: conquistar novos leitores.  

Sejam bem vindos! O Cantinho é nosso lugar comum para conversar sobre os personagens que amamos, trocar dicas de livros, conhecer aqueles autores que admiramos nas entrevistas, ficar por dentro dos eventos literários e descobrir os últimos lançamentos das editoras!!!!!!  

E aqui vocês também estarão sempre atualizados sobre as últimas adaptações literárias para o cinema e para a TV.

A porta está sempre aberta, mas se usarem as palavras mágicas, irão ganhar meu coração facilmente: romance; dragões, piratas, vampiros, anjos, bruxos, lobisomens, e tudo o que cerca o universo sobrenatural; viagem ao tempo; ficção científica; distopia; drama; fantasia/aventura; suspense/policial; thriller psicológico; cartas; natureza humana.

Layout:

Uma leitora pediu que eu contasse a história do meu layout. Antes vocês precisam saber: como romântica incurável, sou apaixonada por Shakespeare. Minhas histórias preferidas são: Romeu e Julieta e A Megera Domada. Como eterna sonhadora, sou fã assumida da saga do Harry Potter, uma das melhores que li na vida. E o livro Belo Desastre é especial para mim, foi minha primeira resenha aqui no blog. Travis tem um lugar cativo guardado em meu coração. E por fim, sou apaixonada por cartas, costume antigo, que acho íntimo e romântico.

Assim o Cantinho para Leitura não seria do meu jeitinho, se eles não estivessem aqui, me representando. Vocês vão ver que a bonequinha do Cantinho sou eu. Estou lendo o livro Romeu e Julieta e com a varinha de Harry Potter, faço um feitiço para ser trasportada para o universo deles. 

Ao lado, irão me ver na bancada de Romeu e Julieta, no lugar dela, sendo disputada por Romeu e Travis, risos..

Mas tem mais! Na lateral do blog, dou as boas - vindas a vocês com a carta de ingresso no Cantinho para Leitura, similar a carta de Hogwarts, que estou esperando receber até hoje, risos..

Logo abaixo, temos um muro, como o que existe na Casa de Julieta, em Verona na Itália. 


Contato:

Eu adoro participar de eventos e feiras literárias. Se você tem algum convite, alguma dúvida ou quer fazer uma parceria com o Cantinho envie um e-mail para:                                                                                   

euqueroumcantinhodaleitura@gmail.com








Acompanhe o Blog  nas Redes Sociais:


2 comentários

  1. Respostas
    1. Oi Léo,
      tudo bem?
      Foi de coração, espero conseguir passar minha paixão por livros para as pessoas.
      beijos.
      Cila- Leitora Voraz

      Excluir