Resenha do Livro: O Primeiro Dia do Resto da Nossa Vida!!!!!


Tess e Gus, sem saberem, estavam seguindo caminhos diferentes, como está na capa, mas que levavam ao mesmo lugar: um era o Destino do outro.

Essa é uma história para aqueles que acreditam que há alguém por aí, que pode ser a sua pessoa, a pessoa para o resto de sua vida!!!!! Sua alma gêmea!!!!



Livro: O Primeiro Dia do Resto da Nossa Vida
Autora: Kate Eberlen
Editora: Arqueiro

Páginas: 432
Cantinho Indica: 3,5/5  




O Primeiro Dia do Resto da Nossa 

Vida!!!



Adicione no Skoob


Sinopse:


“Um livro adorável, romântico, engraçado e muito inteligente.” – Daily Mail. “Se existe um casal ‘destinado a ficar junto’, é Tess e Gus. Esta história bem-humorada, comovente e encorajadora retrata duas vidas que se cruzam ao longo dos anos, mas que, por pouco, não se ligam. Não consegui parar de ler.” – Sophie Kinsella, autora da série Becky Bloom. Tess e Gus foram feitos um para o outro. Só que eles não se encontraram ainda. E pode ser que nunca se encontrem... Tess sonha em ir para a universidade. Gus mal pode esperar para fugir do controle da família e descobrir sozinho o que realmente quer ser. Por um dia, nas férias, os caminhos desses dois jovens de 18 anos se cruzam antes que os dois retornem para casa e vejam que a vida nem sempre acontece como o planejado. Ao longo dos dezesseis anos seguintes, traçando rumos diferentes, cada um vai descobrir os prazeres da juventude, enfrentar problemas familiares e encarar as dificuldades da vida adulta. Separados pela distância e pelo destino, tudo indica que é impossível que um dia eles se conheçam de verdade... ou será que não? “O primeiro dia do resto da nossa vida” narra duas trajetórias que se entrelaçam sem de fato se tocarem, fazendo o leitor se divertir, se emocionar e torcer o tempo todo por um encontro que pode nunca acontecer.



Confiram a Resenha!!!!!!! 




 RESENHA: O PRIMEIRO DIA DO RESTO DA NOSSA VIDA




O Cantinho Abre o Coração!!!!


A autora arriscou trazendo uma proposta diferente: ela vai contar a jornada de duas pessoas até se encontrarem. 

O Livro é dividido em cinco partes. Tess e Gus dividem a narrativa. Vamos acompanhar 16 anos de suas vidas acontecendo simultaneamente, mas em separado. Porque eles sempre foram estranhos um para o outro.

Vamos compartilhar suas perdas, suas culpas, suas experiências, suas descobertas, seus sacrifícios, seus medos, suas dores, suas decepções e seus erros. Sim, eles erraram. Não só os dois, mas todos eles que fizeram parte de suas vidas. 

Eu não gostei das escolhas de nenhum dos dois. Fiquei decepcionada com eles. Eles sequer sentiram culpa pelo o que fizeram. 

Não é uma história divertida como está na sinopse. Também não é um romance fofo como eu esperava. Em minha opinião, é um drama. São duas pessoas tentando encontrar um lugar no mundo. Tentando descobrir quem são. Querendo a felicidade como todos nós. 

Vou elogiá-la por trazer a sua trama uma assunto tão importante como o câncer. Ela explorou um lado dessa questão muito difícil e que não é muito discutido. Eu não saberia o que fazer. 

E elogio ainda mais, por não ter seguido um caminho seguro no que se refere a prevenção. Ela foi bem realista. Não é uma mera possibilidade. Nós precisamos entender que as pessoas realmente estão morrendo. 

E ainda há Hope. A irmã de Tess. Tem algo de errado com ela. Vamos ver a negação por parte da família, apesar da reação das pessoas e o processo de descoberta da doença. Eu me surpreendi com o desfecho que a personagem ganhou. Mas ao buscar informações, não só percebi que foi real, que é possível, como também que Hope foi muito bem caracterizada.

Apenas faço uma observação: Essa leitura me despertou muitos sentimentos. No início me envolvi com cada um deles. Depois, tive a estranha sensação de que estava diante de dois livros diferentes, porque não havia conexão entre os personagens e suas histórias, apesar de se esbarrarem em alguns momentos e de frequentarem lugares comuns. 

De repente, a leitura ficou lenta, e eu não queria mais acompanhar a história de Gus, pois tinha mergulhado na vida de Tess.  

Senti que as duas histórias estavam independentes demais, que nunca iriam se conectar. 

E foi somente na última e quinta parte do livro, no final, que as duas histórias se tornaram uma só. Foi só aqui que a autora me emocionou e eu chorei.

Porque Tess, na verdade, nunca esteve sozinha!!!! Quando vocês descobrirem do que eu estou falando, vão ver que foi lindo!!!

Parte Física: Eu achei essa capa linda demais!!! E ela traduz com muita propriedade o significado do livro. A diagramação está simples, mas perfeita. Em cada capítulo temos o ano e o nome de Tess ou Gus, quem está narrando naquele momento. E as folhas são amareladas em respeito ao leitor, para não prejudicar a sua vista.



Tess:

Ela só tinha 18 anos....

Estava de férias na Europa com sua melhor amiga Doll. Colocaram uma mochila nas costas e se aventuraram. Essa viagem marcava um fim e um começo. Era um ritual de passagem!!! Estava deixando para trás o ensino médio e dando boas vindas a sua nova vida como universitária, como adulta!!!

Florença foi o ponto de despedida. Estava ansiosa para voltar para casa!!!

Mas uma tragédia aconteceu!!!

Tudo mudou....

Aquele era o primeiro dia do resto da vida de Tess!!! 

Uma vida que ela não escolheu. Não era o que ela havia planejado. Lhe tiraram tudo: seus sonhos, suas expectativas, seu futuro. 

Ninguém perguntou a ela. 

Simplesmente foram embora e a deixaram lá. Era dela agora o espaço que pertencia à sua mãe. Era dela agora a responsabilidade de cuidar de Hope, sua irmã de apenas 5 anos.

Ela não sabia o que estava fazendo e não tinha a quem pedir ajuda. Ninguém a apoiava. Ninguém se importava com ela. Sua família era egoísta demais. Nenhum deles queria abrir mão do que já tinha para dividir a responsabilidade com ela.

O que ela perdeu não era importante. O que eles poderiam perder sim. Ela estava fazendo drama.......

Drama??? Nossa!!!! Como eu fiquei engasgada de tão revoltada!!!

Ela estava sozinha!!!

Simplesmente sozinha!!!!!!! E foi tão injusto!!!!!!

Ninguém queria ver o quanto ela estava assustada. Que o que ela mais queria era ter sua mãe de volta!!!!

Ninguém sabia quem ela era de verdade. 

E depois de tudo pelo o que ela passou, depois de tudo o que ela sacrificou, ela sobrou. E isso me doeu tanto!!!!!

Ela não tinha nada. Ela não tinha ninguém!!!

Mas não foi o suficiente. Lhe tiraram mais!!!!!

E nessa hora, a autora me fez questionar sobre o sentido de nossa existência. 


Gus:

Ele só tinha 18 anos....

Uma tragédia aconteceu: seu irmão morreu.

Tinha acabado de se formar no ensino médio. Agora era para estar de férias com seu melhor amigo. Mas ele não pode ir. Então ele foi com os pais. Ali em Florença era como uma fuga para ele. Podia andar livremente pelas ruas e ser quem quisesse. 

Podia escapar da bolha do luto. Podia respirar. 

Ele gostaria de ficar ali. Ele não queria o que lhe aguardava em casa 

Tudo mudou....

Aquele era o primeiro dia do resto da vida de Gus!!! 

Uma vida que ele não escolheu. Não era o que ele queria. Seus sonhos foram menosprezados. Seu futuro não lhe pertencia.

Ninguém perguntou a ele.

Seus pais simplesmente planejaram tudo em seu lugar. Ele só tinha que estar lá para viver uma vida que não era sua. Para ser alguém que não era ele.  

E ele aceitou. Até agora eu não entendo. Por que ele aceitou???

Ele não sabia quem era de verdade. 

Sempre viveu à sombra do irmão, Ross. E depois da morte dele, sua presença era uma lembrança constante de que Ross não estava lá. De como seus pais sentiam a falta de Ross. 

Ele se sentia indesejado. Seus pais não lhe enxergavam. Eles não queriam Gus lá. Eles queriam Ross. 

Isso foi tão injusto!!! Me doeu ver o egoísmo deles!!! A falta de amor!!!

Gus estava vivo!!! E eles não se importavam.... Não viram o quanto ele estava perdido, vazio. Procurando por sua identidade. 

Uma pessoa sem referências de si mesmo, solto no mundo, em um mundo que não era dele. 

Depois de muitas tentativas e erros, ele estava sozinho!!!!

Ele sobrou.....


Ponto Alto do Livro!!!! 

Essa não é uma história de quase....

Nunca houve um “E se tivessem ficado juntos?” .

Tess e Gus não protagonizaram um romance de chances desperdiçadas. Eles não se conheceram. Ao longo dos dezesseis anos, foram estranhos um para o outro.

Duas pessoas que, por algumas vezes, estiveram no mesmo lugar, na mesma hora. E que trocaram poucas palavras. Como eu e você trocamos com quem está ao nosso lado no metrô, no ônibus, na rua. Com alguém que passou por nós e depois nunca mais iremos ver.

E que, em outras ocasiões, deveriam estar no mesmo lugar e na mesma hora, mas por algum evento não estiveram ou não se encontraram.

Por todo esse tempo, estavam sempre próximos, pelas redondezas da vida um do outro. Como se um imã os atraísse. 

Mas em todos os momentos que suas vidas se tocaram, eles nunca olharam um para o outro de verdade. Nunca se enxergaram. 

Era como se o Destino estivesse esperando......

Eles precisavam passar por tudo aquilo, para que estivessem prontos um para o outro. Para estarem livres um para o outro.

E agora, eles tinham a chance de serem eles mesmos, de viverem o que sempre quiseram!!!. 

Era a vez deles!!!!!. 

Algo ainda os impedia de ficarem juntos??? Agora, finalmente, poderiam ter o primeiro dia do resto de uma vida juntos???

Esse é o ponto alto da história!!!!!

Vocês terão que ler para descobrir!!!!!


Aviso aos Leitores: Essa resenha foi escrita em forma de poema. Não há quotes, citações do livro, ou spoiler. Toda as palavras utilizadas são de minha autoria. Eu derramo em meus textos, o meu coração, o que eu senti ao ler o livro. É isso que encontrarão aqui, no Cantinho.




Contato com as Editoras: 




Arqueiro: Site / Facebook / Instagram / Twitter / Youtube / Skoob /

Sextante: Site / Facebook / Instagram Twitter / Youtube Skoob /


26 comentários

  1. Olá,

    Achei muito intrigante os questionamentos que essa obra irá trazer, adoro livros que me fazem pensar e refletir sobre um determinado assunto. E como boa fã de drama não vejo a hora de fazer esta leitura. Confesso que eu acreditava que se trataria de um romance fofo, por conta dessa capa alegre e vibrante, porém isso não me incomodou, na verdade sua resenha só me deu ainda mais incentivo para lê-lo.

    Beijos,
    entreoculoselivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Eita, Cila. Deve ter surgido mesmo muitos sentimentos com esse livro, porque ele não apresentar nenhuma conexão entre os personagens o livro e todo de repente no final ainda te fazer chorar no final. Parece que o enredo é um tanto diferente mesmo do que mostra a sinopse, mas gostei de ver sua opinião e de que a obra deva valer a pena, não parece de todo ruim.

    ResponderExcluir
  3. Olá,
    A premissa é bem interessante e acho a capa maravilhosa.
    Uma pena que a leitura não é divertida como aparenta na sinopse, mas que beira quase a um drama e quero muito saber o que os personagens fizeram que te deixaram um tanto quanto exaltada em relação a eles não sentirem remorso pelo que fizeram.
    Adorei sua resenha e estou curiosa para saber se no final finalmente eles se encontram.

    http://leitoradescontrolada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oi, confesso que quando eu vi esse livro eu achei que fosse realmente uma história romântica e fofa entre os dois: o que não é. Ainda nem li, mas já sei que as escolhas deles realmente poderiam ser melhores, afinal são 16 anos contados e eles não estão juntos. Acho que esse é o motivo que eu ainda não li, apesar de ganhar pontos por lidar com câncer, como a romântica incorrigível que sou eu esperava encontrar um amor entre eles. Acho que vou passar a dica por enquanto, mas quem sabe mais para frente eu não leia, certo? Afinal não sabemos o dia de amanhã ;)
    Um beijo
    www.brookebells.com

    ResponderExcluir
  5. Cila querida que livro mais encantador é esse? Realmente adoraria ter a oportunidade de realizar a leitura, ainda mais diante dessa sua animação, ficou incrível a sua resenha querida.
    Beijinhos da Morgs!

    ResponderExcluir
  6. Olá, eu ainda não li esse livro, mas por alguns posts que já vi sobre ele e pelo seu, fiquei curiosa para ler ele, especialmente pelo fato de parecer que os protagonistas viviam vidas muito distintas mas, pelo que você disse, ter uma reviravolta aí.

    ResponderExcluir
  7. OI Cila!


    Achei muito interessante os pontos abordados por você, mas apenas na quinta parte você se emocionou?Isso me deixou desanimada, afinal, o autor deu tantas voltas. Vale apena todo esse percurso? Pq em determinados momentos achei que não e outros sim. Enfim, não me senti animada para ler. beijos!

    ResponderExcluir
  8. Oi, Cila! Confesso que fiquei com muito medo do livro ser muito triste. Atualmente estou buscando leituras mais felizes. Até que vi que tem Florença e a curiosidade bateu, porque eu amo essa cidade. Ainda estou me decidindo, mas seu texto me forneceu mais elementos para eu pensar o melhor momento para ler. Muito obrigada! Beijos!

    ResponderExcluir
  9. Você sempre trazendo belas resenhas.
    Gosto deste livro, ainda por ele ser dividido em 5 partes, deixando a história ainda mais instigante.
    Agora fico com um pé atrás, com esses rodeios que o autor faz, tenho medo de a leitura ficar chata para mim e eu acabar abandonando. Mas enfim, vou acreditar em sua resenha e dar uma chance ao livro.

    ResponderExcluir
  10. Olá!
    Sempre adoro as suas resenhas. Morro de vontade de ler esse livro, parece ser uma história tão verdadeira e real que me conquistou só pela sinopse. Só fiquei com um pouco de pé atrás com esses rodeios, mas acho que não me incomodaria tanto.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  11. Cila lindona acompanhar 16 anos de dois personagens deve ser muito interessante, afinal vamos vivenciar juntos com os personagens e emoções, confesso que não sei se aguentaria ver eles separados, mas fiquei muito curiosa com o fato da protagonista nunca estar sozinha a ponto de te emocionar. Amei sua resenha como sempre e vou ler com certeza. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  12. Olá, tudo bem?

    Quando vi a capa e o título, pensei: Lá vem um romance bem água com açúcar, ledo engano, né? Bom, confesso que a premissa não me chamou muito a atenção, mas a questão de abordar assuntos delicados como o câncer e tals, me faria ler. Não sou muito de dramas muito profundos, mas quem sabe...

    Beijo!
    Ana.

    ResponderExcluir
  13. Mulher que resenha é essa? Adorei <3 Nunca tinha lido nada da autora, nem conhecia a sinopse do livro apesar de já ter visto a capa. Me interessei demais, apesar de separar o lenço do lado haha Amei!
    Beijos,
    http://diariasleituras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Oi Cila! Que resenha linda, deu pra ver o quanto você amou o livro! Fiquei curiosa para conhecer Tess e Gus e saber como as histórias deles finalmente se cruzaram.
    Beijos

    ResponderExcluir
  15. Olá.
    A ideia da autora de contar a jornada de duas pessoas até se encontrarem foi realmente SENSACIONAL, acompanhar por anos as vidas desses personagens deve ser algo incrivel, ainda não li o livro, mas quero muito ler.
    Deu para notar em sua resenha que o livro mexeu muito com vc, acho que comigo não seria diferente, mas acho que vou gostar ainda mais da história, pois adoro livros com esse drama maior.
    Amei a resenha.

    ResponderExcluir
  16. Olá!
    Nossa que resenha mais detalhada!
    Fiquei encantada pela premissa e já quero, eu li algumas resenhas que não me chamaram a atenção em nenhum aspecto, mas a sua simplesmente despertou a minha curiosidade sobre a obra, dica anotada!
    Um beijo.

    ResponderExcluir
  17. Oi Cila linda, tudo bem??
    Parece uma história muito marcante e bem intensa... eu particularmente não me sinto compelida em ler... não sei não me senti cativada, porque talvez a história leve um pouco para o lado do sick lit e eu não curto muito essa temática... mas a sua resenha ficou maravilhosa e linda... fiquei encantada com os detalhes que você contou e como a história mexeu contigo.... xero!

    ResponderExcluir
  18. Olá,
    Menina, adorei o seu estilo de resenha.
    Sou fá de carteirinha de dramas, e apesar de parecer meio enrolão esse livro me chamou bastante atenção e seus argumentos me deixaram curioso.

    Bj

    ResponderExcluir
  19. Olá
    Já tinha lido algumas resenhas sobre esse livro, mas não tão completa assim. Apesar de alguns pontos negativos me incomodarem, eu ainda estou super ansiosa para conhecer mais afundo essa história.
    Beijos

    ResponderExcluir
  20. Já tinha lido algumas resenhas sobre esse livro e todas foram levantando pontos como o seu e que não se agradaram tanto com o livro, a premissa do mesmo não chamou minha atenção desde a sinopse, então eu já não esperava muito dele.

    ResponderExcluir
  21. Eu também achava que o livro seria um romance fofo, com alguns clichês. A capa parece levar a isso e a sinopse passa uma coisa completamente diferente do que você descreveu da história!... Achei legal que a autora pareceu ter criado 2 personagens completamente distintos e sem conexão, mas daí no fim fez tchuns! ;) Vou colocar na lista, pq até curto um drama bem feito. beijo!

    ResponderExcluir
  22. Oiii
    Eu iniciei a leitura da sua resenha super animada pela história contada de cada personagem separadamente. Achei esse ideia fantástica: mostrar o olhar de cada um das personagens até se encontrarem, acho que assim a gente se apega mais a cada uma delas. Mas fiquei desapontada quando você disse que o livro não é uma história divertida ou um romance fofo como todas nós esperávamos. Não conheço a autora e fiquei querendo conhecer a história, pena que não foi tãaaao legal assim... :(

    ResponderExcluir
  23. Hello! Tudo bem?
    Ah bacana demais o livro hein?!
    Nao conhecia ainda e fiquei curiosa com a trama.
    A premissa me chamou a atenção e os rumos dos personagens tb.
    Linda a capa, a edição realmemnte me surpreendeu.
    Beijos

    Livros e SushiFacebookInstagramTwitter

    ResponderExcluir
  24. Olá!
    Estou na morando esse livro já faz um tempinho e sempre que leio ótimos comentários sobre eu fico mais ansiosa rs' adoro livros com essa premissa de encontros e destino. Espero ter oportunidade de ler esse ano!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  25. Oi Cila!
    Eu também me emocionei muito com esse livro, especialmente com o final. A maneira como Tess e Gus enfrentam e resolvem seus problemas é linda!
    Bjs!

    ResponderExcluir
  26. Oi lindona!
    Bom, eu acho realmente a capa desse livro muito bonita. Amo essas artes sombreadas. No início de sua resenha, me envolvi completamente com a história, no decorrer fui me desanimando pelos pontos que você ressaltou. No final, fiquei curiosa, mas não o suficiente para decidir entrar na história, infelizmente deixarei essa dica passar.
    Bjim!
    Tammy

    ResponderExcluir