Boa noite Leitores do Cantinho!!!
Como eu avisei nas redes sociais aqui do Blog, esse mês é muito especial.
Nós iremos comemorar no dia 12/10 o Dia das Crianças. Então o Blog Cantinho para Leitura se uniu com o Blog amigo Nas Tuas Páginas ,para trazer muitas dicas de livros para vocês em um especial que vai durar todo o mês.
E para abrir esse especial, eu não poderia deixar de citar um livro que me marcou muito:
“Todas as pessoas grandes foram um dia crianças- mas poucas se lembram disso” (O Pequeno Príncipe)
Eu Cila, a Priscilla Fazolli, a Duda e a Rafinha queremos durante todo esse mês fazer um convite pessoal. Nós queremos que vocês se lembrem!!!!!
O Espírito Infantil vive em cada um de nós, não o deixe adormecido por mais tempo.
E com esse especial nós resolvemos ajudar vocês. Nós quatro conversamos e concordamos que não existe ninguém melhor do que o Menino Maluquinho e o Peter Pan (dois ícones do espírito infantil), para despertar a criança que existe dentro de você.
Por isso para começar, não tenha vergonha e pegue sua panela porque é hora de fazer muito barulho, com ele, o inesquecível: O Menino Maluquinho!!!!!
Autor e Ilustrações: Ziraldo
Editora: Melhoramentos
Páginas: 112
O Cantinho Indica: 5/5 Favorito!!!
O Menino Maluquinho!!!
![]() |
Adicione no Skoob |
Sinopse:
Na grande obra infantil de Ziraldo, verso e desenho contam a história de um menino traquinas que aprontava muita confusão. Alegria da casa, liderava a garotada, era sabido e um amigão. Fazia versinhos, canções, inventava brincadeiras. Tirava dez em todas as matérias, mas era zero em comportamento. Menino maluquinho, diziam. Mas na verdade ele era um menino feliz.
Confiram a Resenha!!!!!!!
RESENHA: O MENINO MALUQUINHO
Vencedor do Prêmio Jabuti em 1981 e do Prêmio Lourenço Filho em 1986. Foi publicado em 1980 e depois de 38 anos, o clássico infantil: “O Menino Maluquinho”, continua encantando a todos que descobrem o famoso garoto que usa uma panela na cabeça como se fosse um chapéu, risos. Foi escrito pelo famoso desenhista e cartunista Ziraldo. E já foi adaptado para o cinema. Não tem como não se apaixonar por ele. Não importa sua idade.
Tudo começou com um menino “que tinha o olho maior do que a barriga, tinha fogo no rabo, tinha vento nos pés, umas pernas enormes (que davam para abraçar o mundo) e macaquinhos no sótão (embora nem soubesse o que significava macaquinho no sótão). Ele era impossível”. Seu nome? O autor não diz. Ele o chamou de O Menino Maluquinho! Era assim que todos os chamavam também, pois ele era muito levado e travesso. Estava sempre aprontando das suas. Dando sustos também, risos. Mas era muito amado e muito sabido. E nunca parava quieto. Quanta energia ele tinha! Aproveitava o tempo como ninguém. E quanta imaginação!
Ziraldo escreveu um livro perfeito para crianças, pois é cheio de ilustrações. Uma curiosidade, é que os traços do personagem são muito fortes, você consegue facilmente reconhecê-lo em qualquer lugar. Qualquer criança diante de um desenho dele irá identifica-lo. Além disso, o texto é sempre curto e com um ar de diversão. E um pouco poético também, com versinhos.
Eu não sei vocês, mas eu só conhecia as tirinhas em quadrinhos, essa é a primeira vez que leio o livro. E a história ganhou meu coração rapidamente e me trouxe o sentimento de nostalgia. Mas não foi só isso. O Menino Maluquinho nos contagia porque resgata a infância. Falando de um garotinho que não teve medo de viver a infância ao máximo. Ele aprontava sim, caia e se machucava, de tanto brincar nas férias. Gostava de passar um tempo com seus avós, quando se esbaldava, pintando e bordando e comendo guloseimas. E sempre encontrava tempo para tudo, para ir para a escola, para ler, para colar figurinhas, para brincar, para estudar até tirar dez em todas as matérias, e se trancar no quarto e deixar a imaginação solta com as mais incríveis aventuras.
E o que eu gostei muito é que ele estava sempre fazendo traquinagem, ou querendo conversar, ou inventando brincadeiras. Ele tinha uma mente muito ativa, era muito esperto. E os pais nunca tentaram impedir ou refrear o desenvolvimento dele, pelo contrário, eles se envolviam e até o ensinaram a criar uma pipa, ou fazer um balão. Vamos ver que o relacionamento que ele tinha com a família era muito amoroso. E para mim, esse foi um dos fatores determinantes para ele ser alegre e saudável, como toda criança deveria ser. E foi muito importante para ele aprender a lidar com o problema que irá surgir com os pais. Que não é nada fácil para as crianças.
Mas o que está mais em destaque na personalidade dele é que ele era um menino feliz! Nada o impedia de arranjar um jeito de se divertir, nem um tempo chuvoso, ou um dia muito frio. E muito menos aqueles dias em que sentia um vazio o peito, ou dor. Nada que se aconchegar a família e ganhar muitos beijos e abraços não resolva.
E por fim, a mensagem que traz um exemplo para todos nós. Uma criança amada se torna um adulto muito legal, risos. Eu amei o livro e gostaria que as crianças dessa nova geração o conhecessem.
Dica para os pais:
No site do Ziraldo, ele gratuitamente disponibilizou uma versão digital do livro. Não tem todas as ilustrações e passagens, mas é praticamente igual. E você pode imprimir as imagens para colorir com seu filho. Site / Facebook /
Beijos.
Duda.

(Resenha da Maria Eduarda)
Especial Dia das Crianças:
Acompanhem o Especial Dia das Crianças:
Abertura:
Resenha do Livro o Menino Maluquinho Blog Cantinho Para Leitura
Resenha do Livro 25 Anos do Menino Maluquinho Blog Nas Tuas Páginas
Edição Especial da Coluna Next Release para o Dia das Crianças:
Lançamento dos Livros Mary Poppins e A Volta de Mary Poppins
Edição Especial da Coluna Plantão do Cantinho para o Dia das Crianças:
Diário de Um Banana 13- Batalha Neval
Abertura:
Resenha do Livro o Menino Maluquinho Blog Cantinho Para Leitura
Resenha do Livro 25 Anos do Menino Maluquinho Blog Nas Tuas Páginas
Edição Especial da Coluna Next Release para o Dia das Crianças:
Lançamento dos Livros Mary Poppins e A Volta de Mary Poppins
Edição Especial da Coluna Plantão do Cantinho para o Dia das Crianças:
Diário de Um Banana 13- Batalha Neval
Coluna Resenhas:
Resenha do Livro Diário de Um Banana Livro 1 Blog Nas Tuas Páginas
OMG! tenho esse livro até hoje! E é autografado! ♥
ResponderExcluirO post ficou ótimo e seu blog é LINDO! Novamente...OMG!!! É muita fofura! AMEI aforma que personalizou a parte lateral, ficou demais!
Beijos!
Oi, Cila!
ResponderExcluirEu confesso que pouco sei sobre O menino maluquinho. Eu vi alguns desenhos na Tv Cultura mas como é brasileiro, acho que não é muito conhecido pelas pessoas daqui, mais mesmo para quem é um pouquinho mais velho. Independente disso eu adoro livros com ilustrações e adoraria ler esse!
Beijo
http://www.capitulotreze.com.br/
Oi Cila,
ResponderExcluirestou muito feliz em poder fazer parte desse especial. Eu já falei, mas vou repetir, a emoção como você falou do Menino Maluquinho e do Peter Pan quando explicou sua ideia foi contagiante. Você ainda mantém sua criança viva. Duda muito legal a sua dica do livro no site do autor. Assim os pais podem ler e ao mesmo tempo propor uma atividade para seus filhos. Eu já tinha lido o livro faz muito tempo e para criança é incrível mesmo. Parabéns pela resenha.
bjs.
Pri.
http://nastuaspaginas.blogspot.com/
Gostei da resenha Cila. Não conhecia o livro, mas assisti a um filme do Menino Maluquinho ainda na época da escola. Beijo!
ResponderExcluirwww.newsnessa.com
Que lindo, uma infância feliz é a base de uma vida futura saudável, seria maravilhoso se todas as crianças do mundo tivessem um lar tão amoroso como o do Menino Maluquinho. E que legal que o Ziraldo disponibiliza o livro gratuitamente, bela iniciativa!
ResponderExcluirAmei esse especial e adorei a escolha do primeiro livro. Com certeza é um marco para muitos de nós em nossa infância.. Adoro essa história.
ResponderExcluirwww.vivendosentimentos.com.br
Oi, Cila! Oi, Duda!
ResponderExcluirQue post mais lindo, Ziraldo é uma referência! Costumava ler livros dele e assistir ao Menino Maluquinho na TV Cultura quando era criança. Gostei da resenha!
Beijocas.
http://artesaliteraria.blogspot.com.br
Oi, Cila!
ResponderExcluirEu nunca li o livro do Menino Maluquinho, mas amava os filmes. Assistia sempre.
Beijos
Balaio de Babados
sim ameii
ExcluirMuito fofo o livro sempre leio resenha do livro do Menino Maluquinho mais ainda não li, é um livro maravilhoso que com certeza vai alegrar todas as crianças e adultos, o livro faz parte da infância de muitos, ótima a sua dica de livro bjs.
ResponderExcluirEu fico emocionada de ver o Menino Maluquinho de Ziraldo por aqui. Foi o primeiro livro que levei para casa da Biblioteca da escola para ler. E quando você foi falando que ele tinha fogo no rabo, vento nos pés, veio as ilustrações do menino maluquinho nessas falas em minha cabeça .Muito emocionante! Eu reconheço os traços de Ziraldo de longe. Além dos livro, o menino maluquinho tinha gibi tbm e eu amava ler.
ResponderExcluirSer criança e só se preocupar em ser feliz e viver a cada dia com muitas brincadeiras é tudo de bom, uma pena que esse tempo passa tão rápido, é uma pena também saber que queríamos tanto crescer por pensarmos que ser adulto era o máximo.
ResponderExcluirO menino maluquinho é um clássico, todos tivemos uma experiência agradável com as páginas de aventura e diversão. Todas as crianças de hoje em dia deveriam ter em mãos essa obra prima!
Abraços! 😊
oi bem legal
ExcluirQue legal esse post, Cila e Duda. Adorei ler a resenha, pois mesmo conhecendo o personagem Menino Maluquinho, nunca li o livro. Só assisti o filme e vi o personagem em tantas coisas que apareceram. Eu adoro ler livros infantis e juvenis. Que legal a dica do site do Ziraldo. Tomara que ele se recupere rápido.
ResponderExcluirBateu uma nostalgia aqui!! <3
ResponderExcluirQuando criança, eu adorava os quadrinhos do Menino Maluquinho, tinha até um seriado também, muito legal... AAH! Que saudades de ser criança. *-*
Amei o seu post e vou baixar a versão digital do livro também.
Beijos!
Quando eu era mais novinha eu amava o menino maluquinho, esse livro trouxe minha infancia de volta
ResponderExcluirOi Cila.
ResponderExcluirQue projeto legal! Sucesso pra vocês. Nunca devemos deixar que o nosso lado criança morra. Gostei muito da resenha da Duda e se um dia tiver oportunidade vou ler o livro.
Bjus
www.docesletras.com.br
Adoro esse livro, Ziraldo caprichou ao escrevê-lo,por isso é campeão em vendas e de obra lida. Toda criança deveria ler essa história que é uma lição de amor ao próximo.
ResponderExcluirO Menino Maluquinho é uma série de histórias em quadrinhos que eu costumava comprar para ler e meus sobrinhos, eles aprenderam a ler com esses livretos, estar em um livro certamente será ótimo lembrando da maravilhosa infância.
ResponderExcluirEu fui à página ler e fiquei apaixonada! Fiquei emocionada com a magia da história é sem dúvida perfeita para ler aos nossos filhos!!
ResponderExcluirParabéns pelo post!
Beijinhos
www.aalfacinha.com
Olá, tudo bem? Tenho muito orgulho em dizer que tenho esse livro até hoje e ele, foi a minha primeira leitura do tipo! Uma história tão inocente, que revela uma infancia que hoje em dia não é tão comum, o que é uma pena. Parabéns pelo post!
ResponderExcluirBeijos
www.cheiadeassunto.com
bom
ResponderExcluirOi Cila
ResponderExcluirParabéns pelo trabalho , eu amei😍
Bem legal
ResponderExcluirBem legal
ResponderExcluirAmei 😘😍🥰
ResponderExcluirSem dúvida esse menino Maluquinho fez parte da minha infância e demonstra a verdadeira Natureza de uma Criança Feliz!
ResponderExcluirgostei muito do texto
ResponderExcluirgostei muito do texto e da produção de texto
ResponderExcluirEu gostei muito .🤩🤩🥰🥰❤❤
ResponderExcluir