[Giro nas Redes Sociais do C&L] Quadro Palavras Radioativas #1: O Homem Mais Feliz do Mundo

Boa noite Leitores do Cantinho!!!

Esse ano tem mais novidades por aqui. Temos colunas novas no blog. Mas isso é assunto para outro dia.

Hoje iremos dar um Giro nas Redes Sociais do C&L- Cantinho Para Leitura, que ganhou Quadros Interativos!!!

Estamos estreando o Quadro Palavras Radioativas: trechos de livros de não ficção que irão fazer você parar um minuto do seu dia para refletir!!! A ideia não é fazer uma resenha e sim trazer vozes marcantes que irão sacudir nosso mundinho. 


Esse é o nosso Lema: 

Livros Despertando Mentes. Mentes Fazendo Novas Escolhas!!!


E como estamos no mês de Janeiro para Lembrar das Guerras- Edição 2022, no Calendário Literário do Cantinho, eu escolhi homenagear Eddie Jaku, que faleceu em 12/10/2021, aos 101 anos. Ele sobreviveu ao Holocausto e fez uma promessa: "ser feliz, sorrir, ser educado, solícito e gentil"


Livro: O Homem Mais Feliz do Mundo
Autor: Eddie Jaku
Editora: Intrínseca
O Cantinho Indica: 5/5 Favorito!!!!  





O Homem Mais Feliz do Mundo!!!




Sinopse:

Em um inspirador livro de memórias, o sobrevivente do Holocausto Eddie Jaku reflete acerca de suas experiências e fala abertamente sobre o poder do amor, da gratidão e da solidariedade. Mais do que judeu, Eddie Jaku sempre se considerou alemão. Ele sentia orgulho do seu país natal. Mas, em novembro de 1938, tudo mudou: dez nazistas invadiram sua casa e o espancaram quase até a morte. Naquela noite, que ficou conhecida para sempre na história como a Noite dos Cristais, Eddie foi preso e levado a um campo de concentração. Dali em diante, por sete anos de sua vida, enfrentou diariamente horrores que só quem viveu o Holocausto é capaz de imaginar, nos campos de Buchenwald e Auschwitz e, por fim, na Marcha da Morte nazista. Perdeu familiares, amigos e, sobretudo, o amor que tinha por seu país. Mas Eddie sobreviveu. E depois das provações que sofreu, jurou sorrir todos os dias que ainda restavam da sua vida. Em uma linda homenagem àqueles que não resistiram, Eddie Jaku conta sua história, compartilha sua sabedoria e leva hoje a melhor vida possível, pois acredita ser “o homem mais feliz do mundo”. Publicada pouco depois do centenário de Eddie, esta obra poderosa e emocionante é uma lição de esperança que nos mostra que, mesmo após situações tenebrosas, ainda é possível ser feliz.




O Mundo Precisa de Mais Homens como Eddie Jaku!!!

Nesse exato momento eu queria muito abraçar o Eddie e nunca mais largar! E dizer a ele que eu teria sido a pessoa mais feliz do mundo se a vida tivesse nos dado a chance de ser amigos!!! 

Eddie, como no filme "Sociedade dos Poetas Mortos", eu estou subindo na mesa em deferência e admiração por você. E por todas as outras vítimas e sobreviventes também.


Pela primeira vez eu fui atrás de um livro não pela leitura dele em si, e sim pela personalidade atrás dele. Eu queria ouvir sua história. Eu queria aprender o que ele tinha para nos ensinar.

Eu o conheci por acaso em uma entrevista no youtube. Não sabia quem ele era. Mas depois de suas palavras, eu não queria ser mais a mesma pessoa:


"Não devemos odiar. Dizemos "não gosto dessa pessoa". Mas não odiamos. O ódio é uma doença. Pode destruir o nosso inimigo, primeiro, mas destrói-nos a nós também. Destrói-nos." (Eddie Jaku)


Eu fiquei parada, arrepiada e completamente chocada e emocionada. Precisava de mais. Eu precisava descobrir quem era Eddie Jaku. 

E por isso fui atrás do seu livro de memórias: "O Homem Mais Feliz do Mundo".

O que eu encontrei foi um relato comovente de uma das histórias mais incríveis que já conheci! Na contramão de todo o ódio que o fez refém, ele nos ensina a amar, a valorizar a família e as amizades, a sempre estender a mão a quem precisa de ajuda e nos mostra que ser feliz é uma escolha possível.

Eddie estava lá, nos lugares mais sombrios e cruéis criados pelo Homem. Ele estava lá, nos episódios mais aterrorizantes e inexplicáveis que ganharam um nome nos registros da História da Civilização Humana.

E ele sobreviveu!!! Não uma, duas ou três, mas em todas as vezes. Só que ainda não era o fim. Depois de ser encontrado e resgatado, se deparou com mais uma luta: achar seu lugar no mesmo mundo que lhe tirou tudo, lhe esmagou o espírito, e lhe quebrou a alma e o físico.

Ele demorou para conseguir se libertar de todo aquele horror e se sentir pronto, preparado para nos contar o que aconteceu. Neste livro, iremos conhecer a jornada extraordinária desse homem que escolheu ser feliz!

Não podemos permitir, como ele temia, que tudo seja esquecido, apagado. Temos o dever de manter sua história viva!!!


"É difícil contar minha história. Às vezes, é muito doloroso. Mas pergunto a mim mesmo: o que acontecerá quando não estivermos mais aqui? O que acontecerá quando todos nós, sobreviventes, tivermos falecido? Tudo o que passamos será esquecido pela História? Ou seremos lembrados? É a vez da nova geração, dos jovens, aqueles com um desejo ardente de tornar o mundo melhor. Eles conhecerão nossa dor e herdarão nossa esperança.” (Eddie Jaku)






Palavras Radioativas: Livros Despertando Mentes. Mentes Fazendo Novas Escolhas!!!










Confiram:







💌 Contato:

Participem!!! Enviem indicações de livros que vocês querem ver nos nossos Projetos. E nos contem suas leituras preferidas. Para falar com o Cantinho, comente nas postagens, mande uma mensagem em nossas redes sociais ou envie um e-mail para:

euqueroumcantinhodaleitura@gmail.com


☕️ Você já segue o Cantinho?

Todo o conteúdo do blog é feito com muito carinho, dedicação e amor para vocês. Indiquem o Cantinho para os amigos e familiares que gostam de livros, compartilhem as postagens e não se esqueçam de seguir nossas redes sociais.

A participação de cada um de vocês é muito importante para manter os projetos e trazer mais histórias. Obrigada! 💜


Blog / Facebook / Twitter / Instagram do Blog Cantinho Para Leitura / Instagram do Cantinho Para Leitura Kids / Facebook do Duelo Literário do Cantinho para Leitura

6 comentários

  1. Nunca tinha ouvido falar desse livro, mas já me inspirei e quero ler. Adorei, parece ser incrível.

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
  2. Oi, Cila. Como vai? Adorei a novidade. Fiquei curiosíssimo com este livro. Abraço!



    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Oi Cila!
    Nossa, que sumida! SAUDADE DE VOCÊ, como você está????
    Sobre sua dica, não faz tanto meu estilo, mas com certeza minha mãe vai adorar!
    Acho que é uma obra que deve impactar bastante.
    beeeijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Olá, Cila.
    Quanto tempo hein? Adorei essa coluna, é um trecho mas lindo que o outro. E já fiquei querendo ler o livro também porque acredito que a história dele é linda demais.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  5. OI Cila! Ótima coluna, vou acompanhar. Estava com saudades dos seus posts. Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  6. Olá,
    Achei interessante o quadro novo, já me interessei por livros somente por citações então acho realmente válido.

    ResponderExcluir