[Coisas de Leitor]: Shake It Off!!!

 

Coisas de Leitor é uma coluna fixa do Cantinho feita especialmente para nós, amantes de livros!!!!

Ninguém entende melhor um leitor do que outro leitor.

E hoje estou trazendo a Edição Especial: "Fala Leitor"!!!


Preparados???


Os Leitores do Cantinho querem saber: Quem decide se um livro é bom ou ruim?


Crédito: Foto Retirada do Google Imagens


Hoje eu estou inaugurando mais uma Edição Especial da Coluna Coisas de Leitor, chamada “Fala Leitor”. 

Pois depois do que aconteceu com minha amiga essa semana, eu percebi que nós leitores precisamos de um espaço para dialogar sobre o Universo Literário. 

Ela fez um vídeo no TikTok sobre suas últimas leituras e quando ela viu, ele simplesmente viralizou. Ela não acreditou e ficou tão feliz!!!

Até que.......

Ela foi atacada!!! 

Sim, você leu certo. Ela me mostrou, pois eu pensei que fosse um engano. Infelizmente não foi.

Ela não sabe o que dizer. Eu confesso que também não. 

Então resolvi abrir um debate seguro, em defesa dos direitos dos leitores. E a pergunta é: Quem decide se um livro é bom ou ruim?

Vou começar com minha opinião. 

A minha resposta é: todo mundo e ao mesmo tempo ninguém!!!!

Como assim Cila???

Eu vou explicar minha posição.

O livro é feito para ser lido e sentido por um leitor. E existem leitores de todos os tipos, de todas as idades, de todos os gostos, em fases distintas da vida, com experiências que irão influenciar a interpretação da leitura e a forma como o texto será absorvido e internalizado. 

Então é esperado que alguém goste e que outro não goste. Que alguém favorite, e outro odeie com todas as forças, risos. Que um ache bobo, e o outro ache a maior aventura. 

São inúmeras as variáveis possíveis sob o impacto que um mesmo livro pode proporcionar a leitores diferentes.

Temos três autoras que são prova viva desse sentimento. Elas tiveram seus trabalhos recusados mais de uma vez, e depois que alguém deu uma chance elas se tornaram um sucesso imensurável!!! São elas Nora Roberts, Stephenie Meyer com a Saga Crepúsculo e J. K. Rowling com a Saga do Harry Potter. E existem muitos outros casos.

Assim, todo leitor tem o direito de achar que um livro é bom ou ruim. É a opinião dele. É a forma como ele se sentiu com aquela leitura.

E isso não quer dizer que o livro é bom ou ruim. Por isso que eu disse também que ninguém decide se é bom ou ruim. São apenas leitores lendo livros, mais nada.

E é isso que importa. Leitores lendo livros. Vamos incentivar cada vez mais a leitura!

Foi por isso que eu criei o meu blog. E sempre entendi que todos os blogs, canais de youtube de livros, páginas no facebook, twitter, instagram e agora o tiktok, são como verdadeiros diários de leitura. 

Cada um vai transmitindo suas experiências literárias, para incentivar a formação de mais leitores.

Mas algumas pessoas, infelizmente, acham que o Universo Literário funciona como um canal de vendas.

Nós não vendemos livros!!!

Nós compartilhamos nosso amor por livros!!!

Então, se a resenha da minha amiga foi negativa ou positiva, sim atacaram ela nas duas vertentes, isso é só a opinião dela. Se a sua opinião é diferente sobre os mesmos livros que ela leu, não significa que ela não está sendo sincera ou que está sendo paga. Ela nem tem parceria. 

E a ironia dessa história, é que essas mesmas pessoas, com esse ataque, estão tentando, no fim das contas, ditar quais livros podem ser considerados bons ou ruins. Vai entender......

Assim vou dar uma dica sobre resenhas!!!

Resenhas são opiniões. Nunca se esqueçam disso. Na hora de comprar um livro, a decisão é sua. É você que escolhe o que vai ler, independentemente se alguém gostou ou não gostou daquele livro.

Você lê para você, e não para os outros.

Resumindo: esse livro é bom ou ruim? Eu sei o que ele foi para mim. Mas para você? Não sei. Só você poderá dizer. Vai precisar ler para descobrir!!!


Para minha amiga e para todos nós leitores, vamos fazer como na música da Taylor Swift: Shake It Off!!!

E vamos continuar lendo! Lendo! Lendo! Lendo! Lendo! 



Nenhum comentário

Postar um comentário