[Os Mais Pedidos] Resenha - O Labirinto do Fauno - Guillermo Del Toro e Cornelia Funke

Boa Noite Leitores do Cantinho!!!!

Os Mais Pedidos é a Parada Literária do Cantinho para Leitura!!!! Uma coluna fixa que vai trazer os livros mais pedidos do ano.

Aqui vocês irão encontrar os livros mais hypados por Youtubers, Blogueiros e pelos Leitores do Cantinho, é claro!!! Pois esse Cantinho é feito para vocês com muito carinho! Então durante o ano, mostre que é fã de verdade e nos indique os livros que você mais amou, aqueles que se tornaram favoritos!!!

E como estamos no mês de Abril da Ficção Fantástica Edição de 2021, no Calendário Literário do Cantinho para Leitura, trouxemos uma obra simplesmente fantástica, que muitos já favoritaram. Estou falando do livro "O Labirinto do Fauno".

O livro está classificado como fantasia, ficção científica e horror. 

E para quem ainda não sabe, esse é um daqueles casos em que o livro foi escrito com base no filme, que foi vencedor de três Oscar. Os autores são ninguém menos do que o  escritor, diretor e roteirista mexicano Guillermo del Toro e  Cornelia Funke, premiada escritora de contos de fadas modernos e autora da trilogia Mundo de Tinta.

A Bel leu em ebook, mas a edição física de luxo da Intrínseca está um arraso! Além de ilustrações inéditas de Allen Williams, temos também contos extras que expandem o  universo do filme.  Confiram na matéria feita pela Editora Intrínseca com todos os detalhes da edição (aqui)

Não percam a resenha da Bel!!!




Livro: O Labirinto do Fauno
Autores: Guillermo Del Toro e Cornelia Funke 
Editora: Intrínseca
O Cantinho Indica: 5/5 Favorito!!! 



O Labirinto do Fauno!!!



Sinopse:


Um dos filmes mais aclamados dos últimos tempos, O Labirinto do Fauno transborda das telas do cinema em obra que expande o universo de fantasia e horror da obra-prima de Del Toro. Quando estreou nos cinemas, O Labirinto do Fauno encantou público e crítica com sua história que mesclava sonho e realidade, trazendo para o universo da fantasia o cruel cotidiano da Espanha fascista de Franco. Mais de dez anos depois, a produção permanece conquistando fãs e mostrando que boas histórias são atemporais. Nesta edição mais do que especial, o escritor, diretor e roteirista mexicano Guillermo del Toro — a mente por trás do filme e um dos artistas mais inventivos dos últimos tempos — se une a Cornelia Funke, premiada escritora de contos de fadas modernos e autora da trilogia Mundo de Tinta, para narrar a jornada de uma menina pelo Reino dos Homens e pelo Reino Subterrâneo. No ano de 1944, Ofélia e a mãe cruzam uma estrada de terra que corta uma floresta longínqua ao norte da Espanha, um lugar que guarda histórias já esquecidas pelos homens. O novo lar é um moinho de vento tomado pela escuridão e pela crueldade do capitão Vidal e seus soldados, dispostos a tudo para exterminar os rebeldes que se escondem na mata. Mas o que eles não sabem é que a floresta que tanto odeiam também abriga criaturas mágicas e poderosas, habitantes de um reino subterrâneo repleto de encantos e horrores, súditos em busca de sua princesa há muito perdida. Uma princesa que, segundo os sussurros das árvores, finalmente retornou ao lar. No livro, a narrativa de Ofélia é intercalada com ilustrações e contos de fadas inéditos, baseados em elementos-chave de O Labirinto do Fauno. A obra é uma impactante ode ao poder das histórias, seja em imagens ou palavras, e a sua capacidade de transformar a realidade a nossa volta.



Confiram a Resenha da Bel!!!!!!!


 RESENHA: O LABIRINTO DO FAUNO


Eu não sei se escutaram o murmurinho que esse livro está causando. O Filme “O Labirinto do Fauno”, de 2006, foi considerado uma obra prima, e o favorito de alguns fãs de Guillermo Del Toro. Então, há uma pressão muito grande rolando sobre esse livro. Eu não consegui ficar de fora e foi uma das melhores leituras que fiz nesse ano. Incrivelmente lindo! A imaginação desse homem combinada a sua sensibilidade poética é o que estava faltando para o cenário da Literatura Fantástica. E a parceria com Cornelia Funke foi uma das mais bem sucedidas que já vi. O resultado é um texto maravilhoso, carregado de uma fantasia ímpar, cheia de magia e sombras! 

Por muitos e muitos anos, o rei e a rainha do Mundo Subterrâneo esperaram pela volta da princesa Moanna. Ela sonhava com o mar, o céu, o Sol e o gosto da chuva, que existiam no mundo dos humanos. Um dia, ela conseguiu fugir. Mas ao chegar aqui, perdeu a memória e tristemente acabou morrendo. Seu espírito era imortal. Seus pais sabiam que ela retornaria e nunca perderam a esperança de reencontrá-la. 

Até que um dia...

“Mas todas as coisas perdidas podem ser reencontradas, sussurraram as árvores.”

O ano era 1944. Um carro levava uma menina para o velho moinho, onde ele a aguardava. Ofélia se referia ao Capitão Vidal como “O Lobo”, pois seu referencial eram os contos de fadas e nesses o monstro atraia a menina inocente para a floresta, como ele fez com ela e sua mãe. Ela pressentiu o perigo. Mas para Carmen Cardoso não era fácil enxergar que seu novo marido não se importava com ela. Que só queria o bebê que iria nascer. Ela nunca mais foi a mesma depois da morte do pai de Ofélia. Tinha perdido a fé na magia. E só esperava que Vidal cuidasse das duas. 

Uma fada reconheceu em Ofélia a princesa perdida e a levou até seu mestre, o Fauno. Depois de tantos anos e tantas tentativas para encontrá-la, na Floresta escura restava o último portal que dividia os dois mundos. E foi ali que a criatura sombria contou que ela era a princesa e prometeu que a levaria de volta para seu reino. Mas antes, ela teria que cumprir três tarefas, que irão exigir dela mais do que eu imaginei. Assim começa a sua jornada!

“Os mortais não entendem que a vida não é um livro que você fecha só depois de ler a última página. Não existe última página no Livro da Vida, pois a última é sempre a primeira página de outra história”.

Eu me encantei, me aventurei, chorei, e virei o rosto em alguns momentos bem tensos e violentos. O contexto histórico e político dessa história é a Espanha de Franco. Estamos sobre seu regime fascista. O povo passa miséria e é governado pelo constante medo, infringido pelo Capitão Vidal. Ele realmente é um monstro, que se alimenta da escuridão de sua alma cruel e perturbada. Ele me deu arrepios. Vamos ter personagens também representando a resistência, oportunidade em que os autores discutirão o sentimento de esperança. Já Mercedes e o doutor Ferreiro vão protagonizar cenas angustiantes e render diálogos reflexivos, muito sangue frio e escolhas difíceis. 

Ofélia ganhou meu coração com a coragem e força que a própria mãe não tinha. Foi muito doloroso compartilhar o mundo novo em que ela agora era obrigada a viver. E o quanto se esforçou para cumprir as tarefas do Fauno e assim ter a chance de ir para o Reino da Magia. 

Eu diria que foi uma daquelas histórias doces e amargas. O final até levanta a dúvida se tudo foi real, ou não passou de uma fuga para ela enfrentar aquela dura realidade. Em minha mente eu soube a verdade, o que me entristeceu. Mas em meu coração, prefiro manter a fé na magia! Leiam e depois me contem a interpretação de vocês. 

Assim que eu puder, irei adquirir a edição física, que está simplesmente fabulosa. Essa é para ter na estante. E amei também os contos sobre o Mundo Subterrâneo, que foram inseridos nesse enredo. A autora explicou que não estão no filme e que o completam. 

Enfim, um livro imperdível e inesquecível! 


(Resenha da Bel)


Troféu do Cantinho: Favorito do Ano





Confiram: 








💌 Contato:

Participem!!! Enviem indicações de livros que vocês querem ver nos nossos Projetos. E nos contem suas leituras preferidas. Para falar com o Cantinho, comente nas postagens, mande uma mensagem em nossas redes sociais ou envie um e-mail para:

euqueroumcantinhodaleitura@gmail.com


☕️ Você já segue o Cantinho?

Todo o conteúdo do blog é feito com muito carinho, dedicação e amor para vocês. Indiquem o Cantinho para os amigos e familiares que gostam de livros, compartilhem as postagens e não se esqueçam de seguir nossas redes sociais.

A participação de cada um de vocês é muito importante para manter os projetos e trazer mais histórias. Obrigada! 💜





19 comentários

  1. O livro tem a capa bonita, tem uma história marcante e forte, aonde
    a verdade é nua e crua, e muito sangue frio como você disse, fiquei bastante curiosa pelo livro, bjs.

    ResponderExcluir
  2. Sou apaixonada na capa desse livro e pretendo tê-lo ainda
    Adorei a resenha, parabéns!!


    Visite Minha Fuga da Realidade

    ResponderExcluir
  3. Você acredita que nunca assisti o filme e nem li o livro? Tinha interesse, mas acabou se perdendo na lista de leituras, mas agora lendo seus comentários sobre ele, fiquei curiosa, além de achar essa capa linda!!!
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Oi meninas!!

    Esse livro tem uma edição lindissima, eu adoro a diagramçaão dele. Eu ainda não li ele, mas morro de vontade de ler. Faz muito o meu tipo de história e a opinião de vocês me deixou com ainda mais vontade de ler. Adorei!!

    ResponderExcluir
  5. oi!
    Eu adorei a resenha :D esta maravilhosa, eu já ouvir falar do filme mas ainda não assisti. Amo livro de fantasia que nos fazem viajar..

    ResponderExcluir
  6. A história é super envolvente e com certeza darei uma chance. Resenha maravilhosa. Beijos

    ResponderExcluir
  7. Oi, tudo bem? Nossa, minha irmã é muito fã dessa história. Além de Coraline que é incrível também. Apesar de querer muito ler esse livro nunca cheguei me aprofundar mais sobre. Pelo trailer do filme dá para termos uma noção do quanto seremos conquistados pelo enredo. O que dizer dessa edição da Intrínseca? Vi no shopping uns dias atrás e quase comprei, mas preferi escolher outros. Mas está na minha lista. Agora preciso assistir o filme completo e comprar o livro. Um abraço, Érika =^.^=

    ResponderExcluir
  8. Oi Duda,
    Eu li esse livro ano passado em janeiro em uma leitura coletiva, e foi uma ótima leitura, tivemos ótimos debates e reflexões a cerca dos personagens e periodo em que a história de passa, em vários momentos meu coração ficou apertado, pois toda hora pensava que iria acontecer algo de ruim com a Ofélia. Uma história excelente e que me fez derramar lágrimas. Eu já tinha visto o filme primeiro e gostei também. Amei suas considerações.

    ResponderExcluir
  9. Confesso que não é o tipo de livro que costumo ler, mas com as vossas resenhas até achei a história bem interessante.

    ResponderExcluir
  10. Olá, tudo bem?

    Tenho muita vontade de ler esta obra, pois sempre vejo muitos comentários positivos a respeito do enredo, o que apenas corrobora para a minha curiosidade. Essa questão do final levantar questões sobre ser tudo real ou imaginação e nos deixar pensando a respeito deve ser incrível. Eu, particularmente, gosto disso. Adorei conferir a sua opinião sobre a história!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  11. Oi Bel! Oi Cila!

    Eu tenho muita vontade de ler este livro, porque eu leio vários elogios, eu leio muito pouco o gênero que ele encaixa e desejo demais mudar isso. Você acredita que também nunca assisti o filme? Vou mudar isso também. Parabéns pela resenha, eu adorei.

    Bjos
    https://consumidoradehistorias.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  12. Oi Duda!
    Tenho esse livro, só não consegui ler ainda por falta de tempo, essa edição é realmente linda capa dura e tudo mais. Gosto muito de assistir os filmes dirigidos por Guilhermo del Toro, adorei "A forma da água" foi de uma complexidade que aqueceu meu coração. Lendo sua resenha me deu mais curiosidade para conhecer essa obra, acho que estou perdendo tempo kkk. Quero sentir essa montanha russa de sentimentos também kkk, obrigado pela dica, parabéns pela resenha, bjs!

    ResponderExcluir
  13. Olá tudo bem ?
    EU já amei só pela capa. Eu não sabia que era um filme e achei incrível. Fui correndo no Unlimited ver se estava disponível e infelizmente nao esta.
    Achei um livro incrível e com um universo (pelo que você descreve) muito realista e bem feito.
    Fiquei bem curiosa e com vontade de ler.
    Beijos

    ResponderExcluir
  14. Eu ainda não assisti o filme, mas tenho muita vontade de ler o livro, apesar de também sentir medo, por conta das cenas violentas e do cenário de horror.

    Sei ler não tenho como saber se tudo não passa da imaginação da protagonistas, não posso ter uma opinião sobre o assunto. Mas sei que muitas vezes criamos um mundo na imaginação na tentativa de escapar de uma realidade muito dolorosa. :(

    ResponderExcluir
  15. Olá, tudo bom?
    Sempre escuto falar maravilhas desse livro mas nunca dei uma chance. Agora, após ler sua resenha, fiquei bem tentada em dar uma chance a essa leitura. Adoro tramas que envolvem o leitor, despertando um turbilhão de emoções. Gosto muito também das obras cinematográficas do Guilhermo, então acho que vou acabar gostando muito. Dica anotada. Excelente resenha! ♥
    Beijos!

    ResponderExcluir
  16. Quando realizei leitura desse livro fiquei encantada com o enredo, a trama que envolve toda a história nos cativa e nos prende uma forma incrível, é um dos meus livros favoritos, adorei sua resenha e considerações sobre a leitura.

    ResponderExcluir
  17. Olá,
    Eu li e a escrita se alterna entre algo jovial pra logo em seguida ser bem adulto e assustador. E eu amei essa sensação de que estava lendo algo que não deveria ser lido porque invadia duas áreas que não se juntam: a inocência infantil com o terror e crueldade da realidade.

    ResponderExcluir
  18. tai um livro que quero muito muito ler, muito mesmo, eu adoro a premissa eu lembro do filme mas nunca me dei a chance de embarcar na leitura dessa obra <3

    ResponderExcluir
  19. O livro que nunca li, mas sou bem curiosa! Amo todo o projeto gráfico desse livro e a proposta do enredo dele. Amei as considerações ❤️

    ResponderExcluir