[Projeto Fale]: Resenha do Livro Disseram Ser Sorte

 

Boa noite Leitores do Cantinho!!!!


Está na hora de romper o silêncio mais uma vez.


Hoje eu trago para vocês mais um livro do Projeto Fale.
o tema escolhido foi Assédio Sexual.

E para falar sobre o assunto, descobrimos uma autora incrível, que já escreveu 13 livros voltados para o público Middle Grade (nível médio), considerada especialista em questões difíceis, Barbara Dee!!!

"Meus treze romances do ensino médio são sobre crianças inteligentes enfrentando desafios reais com resiliência e humor. Todos os livros são escritos com a cooperação parcial da minha gata, Luna, e da minha cachorra, Ripley." (Visitem o site da autora)

O livro é "Disseram Ser Sorte".  A Bel ficou impressionada e deixou um aviso na resenha para todos os pais e educadores. 

Esse livro não teve barulho suficiente. Vamos todos espalhar os ensinamentos da autora e fazer uma campanha para que a Editora Globo Alt traga todos os outros livros da Barbara Dee. 


Confiram a resenha da Bel!!!



Livro: Disseram ser Sorte
Autora: Barbara Dee
Editora: Globo Alt
O Cantinho Indica: 5/5 Favorito!!!!!! 



Disseram Ser Sorte!!!



Sinopse:

Uma história sobre encontrar a própria voz e reconhecer que, às vezes, uma “brincadeira” é muito mais que isso. Para Mila, encontrar seus amigos no intervalo da escola era o auge do seu dia. Mas as coisas começaram a ficar estranhas quando os garotos do basquete decidiram que queriam participar da reunião também. Quando um deles diz que é seu aniversário e pede um “abraço de parabéns”, Mila não consegue negar. Afinal, ele só está sendo amigável, não é? Mas o abraço de Leo é mais demorado que o normal e, além disso, um pouco... esquisito. Sua melhor amiga, Zara, acha que Mila só está sendo infantil, que ela não sabe a sorte que tem de estar recebendo atenção dos garotos. Mas não é isso que Mila quer, e eles não a deixam em paz. Continuam pedindo abraços, passando a mão em seu cabelo, arrumando desculpas para tocar nela. Tendo certeza de que não pode falar com ninguém sobre o assunto e se sentindo cada vez mais sozinha, Mila encontra refúgio em um novo lugar: as aulas de karatê. E, aos poucos, com a ajuda de uma colega de turma, ela aprende a se impor e novas maneiras de se defender.


Confiram a Resenha da Bel!!!!!!!



RESENHA: DISSERAM SER SORTE


Uau! Eu não esperava por essa grande lição!  

Eu nunca fiz isso antes, mas acho que é importante. Então, vamos lá. Vou pedir um minuto da atenção de todos vocês. 

Você é pai? Mãe? Ou professor? Você é tia? Ou tio? Você tem uma irmã no ensino médio? Uma prima? Ou quem sabe, talvez você mesma esteja no ensino médio. Ou quem sabe você seja dono de uma escola? Ou um orientador, ou psicólogo? 

Por favor, leiam esse livro! Ele deveria ser usado em todas as escolas. Mas não percam tempo. Se puderem, adquiram vocês mesmos para seus filhos, irmãos, primos, ou amigos. 

A autora vai nos ajudar a entender que o que está acontecendo com nossa personagem não pode ser classificado como bullying. É mais. É assédio sexual! E ela vai trilhar um caminho para chegarmos a uma solução prática para acabar com isso.

Esse é um assunto muito delicado. E acho que o desafio tendo um público mais jovem como objetivo, é encontrar a abordagem certa e o tom certo. E a autora conseguiu. Mas tem mais.

Ela foi certeira! Conseguiu colocar no papel exatamente todo o desconforto de passar por uma situação assim. E principalmente as dúvidas. Vamos ver limites sendo ultrapassados. Esbarrões, cotoveladas, abraços, comentários sobre seu corpo e suas roupas. Você dizer não e não ser ouvida. Não deixarem você sair da sala de aula, quando a professora não está. Encurralarem você até conseguirem o que querem.

Não é certo ela ter que se cobrir, se esconder em roupas grandes e largas. Achando que tem algum problema com ela, que ela está dando algum tipo de sinal errado.

A impressão que temos é que a autora nos entende. Você vai ler o livro e dizer: é isso mesmo. É dessa forma que os meninos agem. 

E principalmente, vai poder identificar quando os limites foram ultrapassados. A diferença entre um esbarrão sem querer, e um com segundas intenções.

E ela fala também das amizades. Eu não gostei da Zara. Eu não gostei da forma como ela trata a Mila. Como ela a provoca e força situações. Como ela também é egoísta. Ficar pedindo uma desculpa atrás da outra, sempre depois que o pior acontece era uma forma de manipulação. Nossa! Acho que é a primeira vez que fico com raiva de uma personagem. A reação dela é tão absurda, e tão inacreditável. Ela é daquelas pessoas que deturpam os fatos e invertem a culpa. Ela diminuiu Mila, tentando convencê-la de que ela era a errada. De que eles não estavam fazendo nada demais. 

Mila não enxergava como essa amizade era tóxica.

E falou também de como os professores não enxergam nada do que está acontecendo.

E vem a parte que dói na história. Quando você não pede ajuda, quando você não faz nada, tentando se convencer de que vai passar, e tudo só piora!

Os toques ficam mais ousados. Pois covardemente, os meninos lhe atacam quando não há testemunhas. Então, é sua palavra contra a deles.

E fala sobre as dificuldades de ser uma mãe solteira. E sobre como Mila não conseguia contar para a mãe seus problemas, pois queria poupá-la. Sobre como os filhos são atingidos pelos problemas dos pais.

Eu espero que a Editora traga todos os livros da autora e que ela consiga ajudar a todos nós a enfrentar questões tão difíceis como essa. 


(Resenha da Bel)




Troféu do Cantinho: Favorito do Ano








💌 Contato:

Participem!!! Enviem indicações de livros que vocês querem ver nos nossos Projetos. E nos contem suas leituras preferidas. Para falar com o Cantinho, comente nas postagens, mande uma mensagem em nossas redes sociais ou envie um e-mail para:


euqueroumcantinhodaleitura@gmail.com


☕️ Você já segue o Cantinho?

Todo o conteúdo do blog é feito com muito carinho, dedicação e amor para vocês. Indiquem o Cantinho para os amigos e familiares que gostam de livros, compartilhem as postagens e não se esqueçam de seguir nossas redes sociais.

A participação de cada um de vocês é muito importante para manter os projetos e trazer mais histórias. Obrigada! 💜


Blog /Twitter / Instagram do Blog Cantinho Para Leitura / Instagram do Cantinho Para Leitura Kids / Facebook do Duelo Literário do Cantinho para Leitura




Nenhum comentário

Postar um comentário