Resenha do Livro Escola de Um Destino!!!!!!!




Bom dia!!!
Nada melhor do que começar o dia com uma boa dica de leitura para o feriado que se aproxima. O escolhido da vez traz um importante relato sobre o que acontece nas escolas brasileiras. Um problema que é de todos nós. E por todos nós deveria ser discutido abertamente até encontrarmos a melhor solução.

Não fiquem de fora, venham fazer parte da Escola de Um Destino!!!!

Livro: Escola de Um Destino
Autor: Sidney Santborg
Editora: Livros Ilimitados
Páginas: 86


Com o livro Escola de um Destino, o leitor ganha combustível para buscar a realização de seus sonhos e enfrentar os percalços apresentados no decorrer da vida. Em um universo de poucas oportunidades, o esforço e dedicação os levam a uma realidade até então apenas vista pela televisão. Mas será que esse novo mundo pode modificá-los? Será que as más influências podem corromper aqueles que têm uma meta na vida? O início é duro, sair do convívio da família e da cidade para estudar em uma grande escola, onde todos os dias se faz necessário uma prova de força de vontade, superação e comprometimento com o estudo, pois os fracos se deixam levar... Mergulhando em abismos que os afastam do sonho e do foco principal.

O autor narra a história de quatro jovens nordestinos que tiveram a oportunidade de estudar em uma grande escola; e de se tornar grandes profissionais... É também uma crítica ao comportamento dos jovens, que para se chegar a algum lugar tem que haver dedicação e comprometimento com o estudo, pois se não partir deles a vontade de crescerem profissionalmente, não tem governo, não tem escola e nem ninguém que possa tirá-los da situação em que se encontram. Tudo isso em uma linguagem escrita de jovem para jovens, onde as drogas, a violência, a prostituição e o tráfico de drogas se fazem presentes, dentro e fora da escola.
  
Confiram a resenha!!!!


RESENHA: ESCOLA DE UM DESTINO

Uma das minhas músicas preferidas é “Asa Branca”, de autoria de Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira. Ela conta a história de um rapaz que foi embora, obrigado pela seca do Nordeste, e promete um dia voltar para o seu amor.
Foi inevitável não se lembrar dessa música ao ler o livro. A história começa da mesma forma, jovens indo embora do Sertão em busca de melhores condições de vida.

Extra!!! Extra!!!!
Seca castiga o Nordeste...
Paisagem triste, sem cor: do verde, só sobrou a esperança de ver a água jorrar novamente ali, um dia;
Povo sofrido, esquecido no vasto sertão: o grito mudo sufocado pelas extensões de terras vazias habitadas por olhos famintos;
Semblantes envelhecidos carregam o peso do dilema: o conhecido - possuem um refúgio para passar as noites e protegê-los dos dias mais quentes, donos de uma terra oca que já foi fonte de trabalho e pode voltar a ser; o desconhecido – tentar a sorte nas cidades grandes de mãos vazias e sem garantias.

Extra!!! Extra!!!
Nordeste perdeu mais um filho para o mundo...
Com a saudade doendo no peito e a necessidade guiando o caminho, nossos amigos, depois de muito sacrifício, resolvem dizer Adeus, partindo com o destino certo: conquistar um lugar nos grandes centros e um dia voltar para o lar.
Mas antes de voltar, logo descobrirão que terão que percorrer um longo caminho.

Extra!!! Extra!!!
E a vida os testou...
Eis que a promessa de futuro se revela: marginalizados por virem de fora, humilhados para servirem de diversão gratuita, prisioneiros da violência local. Os portões da escola os protegem do que há lá fora e os tornam cativos do que há lá dentro.

Extra!!! Extra!!!
Morreu mais um sonho....
Acabou muito rápido. A escolha mais fácil se transformou na mais cara. Esses, como muitos, não conseguiram voltar.

Extra!!! Extra!!!
A Volta para a Terra Natal....

“Espero a chuva cair de novo para mim voltar pro meu sertão” (Asa Branca)

A chuva não caiu, mas um deles, apenas um deles, conseguiu voltar. Aquele menino que saiu de coração apertado, com todo um mundo para conquistar, agora volta como homem, vitorioso, mas cheio de cicatrizes.

Esperança.....
Uma oportunidade que mudou a vida de quatro jovens para sempre: estava aberto o processo seletivo para estudar em uma escola no Rio de Janeiro. O diferencial? Ensino especializado. Os alunos formados por essa escola eram disputados pelas melhores empresas do Brasil.
O coração de Antonio se inflamou de esperança. Era a chance que ele precisava para mudar de vida.
Antonio e seus amigos, Marcos, João Paulo e José Pedro, nasceram em uma pequena cidade do Sertão Nordestino. Viviam em condições precárias e não tinham muitas expectativas de futuro.
O Caminho....
Se soubessem o que iriam enfrentar, teriam ido assim mesmo? Nunca saberemos. Esse é o desafio da vida: decidir o caminho que devemos trilhar sem o conhecimento do que perderemos e ganharemos, optando por um ou por outro.
Quando chegaram se depararam com uma realidade inesperada: a escola era cercada por favelas, alvo de tiroteio, perseguições policiais e ponto de venda de drogas.
Os alunos não eram melhores: foram tratados com hostilidade por puro preconceito.
A Escolha....
Nos piores momentos da vida, a droga se apresenta: jovem sedutora, solução dos seus problemas. Mas não se enganem, é apenas um truque, uma ilusão. Na verdade, ela é a senhora destruição: apaga a sua identidade, tira tudo e todos de você e depois lhe abandona.
Acuados pela violência da região, motivo de risos dos outros alunos, sem amigos. Estavam fragilizados, alvos perfeitos. E assim, a droga chegou de mansinho e convenceu com falsas promessas João Paulo e José Pedro, que queriam ser aceitos, participar do grupo.
Eles não entenderam as consequências de seus atos e colocaram tudo a perder. E, então, era tarde demais.
Antonio e Marcos foram mais fortes e resistiram. Não podiam seguir com os estudos naquelas condições, sempre com medo. Mas não podiam desistir depois que vieram de tão longe.
Arranjaram namoradas, fizeram novos amigos. Mas também tiveram seus próprios dramas. Não foi fácil.
O Fim....
No fim, todos querem ser salvos. Perdoados de seus desvios, de suas escolhas erradas.

Uma leitura rápida como a história de vários personagens da vida real que se perderam para o tráfico e para toda a opressão que ele acarreta, e que infelizmente estão presentes nas escolas brasileiras.
Impossível não se sensibilizar com a narrativa do autor, que prende o leitor do início ao fim.
Mas o livro não se resume apenas a acender o sinal amarelo, alertando a todos sobre o perigo de seguir esse caminho. Pelo contrário, no meio de tantos fatos tristes, existe a mensagem positiva da importância de estudar, apesar de todas as adversidades, pois a educação é o único meio seguro para um Destino de Sucesso!!!

Que ao contrário do livro, a vida seja a Escola de Vários Destinos......


O CANTINHO PARA LEITURA DESCOBRE: SIDNEY SANTBORG
 

Em seu blog se descreve como um sonhador, um pensador. Sidney Santborg nasceu em Coroatá-Maranhão, atualmente mora no Rio de Janeiro; formado e pós-graduado em Direito, pela Faculdade de Ciências Jurídicas da UniverCidade no Rio de Janeiro. É escritor e advogado, publicou seu primeiro livro “Escola de Um Destino” pela Editora Livros Ilimitados, que segue divulgando e já está se dedicando ao seu novo livro. Já escreveu uma peça de teatro também. Mantém um Blog, onde escreve seus contos, poesias, letras de músicas, crônicas, pensamentos, sonhos e seus devaneios. Seus textos têm sido citados no Brasil e no exterior.



A "Escola de Um Destino" foi seu livro de estreia publicado pela Editora Livros Ilimitados.



Leia o Primeiro Capítulo aqui:


Book Trailer do Livro:


Onde Comprar:

Contato com o Autor:

 

16 comentários

  1. Oie,
    eu não conhecia o livro, mas ele parece ser bom.
    Curti a ideia.
    Vou anotar.

    bjos

    http://blog.vanessasueroz.com.br

    ResponderExcluir
  2. quero esse livro
    ja estou seguindo
    beijos
    livro-azul.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Excelente a forma que você fez a resenha, adorei e quanto ao Sidney ele merece esse carinho, pois é um querido!
    Bjbj
    She

    ResponderExcluir
  4. Gostei da resenha Cila. Aprecio livros que trabalham com temas atuais, principalmente de forma dinâmica e atemporal, como parece ser o caso deste. Beijo!

    www.newsnessa.com

    ResponderExcluir
  5. Oi Cila, ótima dica de leitura, adorei a premissa da história, é bom porque dá um sacode nos jovens.. hehe Beijos, Mi

    www.recantodami.com

    ResponderExcluir
  6. Adoreeeeeiii sua dica! Amo ler e acabei de adicionar na lista de "vou ler" do Skoob <33 hahahah Muito bom mesmo. Obrigada. XOXO

    FB
    www.dtwiggy.wordpress.com

    ResponderExcluir
  7. Oi Cila, tudo bem?
    Que livro legal!!!!!! Estou mesmo precisando de uma motivação dessas!!!
    Hahahaha, muito legal sua resenha :)

    Beijos
    http://www.estantedasfadas.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Oii, esse livro parece muito legal, o blog é amável, já estou seguindo.Sucesso!

    ResponderExcluir
  9. Gostei dessa resenha e da história desse livro, fiquei curiosa em poder ler!
    Sou uma devoradora de histórias rsrsrs amo ler livros!!! valeu pela dica! FB

    www.universopraticofeminino.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Ah, tenho que ler esse livro..
    tenho ele aqui em casa, mas estou na maior correria esses dias com as provas de fim de semestre na faculdade, mas ele sera o próximo que lerei,assim que essa tempestade passar, adorei a resenha

    http://soubibliofila.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. olá.. flor tudo bem? retribuindo sua visitinha no meu blog...adorei sua dica de leitura.. fiquei com Deus.. bjs

    ResponderExcluir
  12. Nunca tinha visto esse livro, mas parece ser bom!
    Beijos;*
    blog-brigadeirando.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  13. Também nunca tinha visto ou ouvido sobre esse livro. Parece ser bom, Vou tirar um tempo para lê - lo. Parabéns pela resenha.
    Beijos

    FB

    http://ospaposfemininos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Cila querida, fiquei encantado com a resenha, com certeza uma obra de arte. Uma forma diferente de resenhar que muito me agrada. Parabéns e obrigado pelo carinho. Bjs linda!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sidney,
      tudo bem?
      Eu que fiquei lisonjeada pela oportunidade de conhecer o seu trabalho e poder divulgá-lo aqui no Cantinho. Agradeço as palavras de carinho. Fiquei muito feliz com nossa parceria. O Blog está de portas abertas para você.
      Desejo muito sucesso para a sua carreira.
      beijinhos.
      Cila- Leitora Voraz

      Excluir
  15. Histórias que ensinam os leitores são as mais marcantes. Eu gosto de saber que há autores que não apenas escrevem para o entretenimento, mas conseguem educar para os valores durante o desenvolvimento do enredo. Acredito que muitos leitores que não contam com a boa orientação da família serão beneficiados com a iniciativa deste autor.
    Com certeza, é uma leitura que traz a importância da sensibilidade em relação ao outro para evitar que o preconceito o leve a se sentir solitário o suficiente para aderir a algo tão perigoso quanto as drogas.
    Adorei sua resenha, flor. Associar o tema à Asa Branca foi algo que apenas me fez gostar ainda mais da temática de Escola de um Destino. *u*
    Beijos!!!

    www.myqueenside.blogspot.com

    ResponderExcluir