Bate - Bola No Cantinho com a Autora Tais Cortez: Projeto Eu Valorizo a Literatura Nacional!!!!!!









Chegou a hora de vocês conhecerem o Time dos Nacionais do Projeto Eu Valorizo a Literatura Nacional!!!!!

Hoje é dia de Jogo!!!!!!

E o Cantinho vai fazer a cobertura exclusiva desse evento!!!!!!

Preparados???

No Campo: Tais Cortez!!!!!



1) Entrando de Sola........
(Expressão do futebol que significa ir direto ao assunto)

Qual foi a primeira “partida” que assistiu (primeiro contato com a leitura)? Consegue se lembrar da primeira “bola” (livro) que ganhou?

Tais: Minha mãe sempre leu e me incentivou a ler desde pequena. Um livro que adorava era "Frida e a hora do jantar". Meu pai também comprava inúmeros gibis da Turma da Mônica que eu "devorava" compulsivamente rs...

2) Clássicos inesquecíveis....
(Grandes decisões, jogos clássicos que marcaram a história do futebol)

A Literatura Clássica Brasileira é marcada por grandes nomes. Quais “jogadores” (autores clássicos) fizeram parte da sua vida?

Tais: Alguns clássicos inesquecíveis são A Marca de uma lágrima (Pedro Bandeira), Dom Casmurro (Machado de Assis), Senhora (José de Alencar) e Orgulho e Preconceito (Jane Austen).

3) De Olho no Lance.......
(Expressão do futebol que significa uma jogada onde há possibilidade de gol).

O que fazia antes de escrever? Quando viu que daria “jogo” (que queria ser escritor)? Quando marcou seu primeiro “gol” (quando o sonho aconteceu)?

Tais: Nem sei o que eu fazia antes de escrever, pois escrevo desde que aprendi a fazer isso. Costumava escrever poesias quando era pequena, depois comecei a escrever histórias. Aos quinze anos terminei meu primeiro livro, que nunca publiquei. Vi que "daria jogo" (que queria ser mesmo escritora) quando terminei Golfinhos e Tubarões e percebi que era uma história incrível. Marquei meu primeiro gol quando o sonho de publicá-lo se tornou realidade.

4) Golaço.....
(Expressão do futebol que significa um gol muito bonito, marcado com extrema perícia ou arte).

Por quem você levantaria da arquibancada e faria a “ola”? Aqueles autores que lhe inspiraram e lhe inspiram até hoje?

Tais: Alguns autores que considero inspiradores e parte da minha vida são Jane Austen, Pedro Bandeira, J.K Rowling e Stephanie Meyer.

5) Camisa 10.........
(Expressão do futebol quando alguém se refere a grandes craques de um time como Pelé, Zinedine Zidane e Diego Maradona.)

A maior honraria para um escritor é ser “o camisa 10” da literatura, ter seu nome no Hall da Fama da Literatura, a Academia Brasileira de Letras, e, quem sabe, o Nobel da Literatura!!!!!!!!

Qual o esquema tático necessário para trilhar esse caminho? Quanto tempo você levou para escrever seu livro? Quais as dificuldades encontradas? Fale sobre sua experiência.

Tais: Ser um autor reconhecido no Brasil não é nada fácil. Ainda existe muita preferência por autores estrangeiros de leitores e, principalmente, editoras. Felizmente, há exceções. Alguns exemplos de "camisa 10" da literatura nacional contemporânea incluem Paula Pimenta (com diversos livros nas livrarias) e a Carina Rissi (um de seus livros até se tornará filme!). Não sei se sou a pessoa mais adequada para dizer qual o "esquema tático" para trilhar esse caminho (afinal, se soubesse, já estaria como uma delas! rs), porém acredito que dedicação em divulgação, associação com uma boa editora e com blogueiros formam uma boa estratégia. Levei mais de dois anos para escrever Golfinhos e Tubarões e um ano para escrever O último homem do mundo. Recebi quatro propostas para GET e acabei fechando parceria com a Chiado. Embora tenha gostado da qualidade da capa e diagramação, tenho tido algumas dificuldades para a distribuição no Brasil, pois a editora é portuguesa e o CNPJ estrangeiro acaba gerando problemas no sistema das livrarias. Também recebi três ou quatro propostas para OUHM e acabei de fechar parceria com a LER editora, que foca em escolas e parcerias com prefeituras, o que eu acho sensacional.

6) Você veste a Camisa......
(Expressão do futebol que significa defender alguma coisa, algum ideal)

De quais projetos de incentivo a leitura você “vestiria a camisa”? Como enxerga a Literatura Nacional no momento e quais ações poderiam ser feitas para, no futuro, termos um panorama diferente?

Tais: Tenho cedido exemplares para promoções de aniversários de blogs e para iniciativas de valorização da literatura nacional. A literatura nacional ainda não é devidamente apreciada pela maioria das editoras e leitores, que privilegiam obras estrangeiras. Felizmente, movimentos a favor da leitura de livros nacionais têm ocorrido com cada vez mais frequência e amplitude, o que indica uma possível mudança.

7) Bate um Bolão......
(Expressão do futebol que significa que alguém é muito bom em determinada coisa)

Qual livro nacional que você recomendaria?

Tais: O livro nacional que eu recomendaria é Cores de Outono, da Keila Gon. A autora é fofíssima e super querida pelos leitores. Estou lendo seu livro e recomendo para todos que gostam de romance, fantasia e mistério!

8) Tá na área se derrubar é Pênalti......
(Expressão do futebol que significa que falta só um detalhe para algo ser concluído)

Esse é o momento de falar sobre o seu trabalho. Fale sobre o seu livro, o que os leitores irão encontrar e sobre seus projetos. Podemos esperar um lançamento em breve?

Tais: No caso de “Golfinhos e tubarões – O outro mundo”, os leitores podem esperar muita fantasia, romance, ação e mistério. Se você gosta de Harry Potter, X-Men e Crepúsculo, acredito que irá gostar desse livro. No caso de “O último homem do mundo”, os leitores podem esperar algo leve e divertido, pois é uma comédia romântica que lembra os filmes juvenis americanos. Atualmente estou terminando meu terceiro livro, cujo nome prefiro ainda não revelar. É um romance com drama cristão muito apaixonante e envolvente. Estou adorando! Pretendo terminá-lo esse ano e, quem sabe, publicá-lo no inicio do ano que vem.

9) Finge que vai.... e vai......
(Tipo de jogada eternizada por Mané Garrincha)

Qual “jogada” (cena) literária você gostaria de rever? Pode ser do seu livro ou de outro que tenha lhe marcado.

Tais: Uma cena literária q gostaria de rever seria a cena do baile em OUHM (romântica!) e a cena do Desafio do Ben em GET (adoraria vê-la em um filme!).



Tais Cortez fecha o placar do Cantinho com goleada!!!!!!!

(Expressão do futebol que significa vitória por larga diferença no placar).


O Cantinho Agradece: Ai gente, a Tais é linda e uma fofa!!!!! Super simpática e atenciosa também. Você é uma sortuda por ter tido pais que incentivaram sua leitura desde pequena. Isso é muito importante. Tanto, que refletiu na sua escolha e gerou frutos: aos quinze anos já tinha um livro concluído (mesmo que não tenha sido publicado). Obrigada por nos inspirar com sua história.

Momento tiete: Eu sabia!!!!! Eu sabia!!!!! Para gostar tanto do seu livro, tínhamos que ter algo em comum. Jane Austen é minha Diva!!!! J.K. Rowling escreveu minha série preferida (Harry Potter) e adorei Crepúsculo!!!!!!! Dos clássicos que li na escola, “Senhora” foi o meu preferido e acho que todos deveriam ler!!!! A Marca de uma Lágrima é lindo, já foi recomendado em quase todas as entrevistas. Não vejo a hora de ler “Cores de Outono”, todo mundo recomenda, eu tive a oportunidade de conhecer a autora recentemente e ela é super simpática também, uma fofa.

Torcida do Cantinho: Fiquei muito feliz em saber que publicará seu mais novo Livro “O Último Homem do Mundo” pela LER editora. Eu admiro empresas que valorizem e incentivem a leitura, então, essa prática da editora em fechar parceria com escolas, não poderia ser mais acertada. Você sabe que adorei seu livro “Golfinhos e Tubarões” e não vejo a hora de conferir “O Último Homem do Mundo”. Torço muito pelo seu sucesso, você merece!!!!!! Pode sempre contar comigo e com o meu Blog.


Da mesma forma que a TV invade a casa de vocês com informações e imagens, que a nossa campanha consiga levar os livros desses autores incríveis até vocês.


Levante essa bandeira: Leia um Livro Nacional!!!!!!!



Com Vocês: 

Golfinhos e Tubarões- O Outro Mundo!!!




Sinopse:

Aos cinco anos, Victoria foi adotada por Ana, presidente de uma indústria de cosméticos, e Greg, um bem-sucedido advogado. Ela não entende por que não se lembra dos verdadeiros pais e não acredita na suposta causa da morte deles. Ao completar quinze anos, estranhas mudanças começam a acontecer. Seus cabelos ruivos escurecem, ela se torna cada vez mais forte e rápida, seus sentidos ficam aguçados e alguns dos seus sonhos passam a ser premonições. Após a visita de um casal peculiar, ela é levada para um mundo desconhecido e único, onde terá que aprender a controlar suas habilidades, freqüentando aulas diferentes de tudo o que já viu. Lá ela conhece Alex. A atração entre os dois é imediata, mas ele se recusa a se aproximar de Victoria e de qualquer outro aluno. Ainda assim, o destino se encarrega de uni-los e Alex passa a protegê-la e ajudá-la. O que Victoria não sabe é que ele esconde um segredo que mudará sua vida, e que o passado pode estar mais perto do que eles imaginam...


Resenha: Não percam leiam aqui



Com Vocês: 

O Último Homem do Mundo!!!!





Sinopse:

"O último homem do mundo" conta a história de Amanda, uma jovem de dezesseis anos que é matriculada contra sua vontade no Educação de Elite, o colégio interno mais renomado do país, onde apenas os filhos da elite nacional estudam. Sua mãe, uma atriz mundialmente famosa, não sabe como lidar com a filha. Amanda é uma rebelde e tem personalidade forte. Determinada a conseguir ser expulsa, ela é capaz das maiores loucuras. O que ela não esperava era fazer amizades que a farão rever seu plano...e que fosse se apaixonar perdidamente pelo último homem que sua consciência escolheria...


Comprar:



Contato:







O Cantinho agora passa a bola para os Blogs amigos, vejam as jogadas que estão acontecendo por lá!!!!!!

 



23 comentários

  1. Adorei a entrevista. A Tais é uma excelente escritora. Já li Golfinhos e Tubarões e gostei bastante. Ela merece todo o sucesso.

    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de junho

    ResponderExcluir
  2. Adoro esta iniciativa de compartilhar a leitura nacional. Amei o modo diferente de entrevista! Em clima de copa!

    Beijos Joi Cardoso
    Participe do sorteio! Você pode ganhar um KINDLE! | Estante Diagonal

    ResponderExcluir
  3. Oiiiiiiiiiiiiii
    Adoro sua linguagem futebolistica para escrever esse "bate-bola", muito bom!
    Parabéns por incentivar a leitura de livros nacionais.
    Esses eu não conhecia mas vou procurar saber mais.

    Bjocas

    ResponderExcluir
  4. Oi Cila.
    Gostei da recomendação de nacional que ela fez, já li ótimas resenhas do livro.
    Concordo com ela, Jane Austen é pura inspiração.


    Beijos.
    Leituras da Paty

    ResponderExcluir
  5. Não conhecia a autora e nem os livros. O último homem do mundo chamou a minha atenção pela capa e pela sinopse. anotei ai, para ler quando tiver a oportunidade.

    Beeijinho. Dreeh
    Blog Mais que Livros

    ResponderExcluir
  6. Oi Cila!

    Adorei a entrevista com a Tais! Concordo com ela em vários pontos... Como: Ser autor nacional de sucesso não é fácil. E pior que não é mesmo! Vejo tantas histórias ótimas que mereciam mais reconhecimento... Também estou de acordo com o ponto de vista dela para a literatura nacional, é de extrema importância para gente valorizar né? Afinal, é o nosso povo e nação.

    Beijos
    http://www.estantedasfadas.com.br/

    ResponderExcluir
  7. suuuuuper bacana a entrevista!
    Mas vou ter que admitir... toda vez que lia uma pergunta eu, definitivamente, viaja para o futebol. Não dá, não sou uma pessoa da literatura em época de copa do mundo, hahaha!
    Adorei a postagem , adoro esse diferencial bacana do blog *O&*

    Beijos
    http://www.interacaoliteraria.com/

    ResponderExcluir
  8. Haha essas entrevistas são incríveis!
    Também gosto muito do Pedro Bandeira, ele marcou minha infância. E, infelizmente, nunca li Carina Rissi ou Paula Pimenta.
    Não conhecia a autora nem as obras e me interessei muito!
    Boa sorte e sucesso!

    Beijos,
    Le Lançanova
    Palácio de Livros

    ResponderExcluir
  9. Oi Cila!!

    Adorei a analogia com os termos futebolísticos,ficou show de bola a entrevista!!!

    Não conhecia a Taís e já quero ler O Último Homem do Mundo!!!!

    Apaixonadas por Livros

    ResponderExcluir
  10. Oie
    amei a entrevista.
    Já li uma resenha de Golfinhos e Tubarões que me deixou muito empolgada para conhecer a obra da Tais.
    Sucesso para ela
    bjos
    www.mybooklit.com

    ResponderExcluir
  11. Gostei do bate-papo Cila. Assim como a autora, sou apaixonada por Orgulho e Preconceito! Também já li Cores de Outono e amei! Beijo!

    www.newsnessa.com

    ResponderExcluir
  12. Muito legal a entrevista! *O*
    Li Golfinhos e tubarões e adorei!
    beijos
    www.apenas-um-vicio.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  13. Hey!

    Ah, eu também devorava gibis da turma da Mônica quando pequena, mas no meu caso era meu avô quem os comprava pra mim. Meu pai infelizmente nunca foi chegado à leitura. Me identifiquei com os clássicos citados por ela, amo todos. Jane Austen <3 ai, amei ela! Super me identifiquei.

    Beijos
    http://escolhasliterarias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Que capas lindas têm os livros da Taís!
    Achei a autora linda, mega simpática e talentosa. Quero ler seus livros pra ficar fã também. Ela citou livros que me marcaram, como Senhora (do meu conterrâneo cearense José de Alencar) e A Marca de uma Lágrima - Pedro Bandeira marca os adolescentes!
    Vou seguir o conselho e ler COres de Outono, que já tenho e autografado!
    Sucesso pra ela!
    Ler para divertir
    As Meninas que Leem Livros

    ResponderExcluir
  15. Esse bate-bola é ótimo pra conhecer novos autores, já vi várias entrevistas com escritores que eu não conhecia.
    Me identifiquei com ela dizendo que amava Turma da Mônica. Quando eu era criança, meus pais eram assinantes, e eu li as 4 no mesmo dia em que chegavam. kkkkk
    Gostei de O Último Homem do Mundo, tem mais a ver com meu gosto literário.
    Beijinhos!
    Giulia - Prazer, me chamo Livro

    ResponderExcluir
  16. Oláaaa!
    Acho super criativo essa relação que você faz com a linguagem futebolística! hahah O post fica tão mais dinâmico!
    Não conhecia a autora (como sempre, né?! ¬¬) e, mais uma vez, fico feliz em saber a variedade que existe na literatura nacional.
    Parabéns pelo post e parabéns por sempre estar ajudando a divulgar o trabalho desses novos autores.

    Beijos,
    Amanda

    ResponderExcluir
  17. Oi Cila! Adorei mais este bate-bola, tive a oportunidade de conhecer a autora e incluir mais um livro na lista de desejados, O último homem do mundo tem tudo para me agradar, fiquei curiosa para conhecer esta história.
    Boa semana.

    Bjos!!
    Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  18. Mais uma pessoa no mundo que ama Orgulho e Preconceito! *-*

    Adorei as inspirações dela, e achei lindo o fato de que ela escreve desde sempre. Deve ser uma felicidade imensa ela poder se dedicar apenas ao que ama fazer.

    E também recomendo Cores de Outono, é um livro mais que lindo! *-*

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  19. Priiii, adorei a entrevista e agradeço mais uma vez o carinho q tem por mim e meus livros!
    E parabéns por essa linda iniciativa de divulgar e valorizar os autores nacionais!
    Obrigada tb a todos aqueles q comentaram aqui :)
    Bjsss e sucesso ao blog!

    ResponderExcluir
  20. Oi! Gostei bastante da entrevista! Ela parece ser bem gente boa e já tive o prazer de conhcer um pouco mais da obra Golfinhos e Tubarões e parece ser bastante bom! Não vejo a hora de poder lê-lo.
    Beijos!
    Misael
    devoradoresde-livros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  21. Olá Cila tudo bem ?
    Eu já conhecia a autora e seus dois livros e Golfinhos sempre me chamou muita atenção, como eu disse em um post de outro blog, gosto muito de entrevistas pois elas sempre aproximam o leitor do autor. Gostei muito das respostas da Tais, parabéns pela entrevista.
    Beijos, Carlos.

    http://blogchuvadeletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  22. Oi Cilaaaaaaaaa
    Que fofa essa entrevista! A Autora é uma linda! Já conhecia o trab dela, mais ainda não li! Fiquei bem curiosa mesmo! Beijo

    ResponderExcluir
  23. Olá Cila, tudo bem?
    Achei este bate-bola bem interessante, mas não me interessei pelos livros da autora, infelizmente.

    Beijo

    ResponderExcluir