BATE- BOLA NO CANTINHO COM O AUTOR WESLEY ANDRÉ SOUZA - PROJETO “EU VALORIZO A LITERATURA NACIONAL”!!!!!



BATE- BOLA NO CANTINHO COM O AUTOR WESLEY ANDRÉ SOUZA - PROJETO “EU VALORIZO A LITERATURA NACIONAL”!!!!!


Foto Retirada do Google Imagens



Chegou a hora de vocês conhecerem o Time dos Nacionais do Projeto Eu Valorizo a Literatura Nacional!!!!!

Hoje é dia de Jogo!!!!!!

E o Cantinho vai fazer a cobertura exclusiva desse evento!!!!!!

Preparados???

No Campo: Wesley André Souza!!!!!


1) Entrando de Sola........
(Expressão do futebol que significa ir direto ao assunto)

Qual foi a primeira “partida” que assistiu (primeiro contato com a leitura)? Consegue se lembrar da primeira “bola” (livro) que ganhou?

Wesley: O meu primeiro contato com a literatura ainda foi no ensino fundamental, embora meio que forçado pelos professores, os quais nos obrigavam a ir à biblioteca toda semana e ler alguma coisa por lá. Mas, o primeiro livro que li por conta própria e que devorei em uma semana foi “Querido diário otário”, de Jim Bentom – emprestado por uma amiga da família. Já o primeiro livro que ganhei foi Harry Potter e a pedra filosofal.

2) Clássicos inesquecíveis....
(Grandes decisões, jogos clássicos que marcaram a história do futebol)

A Literatura Clássica Brasileira é marcada por grandes nomes. Quais “jogadores” (autores clássicos) fizeram parte da sua vida?

Wesley: Monteiro Lobato (O sítio do picapau amarelo) foi o mais significativo.

3) De Olho no Lance.......
(Expressão do futebol que significa uma jogada onde há possibilidade de gol).

O que fazia antes de escrever? Quando viu que daria “jogo” (que queria ser escritor)? Quando marcou seu primeiro “gol” (quando o sonho aconteceu)?

Wesley: Antes de escrever eu só compunha músicas gospel e poemas para a minha mãe (rsrs). A partir do momento que me apaixonei pela trama do bruxinho mais famoso da história, comecei a ter o desejo de escrever minhas próprias histórias. Escrevia por prazer mesmo, cheguei a desenvolver um enredo de uma menina bruxa – só pra vocês verem como estava “enfeitiçado” por Hogwarts. O meu primeiro gol começou a ficar próximo no momento em que tive a ideia de criar a série: “Os segredos das terras de Greenwood” e ele definitivamente balançou a rede quando pude ver meu primeiro livro impresso, publicado e pronto para alcançar muitas pessoas. 

4) Golaço.....
(Expressão do futebol que significa um gol muito bonito, marcado com extrema perícia ou arte).

Por quem você levantaria da arquibancada e faria a “ola”? Aqueles autores que lhe inspiraram e lhe inspiram até hoje?

Wesley: J. K. Rowling – a melhor escritora que já li. Dan Brown e todo o seu mistério. Jim Bentom, o autor responsável por ter me feito conhecer o gosto pela leitura. O exímio Tolkien – me apaixonei pelo estilo épico medieval graças a ele. 

5) Camisa 10.........
(Expressão do futebol quando alguém se refere a grandes craques de um time como Pelé, Zinedine Zidane e Diego Maradona.)

A maior honraria para um escritor é ser “o camisa 10” da literatura, ter seu nome no Hall da Fama da Literatura, a Academia Brasileira de Letras, e, quem sabe, o Nobel da Literatura!!!!!!!!

Qual o esquema tático necessário para trilhar esse caminho? Quanto tempo você levou para escrever seu livro? Quais as dificuldades encontradas? Fale sobre sua experiência.

Wesley: Firmar parcerias com outros autores e blogueiros, de modo a expandir o seu trabalho e o deles. Eu levei dois anos, com pequenas pausas no nesse período, para concluir “O exército de Pérola” e mais uns dez meses no processo de revisão e a procura de uma boa editora. Acho que a principal dificuldade depois de vencida a etapa de ser aceito por uma editora é a divulgação, de qual maneira apresentar seu trabalho sem ser chato ou insistente? Como despertar o interesse dos leitores brasileiros para um livro nacional? Essas foram as perguntas que me perturbaram de início. Depois foram surgindo vários anjos (blogueiros) propondo acordos de parceria – tudo visando apresentar o meu trabalho e posso dizer que tem surtido efeito, uma prova do que estou falando é que no início da semana o meu livro estava em 4º dos mais vendidos na Amazon, em fantasia e em 6º na lista de aventura. Fruto da larga divulgação que tem ocorrido nos mais variados blogs e também as resenhas no Skoob.

6) Você veste a Camisa......
(Expressão do futebol que significa defender alguma coisa, algum ideal)

De quais projetos de incentivo a leitura você “vestiria a camisa”? Como enxerga a Literatura Nacional no momento e quais ações poderiam ser feitas para, no futuro, termos um panorama diferente?

Wesley: Participaria de fóruns e discussões sobre o incentivo à leitura em escolas, bibliotecas e etc. Inclusive, eu participo de um projeto independente (Biblioteca na escola) criado por um professor de São Paulo, Antônio Gimenez – que visa levar essas crianças ao gosto da leitura, focando nos livros nacionais e contemporâneos. Eu vejo a literatura nacional em ascensão, lenta, mais em ritmo de crescimento... basta vermos nas livrarias que autores nacionais têm seus livros entre os mais vendidos da loja – Lycia Barros e Raphael Draccon, podem servir perfeitamente como exemplo. Os leitores têm confiado mais em nossas obras e também têm gostado muito, estamos fugindo daquela ideia: “autor brasileiro escreve truncado como escrevia os mais importantes autores das escolas literárias clássicas”. O governo poderia valorizar mais a literatura brasileira como valoriza demasiadamente o futebol, mas não podemos esperar muito de um país como o Brasil, o qual nem sequer valoriza os professores que tem. Outra coisa que poderia ser feita para incentivar a leitura, mas essa medida partiria de vários setores, desde as indústrias do papel até as editoras, ao ponto de baratear ainda mais o preço final dos livros a venda nas livrarias. É uma vergonha pensarmos que todo brasileiro tem de R$ 30 até mesmo R$ 70 ou 80 reais para comprar um best-seller para seus filhos.

7) Bate um Bolão......
(Expressão do futebol que significa que alguém é muito bom em determinada coisa)

Qual livro nacional que você recomendaria?

Wesley: Insanatório, que tem feito o maior sucesso entre os leitores. De Andie Prado – a autora é uma colega da época de colégio, tem um estilo bem marcante. Eu simplesmente adorei o enredo da obra: o livro traz uma jovem recém-formada que aceita um perigoso cargo na casa de custódia e tratamento psiquiátrico St. Marcus Institute, onde estão os piores e mais perigosos psicopatas da Inglaterra. Vale a pena conferir!

8) Tá na área se derrubar é Pênalti......
(Expressão do futebol que significa que falta só um detalhe para algo ser concluído)

Esse é o momento de falar sobre o seu trabalho. Fale sobre o seu livro, o que os leitores irão encontrar e sobre seus projetos. Podemos esperar um lançamento em breve?

Wesley: Então... atualmente venho desenvolvendo a minha primeira série, chamada de “Os segredos das terras de Greenwood” – um projeto ambicioso, dividi o enredo em quatro livros. O primeiro intitulado: “O exército de Pérola” foi publicado pela editora Selo Jovem no final do ano passado, 2013. Agora estou escrevendo a continuação, ela tem previsão de estar concluída até dezembro.
A história do livro gira em torno do trono-mor das terras de Greenwood, um trono sujo de sangue, impuro, como diria o próprio vilão, Alavador. O protagonista é o filho do rei-mor dali, o príncipe Jake, que na noite de seu noivado tem o seu reino covardemente atacado, custando à vida de sua noiva e melhor amigo, a partir daí, esse rapaz começa a descobrir que tudo o que aconteceu naquela noite é apenas a ponta do iceberg de algo muito maior, o qual o levará, junto com mais dois cavaleiros, a encabeçar uma perigosa missão por todas essas terras.”
Os leitores poderão encontrar na obra muita ação, aventura, uma pitada de terror, amizade e principalmente, confiança. Tenho um projeto paralelo ao livro de Greenwood, mas esse está no gênero policial, apesar disso, quero concluir o segundo livro antes de voltar as minhas energias pro outro manuscrito. Sou um daqueles que prefere focalizar tudo o que posso numa coisa para, então, partir para o outro. Caso não, os dois livros podem ficar raquíticos, não agradando a mim e muito menos aos meus leitores.

9) Finge que vai.... e vai......
(Tipo de jogada eternizada por Mané Garrincha)

Qual “jogada” (cena) literária você gostaria de rever? Pode ser do seu livro ou de outro que tenha lhe marcado.

Wesley: Uma cena que amo e lamento toda vez que releio é a do meu próprio livro (O exército de Pérola), onde o príncipe Jake se despede do seu melhor amigo, Jimy. É uma cena que demorei a escrever, devido à dramaticidade da mesma e que pra mim ficará marca para sempre. “Ele ficou de joelhos ao lado do corpo de seu amigo. No mesmo minuto se debruçou sobre Jimy, e começou a chorar como uma criança (...)” – página 40, capítulo três.


Wesley André Souza fecha o placar do Cantinho com goleada!!!!!!!

(Expressão do futebol que significa vitória por larga diferença no placar).

O Cantinho Agradece: O Wesley é outro querido!!!!!! Muito simpático, sempre me tratou com carinho. Adorei saber que você é compositor e fazia poemas para sua mãe, que lindo!!!!!!! Parabéns pela iniciativa de participar de um projeto tão importante como o de incentivo a leitura nas escolas. Acredito que esse é o caminho, começarmos na base. Obrigada por compartilhar sua experiência, tenho certeza de que irá ajudar quem sonha ser um escritor.

Momento tiete: Eu conheço esse sentimento: estou enfeitiçada por Hogwarts até hoje!!!.Harry Potter é minha série preferida!!!!! Eu fico impressionada toda vez que leio um livro do Dan Brown, adoro seus livros. Eu nunca li o livro Insanatório, fiquei curiosa, vou anotar a dica.

Torcida do Cantinho: O que falar do seu livro??? Gente, batalhas em um cenário medieval!!!!! Estou super ansiosa para ler!!! Eu gosto muito desse gênero, pois retrata valores que nossa sociedade infelizmente esqueceu. Pode sempre contar comigo e com o meu blog também, estamos de portas abertas para você torcendo pelo seu sucesso!!!!!


Da mesma forma que a TV invade a casa de vocês com informações e imagens, que a nossa campanha consiga levar os livros desses autores incríveis até vocês.

Levante essa bandeira: Leia um Livro Nacional!!!!!!!


Com Vocês:
Os Segredos das Terras de Greenwood e o Exército de Pérola!!!


Sinopse:
“— Eu tenho um segredo que prometi para mim mesmo nunca revelar para você, Jake.o velho Gaulbar não hesitou mais ao continuar”...

Todos pensavam que as terras de Greenwood estavam seguras e que, por isso, nada acabaria com os tempos de paz. Mas só que mesmo silenciosamente; uma batalha pela usurpação do trono-mor dessas terras era travada. A verdade começou a vir à tona após um ataque surpresa na noite de noivado do príncipe Jake, custando, inclusive, a vida de sua noiva e de seu melhor amigo. Movido pelo ódio e rancor, o rapaz aceita uma perigosa missão em busca de um artefato maligno, que poderia libertar um exército de criaturas poderosas, o qual aliado ao seu maior inimigo, Alavador, poria de vez em xeque o trono de seu pai.
Ao decorrer dessa missão, Jake e seus amigos descobrirão segredos tão inimagináveis por suas mentes; podendo afetar tudo aquilo em que sempre acreditaram. Essa batalha não poderá se extinguir, sem que ao menos, seja iniciada outra maior ainda. Greenwood se prepara para enfrentar os seus piores temores. O que você faria para manter a paz dentro de seus muros? Até onde iria para conquistar a liberdade que tanto anseia?


Onde Comprar:




Contato com o Autor:




Sorteio Especial Nacionais!!!!!



PARTICIPE AQUI



O Cantinho agora passa a bola para os Blogs amigos, vejam as jogadas que estão acontecendo por lá!!!!!!




14 comentários

  1. Este projeto é sensacional e dou todo o apoio! Atualmente estou apaixonada por uma autora nacional que me fez mudar totalmente minha visão!

    Adorei a entrevista! Sucesso ao blog e ao autor sempre!

    Beijos Joi Cardoso
    Estante Diagonal

    ResponderExcluir
  2. Muito legal a entrevista!!
    Monteiro Lobato significativo para os novos escritores!
    Muito legal ler isso! rs :)
    Adorei o blog, seguindo aqui...
    Bjs, Lu
    http://resenhasdalu.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oie,
    gostei! Não conhecia o autor, mas concordo com ele, os livros no Brasil são muito caros, com isso desanima qualquer leitor iniciante :(

    bjos

    http://blog.vanessasueroz.com.br

    ResponderExcluir
  4. Gostei da entrevista Cila. Apreciei as respostas do autor e fiquei bem interessada no seu livro, que por sinal, tem uma capa linda. Beijo!

    www.newsnessa.com

    ResponderExcluir
  5. Oi Cila, tudo bom?
    Adoro a forma como você faz as entrevistas. Não leio muitos livros do gênero que ele escreve, mas gostei de conhecer o trabalho. Só o fato de gostar da JK já é algo bem bacana.
    Beijos!
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Olá!
    Que post legal, eu estou desejando esse livro agora! A capa é linda, brilhosa e chamativa. Eu vou usar eu banner no meu blog com os devidos créditos sempre que postar sobre literatura nacional. Adorei a ideia ♥
    Blog Leitura Assidua ♥

    ResponderExcluir
  7. Oiee ^^
    Não conhecia o livro, nem o autor, mas fiquei curiosa para conhecer o livro.
    Acho que eu sou a única que não gosta de HP, pelo menos não dos livros. Realmente os livros nacionais são bem carinhos, isso desanima um pouco na hora de comprar, e eu sempre acabo pegando estrangeiros por causa disso *-*
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Não conhecia esse autor. O blog está de parabéns pelo projeto. ;)
    E achei supercriativa essa entrevista, juntando futebol - que está em destaque por causa da copa - com uma causa tão nobre.
    Beijinhos!
    Giulia - Prazer, me chamo Livro

    ResponderExcluir
  9. Oláaaa!
    Mais uma vez sua coluna me apresenta um novo autor nacional.
    Fico feliz em saber que nossos autores estão ganhado espaço.
    Também não conhecia o livro, mas gostei bastante da capa. E, pela sinopse, parece ser um livro recheado de ação e fantasia. A-D-O-R-O!
    Gostei bastante da entrevista, também. Muito bom conhecer um pouco do autor. ^^

    Beijos,
    Amanda
    http://minhasconfissoesfemininas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Caramba, que legal esse projeto com literatura nacional, acho isso maravilhoso, a galera que não gosta de clássicos que foram obrigados a ler na escola, deveria buscar outras coisas, não partir pros importadões u_u kk Brincadeira. (apesar de eu curtir clássicos kkk) Enfim, parabéns o/ E boa entrevista :)

    Victor Hugo
    http://pipocaradioativa.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Oieee, eu conheço o livro do autor através de outros blogs, mas nunca tive a oportunidade de ler rs, adorei as perguntas e as respostas. Abraços.

    ResponderExcluir
  12. Oi,
    Ainda não conhecia o autor, gostei do jeito que você fez a entrevista super criativa por sinal.
    Monteiro lobato também marcou minha vida literária hehe, já o primeiro livro que ele leu eu também li, Harry potter foi o inicio do meu vicio por mais e mais livros.
    Adorava quando tinha que ir a biblioteca, desde de pequena hehe.
    Beijos

    Mari - Stories And Advice

    ResponderExcluir
  13. Oie Cila
    Adorei a entrevista e as respostas do autor. Já li Os Segredos das Terras de Greenwood e o Exército de Pérola e é muito bom, agora estou aqui necessitando da continuação. Sobre a indicação do autor, eu também quero ler Insanatório, uma amiga me recomendou e estou animada. Adorei a entrevista.

    Beijos,
    Jéssica
    www.leitorasempre.com

    ResponderExcluir
  14. Oi Cila! O Wesley foi novidade para mim! Eu achei a capa dele linda e diferente! Não sou muito de ler o estilo, mas os que li amei muito!
    Adorei a entrevista e a indicação do livro! Beijinhos

    ResponderExcluir