Resenha do Livro: A Parte Que Falta - Shel Silverstein da Editora Companhia das Letrinhas!!!!!


O Cantinho hoje é um círculo incompleto, com partes faltando, mas completamente feliz!!!! 

Venham descobrir também que a parte que falta em vocês é só um pedaço, não é o todo!!!!




Livro: A Parte Que Falta
Autor: Shel Silverstein

Editora: Companhia das Letrinhas
Páginas: 112

O Cantinho Indica: 5/5 Favorito!!!!


 



A Parte Que Falta!!!!



Adicione no Skoob


Sinopse:


Neste clássico da literatura infantil relançado pela Companhia das Letrinhas, acompanhamos a busca por completude e refletimos sobre relacionamentos com a poesia singela de Shel Silverstein. O protagonista desta história é um ser circular que visivelmente não está completo: falta-lhe uma parte. E ele acredita que existe pelo mundo uma forma que vai completá-lo perfeitamente e que, quando estiver completo, vai se sentir feliz de vez. Então ele parte animado em uma jornada em busca de sua parte que falta. Mas, ao explorar o mundo, talvez perceba que a verdadeira felicidade não está no outro, mas dentro de nós mesmos. Neste livro, leitores de todas as idades vão se deparar com questionamentos sobre o que é o amor e quanto dependemos de um relacionamento ou parceira para nos sentirmos plenamente felizes. 'Eu quero dar esse livro para todas as pessoas que eu conheço.” — Jout Jout




Confiram a Resenha!!!!!!! 




 RESENHA: A PARTE QUE FALTA





O Cantinho Abre o Coração:


Meus olhos molhados de emoção estão brilhando!!!!! 

OMG!!!!! OMG!!!!! OMG!!!!

Eu amei!!!!! Amei!!!!! Amei esse livro!!!! Um dos melhores que já li!!!

Faz tanto tempo que não sinto isso. Que um livro não me desperta, me inspira, me ensina, me sensibiliza. 

E pasmem: é um clássico infantil!!!!!

Brilhante!!!! Não há outra palavra para descrevê-lo. 

Um texto singelo, com uma linguagem voltada para as crianças, mas que irá provocar e atingir os adultos com sua profundidade e intensidade e principalmente, verdade!!!!

Um texto inteligente e rico de metáforas, que alterna palavras e imagens em preto e branco, com traços simples. Cativou-me completamente.

Um texto poético e sensível. 

Vou apenas dar um aviso: eu senti necessidade de interpretar essa história. O que vocês irão encontrar em minha resenha, é a minha perspectiva. São os meus sentimentos. Minhas palavras. Não há spoiler, embora, o texto aqui esteja completo. 

Talvez você já tenha lido e tenha entendido o livro de uma forma completamente diferente da minha. Isso vai acontecer e muito, pois cada um de nós tem uma experiência de vida diferente do outro. 

Mas espero que todos possam ter a oportunidade de conhecer esse autor incrível e genial!!!!

Estou louca para ler a continuação que se dará em: “A Parte Que Falta Encontra o Grande O”.


A Parte Que Falta... 


Ele era uma forma......

Não sabemos se antes foi um círculo completo e um pedaço lhe abandonou.

Talvez esse buraco que está lá tenha se formado e crescido com o tempo. E hoje ele precise de mais do que é.

E agora ele só consegue enxergar que tem uma parte que falta. 

Para ser feliz precisa encontrá-la.

Então fez da sua jornada uma busca. Nada mais.

Lá fora não se escondeu. Ficou exposto ao sol. Quando já estava cansado pelas rachaduras da pele, ouviu as rajadas do vento e uma chuva alivou suas feridas. 

Mas logo era impossível seguir. Estava muito frio. O vazio da parte que falta o congelou. Mas não durou para sempre. O sol estava lá de novo, só que agora para lhe abraçar. 

Ele era uma forma incompleta... 

Quando você tem uma parte que falta, a linha é mais longa. O chão é mais duro. Mas você ganha tempo para desfrutar do caminho. Às vezes irá ultrapassar um bezouro. Outras vezes, ele irá ultrapássa-lo. E ainda assim, esses podem ser seus melhores momentos. 

Mas há muitas direções até conseguir chegar. Ele se perdeu em desvios. Ficou atolado, sem saída. Enfrentou altos e baixos. 

Mas foi recompensado: lá estava a parte que faltava nele!!!

Ficou extasiado!!! 

Só para ser magoado: ela não lhe quis......

Depois dessa parte, ele tentou outras. Mas não era o mesmo. Nunca é.........

Ora grandes demais, ora pequenas demais, ora pontudas demais, ora quadradas demais. Quando parecia que estava pronto, foi sua vez de cometer erros. Deixou uma parte que poderia ter sido perfeita ir embora. Com medo de que acontecesse de novo, sufocou a outra parte e acabou destruindo o que tinham. 

Nada lhe restava a não ser continuar a rolar.........

Ele teve algumas aventuras. E também dias difíceis, em que estava preso no mesmo lugar, sem saber como sair. E quando finalmente descobriu tombou em uma parede de pedra!!!

Depois disso tudo, aconteceu: uma segunda chance!!!

Ela poderia ser finalmente a parte que faltava. 

Mas o passado lhe fez cauteloso. Ainda não estava convencido, era mais fácil negar. Acreditar que não daria certo.

Por isso, guardou a esperança e foi até ela bem devagar. Dessa vez iria proteger seu coração.

Ele era um todo, completo........

Mesmo com medo ele arriscou e o encaixe foi perfeito!!!

Agora ele era um círculo completo. 

Mas.....

Não ficou feliz.

Ele conseguiu o que sempre quis. Mas seu coração pedia pelo o que deixou para trás.Abriu mão da parte que lhe faltava e voltou arrependido para o que realmente importava. 

Um silêncio inquietante de arrepiar nos faz perguntar: foi tarde demais???





O Ponto Alto do Livro:


Estou emocionada até agora. Mas por quê??? O que tem de extraordinário nesse livro tão simples??? A vida. Ele vai falar da jornada da vida!!!! Eu não esperava encontrar em um clássico infantil tamanha profundidade. 

Ele tocou minha alma!!!

A genialidade dele e o que me fez ficar arrepiada a cada virada de página, foi a capacidade de reduzir em uma palavra, imagem ou frase a trajetória que todos nós percorremos, os percalços que todos nós enfrentamos, e a constante necessidade de preencher nossos vazios, algo que nos aflige como seres humanos.

Você vai se reconhecer ali. E não era para ser sobre você. Essa foi a surpresa. 

Existe uma ânsia nele em procurar por uma parte que está faltando. Ele não disse se é por solidão ou por saudade. Mas ao fazer disso seu objetivo, não valorizou o caminho que percorreu. 

Está bem destacado no texto como ele inicia sua busca e depois como a termina. Ele não era mais o mesmo. A mudança pode ser percebida no tom sereno com que ele passou a cantar, significando a maturidade da idade e o que aprendeu ao longo de toda a sua jornada.

No início cantava com a vivacidade que pertence aos jovens e seguiu com determinação e segurança. Um coração sem reservas, inexperiente, completamente aberto. Ele não foi poupado. Nenhum de nós é. Nas primeiras feridas foi testado. O peso do sofrimento lhe enfraqueceu. Foi quando teve a primeira lição de que ele não dura, que a ajuda virá. Para logo depois descobrir que foi apenas uma pausa. E que pode piorar. Como o frio, o medo e a sensação de estar sozinho lhe congelou, mas outra vez foi resgatado. 

Ele sobreviveu!!!! E não quis voltar. Não desistiu. 

E aqui entra o ponto alto dessa história: percepção para entender nossos tombos e onde eles estão nos levando. 

Para mim esse foi o momento mais bonito!!! Silverstein, com muita sensibilidade, irá nos ensinar que ter uma parte que falta tem dois lados. Aquele que é limitante, ele rolava devagar; e outro que nos faz apreciar coisas novas. Você ganha tempo e perspectiva sobre o que lhe faz feliz. Descobre mais sobre si mesmo. 

E depois nos mostra como a vida acontece.

Através de um pequeno besouro, ele diz que às vezes você ganha, às vezes você perde. Que o caminho pode ser muito longo, com oceanos, terras e mares sem fim, e você precisa saber qual direção seguir. Mas nem sempre fará escolhas certas e ficará atolado como se estivesse em um pântano. E prosseguir será um desafio com perigos e travessias complicadas, você se sentirá perdido, como em uma mata fechada. Ainda haverá momentos que você não enxergará uma saída, como se estivesse preso em um buraco. Muitos serão os obstáculos. Pode ter uma parede impedindo você de chegar ao outro lado. E nunca se esqueça de que a vida traz muitas reviravoltas: hoje você está no alto de uma montanha. E quando menos esperar, tudo dará errado, e você irá desmoronar montanha abaixo. 

E finalmente o momento mais esperado: ele a encontrou!!!!!!!!

Aqui é o momento de mais uma lição: a dor da rejeição!!!! As pessoas quase nunca são o que esperamos delas. 

Com o coração partido, ele tentou outras partes. Mas elas não encaixaram. Até que um dia......... 

Será??? 

Dessa vez, é a parte que falta???

E se for??? Vai dar certo??? Eu sou suficiente??? A dor que já sentira antes ficou gravada e o fez ter medo de dar uma nova chance. São nessas horas que precisamos ter coragem de arriscar. 

Ele teve e o encaixe foi perfeito!!!!!

Então por que senti essa pontada de tristeza??? Silverstein me comoveu e me fez chorar. Algo não estava certo. Se fosse um filme, lembranças daqueles dias em que ele podia conversar com a minhoca, sentir o perfume de uma flor e ter a borboleta pousando nele, invadiriam a tela do cinema como flashbacks.

Agora ele entendeu: ele já era feliz. Ele já era completo mesmo sem a parte que faltava. E ele sabia exatamente quem lhe fazia feliz e não era a parte que estava faltando. Meu coração disparou de ansiedade e eu torci com todas as forças para que ele rolasse o mais rápido que conseguisse. 

Mas o autor termina com uma pergunta cruel que fica subentendida em uma imagem: ainda dá tempo??? Ou será tarde demais???

Eu desejo de coração que você não leve a vida inteira para perceber o que é importante para você e quem são as pessoas que você realmente ama e que lhe amam também. 

Não desperdice sua vida!!!!!





Troféu do Cantinho: Favorito do Ano



Aviso aos Leitores: Essa resenha foi escrita em forma de poema. Não há quotes, citações do livro, ou spoiler. Toda as palavras utilizadas são de minha autoria. Eu derramo em meus textos, o meu coração, o que eu senti ao ler o livro. É isso que encontrarão aqui, no Cantinho.







Contato com a Editora:











Especial Dia das Crianças:







Edição Especial da Coluna Next Release para o Dia das Crianças:





Edição Especial da Coluna Plantão do Cantinho para o Dia das Crianças:






Coluna Resenhas:






33 comentários

  1. Gostei da resenha Cila. Me pareceu ser um livro tocante e incrivelmente emocionante. Beijo!

    www.newsnessa.com

    ResponderExcluir
  2. Oi Cila, como vai?
    Que resenha tocante! Tão bom quando um livro mexe assim com nossos sentimentos. Eu não conhecia, mas lendo sua resenha dá para perceber que o autor teve muita sensibilidade para contar essa história.
    Bjus
    www.docesletras.com.br

    ResponderExcluir
  3. Oi, Cila
    Eu gostei muito desse livro pelos mesmos motivos que você. A gente acha que é um livro bobo por ser infantil mas ele tem muito mais do que isso em suas páginas. Traz mensagem, reflexões... mostra que não precisamos sair procurando pessoas para nos completar sendo que nós mesmos é que nos completamos... eu fiquei apaixonada por essa ilustração, gostei de cada sentimento que ela me trouxe e indico sim!
    Beijo
    http://www.capitulotreze.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oi Cila,
    Esse livro é a cara do seu blog mesmo. Todo poético.
    A prova está na sua resenha maravilhosa. Eu fiquei encantada com sua interpretação. Eu quero muito ler os dois e tirar minha interpretação também.
    Conheci pelo vídeo da Jout Jout e só de assistir fiquei emotiva tb haha.
    E nããão. Nãão é tarde demais!

    até mais,
    Nana e Leticia - Canto Cultzíneo

    ResponderExcluir
  5. Foi bastante criativa em sua resenha, grandes e sonoros aplausos!
    Esse livro tem algo muito importante que devemos levar para a vida: a felicidade está dentro de nós. Precisamos nos valorizar, precisamos reconhecer nossa importância. Precisamos ter a certeza de que somos únicos em nossa essência. Precisamos ser felizes conosco mesmos!
    Abraços! 😊

    ResponderExcluir
  6. Que resenha mais linda!
    Eu estou muito ansiosa para ler esse livro e a continuação dele, adorei ver seus comentários a respeito da leitura e você me deixou ainda mais necessitada dele. Deve mesmo ser uma leitura impactante e com belas mensagens. É uma obra tão necessária nos dias de hoje!

    ResponderExcluir
  7. Eu tenho esse livro amorzinho e super adoro. Ele faz o leitor pensar sobre muitas coisas. Com certeza todos deveriam ler e refletir sobre ele.

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
  8. Oi Cila,
    Eu conheci esse livro por aquele vídeo no youtube que "viralizou". Tenho muita vontade de ter esse livro e ficou muito fofa sua resenha, aumentando a vontade de ler/ter.
    Bjs
    https://eternamente-princesa.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  9. Olá Cila, tudo bem? Eu conheci esse livro através de alguns canais do youtube e, achei ele lindo e na época sem muito conteúdo para mim porque não leio muitas poesias, mas, uma amiga comprou ele e me enviou algumas fotos da edição por dentro e dos textos que estava lendo, nossa eu fiquei apaixonada! E agora não vejo a hora da minha edição chegar para eu iniciar esse leitura tão gostosa.

    Eu li a sua resenha e percebi que você gostou muito da história e, ficou emocionada enquanto resenhava por isso, quero te agradecer pela indicação, tenho certeza que vai agradar muitas pessoas, é um livro que precisa ser livro por muitos leitores e não leitores..rs!

    Beijos e Abraços Vivi
    Resenhas da Viviane

    ResponderExcluir
  10. Oi, Cila <3

    Eu vi o vídeo da Jout Jout quando ela leu e chorei, me tocou muito. Adoro esses livros "infantis" que são muito mais para adultos do que para crianças. Eu ainda não comprei meu exemplar, mas é um livro que gostaria muito de ler para meus filhos quando eu os tiver.

    Beijos
    - Tami
    https://www.meuepilogo.com

    ResponderExcluir
  11. Acabou que teria muito o que comentar sobre esse post! Ficou super completo! kkkk

    quando li a parte:

    "OMG!!!!! OMG!!!!! OMG!!!!

    Eu amei!!!!! Amei!!!!! Amei esse livro!!!! Um dos melhores que já li!!!"

    Eu acabei rindo por achar essa reação muito fofa! Sua resenha veio cheia de emoções trazidas de forma encantadora, parabéns! E muito obirgada pela recomendação ♥

    Beijos!

    ResponderExcluir
  12. Oi! Só fiquei sabendo da existência desse livro após o segundo ter sido lançado e que surpresa tive quando li as sinopses e resenhas e percebi que a leitura é bem mais profunda do que aparenta. De uma forma simples, o autor levanta questões importantes e de grande reflexão. O que é ser completo ou que é preciso para ser feliz é o tipo de coisa que já passou pela minha cabeça, mas nunca tirei um tempo para realmente pensar nisso sabe? Muitas vezes nos deixamos levar por algo ou alguém que nos proporciona uma felicidade momentânea e nos apegamos a isso sem nem pestanejar ou sem pesar se isso era o que, realmente, estávamos precisando. A parte que nos falta é um livro infantil, mas que serve para todas as idades e pretendo ler essa história assim que possível. Sua resenha está linda!

    Bjoxx ~ www.stalker-literaria.com ♥

    ResponderExcluir
  13. Olá, Cila.
    Estava com saudades das suas resenhas tão incríveis. Se já não tivesse lido o livro ia correr ler ele agora. E acho que vou mesmo porque é uma história para ser relida de tempos em tempos. Parece ser uma história bem simples, mas é uma lição de vida.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  14. Oi Cila, tudo bem?
    OMG, depois de tantos elogios, preciso correr pra ler esse livro!
    Pelo seu relato, pensei direto em O Pequeno Príncipe: um livro infantil e singelo, mas que sempre ensina coisas novas toda vez que a gente lê. Adooooro!
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
  15. Amo esse livro. Em poucas palavras e páginas ele consegue nos fazer refletir sobre muitas coisas. A cada tanto tempo é maravilhoso folharmos ele e lembrarmos de todos os ensinamentos que ele traz.

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
  16. Como pode um livro com uma linguagem tão simples, mudar toda a nossa forma de pensar, né? Eu não comprei esse edição e me arrependo hahahaha. Fiquei folheando na livraria enquanto esperava o onibus e acabei deixando por lá. Amei demais tbm

    Sai da Minha Lente

    ResponderExcluir
  17. Oie
    Ja li este livro, ele é tão simples, mas cheio de significados. Adorei.

    Beijinhos
    https://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  18. Oi, Cila!

    Que saudades que eu estava de ler as suas resenhas! Todos estão falando muito bem desse livro e pelo visto com razão. Parece ser uma obra sensível que nos toca e emociona profundamente. Apesar de ser um livro infantil, somos nós adultos que nos comovemos com as palavras e principalmente por como as interpretamos. Quero muito ler também!

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com

    ResponderExcluir
  19. Olá!
    Quero dizer que quero tanto esse livro desde que no canal da JoutJout.
    Já o li On line, mas eu QUERO! Vc nem vai acreditar que me emocionei com ele. rs
    Obrigada pelo post. Bjs

    ResponderExcluir
  20. Oi Cila linda, tudo bem??

    Menina quase chorei ao ler a sua resenha. Ela me encantou de uma forma que arrebatou o meu coração completamente. Confesso que não leio temáticas infantis, mas achei esta uma lindeza só por conta dos sentimentos que tu transbordou aqui. Me senti completa e compelida a repensar em alguns conceitos e concordo contigo, quando fala que devemos amar quem nos ama verdadeiramente e que sempre estão conosco em qualquer momento. Eu acredito que no mundo em que estamos hoje dizer que ama, parece uma coisa superficial, por isso dizer isto para mim ficou cada vez mais raro. Parabéns sua resenha ficou linda, reflexiva e encheu meu coração. Xero!

    https://minhasescriturasdih.blogspot.com

    ResponderExcluir
  21. Oiiii,

    Entendo bem o sentimento! Eu fiquei embasbacada com esse livro e com tudo o que ele representa, por que olha também não esperava tamanha profundidade em um livro infantil. É uma história muito rica e apaixonante, que espero poder ler com todas as crianças que eu tenho na minha vida e fazer uma reflexão com elas.

    Beijinhos...
    http://www.paraisoliterario.com

    ResponderExcluir
  22. Olá, tudo bem? Ah entendo muito seu sentimento. Também me senti assim durante a leitura, e o acho sensacional. Ainda mais sendo infantil né?! Ótima resenha e espero que ela possa tocar os leitores que ainda não conhecem a obra!
    Beijos,
    http://diariasleituras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  23. Nao conhecia esse livro, mas ler suas impressões mais que positivas me deixaram com vontade de comprar para meus sobrinhos e como vc informou que adultos também podem gostar quem sabe leio junto. Parabéns pela leitura, pelo texto, pela divulgação e pela dica. Beijos

    ResponderExcluir
  24. Que maravilha esse livro gostei muito da resenha dele, é um livro encantador com uma história bastante fluída, e emocionante, é uma história que ensina a gente, amei esse clássico infantil, bjs.

    ResponderExcluir
  25. Que resenha linda! Esse livro deve ser um encanto, toca fundo na alma e traz reflexões preciosas que levamos pro resto da vida. Amei a indicação, ótima sugestão de leitura tanto para crianças como para adultos.

    ResponderExcluir
  26. Oi, Cila! Esse livro é incrível e super emocionante e amei ler as suas impressões... Esse é o tipo de livro que todos deveriam ter na cabeceira e ler sempre, sem esquecer nenhuma destas lições!

    ResponderExcluir
  27. Olá! Eu já tinha lido uma resenha desse livro, mas não tinha me emocionado como essa! suas palavras me tocaram de uma forma que eu acho que o livro te tocou e poderia me tocar também. Adorei conhecê-lo através das suas palavras e do seu modo de contar essa história e sentimento. Sem dúvidas, buscarei para ler!
    Abraços

    ResponderExcluir
  28. Oi Cila, estre livro trás uma mensagem muito bonita, e a forma que você resenhou ficou ótima adorei.
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir
  29. Nossa,depois dessa super resenha fiquei muito interessada nesse livro, são muitas lições que nos faz parar para refletir, amo livros nesse estilo!

    ResponderExcluir
  30. Oi Cila!
    Conheci esse livro em um video da Jout Jout e achei tão fofo, até me emocionei!
    Concordo plenamente quando você diz que é um livro inteligente e cheio de metáforas. É muito sensível, eu fiquei envolvida por ele por uns dias depois de ter visto o vídeo. É, realmente um livro genial e vejo que ele te emocionou demais, isso é lindo!
    Quero poder comprar logo uma edição pra chamar só de minha e colocar de destaque na estante!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  31. Olá Cila, ainda não li esse livro, mas quero lê-lo em breve *-* Ele parece que apesar da seu enredo simples trás uma boa lição junto tanto para crianças como para adultos *-*

    ResponderExcluir
  32. Impossível não se apaixonar por este livro, inclusive chorei junto com a Jout Jout hahaha
    Lindo demais ♥
    Beijos Joi
    estantediagonal.com.br

    ResponderExcluir
  33. Oiii tudo bem??

    Acredito que esse livro infantil mexe mais com os adultos do que com as crianças.
    Vejo nele a ideia de nunca estarmos satisfeitos com nada, e mesmo aprendendo a lição, não aprendemos e fazemos tudo errado novamente.
    O livro muito legal e que agora tem a continuação.
    Adorei a resenha,
    BJus Rafa

    ResponderExcluir