[Furei a Fila] Resenha do Livro A Filha de Auschwitz- Lily Graham

Boa tarde Leitores do Cantinho!!!

Furei a Fila é uma coluna fixa do Cantinho onde vocês podem encontrar a resenha dos lançamentos mais aguardados do ano, ou livros mais antigos, que eu (Cila), a Duda e a Bel estamos loucas para ler. E ao final iremos responder: valeu a pena?

Hoje encerramos o mês Janeiro para Lembrar das Guerras.  Espero que tenham gostado das indicações. Se algum outro livro com a mesma temática for lido durante o ano, a postagem será atualizada. E não fiquem tristes, pois no ano que tem mais!!! 

Para fechar com chave de ouro, iremos prestigiar uma autora que conquistou a Duda: Lily Graham! Por isso ela entrou também na nossa coluna Especial Um Autor Edição 2021.

Para quem perdeu e quer conhecer mais da autora e suas obras, confira nossa postagem (Especial Um Autor: Lily Graham).

Seu segundo romance histórico “A Filha de Auschwitz”, que acabou de ser lançado pela Editora Gutenberg, é uma história sobre amizade, sobrevivência e as coisas que faremos por aqueles que amamos.

A Duda não resistiu e resolveu Furar a Fila!!!


Estão preparados???



Esse mês a Duda furou a fila com o livro:



Livro: A Filha de Auschwitz
Autora: Lily Graham
Editora: Gutenberg
O Cantinho Indica: 5/5  





A Filha de Auschwitz!!!




Sinopse:


Em 1942, Eva Adami embarca em um trem para Auschwitz. No vagão, quase incapaz de respirar e exausta por ficar em pé durante dois dias, ela só consegue pensar em seu tão esperado reencontro com Michal, seu marido, que foi enviado para lá seis meses antes. Mas, quando Eva chega ao campo, percebe que a chance de reencontrá-lo é mínima, e sobreviver à terrível realidade pode ser seu maior desafio. Com o passar dos dias, Sofie, sua colega de beliche, torna-se sua grande confidente, e as duas mulheres compartilham histórias e sonhos em comum: Eva encontrará Michal vivo, e Sofie conseguirá ter seu filho de volta. Porém, quando Eva descobre que está grávida, sua sobrevivência corre ainda mais perigo e as duas se unem para proteger uma à outra, caso o pior aconteça. Sofie e Eva estão determinadas e se agarram à última esperança: as crianças permanecerão vivas e serão responsáveis por contar a trajetória de suas mães. A filha de Auschwitz é um romance comovente sobre a resiliência das mulheres diante da crueldade dos campos de concentração na Segunda Guerra Mundial. Uma história sobre a força da amizade e de como a esperança pode ser mantida nos tempos mais sombrios.



Confiram a Resenha da Duda!!!!!!!


 RESENHA: A FILHA DE AUSCHWITZ


Furei a fila com “A Filha de Auschwitz”. Valeu a pena?

Eu furei a fila, no ano passado, com o primeiro livro da autora Lily Graham publicado no Brasil: “O Segredo da Livraria de Paris”. E foi uma surpresa. Eu fiquei encantada e emocionada com seu estilo de escrita. Por isso não perdi tempo quando descobri que a editora lançou “A Filha de Auschwitz”, seu segundo romance histórico. O resultado? Irei continuar furando a fila com todos os livros que ela escrever. Apesar de trabalhar com uma temática devastadora, em ambas as obras, ela conseguiu conduzir seus enredos com leveza. Além disso, seus textos são fáceis e muito envolventes, a leitura é concluída rapidamente. E o que mais amei, foram os finais felizes. Depois de relatos difíceis e dolorosos, de destinos que não podem ser reescritos, de vidas que não podem ser recuperadas, ela encontrou um meio de apagar o ponto final e substituir pela reticência, permitindo que a vida deles continuasse por meio de seus descendentes. 

Tentaram exterminar a existência dos judeus. Mas eles sobreviveram! É sobre isso que se trata. Suas histórias contam a jornada dessas pessoas que lutaram para salvar as pessoas que amavam.

Inspirado em uma história real, a primeira frase do livro vai demonstrar exatamente essa ideia e nos desestabilizar: “Nasci em um mundo que proibiu minha existência”. E o que se segue é o testemunho de seu nascimento e de sua sobrevivência mesmo contra todas as chances.

Praga- dias de hoje

Vamos conhecer Nadeje, já uma senhora, escrevendo a história de sua mãe e daquelas mulheres que a ajudaram a vir ao mundo e a protegeram. 

Auschwitz 1942

Talvez, no início, seja difícil de acreditar, mas Eva Adami pediu para ser transferida para Auschwitz. Mas não irá demorar muito para descobrirmos o motivo. Ela e a amiga Sofie Weis, que fez no campo de concentração e gueto judaico fora de Praga, Terezín, estavam ali há uma semana. Ela não imaginou que um lugar assim podia existir: um campo criado com a única finalidade de exterminá-los. Foram enviadas em condições desumanas e degradantes, naquele trem. E logo no primeiro dia, quando chegaram, ficaram submetidas a um tratamento cruel e humilhante. E todo dia ali era um verdadeiro inferno. O frio severo, a fome extrema, o trabalho pesado e as doenças competiam com seus algozes para matá-los. Mas ela continuava em pé. Nada diminuía a determinação de Eva de encontrar seu marido Michal. E nada diminuía a determinação de Sofie de encontrar sua prima Lotte. Ela era a única que sabia onde estava seu filho Tomas. Encontrá-los era praticamente impossível. O lugar era imenso. E homens e mulheres ficavam separados. Eva, Sofie, Helga, Vanda, Elza e Noemi. Iremos acompanhar a luta dessas mulheres em Auschwitz.

Praga 1938

A autora irá intercalar a narrativa, com o período em que Eva conheceu seu marido. Nesses momentos, ela estará lembrando-se de sua vida com ele até a invasão dos nazistas em Praga. E de como eles não acreditaram. Perderam algumas oportunidades de fugir, antes que fosse tarde demais. Iremos compartilhar também de algumas de suas lembranças no campo de Terezín, com sua família. E de como o tio parecia ser o único a aceitar a gravidade da realidade deles e ensinou algumas práticas a Eva, para ajuda-la a sobreviver naquelas condições. 

E agora é o momento esperado por vocês:  Furei a fila com A Filha de Auschwitz. Valeu a pena? Muito! 

De certa forma, essa é uma história bem diferente do que eu esperava. A autora Lily Graham direcionará nosso olhar para os personagens. O foco não é a guerra e o que ela fez a eles e tirou deles. Mas sim, o que os fez, ao contrário dos incontáveis que morreram, sobreviver. Elas estavam no mesmo lugar, sob as mesmas condições, então, por que ainda estavam vivas, enquanto outras não conseguiram? Como Nadeje é uma filha de Auschwitz, enquanto milhares de bebês foram assassinados nesse campo? O texto nos fará refletir e questionar se existiu algum fator, ou circunstância especial que tenha feito a diferença entre a vida e a morte. 

Eva e Sofie carregavam experiências diferentes. Sofie passou por lugares piores. Viu a morte de muito perto e escapou dela por um ato tão pequeno, que na hora ela não tinha noção de que sua ação lhe salvou a vida. Por isso era mais difícil para ela manter seus sonhos em um lugar como aquele. Já Eva, era acusada de ser sonhadora. O que a colocava constantemente em situações de perigo. Não demorará muito para a realidade esmagar a todas elas. Mas Eva era determinada. Viu oportunidades de usar os conhecimentos que seu tio lhe passou para sobreviver. E com isso, ela foi ganhando tempo. Conseguir se manter viva por um dia em Aschwitz era como se fosse um verdadeiro milagre. E tudo para quê? Para encontrar seu marido. E Sofie precisava encontrar seu filho. Por isso elas começaram a arriscar tudo para localizá-los. 

Nesse meio tempo, a autora irá intercalar a narrativa com o passado das personagens. Iremos descobrir o que aconteceu com Sofie. E qual papel sua prima Lottie desempenhou para ela estar ali, presa. No início, apenas teremos a informação que Lotte traiu Sofie e que sumiu com seu filho. 

Agora vem a parte que eu mais gostei. Eva compartilhava com aquelas mulheres, nas duras noites congelantes, as lembranças de como conheceu seu marido. O que significou um pequeno escape daquela realidade tão sombria. É nítido o dom que a autora tem de nos transportar. Saímos de Auschwitz e fomos para a Praga de 1938. O romance entre eles foi tão doce, que é impossível não se apaixonar pelo casal e torcer por eles. E assim, Michal ganhou um rosto. Até então não sabíamos nada sobre ele. Uma vez que ele entrou nessa história, não podemos perdê-lo. Foi nessa hora que me juntei a Eva em sua busca incansável por ele.

Com um pouco de sorte, ou se preferirem acreditar, por uma interferência do Destino, Michal será encontrado. Podem ficar despreocupados, isso não é spoiler. Em que circunstâncias se darão esse encontro, e o que futuro desse personagem, não posso revelar. Mas é assim que Eva engravida. Como? Há algumas informações no texto que explicam que essa gravidez era praticamente impossível de acontecer. Novamente sorte? Destino? Milagre? A questão é que elas sacrificaram muito e estavam lidando com pessoas cruéis. Ninguém poderia descobrir sobre essa gravidez. E não era só isso. Como ela conseguiria manter a gestação naquelas condições?

Essa é a história dessas mulheres. Durante toda a leitura iremos vê-las aguentando, suportando. E o que as mantinham vivas, era a esperança. Eva e Sofie nunca desistiram. Não abriram mão do sonho de saírem dali e terem um futuro com Michal e Tomas. A força dessa amizade foi a parte mais linda e marcante do enredo. Nos piores momentos, uma erguia a outra. E renovavam a promessa de sobreviver. Uma salvou a outra. 

E no fim, uma emocionante surpresa! Eu amei!

Antes de finalizar a resenha, preciso dizer só mais uma coisa. Leiam a carta da autora depois da conclusão da história. Vocês irão se surpreender ao descobrir os relatos reais de sobreviventes, aos quais ela teve acesso. 


(Resenha da Duda)









💌 Contato:

Participem!!! Enviem indicações de livros que vocês querem ver nos nossos Projetos. E nos contem suas leituras preferidas. Para falar com o Cantinho, comente nas postagens, mande uma mensagem em nossas redes sociais ou envie um e-mail para:


euqueroumcantinhodaleitura@gmail.com


☕️ Você já segue o Cantinho?

Todo o conteúdo do blog é feito com muito carinho, dedicação e amor para vocês. Indiquem o Cantinho para os amigos e familiares que gostam de livros, compartilhem as postagens e não se esqueçam de seguir nossas redes sociais.

A participação de cada um de vocês é muito importante para manter os projetos e trazer mais histórias. Obrigada! 💜






21 comentários

  1. Oi Cila! Tudo bem?! Eu não sabia que tava sendo um mês especial, mas achei legal trazer tantos livros com essa temática, pra quem curte com certeza vai ser proveitoso. Eu não gosto muito de temas de guerras, eu até tinha comentado em outra resenha. Não sei o que é mas eu fico travada com essas leituras. Talvez porque eu já tenha visto tantos filmes assim e isso sempre deixou meu emocional muito abalado.
    Mas se futuramente eu for pesquisar algo, já sei onde encontrar!
    Beijos :)
    www.capitulotreze.com.br

    ResponderExcluir
  2. Oi Cila e Duda! Como vocês estão?
    Mais uma super dica cheia de emoção, hein? Eu amo essas capas cleans em histórias intensas e marcantes. Não estou num bom momento para ler algo tão sensível, triste, ainda mais sabendo da realidade, mas com certeza está na minha lista!
    beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Eu adorei a sua visão e o Furei a Fila sobre o “A Filha de Auschwitz”, quero muito ler, porque eu particularmente gosto muito de história esse período, eu tenho muita curiosidade por conhecer esse lado tão sofrido da história. Obrigado por compartilhar!

    ResponderExcluir
  4. Olá?
    Agora que me dei conta que o seu blog é "Cntinho para leitura", e o blog da minha irmã se chama "Cantinho da Leitura" rsrsrs adoro ler algo que envolvi historia real para mim é mais emocionado.
    A dica já esta anotada , bjs :)

    ResponderExcluir
  5. Que história...Já tinha ouvida falar de "A Filha de Auschwitz" e agora ainda fiquei com mais vontade de ler o livro. Excelente resenha.

    ResponderExcluir
  6. Eu aprecio muito livros com fundo histórico, tenho tido muitas indicaçoes para esse livro e pela sua resenha vejo que é muito interessante, deixa eu ter uma pouco mais de tempo e colocar encerrar a minha lista para esse semestre, certamente vou querer ler.bjus.

    ResponderExcluir
  7. Um livro que exalta bastante o empoderamento feminino e a força da mulher contra as adversidades.

    ResponderExcluir
  8. Oi, Cila e Duda!
    Uau esse parece ser um livro marcante! Daqueles que permanecem com a gente mesmo após o final e gostei muito da premissa. Não tenho o costumo de ler histórias de guerra por achar extremamente triste, mas vou salvar essa indicação para o futuro. Acho que vou acabar gostando :D
    Parabéns pela resenha linda!

    Estante Bibliográfica

    ResponderExcluir
  9. Olá, meninas.
    Eu já me emocionei só lendo a resenha, imagine ler o livro então. Eu sou dessas que ama um livro que se passa durante a guerra e já estou anotando a dica aqui. E também tenho meus autores queridinhos que é só lançar livros novos que fura a fila com certeza hehe.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  10. Oi Duda, tudo bem?
    Cheguei a me arrepiar aqui! Faz muito tempo que não leio obras relacionadas à guerra, mas gostei de todas que li, sempre mexeram muito comigo. Gostei que essa dica traga também o lado da esperança, precisamos disso cada vez mais: motivos pra acreditar num futuro melhor.
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
  11. oi!
    Eu gostei da resenha, "A Filha de Auschwitz" é uma historia comovente e nos mostra a crueldade dos campos de concentração na Segunda Guerra Mundial...

    ResponderExcluir
  12. Oi Cila e Duda, tudo bem?

    Como comentei na resenha passada, gosto muito de livros que se passam no período da Segunda Guerra. São histórias que sempre me levam a reflexão e me emocionam bastante.

    Lendo a resenha de A Filha de Auschwitz, senti que ele possui todos os elementos que me atraem em narrativas do gênero. Dica anotada!

    Beijos;***
    Ariane Gisele Reis | Blog My Dear Library.

    ResponderExcluir
  13. Eu já conhecia esse livro, por causa de um outro post aqui do Cantinho e gostei bastante de ler mais sobre ele. Apesar de não ser um gênero que leio com frequência, eu gosto de ler histórias que aconteceram durante das guerras. Esse seria um bom livro a respeito. Gostei da sua resenha. S2
    Bjks!

    Mundinho da Hanna
    Pinterest | Instagram | Skoob

    ResponderExcluir
  14. Furar fila dos livros é comigo mesma kkkkk
    Assim como na outra resenha que vi aqui, anotei a dica. E gosto muito quando livros com essa temática tem narrativas alternadas.
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
  15. Ai meu Deus! Eu sou uma que fura a fila dos livros hahah.
    Adoro ler histórias baseadas em fatos reais, normalmente são chocantes, mas também me ajuda a refletir sobre muitas coisas.
    Obrigada por compartilhar, já quero ler. Adoro tuas resenhas. Beijos ❤

    ResponderExcluir
  16. Oi
    eu sempre furo a fila dos meus livros, esse parece ser uma história emocionante, e histórias que envolvem guerra acabam comigo, que bom que gostou de mais essa leitura da autora.

    http://momentocrivelli.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  17. Olá!Este livro é fascinante,apesar de todo sofrimento a história nos deixa uma bela reflexão de esperança,pois jamais devemos desistir de lutar por nossos objetivos por mais doloroso que pareça,adorei conhecer a Autora Lily Graham e sua obra,o livro A Filha de Auschwitz de acordo com sua resenha é uma leitura emocionante.
    Grata pela indicação!Bjs

    ResponderExcluir
  18. Oie minha linda! Esse parece ser um livro digno de furar a filha mesmo. Gosto muito de histórias que se passaram durante o nazismo pq são repletas de ensinamentos.
    Com certeza uma obra emocionante. E como você disse tentaram acabar com os judeus, mas no fim o bem falou mais alto. Veja a série Nada Ortodoxa sobre os judeus ortodoxos, bem interessante.

    Beijos,
    Paloma Viricio💙💫

    ResponderExcluir
  19. Deve ser emocionante essa história realmente. Nunca li mas tenho curiosidade.

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
  20. Olá,

    Eu li a outra obra da autora e amei demais, me prendeu do início ao fim e me fez até derramar algumas lágrimas. Então é claro que já estava bem animada para esse lançamento e sua resenha apenas me deixou a certeza de que preciso ler o quanto antes, pois as chances de curtir são bem altas. Arrasou demais na resenha!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  21. Oi, tudo bwm? A resenha ficou incrível! Parece-me uma obrs emocionante, não é mwsmo? Que bom que gostou da leitura. Abraço!



    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderExcluir