[Vencedor do Goodreads] Resenha do Dormir em Um Mar de Estrelas- Christopher Paolini !!!



Boa noite Leitores do Cantinho!!!!

O Vencedor do Goodreads é uma coluna fixa do Cantinho para vocês conhecerem alguns livros vencedores do Prêmio Goodreads Choise Awards. Como o resultado é liberado apenas em dezembro, as resenhas serão postadas sempre no ano seguinte.

Estamos na nossa Edição 2021 Maio Sci-Fi no Calendário Literário do Cantinho para Leitura!!!

Hoje é dia 25/05,  Dia da Toalha, ou do Orgulho Nerd!!!

E para comemorar, trouxemos uma dica que vai fazer barulho!!! O vencedor de 2020 do Prêmio Goodreads Choise Awards na categoria  Best Science Fiction (Melhor Ficção Científica) :"Dormir Em Um Mar de Estrelas" do famoso autor Christopher Paolini!!!!

Vamos estender o tapete vermelho para ele!!! 

Para quem ainda não o conhece, ele escreveu a aclamada série "Ciclo da Herança" que incentivou muitos jovens a começar a ler, não é o máximo???

E tem mais!!! No site da Editora Rocco eu descobri que ele está no Guiness Book como o autor de livro best-seller mais jovem do mundo. Ele só tinha 15 anos quando começou a escrever a primeira versão de Eragon, conseguiu publicar o livro antes mesmo de completar 20 anos e não demorou para a série virar um sucesso mundial.

"Dormir em um Mar de Estrelas" é seu primeiro livro para o público adulto para quem é fã de Star Wars ou Star Trek.

Vocês acham que acabou??? É claro que não!!! Dessa vez eu fui investigar o site do autor e quase surtei! Ele criou um site extra só para o Universo Fractalverse (do livro Dormir em um Mar de Estrelas) e ainda disponibilizou um conto gratuitamente. Leiam o Conto Unity


E essa capa??? Está maravilhosa!!! Estou louca para ler o livro também. 

Mas por agora, não percam a resenha da Duda!!!!


Livro: Dormir Em Um Mar de Estrelas
Autor: Christopher Paolini 
Editora: Rocco
O Cantinho Indica: 5/5  





Dormir Em Um Mar de Estrelas!!!



Sinopse:


KIRA NAVÁRES SEMPRE SONHOU COM NOVOS MUNDOS. ATÉ QUE DESPERTOU UM PESADELO. Kira Naváres seguiu seu sonho e foi atrás de descobrir novos mundos, tornando-se uma exploradora de planetas não colonizados. Durante uma missão de pesquisa de rotina, Kira encontra uma relíquia alienígena. A princípio, ela fica maravilhada com a descoberta, mas logo esse sentimento se transforma em terror. Depois de cair em uma câmara no meio de um planeta desconhecido, a poeira ao seu redor começa a se mexer. Kira é lançada em uma odisseia de descobertas e transformações que atravessa a galáxia ao mesmo tempo em que uma guerra eclode em meio às estrelas. O primeiro contato com seres alienígenas não é como ela imaginava, e uma série de acontecimentos a levam até seu limite humano. A Terra e suas colônias estão à beira da aniquilação, e Kira, mesmo tendo que encarar seus próprios medos, se torna a última esperança da humanidade.Dormir em um mar de estrelas é um épico de ficção científica do aclamado autor de Eragon. Dormir em um Mar de Estrelas recebeu o Goodreads Choice Awards como o melhor de ficção científica do ano de 2020.


Confiram a Resenha da Duda!!!!!!! 

RESENHA:  DORMIR EM UM MAR DE ESTRELAS


Ainda estou engatinhando quando o assunto é ficção científica. E depois de livros como esse, crio a convicção de que nunca irei avançar. É tudo tão sem fronteiras. Fico só admirando de longe, fascinada com esse gigantesco universo. Em “Dormir em um Mar de Estrelas”, Christopher Paolini retorna uma discussão que parece nunca envelhecer: a sobrevivência da raça humana! 

Ele irá nos levar para o futuro, confrontando a existência de nossa espécie com outras de origem alienígena. E por trás da trama que será criada ele nos dará a solução que todos sonhamos, mas de uma forma que eu nunca seria capaz de imaginar! Para depois nos dar uma rasteira no final, provando quão frágil é o chão sob os pés deles, e o quão distantes estão do fim da guerra! Deixando uma enorme brecha para expandir esse enredo em um próximo livro! O que me deixa triste, é a possibilidade do destino da protagonista ter ficado implícito. Pois há argumentos no texto para chegarmos a essa conclusão. Teremos que aguardar o autor se pronunciar. 

Pelo o que eu entendi, esse livro se enquadra no subgênero Space Ópera, me corrijam se eu estiver equivocada quanto a classificação. Ele vai tratar da jornada dessa personagem chamada Kira Navárez para salvar não só a humanidade, mas toda forma de vida. 

Tudo começa no futuro. Ela carrega o sentimento de tristeza. A missão em que estava trabalhando por quatro meses terminou. Ela teria que voltar para casa, ou seria enviada para muito longe, em outra expedição. Como xenobióloga, sua função era estudar os micróbios para junto com os outros especialistas, avaliar se Andra poderia ser colonizada. Sentiria saudades de seus colegas. Mas não era só isso. Queria começar outra vida. Formar uma família. Ela tinha planos. Seria muito feliz.

Nessa hora, o texto está carregado daquele “tom”. É sutil, mas suficiente para captarmos, pressentirmos que algo está por vir. E algo ruim. Não demorou muito. Na festa de despedida da equipe, seu chefe praticamente a obrigada a verificar se havia um problema em um local específico, só por garantia. Para eles irem embora, ele gostaria de se certificar de que tudo estava bem. Ela vai. E nada mais será o mesmo! Foi ali, naquele momento que tudo mudou! Ao encontrar algo inesperado, não consegue dar as costas e vai colher amostras para poder investigar mais tarde. Até que ela cai em um buraco. Mas não era um buraco. Ela sabia. Aquele lugar era uma evidência de vida alienígena! 

A partir daqui, precisamos nos segurar firme. O autor irá mudar o rumo dessa história completamente e de forma muito rápida! Foi totalmente além da minha imaginação. Eu confesso que levei algum tempo para me acostumar com a jornada imposta a Kira. Eu já tinha em poucas páginas me apegado a promessa do futuro que ela sonhou. E de repente ela está vivendo um terror. Ela não teve escolha. E os prognósticos eram assustadores. Não havia mais um depois para ela. Nunca deixariam que Kira saísse dali. 

Eu não irei dizer como, pois não quero estragar a surpresa. Vocês precisam apenas saber, que depois de um susto, resultando em uma tragédia, Kira virou hospedeira de um alienígena. A espécie cobre seu corpo como um traje, ou uma segunda pele. Mas também está dentro dela, estabelecendo uma relação com todo o sistema do seu organismo. É nessa hora que o CMU (Comando Militar Unido), com autorização do Departamento de Defesa, assume o controle da situação levando Kira para a nave deles, a Extenuating Circumstances. Mas eles logo irão descobrir que o controle é uma ilusão e que estão lidando com algo muito maior do que eles....

Novamente não explicarei o que aconteceu. Somente que eles serão surpreendidos e uma nova tragédia irá acontecer. Quando Kira recordar a consciência, será comunicada que está a bordo de uma nave civil chamada NLV Wallfish, e o mundo está sob ataque de alienígenas diferentes. A princípio, eles conseguem identificar pelo menos 7 espécies distintas daquela que habita o corpo de Kira. 

Quem são eles? O que eles querem? Estão junto daquele que se hospeda em Kira? Kira ainda é ela mesma, ou já perdeu sua identidade, foi dominada?  

O que eu poderia dizer sobre essa leitura? Foi uma grande aventura, cheia de emoção. Você precisa ficar alerta, pois o autor não dá avisos. Temos muitas reviravoltas e ataques. O enredo é muito movimentado, tudo muda muito rápido. Ele não perde tempo, ele simplesmente vai lá e faz! Por outro lado, é um texto muito extenso. São muitas páginas, com muitos termos técnicos. Pelas opiniões que eu já li, as experiências dos leitores foram bem diversas.

Eu não tive nenhum problema. Achei a narrativa dele bem envolvente e a história muito interessante. Seguindo a sugestão de uma amiga, fiz uma planilha e dividi os capítulos que eu iria ler por dia e consegui desbravá-lo. 

O grande destaque para mim foi acompanhar o desenvolvimento da ligação entre Kira e o alienígena que estava nela. Até que ponto eles eram dois? Em algum momento se fundiram em um só? Enquanto a trama ganha fôlego, aos poucos o autor irá revelar quem é ele, seu passado e sua relação com os outros alienígenas. Para depois, de forma ousada, elevar o nível de complexidade do ser em que Kira se transformou. 

Em relação aos personagens, eu gostei muito da tripulação da nave NLV Wallfish que resgatou nossa protagonista. Vamos ter o capitão Falconi, o médico Vishal, a primeira oficial Nielsen, a chefe da engenharia Hwa-Yoong, Sparrow, Trig e o cérebro da nave Gregorovich. Confesso que esse último foi o meu preferido. 

Eu adorei esse mundo que o autor criou e não vejo a hora de ler sua outra série que todos elogiam muito. 


(Resenha da Duda)









Confiram:








💌 Contato:

Participem!!! Enviem indicações de livros que vocês querem ver nos nossos Projetos. E nos contem suas leituras preferidas. Para falar com o Cantinho, comente nas postagens, mande uma mensagem em nossas redes sociais ou envie um e-mail para:

euqueroumcantinhodaleitura@gmail.com


☕️ Você já segue o Cantinho?

Todo o conteúdo do blog é feito com muito carinho, dedicação e amor para vocês. Indiquem o Cantinho para os amigos e familiares que gostam de livros, compartilhem as postagens e não se esqueçam de seguir nossas redes sociais.

A participação de cada um de vocês é muito importante para manter os projetos e trazer mais histórias. Obrigada! 💜


Blog / Facebook / Twitter / Instagram / Facebook do Duelo Literário do Cantinho para Leitura



9 comentários

  1. Confesso que não leio muito ficção científica, talvez pelo trauma de alguns livros rs mas ao ler sua resenha, me veio a ideia de dar uma oportunidade a história,já que parece ter visões novas sobre temas muito explorados nesses livros.Se é capaz de surpreender, então quero ler.Bjus.

    ResponderExcluir
  2. Realmente a capa está maravilhosa demais, o livro tem uma história incrível, quem gosta de ficção com certeza vai amar, é um livro que faz a gente mergulhar nessa viagem espacial, bjs.

    ResponderExcluir
  3. oi
    Eu achei a capa do livro muito linda e a história parece ser otima. Gostei dos fatores que compõe o enredo parece tornar a leitura bem interessante..

    ResponderExcluir
  4. Amo histórias com essa pegada de ficção científica. Fiquei curiosa para ler este livro.

    ResponderExcluir
  5. Que top! Eu não conhecia mas parece ser bem bacana e envolvente de se ler. Só pela resenha já temos uma noção do que nos espera: Uma leitura fantástica. Obrigada pela partilha.

    ResponderExcluir
  6. Eu acho muito interessante os autores que criam um outro mundo, gostei da resenha.

    ResponderExcluir
  7. Oi meninas, tudo bem? Ah, assim como você também não tenho muita experiência quando o assunto é ficção científica. Uns dias atrás estava conversando com meu namorado e ele quis saber porque não leio muito esse gênero... foi até engraçado responder. É mais difícil na minha mente recriar certas situações. Se comparar Star Wars, Harry Potter ou Malibu Renasce, esse último sempre será mais fácil (pra mim haha). Mas creio que seja uma questão de treino e costume. Fiquei encantada com a edição desse livro, espero conseguir lê-lo esse ano. Feliz 2022! Um abraço, Érika =^.^=

    ResponderExcluir
  8. A capa é linda e é meu tipo de leitura, já quero ler esse livro, anotadíssimo!

    ResponderExcluir
  9. Olá! Tudo bem?

    Eu tenho esse livro e é realmente um livro incrível, além do mais a edição que a Rocco publicou está bem bonita. Eu particularmente adoro literatura fantástica, clássicos, mas gosto é muito de ficção científica. Eu preciso acompanhar mais essas premiações literárias!
    Abraços!

    ResponderExcluir