[Furei a Fila] Resenha - Filhos de Virtude e Vingança- Série O Legado de Orisha Livro 2- Tomi Adeyemi

Bom dia Leitores do Cantinho!!!

Furei a Fila é uma coluna fixa do Cantinho onde vocês podem encontrar a resenha dos lançamentos mais aguardados do ano, ou livros mais antigos, que eu (Cila), a Duda e a Bel estamos loucas para ler. E ao final iremos responder: valeu a pena?

E hoje estamos iniciando o mês de Abril da Ficção Fantástica Edição 2021, no Calendário do Cantinho para Leitura. Foi muito difícil escolher os livros, pois temos várias séries de fantasia finalizadas e outras em andamento que são incríveis. E não podemos esquecer que ainda existem os livros únicos também, chamados de Stand-Alone. 

Mas a Bel não hesitou em nenhum momento em passar na frente de qualquer livro, a continuação mais aguardada por ela, lançada em novembro de 2020: "Filhos de Virtude e Vingança", o segundo livro da Série O Legado de Orisha. 


Estão preparados???


Esse mês a Bel furou a fila com o livro:



Livro: Filhos de Virtude e Vingança- Série O Legado de Orisha Livro 2
Autora: Tomi Adeyemi 
Editora: Fantástica Rocco
O Cantinho Indica: 4/5  




Filhos de Virtude e Vingança!!!




Sinopse:


Depois de enfrentarem o impossível, Zélie e Amari finalmente conseguiram trazer a magia de volta para Orïsha. Entretanto, o ritual foi mais poderoso do que elas imaginavam e os poderes reapareceram não somente nos maji, mas também em todos que tinham ancestrais mágicos. Agora, Zélie se esforça para unir todos os maji em uma Orïsha onde o inimigo é tão poderoso quanto eles.Quando os nobres e os militares formam uma aliança perigosa, Zélie precisa lutar para garantir o direito de Amari ao trono e proteger os novos maji da ira da monarquia. Com uma guerra civil iminente, Zélie tem uma missão: encontrar uma forma de unir o reino ou assistir a Orïsha ruir.Filhos de virtude e vingança é a continuação de Filhos de sangue e osso, primeiro livro da trilogia de fantasia O legado de Orïsha, escrita por TomiAdeyemi, que é baseada na cultura iorubá e está sendo adaptada para o cinema.


Confiram a Resenha da Bel!!!!


RESENHA: FILHOS DE VIRTUDE E VINGANÇA


Atenção: Se você não leu o livro anterior, pode ficar tranquilo, a resenha é livre de spoilers.

Wow! Fui pega completamente desprevenida por esse final. Nossa! Isso que é uma mudança de rumo. Acredito que o impacto ficou por conta da possibilidade assombrosa e terrível que fica subentendida sobre o destino dos personagens. Mesmo que meu palpite esteja errado, eu não consigo enxergar um cenário otimista para eles. “Filhos de Virtude e Vingança” foi uma das continuações que eu mais aguardei e me esforcei para adquirir. Eu contei os dias para Furar a Fila. Será que Valeu a Pena?

A minha resposta é: vale a pena ler o livro, mas não precisa furar a fila. Por isso baixem as expectativas. Não foi uma leitura perfeita como o primeiro. Esse foi o problema para mim, eu queria que ele fosse igual ao anterior. Não consegui evitar a comparação. Para mim ele não teve o mesmo vigor no desenvolvimento da trama e de alguns personagens. Tzain, por exemplo, foi um dos que sofreu com isso perdendo espaço no enredo. Eu queria ver mais do relacionamento dele com a irmã e queria também ver mais dele, que ele crescesse junto com o desenrolar dos acontecimentos e que desempenhasse um papel importante para eles ocorrerem. Eu só queria que ele fizesse parte, sabe?

Além dele, existe alguém, que eu não posso revelar o nome, e Amari. Desses dois, pela direção que essa continuação tomou, eu esperava mais. Eles possuem um peso muito grande nessa história, e achei que dessa vez, eles não foram bem construídos e acabaram mal aproveitados. Senti que os dois ficaram repetitivos em suas justificativas para se comportarem daquela forma ou não se comportarem, se tornando chatos em alguns momentos. Não sei a quem eles queriam enganar, eu não acreditei neles nem por um segundo. E não estou me referindo à traição ou algo do tipo, e sim sobre tentar fugir de quem realmente é. Em não ser honesto sobre si mesmo. Ficar dando desculpas o tempo todo, fingindo para si mesmo ser alguém que não é. E assim ficam bem com todo mundo e não são responsabilizados por nada. 

Acredito que dá para perceber que eu possuo uma opinião bem forte sobre eles, risos. Eu tenho muito a dizer, mas seria spoiler, por isso vou parar por aqui. Até porque, na segunda parte do livro, se encaminhando para o final, a autora vai recuperar o potencial dos dois e eles irão agir finalmente como são. E repito: que final!

Apesar disso, confesso que eu gosto da escrita da autora, do universo que ela criou e principalmente do argumento do enredo. Por isso, como aconteceu antes, não conseguia parar de ler. Seu texto continua ágil, com ação e reviravoltas, apesar de não ter tanto quanto no primeiro livro. E o que eu mais apreciei, até agora, é que ela não segue o caminho previsível. Não sei se vocês tiveram essa mesma percepção. Para mim, nunca acontece o que eu imagino. É sempre uma surpresa. 

A começar pelo início. O ponto de partida aqui foi o saldo de guerra. Eles conseguiram a magia de volta. Mas não adiantou nada. A magia deveria libertar o povo, trazer a paz, melhorar as coisas. Mas o que temos é o caos, a fome e o povo de Orisha sendo expulso de sua própria terra. Tudo piorou. Agora vem o que achei fantástico: algo deu errado. Os Maji tiveram seus poderes restaurados de um lado, e do outro lado, o impensável aconteceu: um grupo da nobreza e dos militares ganhou magia também. Mas uma magia diferente. E no meio deles, ainda surge aqueles com um poder, a princípio, invencível, chamados de Títân. Mas não para por aí. Sobre essa magia, até a última página, ainda teremos mais de uma revelação. Agora, como tudo isso foi possível e o que exatamente aconteceu, ficou para o próximo  livro. Eu desconfio que é um teste dos Deuses. Mas vai saber!

Depois de tudo, eles não saíram do lugar. Ainda temos o predomino de um ódio cego sem tamanho. A realeza continua caçando os Maji, querendo a extinção deles. E agora, com poder na mão, os Maji querem vingança! Querem acabar com a realeza e pegar o trono. Com o agravante de que a magia virou uma arma. Eu poderia resumir todo esse livro com uma palavra: inimigos! É assim que eles se enxergam. Estão todos uns contra os outros, buscando uma paz a custo de sangue. E o curioso é que ser Maji significa sempre ser errado, sempre estar do lado errado. Não importa se tem magia ou não. 

E Zélie? Mais uma surpresa. Não sei se todos irão gostar. Mas achei bem real e entendi seu sofrimento. A autora trouxe a protagonista vencida. Ela está arrasada, amarga, vivendo com uma culpa muito grande, se responsabilizando por tudo o que aconteceu e ressentida, descontando em todos ao seu redor. Ela quer ir embora, não quer mais lutar, desistiu. Não consegue aceitar e lidar com o preço que teve que pagar pela magia. Tudo o que ainda deseja é ser livre. E com uma das revelações logo no início, ganhará nova motivação para adiar sua ida: ela também quer vingança! 

Para terminar, o que eu não esperava mesmo, foi o desenvolvimento de Roen. Ele cresceu muito nessa trama e se tornou meu favorito. 

E finalmente temos o momento que mais ansiamos e ..... acabou. Eu não acreditei. A autora cortou exatamente no clímax. Foi a mesma sensação de quando acaba a luz na ultima cena de um filme. Ela foi muito esperta e optou por não mostrar agora o que aconteceu no embate dos personagens. Ela preferiu ir direto para o epílogo. E o que foi esse epílogo? Um dos finais mais bombásticos com que me deparei na literatura até hoje. Eu senti um arrepio e confesso que fiquei até com medo. Se ela seguir a direção que eu imagino, podemos ter um terceiro livro arrebatador. Com isso, a autora se recupera e eleva o nível desse enredo em proporções gigantescas. Era exatamente essa força, essa energia da escrita dela, tão surpreendente e emocionante, que conhecemos no primeiro livro e que estava faltando nessa continuação, que eu ansiei por ver. Estou empolgadíssima para descobrir do que ela é capaz de nos apresentar no desfecho dessa história. Espero não me decepcionar.


(Resenha da Bel)






💕 Série O Legado de Orisha (Ler na Ordem):

1) Filhos de Sangue e Osso- (resenha)

2) Filhos de Virtude e Vingança - (resenha)




Confiram: 





💌 Contato:


Participem!!! Enviem indicações de livros que vocês querem ver nos nossos Projetos. E nos contem suas leituras preferidas. Para falar com o Cantinho, comente nas postagens, mande uma mensagem em nossas redes sociais ou envie um e-mail para:

euqueroumcantinhodaleitura@gmail.com


☕️ Você já segue o Cantinho?

Todo o conteúdo do blog é feito com muito carinho, dedicação e amor para vocês. Indiquem o Cantinho para os amigos e familiares que gostam de livros, compartilhem as postagens e não se esqueçam de seguir nossas redes sociais.

A participação de cada um de vocês é muito importante para manter os projetos e trazer mais histórias. Obrigada! 💜





18 comentários

  1. A capa do livro é bastante marcante, o livro tem uma história sofrida, e que com certeza vai deixar o leitor grudado na história até o final, bjs.

    ResponderExcluir
  2. Ei, meninas! O primeiro livro dessa série já estava na minha lista de leituras, mas ainda não comecei a ler. E que bom que você gostou da leitura apesar de uma coisinha ou outra. A resenha ficou ótima. Beijosss!


    Books House

    ResponderExcluir
  3. Um livro repleto de acontecimentos que nos fazem refletir. São elementos da ancestralidade negra e da espiritualidade que está no sangue, um livro com uma história que mexe demais.

    ResponderExcluir
  4. Odeio quando filmes ou livros acabam antes de atingir o clímax. A espera pela próxima parte deixa-me ansiosa.

    ResponderExcluir
  5. Como sempre o Cantinho para Leitura sempre me surpreende positivamente, essa resenha ficou incrível e adorei saber mais sobre as aventuras da Zélie e Amari.
    Gostei tbm da sua opinião sincera sobre valer a pena ou não furar a fila, inclusive lendo seu post fiquei com vontade de ler o primeiro livro. Abraços :)

    ResponderExcluir
  6. Eu sempre vejo esse livro na Amazon para vender e a capa me chama muita atenção, quem sabe um dia não começo essa saga?

    ResponderExcluir
  7. Oi,tudo bem ?

    Não conhecia a obra, mas gostei bastante da proposta e vou procurar o primeiro livro da série via Amazon. Sem dúvidas é uma ótima indicação . Está capa está maravilhosa , assim como você soube ressaltar os pontos fortes da obra e nos apresentar bem .

    ResponderExcluir
  8. Olá Cila,
    Ainda não conheço a escrita da autora, mas pela resenha da Bel fiquei curiosa. Quero ler o primeiro livro antes para acompanhar a aventura dos personagens desde o início. A capa do livro é muito linda e de acordo com a opinião da Bel é uma leitura que vale a pena conferir. Obrigada pela indicação!
    Bjs!

    ResponderExcluir
  9. Oie minha linda! O livro parece ser muito bom, mas que pena que não foi perfeito como o primeiro. Quando isso acontece é meio chatinho, né? Mas faz parte... Gosto muito das suas resenhas, pois consegue falar os pontos interessantes do livro sem dar spoiler.

    Beijos,
    Paloma Viricio💙🌠

    ResponderExcluir
  10. Oi Cila, tudo bem? Amo demais os lançamentos da Rocco. Confesso que só tive conhecimento do primeiro livro quando vi a chegada da continuação. As edições estão incrivelmente perfeitas. Nunca li nenhuma história semelhante mas fiquei curiosa quanto a cultura local, creio que isso trouxe uma riqueza muito grande à trama. Imagino o quanto a leitura foi dinâmica e cheia de aventuras. Ansiosa pela leitura. Depois venho contar o que achei. Um abraço, Érika =^.^=

    ResponderExcluir
  11. Adorei o quadro "Furei a Fila" <3
    Me apaixonei na capa e tua resenha é sempre perfeita! da muita vontade de ler.

    ResponderExcluir
  12. Muito boa sua resenha, parece ser uma boa leitura. Esta capa do livro também é bem impactante. A vida da protagonista é de impacto e acaba por emocionar durante a leitura.

    ResponderExcluir
  13. Começo dizendo que amei a capa, só pela capa já compraria o livro (sim sou dessas), gosto do enredo do livro, amei a indicação!

    ResponderExcluir
  14. Tenho muita curiosidade pra ler essa série em função dessa originalidade na criação do universo. Ouvi comentários negativos sobre o segundo livro, mas sua resenha me animou.
    Beijos

    ResponderExcluir
  15. Olá, tudo bem? Eu sou super empolgada para começar a série, principalmente por conta dos diversos elogios que já por ai. E saber que o segundo volume é também maravilhoso, me deixa ainda mais animada. Gosto de histórias que tem aprofundamento cultural, universos e elementos distintos, e uma boa dose de fantasia. Já sabe né? É leitura carimbada na minha vida hahaha Ótima resenha!
    Beijos

    ResponderExcluir
  16. Oi meninas!!

    Eu e minha melhor amiga lemos o primeiro livro no fim do ano passado e foi uma leitura bem peculiar. Eu gostei bastante mas algumas partes eu achei meio enrolada. Tô esperando o livro abaixar um pouco o preço pra gente dar continuidade na leitura, tô com altas expectativas!!
    Adorei saber a opinião da Bel!

    ResponderExcluir
  17. Oi Meninas!

    Confesso que tenho muita curiosidade de ler essa série, pois sempre leio elogios. Porém não tenho este livro nem o livro anterior, mas pela sua resenha vale a pena dar uma chance caso ela apareça. Dica anotada assim conheço a escrita da autora.

    Bjos
    https://consumidoradehistorias.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  18. Oi!
    Não conhecia essa série, mas a capa realmente impressiona, acho que criamos uma certa expectativa quando lemos o primeiro livro e a decepção é maior, mas não podemos desanimar ainda tem mais livros que vem por aí né?! Sua resenha me deu uma visão geral dos acontecimentos, mas como não li o primeiro fiquei meio no vácuo, assim mesmo fiquei impressionada com o enredo e espero poder ler esses livros. Obrigado pela dica, bjs!

    ResponderExcluir