“E
viveram felizes para sempre. FIM.”
E assim termina mais um
conto de fadas. Mas eu prefiro acreditar que a aventura está apenas começando,
pois o final de uma história é sempre o início de outra: dou corda na caixinha
de música e a bailarina começa a rodopiar no ritmo doce de uma velha canção....
E enquanto a corda não
acabar ela não irá parar de dançar. E enquanto ela estiver dançando, é só
deixar o sonho acontecer nas páginas da sua imaginação:
Era uma
vez....
|
Ainda estamos no mês de
outubro, mês das crianças. E “dando corda” na criança que ainda existe em mim, eu
pedi um presente: Ana Maria de Andrade, a mais nova parceira do Cantinho:
“Era uma vez, Ana Maria de Andrade, uma professora
do ensino infantil, que através de ilustrações confeccionadas por ela mesma,
contava histórias para seus pequeninos alunos que ficavam encantados com a
riqueza de cores e formatos e os temas até então complexos e distantes para
crianças pequenas, tais como: reflorestamento, chuva ácida, escassez de água
potável, reciclagem, consumo consciente e as contradições do comportamento humano
diante do planeta e da sua própria sobrevivência. De forma lúdica, simples e
envolvente, a professora encantava em sala de aula. (...)” (Trecho da matéria
publicada no site: http://netdiario.com.br/super-mais-literatura-infantil/)
O Cantinho traz hoje, com
muita emoção, um pouquinho da vida da querida escritora premiada Ana Maria de Andrade:
“Desde criança, gosto de ler,
escrever, desenhar e... criar! Adorava brincar de “escolinha” e ensinar todas
as minhas bonecas a ler e a escrever. Nos intervalos da brincadeira preferida,
a segunda brincadeira preferida: pegar o gravador e fazer muitas entrevistas
com toda a família. Inventar histórias, gravar e fazer “altas produções”, com
direito a teatrinho, sonoplastia, programas de rádio, TV e tudo mais, era uma
grande diversão!” (Ana Maria de Andrade em seu site http://www.anamariadeandrade.com/minha-historia/)
Sobre
seus livros:
“Os livros da escritora são
excelentes ferramentas para pais, professores, dinamizadores de leitura,
gestores de recursos humanos e promotores de eventos culturais. Estão conquistando espaço em projetos
de Educação Ambiental nas escolas, empresas e espaços de cultura, no Brasil e
em Portugal.” (http://netdiario.com.br/super-mais-literatura-infantil/
)
LIVRO: NA GARAGEM DO VOVÔ
Paulinho jogava seus brinquedos fora e
comprava novos. Até que um dia descobriu um segrego na garagem do vovô. Quer
descobrir esse segredo? Entre na garagem, o vovô está esperando por você...
Em linguagem simples e ilustrado com colagem
de sobras de materiais. Estimula as crianças a descobrirem de que são feitas as
coisas e aprenderem a fazer, consertar e customizar seus próprios brinquedos,
roupas e objetos. A história traz uma bela mensagem de admiração aos mais
velhos, por sua sabedoria e capacidade de viver de modo mais simples e
sustentável, tão necessária nos novos tempos.
Temas: Consumo consciente, sustentabilidade,
reciclagem, criatividade e respeito aos idosos. Indicação: a partir da Educação
Infantil. Formato: 23 cm x 23 cm, 24 páginas.
LIVRO: OLHOS DA TERRA
Na Terra, existem muitos animais e nos seus
olhos se escondem os segredos do seu coração. Cada olhar tem um segredo
diferente, mas somente um é muito especial e poderá cuidar do planeta Terra...
O texto comunica, de forma simples e ao mesmo tempo reflexiva, sobre a
liberdade e a responsabilidade dos animais sobre o mundo em que vivem.
Indicação: A partir de 6 anos – Texto narrado
em frases curtas, ideal para o leitor iniciante. As ilustrações foram criadas a
partir das fotos de Fábio Carnaval (tiradas em Jardins Zoológicos e na Mata
Atlântica), e das minuciosas colagens do artista plástico Silvio Alvarez (a
técnica do recorte e colagem de fotografias e imagens de revistas permite que a
criança crie os seus próprios trabalhos após a leitura do livro) – tamanho 20
cm x 21 cm, 24 páginas.
LIVRO : A CASA DO LIXO ZERO
Secretaria de Educação do Rio de Janeiro:
Livro selecionado para material de Apoio
Pedagógico, Coordenadoria de Educação da Prefeitura do Município do Rio de
Janeiro
Editora Scipione:
Texto selecionado para o livro de Língua Portuguesa
do Ensino Fundamental I.
Uma
família de porquinhos mora na Casa do Lixo Zero e está preocupada com o futuro
do planeta. Eles procuram preservar o meio ambiente praticando os 3Rs:
reduzindo, reutilizando e reciclando o lixo que produzem, de forma criativa,
alegre e divertida! Que tal fazer a sua parte também, aprendendo a cuidar do
nosso mundo de forma limpa e inteligente e fazendo do lugar onde você mora A
CASA DO LIXO ZERO?
O
texto contem quadrinhas rimadas que, juntas, com musicalidade, formam o "
Rap da Reciclagem". Experimente...
Indicação
- Educação Infantil - Letras em caixa alta (ideal para Alfabetização),
ilustrações em fotografias de personagens e cenários montados com sucata e
papel machê - Artes de Argélia de Paula - tamanho 20 cm x 16 cm - 24 páginas.
LIVRO: UMA HISTÓRIA DIFERENTE CONTADA DE
TRÁS PARA FRENTE
Uma história diferente, contada de trás pra
frente. Do fim, se chega ao começo, do começo, chega-se ao fim. Essa história
eu já conheço, mas eu não nunca li assim. Tente ler de trás pra frente, essa
história diferente... Príncipes, princesas, reis, rainhas, fadas e bruxas são
os personagens deste livro diferente que fala sobre o amor, a paz, a justiça e
a vitória do bem sobre o mal.
Indicação - a partir dos 7 anos - ilustrações
em desenho e silhuetas inspiradas em Matisse (pintura com papel) – A história
pode ser contada do começo para o final ou do final para o começo, em uma
gostosa brincadeira com o leitor. Após a leitura, a criança poderá tentar
construir a sua própria história de uma forma diferente, contada de trás pra
frente - tamanho 23 cm X 23 cm - 24 páginas.
LIVRO: QUANDO O NATAL ACONTECE
Portal do Professor
Livro indicado para leitura Ministério da Educação
A partir do olhar inocente de uma criança que
tem dúvidas sobre o significado do Natal, acompanhe sua busca incansável do
verdadeiro sentido desta data. Todo o encanto deste dia é narrado em linguagem
simples e atraente para os leitores iniciantes. Afinal, o que é o Natal?
Indicação – A partir da Educação Infantil -
Letras em caixa alta (ideal para Alfabetização), ilustrações em origami de
fácil execução para crianças - tamanho 20 cm x 21 cm - 24 páginas.
LIVRO: É O BICHO... HOMEM!
Prefeitura do Rio de
Janeiro:
2013: Livro adotado
para o Programa de Leitura da Secretaria Municipal de Educação do Rio de
Janeiro.
2012: Leitura
recomendada no Caderno de Apoio Pedagógico, da Coordenadoria de Educação do
município de Rio de Janeiro.
Comparando o homem aos outros animais, ele é
o mais confuso, esquisito, que nega a sua natureza, as suas raízes e esquece,
assim, a simplicidade de viver. É o Bicho... Homem! trata sobre a degradação
ambiental e social provocada pelo homem e questiona o comportamento e a
capacidade de raciocínio do ser humano.
Indicação – a partir dos 8 anos – ilustrações
em origami, impresso em papel reciclado – tamanho 20 cm x 21cm - 20 páginas.
LIVRO: TERRA – MÃE
A florzinha Flô e seus amigos são vítimas da
destruição da floresta, causada pelo homem. Sem as árvores, todo o nosso
planeta corre o risco de morrer. Com a ajuda e solidariedade das crianças,
reflorestam a mata e percebem que terão que esperar muitos anos para que tudo
volte a ser como era antes.
As ilustrações, em recorte e colagem e origami,
permitem o entendimento da história sem a leitura do texto. Ideal para a
Educação Infantil, Alfabetização e leitores iniciantes - Letras em caixa alta –
tamanho 25 cm x 17 cm – 16 páginas.
LIVRO: AR DOCE AR
A estrelinha Estela fica assustada com a
fumaça negra que suja o céu e põe em risco a vida do planeta Terra. Com a ajuda
da borboleta Isabela, do amigo Ventinho, do Sol e da Lua, consegue mudar a
atitude das pessoas e evitar a poluição do ar e suas consequências, como a
chuva ácida, o efeito estufa e o aquecimento global.
Indicação – para crianças de 2 a 8 anos –
ilustrações em origami e recorte e colagem – letras em caixa alta, ideal para a
Alfabetização - tamanho 25cm x 17cm - 16 páginas.
LIVRO: ÁGUA VIVA
PNLD 2006: Livro adotado no Plano Nacional do Livro
Didático 2006 - Estado de São Paulo
O peixinho Dourado e seus amigos descobrem
que o rio onde moram está morrendo com a poluição. Percebem que precisam fazer
algo para que não falte água limpa para todos. Com a ação solidária das
crianças, o rio volta a ser limpo e todos os moradores, pessoas e animais,
ficam felizes com a sua conquista!
Temas transversais: meio ambiente,
preservação, reciclagem, consumo consciente, solidariedade, cidadania.
As ilustrações, em recorte e colagem e
origami, permitem o entendimento da história sem a leitura do texto. Ideal para
a Educação Infantil, Alfabetização e leitores iniciantes - letras em caixa alta
- tamanho 25cm x 17cm - 16 páginas.
Vídeo:
Aprenda a fazer um origami com Ana Maria de Andrade
Com a demonstração da autora, fica muito fácil fazer uma
girafa e vários outros animais. Até você que não sabe desenhar irá conseguir
fazer. Confiram!!!
Contato
com a Autora:
Não percam a entrevista que
a Ana Maria fez com muito carinho para o Cantinho. Confiram!!!
ENTREVISTA COM ANA MARIA DE ANDRADE:
O Cantinho teve a honra
de entrevistar a premiada escritora infantil Ana Maria de Andrade.
1).Ӄ ela
quem escreveu o livro”, disse a filha da apresentadora quando a viu em um
evento e foi atrás de você em busca de um autógrafo. Eu assistia à entrevista
que você concedeu ao Programa Super Mais, quando a apresentadora contou esse episódio. Eu fiquei encantada com essa atitude. É o despertar
de uma criança não só para a história, mas também, por quem está por trás da
história. Ana, quem está por trás das suas histórias? Fale um pouquinho sobre
quem é a Ana Maria de Andrade.
Ana: Por trás das minhas histórias
vive uma educadora apaixonada por crianças e livros, que acredita nas grandes
transformações da sociedade acontecendo na primeira infância - quando se constroem
valores fundamentais para a formação de pessoas que farão um mundo melhor –
respeito ao próximo, honestidade, solidariedade, amor à vida...
2) Você é
professora, escritora, ilustradora e jornalista. Está inserida no mundo da
educação, da literatura, da arte e da comunicação social. Como isso aconteceu?
Acredita que foi inevitável? Uma levou a outra? Como tudo começou? Quem nasceu
primeiro: a professora, a escritora, a artista ou a jornalista?E qual o papel
que seus pais exerceram na sua formação?
Ana: Desde criança eu tinha tendência
para todas essas áreas. Dava aula para minhas bonecas, fazia entrevistas com
toda a família em um gravador (que vivia comigo a tiracolo), adorava escrever
em diários, e “pintava o sete” com lápis, papéis, tesouras e tintas... Eu tinha que unir tudo isso em uma profissão
só (risos). Comecei me formando professora, depois escolhi a comunicação social.
As artes eram talentos naturais, que me acompanhavam onde quer que eu fosse.
Assim, me
formei educadora. Seja na literatura, nas artes plásticas, na comunicação
social ou na sala de aula, o meu propósito sempre será a formação de pessoas, o
desenvolvimento humano. Uma área dialoga com a outra todo o tempo. Quando
escrevo, automaticamente já estou pensando em como vou ilustrar a história, como
vou contá-la para as crianças e quais os valores que quero comunicar. Costumo
dizer: O que é um jornalista, se não um grande contador de histórias? O que é
um professor, se não um grande artista?
A minha
família exerceu muita influência na minha formação, sem dúvida. Minha mãe é
professora, Minha avó, professora de piano. Meu pai, leitor assíduo (comprava
livros e revistas com muita frequência). Toda a família com habilidades para o
desenho e a pintura. Então, os livros, os trabalhos manuais e a música eram
parte da minha infância e fizeram de mim o que sou hoje.
3) Eu
estou impressionada com o seu trabalho. Na mesma entrevista descobri que todos
os seus livros são voltados para conscientização da preservação do planeta, em
uma linguagem acessível para as crianças. Descobri também, que você representa
o marco na educação ambiental infantil.
Conte um
pouco dessa história: porque falar sobre educação ambiental, de como não
existiam materiais sobre esse assunto e de como a sua iniciativa na sala de
aula transpôs o muro da escola e foi parar nas páginas de um livro.
Ana: Por volta de 1990, procurava
livros que falassem sobre a preservação da natureza para crianças com idade
entre 3 e 6 anos - e encontrava somente historinhas que falavam da utilidade da
água, da terra e do ar. Acabávamos de sair da Eco 92 e eu queria algo mais do
que o mercado oferecia. Histórias que não somente divertissem, mas que fizessem
as crianças refletirem e, acima de tudo, mudarem o comportamento diante do
planeta e da vida.
Desde
criança, gostava muito de escrever, desenhar, pintar, colar... Então, resolvi
fazer as histórias que eu precisava para desenvolver o trabalho pedagógico. Além
do cuidado em elaborar textos acessíveis para os leitores iniciantes, produzi
as ilustrações de forma que até mesmo as crianças que ainda não sabiam ler
compreendiam a história.
A
primeira delas foi “Água Viva”, que eu emprestava para todas as professoras da
escola e também para a biblioteca. A história fez muito sucesso, as crianças
pediam para recontar todos os anos, não cansavam de ouvir.
Um dia,
minha amiga professora da Sala de Leitura (Rosangela) me incentivou a enviar a
história para uma editora. Eu não sabia muito bem a quem procurar... Até
conhecer a Anna Claudia Ramos (que começava a sua carreira como escritora), na
Bienal do Livro. A Anna me deu algumas dicas de como enviar o original e a quem
procurar... E não é que deu certo?... (risos).
Assim,
foi publicado o meu primeiro livro, “Água Viva”, em 2004, pela editora Santa
Clara (MG). Logo no segundo ano da publicação, ele foi adotado pelo PNLD (Plano
Nacional do Livro Didático) do Estado de São Paulo. E até hoje não parei
mais...
4) Em seu
site descobri o termo: “Ecoliteratura”, presente em todo o seu trabalho.
Explique para os leitores do Cantinho, o que significa esse conceito e de que
forma você o introduziu em seus livros.
Ana: Ecologia é a ciência que estuda as interações entre os seres
vivos e o seu ambiente. Ecoliteratura
foi o melhor conceito que encontrei para definir o que é a arte de escrever sobre
as relações do ser humano com o meio ambiente.
Quando
falo de meio ambiente, não falo somente da natureza. Falo do lugar onde vivemos:
da nossa casa, da nossa escola, da nossa empresa, da nossa cidade. Cuidar do
meio ambiente é cuidar de tudo o que está a nossa volta, objetos, plantas,
animais, pessoas...
O livro é
uma ferramenta maravilhosa para educar. A criança conhece o mundo onde vive e
também a si mesma a partir das histórias que ouve e lê. Os personagens, os
cenários, o contexto, fazem a criança sentir e viver situações novas,
raciocinar sobre o que faria se estivesse naquele lugar, expressar suas
dúvidas, medos e alegrias, erros e acertos.
Existe
melhor forma de fazer a criança pensar sobre Ecologia do que essa?
5)
Poderia dar um exemplo de práticas simples que qualquer pessoa poderia fazer no
seu dia-a-dia para contribuir com a preservação do meio ambiente?
Ana: Basta começar dentro de casa...
Separar o lixo e encaminhar para a reciclagem, por exemplo, é uma atitude que
já deveria fazer parte do dia-a-dia de todos os condomínios, escolas, empresas... Outra atitude simples é evitar desperdício de
água e de luz. Quantos de nós fecha a torneira para escovar os dentes? Quantos
de nós tira da tomada os aparelhos elétricos que não estão em uso?
Você já
imaginou se todas os habitantes do planeta Terra fizessem isso o quanto de água
e de luz iríamos economizar?
6) Seu
trabalho é voltado para o universo infantil, por isso tem muito contato com
crianças e as reações delas são as mais variadas possíveis. Fale-nos um pouco
sobre a receptividade das crianças. Tem alguma história curiosa ou engraçada
para nos contar?
Ana: A minha maior felicidade é estar
junto às crianças. O meu trabalho é feito para elas e fico muito feliz quando
vejo os olhinhos brilhando, atentos aos livros. A receptividade é maravilhosa!
Acredito que consigo me aproximar bastante do universo das crianças.
Uma das histórias
que mais me chamou a atenção foi o depoimento de uma mãe que me disse: “Depois
de ler o seu livro, entrei com a minha filha de 4 anos em uma loja e ao invés
de me pedir um brinquedo ela queria comprar cestos coloridos para fazer
reciclagem...” Histórias assim aumentam a minha responsabilidade. É muito sério
o que escrevemos para as crianças...
7)
Podemos perceber que seu trabalho foca a comunicação visual e sensorial,
através da utilização de materiais diversos. Explique-nos a importância pedagógica
dessa escolha e quais os resultados que podemos esperar.
Ana: Na literatura infantil as
ilustrações tem papel fundamental. As imagens complementam o texto. Permitir à
criança que além da leitura possa reproduzir os personagens e cenários é
valorizar ainda mais o livro e o trabalho pedagógico. Sempre escolho técnicas
de artes simples que permitam esta prática.
8) Estou
encantada com suas oficinas: oficina de origami, oficina de produção do livro,
oficina de colagem, oficina de jardinagem. Poderia contar um pouco sobre o
objetivo de cada uma delas? Em especial, poderia explicar como nasce um livro e
sobre o uso do origami? Aonde aprendeu a fazer um origami?
Ana: As oficinas estão diretamente
ligadas às técnicas de artes plásticas utilizadas nos livros ou aos temas que
eles abordam. As oficinas são uma extensão da leitura, através delas as
crianças podem expressar os sentimentos despertados pelas histórias.
Ilustrei
os meus primeiros livros com origamis porque, como professora, sou apaixonada
pela técnica. Além de estimular o reaproveitamento, transforma pequenos pedaços
de papéis em figuras. Os origamis estimulam a concentração, a paciência, a
coordenação motora e a criatividade. É uma técnica muito rica que também
permite à criança perceber as figuras de forma tridimensional. Para as crianças
pequenas isso é fascinante.
9) Você
também tem um projeto de contação de histórias. Fale um pouco sobre ele, como surgiu,
como funciona, se as escolas podem convidá-la para contar suas histórias. As
crianças prestam atenção durante a contação? Elas interagem?
Ana: Adoro ouvir e contar histórias! Contava
histórias todos os dias para os meus alunos e para as minhas filhas. Elas só
dormiam depois de ouvir uma história, era sagrado...
Hoje,
quando visito as escolas, a contação de história naturalmente faz parte deste
momento. Gosto de valorizar o livro, tanto o texto quanto a imagem. Nos meus
textos introduzo rimas, refrões e onomatopeias, que permitem à criança
interagir o tempo todo.
10) E
existem muitos outros projetos. O que chamou minha atenção, até porque você
falou sobre ele na entrevista, foi o Projeto “Ama Leitura” em parceria com o
Sesc. Percebi o quanto ele é especial, por isso, vou pedir para você falar tudo
o que quiser sobre ele, quem sabe você não inspira alguém a implantá-lo em
outras cidades, em outros estados, e porque não, em outros países?
Ana: A ideia do AMA Leitura surgiu das
minhas visitas às escolas, quando muitas vezes observo que não existem projetos
de leitura sistematizados. Na maior parte, os projetos não acontecem porque não
há um professor específico para este trabalho.
Na
verdade, não é necessário existir este professor. O próprio professor de sala
de aula pode e deve desenvolver um projeto de leitura com os seus alunos. É
muito simples e, com criatividade, tem custo muito baixo. O AMA Leitura tem
esse objetivo: formar professores que sejam agentes de leitura criativos e
dinâmicos seja nas escolas, bibliotecas, espaços culturais ou empresas.
11)
Descobri que você tem um “Cantinho” onde guarda vários materiais. Fale um pouco
sobre ele, como ele surgiu e o que podemos encontrar nele.
Ana: O “Meu Cantinho” é o lugar onde
guardo todo o meu material de artes e também sucatas interessantes, que utilizo
para elaborar as ilustrações dos livros e oficinas. Papéis coloridos, fitas,
tampinhas, caixas de diferentes tamanhos, rolinhos de papel e botões, são
alguns destes materiais.
12) Você
tem 9 livros publicados. Vamos falar sobre alguns deles. Tudo começou com o
livro “Água Viva”. O que podemos esperar dele? Qual a importância que ele
representa em sua carreira?
Ana: O “Água Viva” representa a
realização de um sonho. Quando vi o livro pronto, o coração acelerou, os olhos
encheram de lágrimas, foi muito emocionante. Ele é o começo da minha história
como escritora e ilustradora, sempre terá um lugar muito especial.
13) O
Livro ‘É o Bicho .... Homem!”, é todo feito em papel reciclado e você utiliza
origami em suas ilustrações. Conte um pouco sobre ele.
Ana: O “É o Bicho... Homem” foi
escrito na praia... (risos). Um dia de muito sol, praia cheia e eu comecei a
observar o que acontecia ao redor. Então, pensando no comportamento humano disse
para mim mesma: “De todos os animais da Terra, o mais complicado é o bicho
homem... Êta, bicho esquisito!“ Logo arrumei um pedaço de papel, uma caneta e
ali mesmo comecei a escrever.
As
ilustrações em origami foi um pedido da editora. Complementei sugerindo que fizéssemos
em papel reciclado, já que o texto inspira o leitor a reciclar o seu
comportamento.
14) Em
parceria com uma amiga, surge o livro “A casa do Lixo Zero”. Esse livro fala
sobre reciclagem. Fale um pouco dos três “R” e explique como foi feito o
cenário que compõe o livro.
Ana: O “A Casa do Lixo Zero” é um
paradidático. Fiz com o objetivo de ensinar a criança a praticar os 3Rs:
reduzir, reaproveitar e reciclar dentro da própria casa. Projetei o cenário
feito com materiais recicláveis seguindo esta proposta.
Minha
amiga, Argélia de Paula, criou os personagens e os cenários em miniatura para
serem fotografados. Foi um trabalho muito gostoso de fazer, como se
estivéssemos brincando de casinha de bonecas. E o resultado ficou muito bom, quando
abrimos o livro parece que entramos na casa, de verdade.
15) E
nasceu mais um livro: “Olhos da Terra”, em parceria com o biólogo e
fotógrafo Fábio Carnaval e o artista plástico Silvio Alvarez, feito com
uma técnica de colagem diferenciada. Explique o significado do título e conte
um pouco sobre ele, sobre essa técnica, sobre as fotos. Já sei também que o
final do livro trás um segredo. O que você pode falar sobre ele?
Ana: O Fábio é meu irmão e tem álbuns
de fotos maravilhosas de vários animais, tiradas em parques e trilhas da Mata
Atlântica. Quando vi as suas fotos, percebi o quanto os olhares dos animais são
diferentes, cada um inspira um sentimento. Assim, senti a vontade de escrever
esta fábula, comparando os olhos dos animais e o quanto podemos aprender com
eles.
Para compor
as ilustrações, convidei o artista plástico paulistano Silvio Alvarez, que
produz colagens encantadoras utilizando recortes de revistas. As fotos do Fábio
foram ambientadas nas colagens do Silvio. O resultado ficou maravilhoso! No
final da história, utilizamos um recurso plástico pelo qual a criança interage
e se torna um dos personagens.
16) Esse
ano você lançou o livro “Na Garagem do Vovô”, que traz uma mensagem especial.
Fale um pouco sobre ele, sobre o que ele é feito.
Ana: “Na Garagem do Vovô” é inspirado
na garagem do meu pai e em tudo o que aprendi com ele na minha infância. Ele
tem uma garagem tipo “Meu Cantinho” onde encontramos tudo o que imaginamos. Já
viu de quem eu puxei, né?... (risos). Quando eu era criança, ele me ensinava a
cortar, a colar, a pintar, a serrar, a fazer e consertar. E repetiu esta experiência com os netos.
Com a
onda de consumismo que nos assusta nos dias de hoje, desejei falar às crianças
sobre a importância do “fazer”, do “transformar” ao invés de “comprar”. Para
estimular esta ideia utilizei a técnica da colagem de diferentes materiais, de
diferentes texturas, permitindo que a criança perceba de que são feitas as
coisas e das possibilidades de criação que estas matérias-primas nos oferecem.
17)
Mudando de assunto, Ana, fiquei muito feliz em saber que seu projeto de vida
está sendo reconhecido. Fale para o Cantinho sobre o Prêmio Ser Humano que você
ganhou.
Ana: O Prêmio Ser Humano é um
reconhecimento da ABRH-RJ (Associação Brasileira de Recursos Humanos do Rio de
Janeiro) por meu trabalho com a comunicação empresarial aplicada ao
desenvolvimento humano. O case vencedor foi publicado pela editora Qualitymark
no livro “As Melhores Práticas em Gestão com Pessoas” e também pela revista
“Case Studies” da Fundação Getúlio Vargas.
Fiquei
muito feliz, porque também nesta área o foco do meu trabalho é a educação.
Através do sistema de comunicação interna da empresa, apliquei práticas
educacionais que alcançaram resultados excelentes no desenvolvimento das
equipes de trabalho. Receber este prêmio foi muito gratificante e faz com que
eu acredite cada vez mais no poder transformador da educação.
18) Do
que você viu da vida, de todos os lugares que conheceu, das pessoas que
compartilharam momentos com você, qual a mensagem que gostaria de deixar aqui,
no blog do “Cantinho para Leitura”.
Ana: Os livros são grandes
professores que temos. Não conheço uma só pessoa que tenha se arrependido de
ler. A leitura ajuda em qualquer área do conhecimento, através dela viajamos
para outros mundos, para outros corações, e desenvolvemos a capacidade de
comunicação falada e escrita. Por isso, uma dica para todos os pais e educadores:
não privem seus filhos e alunos de terem essa oportunidade. Ofereçam leitura,
quanto mais cedo melhor. Entre os brinquedos e as brincadeiras, em toda hora e
lugar. Leitura é um direito de toda criança, e nunca é demais...
Ana,
Eu nem acreditei quando você respondeu o meu e-mail e aceitou fazer essa entrevista e tornar-se parceira do Cantinho!!! Quando descobri seu trabalho fiquei simplesmente extasiada!!!!!
Fico muito feliz em saber que ainda existem pessoas que fazem a diferença e você com certeza é uma delas!!!
O Prêmio Ser Humano ainda é muito pouco para reconhecer todo o seu trabalho. O amor que você tem pelas crianças e o trabalho de incentivo não só a leitura, mas também ao crescimento individual de cada uma delas, não tem preço.
O Cantinho agradece a honra de tê-la como parceira, seja mais do que bem-vinda!!!!!!
Agradecimento Especial:
Eu não poderia deixar de agradecer o carinho da Rosangela e da madrinha do Cantinho, minha amiga Jaycia. Sem elas essa parceria não teria acontecido. Sucesso para vocês!!!!
Adorei a entrevista! Pelo jeito a Ana é muito talentosa, e que livros lindos! *-* Sou apaixonada por livros infantis, e esses parecem extremamente fofos!!
ResponderExcluirBjus!
Paty Algayer - http://www.magicaliteraria.com/
Oi Cila :D
ResponderExcluirAdoooooooooro entrevistas! A Ana é um amor de querida, adorei as obras dela... Quando eu tiver um filhinho vou comprar sempre livros assim pra ele rsrs Tenho ótimas dicas já ;)
Beijocas
http://estantedasfadas.blogspot.com.br/
Adorei a entrevista! Em tom de conversa o ¨Cantinho¨vai nos desvendando a obra e a maravilhosa autora Ana Maria de Andrade! Engraçado é que após ler a entrevista nos sentimos muito próximas desta escritora talentosa e com uma bela mensagem em todos os seus livros!
ResponderExcluirQue bela entrevista! Conheço o trabalho da Ana e admiro muito cada livro que escreve. São lindos, bem ilustrados, bem escritos, enriquecedores, nos aproxima do universo infantil de uma forma deliciosa e interativa, agradando crianças e adultos. Parabéns ao Cantinho pela apresentação transparente desse trabalho admirável.
ResponderExcluirGostei da entrevista e de conhecer um pouquinho mais sobre a autora Cila. As obras delas parecem ser fantásticas! Beijo!
ResponderExcluirwww.newsnessa.com
São TODOS lindos, fofos, adoráveis!! Me deu vontade de comprar todos para presentear a minha sobrinha-afilhada-neta! hehehe
ResponderExcluirGostei muito de conhecer a autora, muito sucesso pra ela!
Bjocas
Ni
http://ciadoleitor.blogspot.com
Olá,
ResponderExcluirAinda não conhecia o trabalho da autora, mas fiquei encantado. Todo sucesso para ela. Ótima entrevista.
Lucas - Carpe Liber
livrosecontos.blogspot.com
Adorei o tema dos livros dela! Eu adoro presentear criança com livros (provavelmente vou ser uma daquelas tias chatas pq criança gosta de ganhar brinquedo haha), relacionado a natureza e conscientização é mais legal ainda :D
ResponderExcluirJá está anotado o nome da autora.
ps.: estou te seguindo. Pra seguir o blog, tem que ser por email se vc não for do wordpress, lá na barra lateral tem a opção ;)
beijos
Bia - www.livredujour.wordpress.com
Hey!
ResponderExcluirSuper legal o post, até porque eu não conhecia a autora e achei os temas de seus livros super interessantes. Vou comprar pra minha afilhada :D (aproveito e leio tambem, nao resisto)!
Um beijo
http://escolhasliterarias.blogspot.com.br/
Nossa! Adorei a entrevista dela, e acho que eu super compraria os livros para alguma criança. *-*
ResponderExcluirLizz;
http://livrosecores.blogspot.com.br/
Adorei tudo!!!
ResponderExcluirOs temas são importantes e a Ana é muito talentosa, este dom que ela tem de conquistar as nossas crianças e passar todo o seu amplo conhecimento de forma tão bonita e fácil para elas, é encantador.
Parabéns e que ela continue este trabalho tão lindo.
Beijos!
http://leootaciano.blogspot.com.br/
Oii! Não conhecia a autora. Os livros parecem muito fofos. *-*
ResponderExcluirAdorei a entrevista também.
beijos
apenas-um-vicio.blogspot.com.br
WOOOOW, Cila!
ResponderExcluirQue honra entrevistar uma pessoa como a Ana Maria de Andrade. Eu tenho especial admiração pela literatura infantil, porque ela permite às crianças desenvolver um repertório que muitas vezes a precariedade da educação escolar e familiar não oferece.
Escrever um livro infantil, ilustrá-lo e ainda pensá-lo com objetivos tão nobres quanto os dela tornam essa profissional alguém que merece ter seu trabalho valorizado.
Adorei conhecê-la melhor no seu blog. Parabéns pela entrevista! \õ/
Beijos!
www.myqueenside.blogspot.com