Resenha do Livro: A Dama Oculta!!!!

O Cantinho, dessa vez, fez uma viagem de trem!!!

Imaginem minha emoção!!!

Mas ela durou pouco tempo: uma senhora desapareceu durante a viagem.....

Ou não???


Livro: A Dama Oculta
Autora: Ethel Lina White

Editora: Vestígio
Páginas: 272

O Cantinho Indica: 4/5 


 



A Dama Oculta!!!

Adicione no Skoob



Sinopse:


Livro que deu origem ao clássico homônimo de Alfred Hitchcock, A dama oculta é por si só uma obra envolvente e extraordinária. Sua força está na maestria com que Ethel Lina White constrói atmosferas sinistras e perturbadoras, que pairam até mesmo sobre as cenas aparentemente mais corriqueiras. Iris Carr é uma jovem e bela socialite que retorna para a Inglaterra após um período de férias no continente europeu. Sentindo-se só e intimidada durante a viagem de trem, ela encontra conforto na companhia de uma estranha que conhece apenas como “srta. Froy”. O conforto logo se transforma em pânico quando a srta. Froy some sem deixar vestígios. Questionando a própria sanidade e desconfiando das reais intenções das pessoas a sua volta, Iris tenta desesperadamente desvendar o súbito desaparecimento de sua companheira de viagem – uma mulher que ninguém mais se lembra de ter visto! Não é difícil perceber por que Hitchcock adotou este clássico e se viu compelido a imprimir-lhe, em 1938, sua marca cinematográfica.




Confiram a Resenha!!!!!!! 



 RESENHA: A DAMA OCULTA




O Cantinho Abre o Coração:

OMG!!!!

A Editora Vestígio publicou dois livros, que inspiraram os filmes “Vertigo (Um corpo que cai)” e “A dama oculta”, clássicos que fizeram sucesso na direção do mestre do suspense Alfred Hitchcock!

E é claro que como fã eu não poderia perder a oportunidade!!!

Eu simplesmente devorei o livro em 3 horas!!! Vocês irão desvendar o enredo facilmente, pois esse não é o tipo de história para exercitarmos o detetive que existe em nós, risos...

Não, a autora foca mais na tensão psicológica: todos querem convencer Iris de que nada aconteceu. Para assegurar sua própria sanidade, ela se arrisca, agindo de forma que corrobora com o diagnóstico de desequilíbrio emocional!!!

Com um texto simples, bem leve e envolvente, ficaremos na expectativa do que irá acontecer com Iris!!!!

No final, a trama cresce: eu fiquei nervosa, pois não havia mais tempo e ela definitivamente estava sendo colocada para fora do jogo!!!! Acho que a emoção maior se dá com o fato de que se o trem parar, eles irão se separar e não haverá mais volta!!!

Eu adorei esse livro!!!

Parte Física: A editora arrasou, essa edição é em capa dura. A imagem da capa é um trem em movimento, cenário do enredo. As folhas são amarelas em respeito ao leitor para não prejudicar sua vista.



Iris Carr:

A vida inteira esteve dentro do que ela chamava de quadrado protetor. Era órfã, com dinheiro, não lhe faltaram “amigos”. Eles a carregavam, falavam por ela, decidiam por ela. Seu papel era apenas assinar os cheques e segui-los. 

Até que finalmente percebe, quem eles realmente eram: aproveitadores. Estavam curtindo o máximo da vida à custa dela. E não lhe tinham nenhuma lealdade. 

Então, dessa vez, ela decide se separar deles: enquanto observa o trem partir da plataforma, sente-se livre!!!, 

Decidiu que ficaria naquele vilarejo, localizado em algum lugar remoto na Europa, por mais dois dias, sem eles, e depois retornaria para casa!!

Até que tudo começa a dar errado, pois percebe que eram eles que garantiam que tudo desse certo.

Pela primeira vez experimentara o sabor da liberdade e o gosto, por ironia, era de claustrofobia: estava presa naquele lugar, contando as horas para ir embora, queria voltar para casa. De repente, a vida que sempre tivera lhe pareceu confortável, segura. Era disso que ela precisava.

Agora, restavam apenas 7 hóspedes, incluindo ela: o casal Todhunter, que estava em lua de mel, as irmãs Flood-Porter, Evelyn e Rose, o reverendo Kenneth Barnes e sua esposa.

Eles iriam embora um dia depois dela.

Mas havia um sentimento estranho no ar, como se algo ruim você acontecer.....

Na Plataforma, a espera do seu trem, ela sente algo em sua nuca e misteriosamente desmaia. Quando acorda, um pouco desorientada, lhe informam que ela passou mal em virtude de uma desidratação.

Com pouco tempo restando, sai às pressas para conseguir entrar no trem...



O Desaparecimento da Srta. Froy:

Iris entrou na cabine de uma forma um pouco tempestuosa, os olhares de seus companheiros eram hostis. Incluindo ela, havia 7 pessoas. E aparentemente nenhuma delas falava inglês. 

Até que a Srta. Froy, uma típica inglesa, a convida para tomar um chá. No corredor, Iris é surpreendida: todos que estavam no hotel, anteciparam a viagem e seguiriam com ela.

Passando muito mal, ainda em efeito do desmaio, ela não presta muita atenção na Srta. Froy e quando voltam à cabine, ela só queria descansar.

E assim, ela adormeceu.......

Quando acorda, a Srta. Froy não estava mais lá, sua bagagem desapareceu e, dentre aqueles que dividiam a cabine com ela, apenas uma mulher falava sua língua, mas todos negaram a conhecer, não sabiam de quem ela estava falando.

Não há nenhuma prova de que a Srta. Froy existia.

Será???

Iris pede ajuda a dois homens que falam inglês também e começa a investigação. Eles ouvem o garçom, o cobrador, os companheiros da cabine e até os hóspedes que estavam com ela no hotel e nada, não há nenhum vestígio da Srta. Froy!!!

Iris estava ficando louca?

Você acreditaria nela? 

Ninguém acreditou......




O Ponto Alto do Livro:

A autora foi simplesmente genial!!!!

Em minha opinião, eu posso estar enganada, a autora desperta os leitores para a fragilidade dos julgamentos realizados pelo Tribunal do Juri. 

Eu iria além, diria que ela chamou a atenção para uma falha em particular: a confiabilidade de uma testemunha!!!!!.

E eu adorei a forma como ela desenvolveu seu argumento!!!

Não se enganem: esse livro não é sobre a existência da srta. Froy!!! 

Esse é apenas o pano de fundo dessa história. Na verdade, trata-se de um pequeno grupo de pessoas que serão essenciais para esclarecer esse mistério: a srta. Froy existe? Ou tudo não passou de um delírio? 

Por isso a autora não irá perder seu tempo: antes que a srta. Froy supostamente desapareça, como os elementos dispostos no texto, eu consegui deduzir toda a trama.

E um pouco além da metade do livro, as revelações começam a ser expostas para o leitor.

A preocupação da autora era com o caráter das testemunhas. Por isso o início do livro é tão importante. Quem são elas? O que elas escondem? Elas estão dizendo a verdade? 

A questão é: podemos confiar nelas? Esse é o ponto alto da história!!!!

Iremos ser surpreendidos em como cada uma tem uma história, cada uma tem algo a perder se se envolver com esse caso.

E a autora me deixou com muito medo: eu percebi o quanto somos vulneráveis, o quanto a verdade pode ser manipulada. O quanto é fácil fazer alguém acreditar no que você quiser!!!

E o pior de tudo: o quanto o ser humano pode ser invisível!!!!

Será que ninguém liga???

Será que se desaparecermos demorará até que alguém dê por nossa falta?

Acho que esse livro é mais real do que eu imaginava, apesar de ser mera ficção......












Contato com a Editora: 




36 comentários

  1. Resenha maravilhosa e o livro deve ser tudo de bom também.
    As histórias estão cada vez mais reais, embora sejam ficcionais (você disse tudo).
    Abraços,
    http://www.fabulonica.com/

    ResponderExcluir
  2. Oi, Cila!
    Gente, cadê esse livro que não se encontra na minha estante? hahhahaha
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
  3. boom dia!
    tudo bem?
    Que sacada bacana da editora publicar livros dos clássicos.
    Gosto quando uma história começa mais leve e vai se desenvolvendo muito bem ao longo das páginas.
    As histórias se aproximam bastante da realidade.

    SIGA BIO-LIVROS | Página | Produtos Natura | Magazine Você

    ResponderExcluir
  4. Cila, que resenha espetacular! Me senti aflita lendo a sua resenha, como se estivesse no trem junto da Iris, perturbada quanto a existência da Srta. Froy! E pode não ser o foco da história, mas já desperta bastante a curiosidade! Adoro esses livros onde desconfiamos de todos, sem poder confiar em ninguém. Ao mesmo tempo odeio, porque dá uma frustração, né? hahahaha mega adorei a premissa da obra, preciso loucamente ler e desvendar esse mistério.

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oi Cila!!!

    Acredita que ainda não vi os filmes? rsrsrs Mas pela resenha os livros parecem ser ótimos! E como é que vc devora a leitura em 3 horas? É uma máquina! Queria ser assim tb rsrsrsrs

    Bjs, MI

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  6. Mais uma super resenha Cila. Daquelas que deixa a gente doida para correr na livraria. Não conhecia o livro, mas depois do seu texto, a dica já está mais que anotada.
    Bjus
    Lia Christo
    www.docesletras.com.br

    ResponderExcluir
  7. Meudeos, falando desse jeito eu vou correndo ler esse livro! Que entusiasmo, adoro isso. O livro deve ser ótimo mesmo, porque eu me empolguei com essa viagem, viu! Espero poder conhceer em breve a obra <3

    Um beijo!
    www.leitorasvorazes.com.br

    ResponderExcluir
  8. Oie Cila =)

    Não conhecia o livro, mas gostei bastante de premissa da história. Gosto de tramas que não são óbvias e que me fazem pensar durante a leitura. E pelo que pude ver em sua resenha esse é o casa aqui.

    Fiquei bem curiosa agora.

    Beijos;***

    Ane Reis.
    mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias...
    @mydearlibrary

    ResponderExcluir
  9. Oi Cila,
    Você é um querida, sabia? Eu me vejo animada só de ler sua resenha, rs.
    A questão da autora ser genial já me pegou de jeito. Como assim eu não conhecia esse livro? Preciso ler para entender o quanto vale a pena.
    Beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Oi, Cila!
    Nossa, estou sonhando com esse livro desde que me disseram que deu origem ao filme do Hitchcock e sua resenha me deixou ainda mais ansiosa para ler - ainda mais porque você leu em três horas (menina que leitora rápida você é)! :3
    Adoro essas histórias que vão crescendo conforme a trama se desenrola -- e pelo o que você escreveu, a autora faz isso perfeitamente! (vou ter que correr pra livraria!)
    bjus!

    ResponderExcluir
  11. OI Cila! Tudo bem: Eu não tinha dado muita atenção para o livro, mas a sua resenha é a segunda que leio que me fez olhar com outros olhos. Acho que vou ler sim, afinal estou curiosa agora.

    Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  12. Oi Cila!
    Caramba, menina! Leu em 3 horas??? Deve ser uma leitura ótima, daqueles que super prende, né?
    No Clube do Livro que tem aqui em Salvador foi comentado sobre esse livro e a mediadora daqui falou super bem dele, o que me deixou já com vontade de ler. Essa foi a primeira resenha dele que leio e se antes eu já queria, agora quero ainda mais. Uma pena ser fácil de desvendar, afinal sou aquela que quer bancar a detetive e fazer mil e uma suposições. hahaha
    Foi pra listinha dos desejados e espero curtir tanto quanto vc.
    Beijos

    ResponderExcluir
  13. Ooi Cila!
    Sempre com resenhas maravilhosaaa, hem Cila!! haha
    Conhecia o livro só pelo nome mesmo, mas agora com sua resenha já entrou para lista de leitura. E olha que nem gosto tanto do gênero! kkk

    Beijoos
    http://estantemineira.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Gostei da resenha Cila. Amo um bom suspense e este me pareceu ser bem intrigante. Beijo!

    www.newsnessa.com

    ResponderExcluir
  15. Oi
    que bom que gostou da leitura, eu vi a divulgação desse livro e parece ter um mistério envolvente, a capa é linda mesmo e legal que é de capa dura.

    momentocrivelli.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  16. Oie Flor,
    nossa você esta sumida!
    Não conhecia o livro e confesso que pela capa eu não compraria, mas gostei bastante da sua resenha, como sempre rsrsrs

    bjos
    http://blog.vanessasueroz.com.br

    ResponderExcluir
  17. Oiiii Cilaaaaa, que livro maravilhoso garota, eu fiquei aqui babando e acompanhando cada mistério que vocÊ escreveu, deixando um suspense no ar e eu ficando louca aqui HAHAHAAHAH Parabens pela resenha, dica super anotada.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  18. Oiiii Cila, tudo bem? Eu adoro suspenses e mistérios. Mas gosto mais ainda quando os autores exploram o lado mais psicológico da situação. Fiquei super curiosa com a sua resenha.Com certeza vai para a lista. Acho que é o tipo de livro que eu também iria amar :)
    http://profissao-escritor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Nossa, ainda sonho em ler um livro em poucas horas, um dia farei isto, hiuahiua.
    Não conhecia o livro, mas como adoro tramas psicológicas fiquei super interessada e adoraria poder ler logo!!!

    Bj, Van - Retrô Books
    http://balaiodelivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  20. Ler em 3 horas, quem nunca quando o livro é tão bom? Essa capa me chamou muita atenção porém não sabia que era clássico. Que bom que você adorou, isso me instigou a colocar ele na lista de leituras haha
    Beijos,
    diariasleituras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  21. Oi Cila, não conhecia este livro, mas sua resenha está cheia de sentimento e adoro ler resenhas assim, dá vontade de ler!! Amei e se tiver oportunidade, lerei!

    Beijos Mila
    Daily of Books

    ResponderExcluir
  22. Olá, Cila.
    A premissa da obra é muito boa. Ademais, esse lado psicológico bem desenvolvido me agrada muito. Adoro livros que foquem nesse lado.
    Por fim, ler em três horas? Esse livro deve ser irresistível.
    Quero conferir.

    Desbravador de Mundos - Participe do top comentarista de julho. Serão quatro livros e dois vencedores!

    ResponderExcluir
  23. Olá, Cila.
    Meus parabéns por mais essa excelente resenha. E é claro que já quero ler. Acabei de ler As gêmeas do gelo que a gente ficava nessa de não saber se o narrador era confiável e amei. Por isso acho que vou gostar. Nunca assisti nada do diretor acredita? E olha que amo suspense hehe.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  24. Cila,eu não conhecia o livro e nem os filmes porque não é minha praia, sou meio medrosa.
    Achei a história bem instigante e fiquei mega curiosa para saber se Iris estava delirando ou o que.
    Acho que daria o braço a torcer e leria.

    ResponderExcluir
  25. Oi Cila,
    Nossa como queria ler livros em três horas!
    Se bem que achei a proposta interessante e gosto do gênero. Não consigo largar até saber o final. Do Alfred só assisti Psicose mesmo, então o que você citou ainda está na lista. Amei a resenha!

    P.S.: Eu assisti o filme da Dory esses dias, achei MUITO fofo. Os personagens novos são adoráveis ♥ amei aquele polvo hahaha
    A Era do Gelo, eu não sei qual parei. Preciso fazer uma bela maratona. haha

    tenha um ótimo final de semana :D
    Nana - Obsession Valley

    ResponderExcluir
  26. Olá Cila.
    Que resenha maravilhosa!
    Não tinha ouvido falar desse livro ainda e me deu uma vontade de já ler ele hahaha
    adorei :)
    beijoss
    wonderbookss.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  27. Oiii Cila

    Me deixaste curiosissima com esse livro. Não sou muito leitora do gênero de thriller /suspense, mas os poucos que li me encantaram. Amo o Hitchcock, acho ele um dos maiores gênios que o cinema teve e fico curiosa em conhecer a história que deu origem à uma de suas obras

    Beijos

    Obrigada pela recomendação!

    http://unbloglitteraire.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  28. Cila, eu adorooo suas resenhas e mais uma vez adorei!!
    Não conhecia esse livro, mas agora estou bem curiosa.. rsrs
    Beijos flor!!!

    www.lendo1bomlivro.com.br
    Instagram :) @lendo1bomlivro

    ResponderExcluir
  29. Oi Cila!

    Seu entusiasmo mostra o quanto adorou o livro e você leu em 3 horas, que rápido! Gostei da premissa de Dama Oculta, gostaria sim de conhecer apesar de alguns pontos não terem sido tão interessantes a meu ver, mas ainda sim, e quero conhecer, pois seu entusiamos me deixou curiosa quanto ao livro, espero sim gostar quando tiver a oportunidade de ler!

    ResponderExcluir
  30. Oiii!!!

    Eu não conhecia o livro e meu deus 3 horas? Que sensacional!!! Adorei.
    Eu achei ótimo saber que ele vai evoluindo durante a leitura e bom, tenho certeza que é bom.
    Ótima resenha!

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  31. Oii Cila!
    Gostei da forma que você escreveu a resenha. Achei bem legal a história. Eu não conhecia o livro, e confesso que fiquei curiosa para ler.
    Se você conseguiu ler este livro tão rápido, é por que realmente vale a pena rsrs.
    Já quero. Adicionei na minha lista.
    Beijos

    ResponderExcluir
  32. Oii Cila
    Esse tipo de livro me agrada muito pois nos faz pensar, em quem somos, o que estamos fazendo, e o que nos tornamos...
    Eu acho incrível pessoas que tem a capacidade de nos ensinar tanto através de suas obras, ficcionais ou não...
    Espero um dia ler este livro, me interessou bastante
    Otima resenha, parabéns
    Beijuh

    ResponderExcluir
  33. Oi Cila, tudo bom?
    Não imaginava que você era fã desse tipo de história! Achei a trama super interessante e fiquei bem curiosa pra saber se essa mulher existiu mesmo e sumiu, ou sera tudo imaginação... Esse é bem o tipo de história que eu gosto e que me prende!
    E tudo passa dentro do trem né? Achei isso bem interessante também.

    beijão

    ResponderExcluir
  34. Olha se você não falasse que tinha devorado o livro em apenas 3 horas, eu sinceramente ia achar que o livro não era bom só pela capa. Me desculpe mas que capa feia!! Só me agradei um pouco com o livro depois que li a sua resenha. Acho que daria uma chance para a leitura pois a história parece ser muito emocionante.
    Gostei da resenha.
    Bjss

    livrosemarshmallows.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  35. Amo thrilers psicológicos, acho que eles mantém o mistério e o suspense sempre em alta e são ótimos p nos fazer pensar sobre nós mesmos e nossas atitudes. Gosto desse engajamento filosófico em livros. Gostei muito de como vc desenvolveu seu ponto de vista com relação ao livro, dá p ver q vc adorou (tb em 3h acabou! rsrs)... ;)

    ResponderExcluir
  36. Oi Cila, deu para notar que neste livro o autor não presa por mistérios e sim pela condição psicológica apresentada na obra. Não sou grande fã de livros assim, a não ser que eles tenham um conteúdo mais real (não sei se é o caso) mas eu fiquei curiosa com a narrativa e a edição estar linda é um ponto muito positivo.

    ResponderExcluir