Resenha do Livro: A História do Futuro de Glory O'Brien!!!!

Em todas as páginas desse livro, existe uma presença forte de alguém que não tem voz. É atrás dela que Glory está. 

Quem???

Ninguém especial.......


Livro: A História do Futuro de Glory O'Brien
Autora: A. S. King

Editora: Gutenberg
Páginas: 240

O Cantinho Indica: 5/5 Favorito!!!! 





A História do Futuro de Glory O'Brien!!!!


Adicione no Skoob


Sinopse:


“Então nós duas bebemos. Ellie bebeu primeiro e agiu como se o gosto fosse bom. Eu bebi logo depois. E nem era tão ruim. Quando acordamos na manhã seguinte, o mundo estava diferente. Nós podíamos ver o futuro. Podíamos ver o passado. Podíamos ver tudo. ” O fim do ensino médio é uma época de possibilidades infinitas – mas não para Glory O’Brien, uma jovem norte-americana que não tem nenhum plano para o futuro. Sua mãe cometeu suicídio quando Glory tinha apenas 4 anos, e ela nunca parou de se perguntar se seguiria o mesmo caminho.... Até que numa noite transformadora ela começa a experimentar um novo e surpreendente poder que lhe permite enxergar o passado e o futuro das pessoas.  De antepassados a muitas gerações futuras, a jovem é bombardeada com visões – e o que ela vê pela frente é aterrorizante: um novo líder tirânico toma o poder e levanta um exército. Os direitos das mulheres desaparecem. Uma violenta segunda guerra civil explode. Jovens garotas somem diariamente, vendidas ou confinadas em campos de concentração.  Sem saber o que fazer, Glory decide registrar todas as suas visões, na esperança de que a sua História do Futuro sirva de alerta e evite o que vem por aí. Mas será que as pessoas vão acreditar nela? Será que estarão dispostas a fazer o que é necessário para impedir a concretização daquele destino medonho?  Nesta obra-prima sobre feminismo, liberdade e escolhas, A. S. King mais uma vez nos brinda com seu realismo fantástico para contar a história de uma garota que tenta lidar com uma perda devastadora.



Confiram a Resenha!!!!!!! 






 RESENHA: A HISTÓRIA DO FUTURO DE GLORY O'BRIEN






O Cantinho Abre o Coração:

Estou simplesmente maravilhada!!!!! Que autora!!!!!! Que texto!!!! Por isso ela foi premiada por ele e por outros de sua carreira também.

Vamos ser presenteados com uma história rica em metáforas, analogias, simbolismo. Mas de uma forma direta, alcançável no ponto para lhe incomodar.

Talvez não seja um livro para todos. Ela não vai fazer você chorar. Não há nenhum personagem aqui para você se apaixonar. Pelo contrário, você não irá gostar de olhar para eles. Você não vai gostar do que eles estão falando e fazendo. Mas quem quiser dar uma chance e sair da sua zona de conforto, irá chegar ao final mexido. Não sei em que grau, quem irá dizer isso são vocês!!!!!  

Essa é uma história que fala de duas fotos sobrepostas no mesmo álbum: a da esposa que cometeu suicídio e a do pai com a filha que ficaram com as consequências.

De forma muito criativa, vamos ver que Glory e Darla se comunicavam com o mundo através do universo da fotografia. Essa será a conexão que Glory irá encontrar para tentar chegar a sua mãe depois de tudo o que aconteceu.

Mas a autora foi além!!!!! Glory não tirava fotos. Ela registrava imagens cujas referências significavam o que ela estava sentindo e não conseguia dizer!!!!! Por isso cada uma delas terá como legenda um título que a representa.

E tem mais!!!!

De uma forma inusitada, alguns diriam bizarra, risos, a autora ousa trazer um morcego petrificado para esse enredo como elemento sobrenatural que irá explicar um fenômeno: Ellie e Glory conseguirão ver o passado e o futuro de todas as pessoas com quem fizerem contato visual.

Menos o futuro delas mesmas. Por quê??? É claro que não irei contar!!!

Eu só posso adiantar que as visões sobre o futuro são assustadoras!!! A autora através delas irá cutucar uma ferida que ainda está sangrando: o feminismo!!!!

Mas não subestimem A. S. King leitores. O morcego e as visões são essenciais para a jornada dos personagens.

Porque a autora, através de uma metáfora maior, nos comparou a um trem. E em cada parte desse livro, iremos acompanhar a viagem emocional dos personagens  pelo passado, presente e futuro!!!!!!

O que dizer sobre o final??? Eu adorei!!! Foi perfeito, em total harmonia com uma citação que ela faz antes do prólogo. Ela vai provar que tanto o presente quando o futuro podem nos surpreender!!!!!! E depois irá nos dar um belo de um tapa de luva de pelica!!!!

Simplesmente amei!!!!!!! Não vejo a hora de ler outros livros da autora!!!!!!



Parte física: Eu posso estar enganada, mas na capa temos Glory atrás de um caderno, no qual está escrevendo a história do futuro das visões que ela tem tido. Perfeita, totalmente condizente com o título e o enredo. O nome da autora e o título do livro possuem uma espécie de verniz, se passarmos nossos dedos sobre eles, deslizarão. Nas orelhas e contracapa temos trechos do livro em pedaços de papel com esse mesmo verniz. A edição está lindíssima!!! O marcador temporal é a imagem de uma máquina fotográfica em miniatura. No rodapé das páginas ímpares temos a imagem de um bando de morcegos em miniatura voando. E a editora foi genial, pois fez de uma forma com que se folhearmos o livro bem rápido, os vermos em movimento, como se realmente estivessem voando!!! Cada capítulo tem um título com a fonte e o tamanho da letra diferenciada em destaque. E as páginas são amarelas em respeito ao leitora para não prejudicar a sua vista. 



Dessa vez, terei que começar pelo ponto alto do livro, pois todo o restante vem dele!!!!


Ponto Alto do Livro!!!!

A narrativa da autora é leve, por isso esse livro não dói. Eu não sofri. Mas nem por isso deixa de ser profundo. Ele me ensinou que não estamos condenados a ser hoje uma repetição do ontem. E que a pessoa que seremos amanhã não está presa na que somos hoje.

Você só precisa ter coragem!!!!! Liberte-se!!!!! Esse é o ponto alto dessa história.

E em minha opinião, eu posso estar enganada, a autora direcionou essa lição para quatro pessoas.


Ellie:

Em minha opinião, foi a melhor personagem desse enredo!!! E a que protagonizou uma das cenas mais fortes e tristes. Se eu fosse atriz e esse livro fosse adaptado para as telas do cinema, lutaria por esse papel!!!

O que eu penso sobre ela??? 

Essa é uma das perguntas mais difíceis dessa trama. E a culpa é da autora. Por isso preciso elogiá-la!!!! Ela se diferenciou ao apresentar Ellie pelo ponto de vista de Glory.

E desde o início Glory dirá que não gosta dela. Que não vê a hora de se livrar dela. Do quanto Ellie é egoísta. E de como a deixa acreditar que são melhores amigas quando são duas estranhas.....

Ela irá nos influenciar negativamente. Por isso eu não consegui ser imparcial. Toda vez que Ellie entrava em cena, eu julgava cada palavra e cada ato tendo como referência a definição que Glory fez dela.

Mas eu não gostei dessa atitude de Glory. Ela chegou a ser cruel. Eu fiquei chocada com sua franqueza. Ela não se importava. E todas as vezes que ela sabia que a amiga estava mentindo, guardando um problema, ela não a apoiou. Fingia que acreditava e ia para o lugar seguro que existia entre elas: a conversa sobre o nada.

Mas a verdade é que era complicado ser Ellie. Ela era apenas uma garota presa em um destino que não escolheu. Seus pais eram hippies e eles viviam em uma comunidade parada no tempo, em que quase tudo era proibido e sua mãe comandava de forma autoritária e manipuladora. 

A. S. King irá nos mostrar que o mundo de Ellie é o contraste do mundo de Glory e por isso, ela a usou várias vezes como seu passaporte para o que tinha do lado de fora. O que ela não podia ter, não podia conhecer, não podia visitar, não podia ser, ela tentava através de Glory!!!!

Enquanto Glory está só esperando, forçando sempre um passo para trás, evitando que sua vida siguisse em frente, Ellie sempre se move, desesperada para ir embora. Ela só não sabe como. Ela está completamente perdida, e por isso comete erros.

O que a mãe dela fez foi um crime. Ela a isolou do resto do mundo. E por isso, apesar de toda a atitude, Ellie estava sozinha e tinha medo. Ela precisava ter coragem de deixar tudo para trás e se libertar da vida que a mãe a sentenciou. 

O final que a autora guardou para Ellie será surpreendente e comovente. Acho que no fundo, Ellie e Glory precisaram uma da outra durante aqueles 13 anos. Mas havia muita mágoa no caminho. O final não poderia ter sido mais acertado!!!!



Glory e o Pai:


As pessoas precisam de tempo para se curar. E às vezes elas não sabem por onde começar.....

Foram 13 anos de silêncio desde que sua mãe se matou. Há muito que não foi dito entre ela e Ellie. Entre ela e o pai. Mas principalmente, entre ela e a mãe!!! Glory, seu pai, Ellie e sua mãe precisam disso: de um encerramento!!!!!

Ás vezes está tudo bem por fora, mas não está nada bem por dentro....

O que eu vi foi Glory imobilizada pelo luto!!!!!

Eu tive a impressão que ela não tinha uma definição de si mesma. São 13 anos apenas existindo. A vida dela parou quando a mãe se matou e desde aquele dia, ela está morta também. É isso o que o suicídio faz: ele deixa você à deriva!!!! 

E o mesmo acontecia com seu pai. 

Estavam todos fingindo que o fantasma dela não estava ali sugando a vida deles todos os dias!!!!!!

Mas com a formatura no ensino médio, Glogy foi obrigada a encarar seu segredo: e agora??? Fico aqui esperando??? Vai acontecer comigo também??? Eu sou como ela??? É isso que o silêncio de todos está tentando dizer??? Que eu vou tirar minha vida como ela fez???

Ela precisava de respostas. E a única que poderia lhe dar era sua mãe. Determinada, rompe a distância que há entre ela e seu pai e lhe pede a chave do quarto escuro, onde sua mãe revelava suas fotos.

Foi aqui que a autora me alcançou e me emocionou. Preciso elogiar A. S. King!!!!! Esse foi o encontro mais ansiado por mim. Finalmente estava diante dela, a personagem principal desse drama. Como eu a procurei!!!!  

A primeira vez que a vi, ela estava na capa do livro, ali, no canto superior da orelha. 

Foi como se estivesse me esperando. E começou a falar comigo, me forçando a parar e olhar em sua direção.

O que ela disse??? Que não era ninguém especial. Mas que estava tudo bem. Mas se realmente estivesse ela não teria me chamado. 

Quando faço menção de me virar para iniciar a leitura, ela me provoca, como se eu não tivesse dado ouvidos a ela, não tivesse me importado: está indo embora??? Acredita que é diferente de mim??? Talvez você também não seja ninguém especial. Se descobrir que na verdade é como eu? O que irá fazer???

Mas eu não consegui ver a verdadeira Darla, ela não estava trancada ali. Glory irá encontrar apenas as perguntas da mulher que restou em seu lugar. Talvez esse tenha sido o início: Darla não era mais ela mesma. Mas o que levou ao seu fim, ela nunca saberá!!!!

Mas de certa forma, entrar ali funcionou como uma catarse para Glory e indiretamente para seu pai. 

Foram anos em que apenas estiveram lá, presos naquela cozinha sem forno. Eles não se moviam, evitando colidir com Darla. Estavam freando o próprio futuro, não olhavam para ele, não pensavam sobre ele, não tomavam decisões sobre ele. 

Mas agora, tiveram coragem de enfrentar o fantasma dela. E conseguiram se libertar: deixaram-na ir!!! Estavam prontos para começar a viver!!!!


O Futuro:

E no fim, ela me surpreendeu!!!! Eu fiquei toda arrepiada e me emocionei. Ela foi simplesmente brilhante!!!!!! 

A história do futuro de Glory se revelou como o Futuro que a Humanidade deveria ter. Pois, infelizmente não o foi no passado e não está sendo no presente.

Por quê???

Porque ainda não aprendemos...

Até quando será apenas uma visão??? Depende de cada um de nós para que vire realidade.

E o primeiro passo é se libertar do rastro dos erros que aqueles que vieram antes de nós deixaram até aqui. Não queremos que sejam remendados. Precisamos ter coragem de deixa-los para trás e seguir em frente com um novo legado: Você e eu??? Somos iguais!!!!! Ninguém é especial, não importa se homem ou mulher!!!!!!

É essa a legenda que eu quero na foto do Futuro da Humanidade!!!!!!

Um dos melhores livros que eu já li!!!!!!!!





Troféu do Cantinho: Favorito do Ano



Aviso aos Leitores: Essa resenha foi escrita em forma de poema. Não há quotes, citações do livro, ou spoiler. Toda as palavras utilizadas são de minha autoria. Eu derramo em meus textos, o meu coração, o que eu senti ao ler o livro. É isso que encontrarão aqui, no Cantinho.









Contato com a Editora: 



Site / Facebook / Twitter / Instagram / Youtube /

41 comentários

  1. Oi! Fiquei curiosa com a história e como ela vai mudar o presente. O enredo em si é bem interessante. Bjos ❤

    Click Literário

    ResponderExcluir
  2. Estou encantada com a resenha ❤️ Tão emocionante e envolvente. Você arrasa Flor!!!! Eu tenho que ler esse livro. Beijos

    ResponderExcluir
  3. Ooi ainda não conhecia o livro, mas fiquei bem curiosa!
    beijinhos adorei o blog.
    boa semana
    bellapagina.blogspot.com.br
    tem sorteio rolando no insta @bellapagina

    ResponderExcluir
  4. Oie Cila =)

    Tinha visto a capa desse livro, mas ainda não tinha lido nenhuma resenha dele. Gostei bastante da premissa e a narrativa me pareceu interessante em envolvente.

    Vale a pena dar uma chance ;)

    Beijos;***
    Ane Reis | Blog My Dear Library.

    ResponderExcluir
  5. Gostei da resenha Cila. O enredo é bem atrativo e esse toque de mistério me deixou empolgada para conhecer o livro. Beijo!

    www.newsnessa.com

    ResponderExcluir
  6. Oi tudo bem que resenha empolgada e empolgante, fiquei muito interessada em fazer essa leitura me parece ser uma história muito rica estou super curiosa.
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Fiquei bastante interessada em realizar a leitura desse livro Cila, principalmente pela sua empolgação, parece ser uma história cheia de situações únicas.
    Abraços

    ResponderExcluir
  8. Eu não conhecia o livro mas é impossível não ficar curiosa com ele depois de uma resenha tão empolgante como essa. Gostei dos seus comentários sobre o livro e espero poder ler também.

    ResponderExcluir
  9. Oi, Cila. Vi muito falarem do livro mas ainda não sei se ele mexeu comigo, me deixando com vontade de ler. Estou bem receosa confesso, não faz muito meu estilo, mas gostei de ver os pontos altos do livro e que você adorou! Vou anotar aqui para ler futuramente.
    Beijo! https://leitoraencantada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Primeiro, a capa do livro é linda, mas o enredo é fabuloso, né? Achei diferente e fiquei com vontade de ler. ‘Ela não vai fazer você chorar. Não há nenhum personagem aqui para você se apaixonar. Pelo contrário, você não irá gostar de olhar para eles.’ Já gostei!

    ResponderExcluir
  11. OI, Cila!

    Fiquei encantada com sua Resenha! Maravilhosa! Nem me aprofundei muito em lê-la, pois fiquei curiosa para ler o livro e fiquei com medo dos spoilers... rsrsrsrs...
    Pensei que seria mais uma daquelas histórias que abordam suicídio e bullyng, mas no decorrer da resenha vi que não se tratava apenas disso! Muito bom! Abração,
    Drica.

    ResponderExcluir
  12. Oioi

    Eu adorei essa capa! E que sinopse maravilhosa. Ele parece ser um livro incrível.

    Eu amo livros assim, mesmo que não pareça hsjhsj Quero muito ler, cada mistério!

    Beijão
    www.creatinaliteraria.com

    ResponderExcluir
  13. Tuas resenhas sempre são super empolgantes e detalhistas! Adoro isso! A premissa desse livro parece ser bem interessante e a leitura muito gostosa!

    Bjos

    ResponderExcluir
  14. Dá pra ver que essa foi uma leitura que te agradou muito, você escreveu com muita paixão. A capa está fantástica (eu já compraria só pela capa) e o enredo ? Extremamente bem montado e planejado de forma única! Estou completamente curioso e instigado para conhecer a obra e a escrita da autora! Saber que o livro apresenta um contexto diferente (sem romance, sem amorzinho e essas coisas) me deixa ainda mais ansioso para ler o livro. Dica adicionada no Skoob sem pestanejar !! Beijos!!

    ResponderExcluir
  15. Oiiie!

    Não tinha ouvido falar do livro, é a primeira resenha que leio dele! Muito bom saber que é uma das suas melhores leituras. Quando alguém fala isso, a gente precisa conferir. E Eu já deixei anotado sua dica. Achei interessante a premissa dele. Espero me impressionar também rsrs Beijos,

    www.estranhoscomoeu.com

    ResponderExcluir
  16. Oie, tudo bom?
    Eu simplesmente amo os livros da A.S. King, a escrita dela é contagiante e ela sempre aborda temas importantes de forma divertida. Infelizmente ainda não li esse, mas já está na minha lista.
    Adorei a resenha!!

    Beijos,
    Juliana Bernardo
    Um minuto, um livro

    ResponderExcluir
  17. Oi, Cila
    Parece ser bem assombrosa a história, mas mostrar muito ao leitor. Acho que se não tivesse lido uma resenha tão positiva, ainda mais marcando o livro coo favorito, talvez nunca olhasse para ele.
    Gostei da dica. Quem sabe leia futuramente.

    Blog Livros, vamos devorá-los

    ResponderExcluir
  18. Olá!
    Nossa que resenha!
    Tinha visto esse livro e ficado mega curiosa pela capa, mas não tinha lido a sinopse e suas palavras me deixaram com vontade de ler pra ontem.
    Preciso comprar logo.
    Adorei!
    Beijos!

    Camila de Moraes.

    ResponderExcluir
  19. Olá,

    O Victor do GF sempre fala na A.S King, então sempre tive curiosidade em ler algo dela, ainda não tive a oportunidade, mas fiquei muito interessada nesse livro. Confesso que foi a capa o que me atraiu, já que não curto ler sinopses, sua resenha é a primeira que leio sobre a obra, e acredito que irei gostar bastante do livro.

    ResponderExcluir
  20. Uau, o que foi essa resenha?
    Gente, é a primeira vez que ouço falar sobre este livro, e estou completamente apaixonada por esta resenha.
    Se o livro for tão profundo quanto a sua resenha foi, não tenho dúvidas: é maravilhoso!
    Você conseguiu me prender na resenha a partir do momento em que disse que não vamos gostar dos personagens, porque não iremos gostar do que elas fazem. Juro, estou imaginando a história na minha cabeça já e nem a li.
    Só posso agradecer pela dica, pois já a coloquei na minha lista de livros para comprar. Sua resenha ficou sensacional!
    Magia é Sonhar

    ResponderExcluir
  21. Você sabe que eu acho suas resenhas sensacionais naturalmente, e agora então, com um livro que entrou pra sua lista de favoritos, certamente vai ser a melhor resenha que vou ter lido desse livro! Já tinha ouvido falar da obra, mas essa foi a primeira vez que eu li a fundo sobre o que se trata. E que história, não é? Um pai e uma filha deixados por uma mãe que deixou todas as suas emoções nas fotos. Essa história do morcego e de ver o futuro que me deixou mais curiosa! Uma história que promete muito, e quando menos percebe, já está mergulhado em toda a viagem de sensações dos personagens. Adorei!!

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  22. Menina, que resenha para me deixar curiosa por este livro em?! Eu simplesmente adorei, você está de parabéns. E, saiba que você foi totalmente responsável por me fazer adicionar esta obra a minha lista de desejados. Adorei poder conhecer o blog, muito fofo.

    Beijos,
    www.paginasincriveis.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  23. Oi, Cila!
    Adoro suas resenhas, mas por algum motivo os livros dessa autora não me despertam interesse. Eu tenho uma amiga que é louca por ela, mas sabe quando não bate aquela vontade...
    Beijos
    Balaio de Babados
    Participe do #Sorteio1KSeguidores

    ResponderExcluir
  24. Olá!
    Menina, o quê? que livro é esse ?
    Ele me interessou de uma forma urgente, como faço para comprar?
    Vi aqui só o site da editora,bem, vou dar uma olhada na Amazon
    Eu não conhecia a autora. Obrigada pela dica! Bjs

    ResponderExcluir
  25. Ah! acabei de ver lá na Amazon, o e-book tá bem salgadinho é melhor comprar o físico mesmo que tá 4 reais mais caro! rsrs

    ResponderExcluir
  26. Caraca, sabe quando você fica: COMO ASSIM?
    Foi como eu reagi ao ler a sua resenha, mas não se preocupe, foi de uma maneira positiva, por conta da curiosidade. A vontade de ler esse livro foi tanta, que até adicionei na minha lista de leitura <3

    ResponderExcluir
  27. Olá linda,

    Que resenha maravilhosa *_*

    Eu fiquei intrigada com o enredo em si, porque mostra passado, presente e possível futuro de uma forma que as pessoas percebam que não precisamos repetir erros passados e principalmente podemos recomeçar sempre.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  28. Olá Cila,

    Esse é mais um livro que fico conhecendo aqui, de cara gostei da capa e a sinopse é interessante e sua resenha me deixou curioso, anotei a dica....bjs.


    http://devoradordeletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  29. Oieeee!
    Nossa, que livro é esse e como eu ainda nao conhecia ainda???!!!
    Fiquei bem louca de curiosidade e ja to incluindo ele na lista de leituras.
    Achei a capa lindissima e essa resenha me deixou bem interessada na leitura.
    Beijos.

    Livros e SushiFacebookInstagramTwitter

    ResponderExcluir
  30. Olá, Cila! Tudo bem?

    Esse livro parece ser bem legal e eu não conhecia, já anotei a sua dica. Gostei bem da capa e sua resenha só me deixou mais interessado. Gosto muito de livros que mostram passado, presente e futuro!
    Abraços!

    ResponderExcluir
  31. Uau, é realmente um livro diferente e bem complexo. Com certeza mexerá com o psicológico do leitor e eu estou mais do que animada para conhecer essa estória haha! Adorei a sua resenha e essa capa é simplesmente lindaa! Achei o enredo muito interessante e despertou a minha curiosidade. Obrigada pela dica, bjss!

    ResponderExcluir
  32. Nossa, nunca tinha visto uma resenha nesse formato. Adorei! Super original. Fiquei um pouco perdida no começo, mas depois entendi a proposta e fiquei mais conectada à história. Parabéns!

    ResponderExcluir
  33. Oi, Cila! Parece ser bem instigante o livro, no entanto, não é o que estou procurando no momento. Vou guardar a dica. Mas, se possível, me tira uma dúvida: é história única ou fará parte de série? Abraços!

    ResponderExcluir
  34. Oioi
    Como sempre estou encantada com sua resenha, não conhecia nada sobre esse livro, e até que gostei da autora mostrar como está a vídeos dos dois que ficaram, mas ando fugindo de livros cujo tema é suicídio depois de péssimas experiência.

    ResponderExcluir
  35. Boa resenha,não é uma obra que me aguce a curiosidade, mas a capa é interessante.

    ResponderExcluir
  36. Oi Cila.
    Mais uma resenha maravilhosa! Eu não conheço a autora, também não tinha escutado nada sobre o livro, mas a maneira como você fala dele, do que vamos encontrar na história, me deixou muito curiosa. vai pra lista.
    Bjus
    www.docesletras.com.br

    ResponderExcluir
  37. OIii!

    Eu não conhecia essa obra, e essa é a primeira resenha que leio sobre ele. Gostei do tema tratado e da forma como foi escrito, porém não sei se leria no momento.
    A resenha está linda como sempre!

    Beijnhos

    ResponderExcluir
  38. Pela sua resenha a história parece ser realmente encantadora e totalmente envolvente. Traz uma conexão sincera. Amei a resenha, como sempre, nos transporta para um pouco da história.
    Bjim!
    Tammy

    ResponderExcluir
  39. Olá, Cila.
    Mais uma vez fiquei aqui deslumbrada com sua resenha. Que capricho e amor. Pela capa confesso que não daria uma segunda olhada para ele. Mas achei o enredo muito interessante e você me convenceu. Assim que der eu vou ler ele.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  40. Oi Cila!
    Sempre vejo muitos elogios para essa autora e tenho muita vontade de ler, mas ainda não surgiu a oportunidade. Adorei saber que a leitura te agradou e que retrata bem como as coisas deveriam ser.
    Espero ter a oportunidade de ler muito em breve.
    Beijos

    ResponderExcluir
  41. Olá!

    Não conhecia o livro, mas não é o tipo de leitura que eu procuro. Quem sabe em outro momento. Parabéns pela resenha!

    ResponderExcluir