Resenha do Livro: Contos de Fadas da Editora Zahar


Boa noite Leitores do Cantinho!!!

Escolhemos um livro para inaugurar nossa coluna Fevereiro dos Contos de Fadas!!!

E é claro que tinha que ser em grande estilo: com os clássicos!!!!

Estamos falando da edição da Editora Zahar dos Contos de Fadas, que reúne 20 histórias da nossa infância. Entre elas uma das minhas preferidas: A Bela e a Fera.

Durante a resenha a Duda contou qual foi o conto que ela mais gostou.

Qual é o de vocês???



Livro: Contos de Fadas
Autores: Jeanne-Marie Leprince de Beaumont, Wilhelm Grimm, Charles Perrault, Jacob Grimm, Joseph Jacobs, Hans Christian Andersen.
Editora: Zahar
Páginas: 288

O Cantinho Indica: 4/5 


Contos de Fadas!!!




Adicione no Skoob


Sinopse:

Uma charmosa edição de bolso para acompanhar pais e filhos pelo resto da vida. Em um só volume encadernado, as mais famosas histórias infantis, em suas versões originais, sem adaptações, de Grimm, Perrault e Andersen, entre outros. Nesses contos de fadas, bruxas, princesas, encantamentos e finais felizes! O livro inclui ainda cerca de 90 pinturas e desenhos, muitos deles raros, de ilustradores célebres como Gustave Doré; e biografia dos autores. A versão impressa apresenta capa dura e acabamento de luxo.


Confiram a Resenha!!!!!!! 



 RESENHA: CONTOS DE FADAS



Quantas vezes você foi dormir ao som do “era uma vez.....”? Reinos distantes, príncipes lutando com dragões, princesas presas em torres, madrastas más, caçadores, um gato de botas, lobos à espreita na floresta, e tantos outros que invadiram nossa infância e nos encantaram? O livro “Contos de Fadas” resgata a versão original de vários desses clássicos infantis e surpreende, pois eles não são como os desenhos e animações da Disney. 

Mas antes de adentrar pelos portais do universo do faz de conta, eu preciso destacar o diferencial que essa edição muito especial traz. Para iniciar, temos a apresentação de Ana Maria Machado: a querida e renomada autora de livros infantis. Eu fiquei totalmente envolvida por seus comentários e me identifiquei com sua conexão com os contos de fadas. Ela trouxe algumas curiosidades, levantou a questão da dificuldade de termos acesso às versões originais das histórias, e ainda revelou que desde o passado elas estão envolvidas em polêmica. 

O que me causou certa surpresa, pois nossa sociedade recentemente também abriu um debate para repensarmos os valores que esses clássicos estão transmitindo aos nossos filhos. E os argumentos defendidos não são muito diferentes dos outrora alegados. Usando as críticas como gancho, Ana Maria Machado conclui lindamente nos lembrando da importância histórica e cultural desses contos e da contribuição para nossa formação. Além de chamar atenção para o inegável efeito de encantamento tão próprio deles!

Enriquecendo ainda mais essa obra, a editora trouxe uma interessante biografia de cada autor e acrescentou ilustrações e desenhos raros de artistas renomados. Confesso que não as conhecia. As pinturas são muito diferentes do estilo contemporâneo. Eu não esperava por uma edição como essa. Ficou claro para mim a preocupação da editora de levar o leitor para além do texto, nos inserindo nos contextos histórico, filosófico e artístico. E essa é apenas a edição simples, existe outra muito mais completa com interpretações e notas explicativas. Que com certeza pretendo adquirir. Em minha opinião, é perfeita para estudantes de literatura. 

Minha experiência com a leitura começou com a organização dos contos. Eles foram divididos por autor, o que me permitiu comparar o estilo de cada um deles e perceber o tom de cada narrador. Um exemplo seria o clássico “Chapeuzinho Vermelho”, que foi retrato tanto por Charles Perrault como também pelos irmãos Grimm. As visões são diferentes, o que possibilitou desfechos distintos também. 

Ao total são 20 histórias. Eu pensei que já conhecia todas elas, mas me enganei. E mesmo as mais famosas, tinham algo novo em relação aos meus livros de criança. Em algumas, é apenas um pequeno detalhe, nada muito significativo. Mas em outras, fui pega desprevenida. As versões originais são por vezes mais sombrias, mais trágicas, e até um pouco violentas. O tom de inocência foi substituído por um tom mais cru, real. E o crédito por isso deve ser atribuído, em sua grande maioria, aos Irmãos Grimm. Mas iremos sentir que é sempre em tom de alerta, para nos ensinar uma lição. O que fica evidenciado principalmente no estilo de Charles Perrault. Ao final de cada conto, ele mesmo diz qual é a moral que devemos aprender. E o interessante é que ele o faz em forma de poema.

Inclusive, esse foi um dos autores com o texto mais descontraído. E também o responsável por mais críticas. Senti um leve toque de ironia. E a forma como se referia às mulheres era marcada por ideias pré-concebidas, e, me atrevo a dizer, machistas. Mas gostei da sua avaliação afiada sobre o caráter dos personagens e ao que tudo indica, aos valores daquela época.

Agora por incrível que pareça, contrariando minhas próprias expectativas, “A Bela e a Fera”, não foi o meu conto de fada preferido. Eu gostei mais de “O Patinho Feio” e “A Pequena Vendedora de Fósforos”. Nesse último, fiquei com o coração apertado e quase chorei. Acredito que isso se deu pela escrita do autor Hans Christian Anderson, que para mim foi a que mais emocionou. Mas preciso contar que a “A Princesa e a Ervilha”, também de sua autoria, foi completamente sem noção, risos.

Depois de descobrir essas versões originais, é inevitável pensar que todo o encantamento e a magia dos contos de fadas foram criados na verdade por Walt Disney, que lhes deu uma nova roupagem. Mas não importa a versão que você mais gosta. Os contos de fadas continuam sendo o lugar seguro para sonharmos e acreditarmos que tudo é possível! É essa a mensagem que deve ser mantida viva. 

Uma obra imperdível para os apaixonados por contos de fadas!



Beijos.

Duda.






(Resenha da Maria Eduarda)


Sobre o Blog:

💕 Projetos Exclusivos do Cantinho: 

- Duelo Literário do Cantinho

- Projeto Fale

- Cabine de Imprensa

- Troféu do Cantinho: Favoritos do Ano


Calendário Literário do Cantinho


📲 Acompanhe o Cantinho nas Redes Sociais:

Blog / Facebook / Twitter / Instagram /

📚 Compre os seus livros na Amazon com o link do Cantinho e contribua com o blog: obrigada!!!
https://amzn.to/2EsHI5T

Livro Contos de Fadashttps://amzn.to/2YaA9Jb

📝 Minha Wishlist na Amazon: Lista de Desejos da Cila


27 comentários

  1. Oi, Duda!
    Eu não sou a maior fã de contos de fadas, mas acho muito interessante conhecer as primeiras versões, que são bem diferentes do que estamos acostumados a escutar, pois temos em mente a versão que a Disney nos contou.
    Adorei a sua resenha!
    Bjss

    http://umolhardeestrangeiro.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Eu tenho esse livro aqui em casa e ainda não tive interesse em lê-lo, mas depois que vc fez essa análise dele, fiquei curioso e irei dar uma conferida.

    ResponderExcluir
  3. oi!
    Eu adoro essa editora :D tem livros otimos, gostei da dica é bem interessante

    ResponderExcluir
  4. Olá Duda,
    não faz muito tempo que descobri que a versão original dos contos de fadas está longe daquela que conheci nas animações da disney, até pesquisei e encontrei algumas na internet, mas nada como ter uma coletânea com vários contos em suas versões originais, não é? Já fiquei louca por esse livro, que além de tudo deve possuir uma edição maravilhosa.

    Abraços!
    Nosso Mundo Literário

    ResponderExcluir
  5. Olá!
    Achei essa edição bem charmosinha.
    Tenho vontade de ler mais esses contos de fadas, acho que são clássicos que sempre vale a pena apostar.
    Adorei suas considerações, acredito que seja uma leitura muito enriquecedora.

    Camila de Moraes

    ResponderExcluir
  6. Já fui fan de contos de fadas, hoje em dia confesso que prefiro leituras mais atuais, nem que sejam releituras abordando questões do século XXI. Por isso esse não série um livro que eu leria agora, no entanto e notório que a autora conseguiu fazer um ótimo trabalho com essa edição, principalmente as ilustrações. As histórias também são bem desenvolvidas, de forma que te envolveu durante a leitura. Para quem curti com certeza essa é uma ótima dica.

    ResponderExcluir
  7. Oi! Eu nunca fui uma leitora de contos de fadas. Sempre os conheci através dos filmes e desenhos infantis, mas confesso que agora, depois de crescida, tenho vontade de fazer a leitura dessas histórias. Adorei a resenha!

    Bjoxx ~ Aline ~ www.stalker-literaria.com ♥

    ResponderExcluir
  8. Oii tudo bem ??
    Meu Deus eu preciso ler esse livro logo
    Fiquei super curiosa em conhecer alguns contos, muitos eu confesso q n tive contato ou não lembro direito .

    Irei adquirir esse livro em breve e ter contato com essa obra que parece incrível.

    Bjs

    ResponderExcluir
  9. Oi meninas!
    Eu sou louca por essa edição da Zahar, que é a coisa mais fofa da vida! Já dei uma folheada, mas ainda não li.
    Conheço a maioria (ou praticamente todos), mas algumas das histórias li há anos e acho que vai ser diferente ler agora depois de adulta.
    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Adoro conto de fadas e saber que eles foram resgatados nesse livro me anima a querer conhecer essa obra e a visão de Ana Maria Machado sobre os valores que eles trazem. Vou anotar essa sugestão, quero conhecer essa história da princesa e a ervilha tão sem noção que mencionou kkkk, curiosa.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  11. Olá, tudo bem? Essa editora tem cada edição mais linda, então tenho certeza de que essa é maravilhosa também, hahaha. Parece ser uma leitura incrível mesmo, já quero!

    Beijos,
    Duas Livreiras

    ResponderExcluir
  12. Oi Cila, Oi Duda!

    Essa edição Zahar realmente está livros, mas não sabia que o livro contém 20 histórias. Preciso matar minha curiosidade que você deixou, pois contos de fadas sempre irão continuar para nós leitores. É sempre gostoso retornar aos contos. Parabéns pela resenha.

    Bjos
    https://historiasexistemparaseremcontadas.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  13. Olá!

    Imagino que deve ser uma edição muito linda, só essa capa já chama a atenção do leitor.
    Eu adoro reler contos de fadas, sinto que volto um pouco à infância.
    É bom saber que os contos são apresentados em suas versões reais, é interessante conhecermos como realmente são essas histórias que tanto fizeram parte de nossas vidas.

    ResponderExcluir
  14. Oi Duda!
    Achei muito interessante sua resenha, sua opinião é que me deixou curiosa em ler esse livro, pois me parece muito riquíssimo tanto na escrita como em ilustrações e desenhos, parabéns pela resenha, obrigado pela dica. Bjs!

    ResponderExcluir
  15. Eu tenho vontade de ter todas as edições dessa editora na minha estante.
    São lindas demais!!! Esse livro está na minha lista de desejados <3

    Sai da Minha Lente

    ResponderExcluir
  16. Olá, tudo bom?
    Tenho esse livro parado em minha estante mais ainda não me aventurei em sua leitura, acredita? Fiquei bem curiosa para conhecer o prefácio da Ana Maria Machado e essas versões mais sombrias dos nossos amados contos de fadas. Anotei a dica aqui, espero poder conferir em breve. Ótima resenha ♥
    Beijos!

    ResponderExcluir
  17. Oiie,
    Tenho muita curiosidade de conhecer as histórias originais, grande parte dos contos que já conheço, foram de edições de décadas anteriores da época da escola.
    Esse livro parece ser perfeito, e a sua resenha deixou a curiosidade aguçada. Já quero um exemplar!
    Beijos
    www.manuscritoliterario.com.br

    ResponderExcluir
  18. Eu adoro as edições da Zahar e essa é uma das que eu desejo! Conheço muitas dessas histórias, mas li há tanto tempo que seria uma delícia reler agora. Amei a resenha e espero conseguir ler em breve!

    ResponderExcluir
  19. Oi, Cila! Eu amo as edições da Zahar e acho essa super fofa. Conheço muitas dessas histórias, mas todas permearam minha vida quando era bem mais nova, acho que seria uma delícia ler contos de fadas agora adulta. Quem sabe não leio né?
    Amei sua resenha!

    ResponderExcluir
  20. Oiii! Eu já tinha visto esse livro, mas confesso q n tinha dado mta atenção p ele... até agora! Adorei saber q tem comentários da Ana nele, parece ser uma leitura bem legal
    Bjo

    ResponderExcluir
  21. Olá, tudo bem? Realmente também acho que é uma obra obrigatória aos fãs de contos de fadas. Já vi essa edição da Zahar e acho bem lindinha. Sua resenha me deixou mais curiosa ainda sobre o conteúdo. Adorei <3
    Beijos,
    https://diariasleituras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  22. Olá
    Eu nunca ouvi histórias para dormir. Meus pais não são muito leitores. Depois de pegar gosto pela leitura, era eu própria que lia minhas histórias de dormir pra mim. Tento mudar isso com o meu filho, que adora uma historinha de dormir. Eu gosto bastante de pesquisar as versões originais dos contos de fadas. Eles eram sombrios porque surgiam como alertas, formas de ensinar lições para as crianças. Já ouvi em algum lugar que o conto da Chapeuzinho Vermelho tem a ver com a primeira menstruação e a perda da virgindade feminina. Vai saber, né?
    Essa edição parece bem linda mesmo, queria fotos dele por dentro...

    Vidas em Preto e Branco

    ResponderExcluir
  23. Oi!
    Eu gosto muito de contos de fada, admito, assim como dos clássicos que as originaram e por isso babo demais essas edições da Zahar. Achei bem legal as histórias serem separadas por autor, acho que ajuda na leitura já que são várias histórias.

    ResponderExcluir
  24. Olá Duda!!!
    Eu sou louca por Contos de Fadas e sempre estou em busca de saber acerca das versões "originais" dos mesmos, pois desde que me deparei com a verdade que os contos que cresci da Disney era só uma imagem feita dos mesmos com uma roupagem não pude ignorar e não procurar as verdadeiras.
    Recentemente li uma versão também de contos de fadas da Editora Wix que com certeza você iria adorar.
    Conheço a história da vendedora de fósforos e sim é uma história para sangrar o coração.

    lereliterario.blogspot.com

    ResponderExcluir
  25. O que mais me chamou a atenção nessa edição foi a biografia dos autores, porque na verdade, os contos quase possuem vidas próprias, mas os autores desconheço tudo.
    Amei a indicação.
    beijos

    ResponderExcluir
  26. Oie,
    nunca gostei de contos de fadas sempre achei sem graça, desde muito pequena. O único que fazia brilhar meus olhos era Sonho de uma Noite de Verão que inclusive Ana Maria Machado fez uma adaptação linda delem, confere.
    Achei bacana o livro trazer cometários dela e também uma breve biografia dos autores, ponto positivo para obra..

    ResponderExcluir
  27. Olá tudo bem? Gostei muito da resenha e proposta do livro, é o tipo de leitura que tenho procurado ultimamente, beijos!

    ResponderExcluir