[Projeto Fale]: Resenha do Livro Passarinha- Kathryn Erskine


Boa noite Leitores do Cantinho!!!!!!

É com muita emoção que eu trago mais um livro do Projeto Fale

Hoje é uma data de extrema importância: O Dia Mundial da Conscientização do Autismo.

Por isso o tema escolhido foi: Autismo e Síndrome de Asperger. 

Eu tive a honra de participar da 2ª Semana Passarinha de Conscientização do Autismo, uma linda campanha promovida pela querida Editora Valentina em 2015, quando eu descobri que um dos livros de ficção de maior representatividade e valor social sobre o assunto é: Passarinha, da autora Kathryn Erskine!!! 

Vencedor de inúmeros prêmios, entre eles, National Book Award, 2010, International Reading Association Award, 2011, Crystal Kite Award, 2011 Honra ao Mérito do Golden Kite Award, Southern Independent Booksellers Award, 2011, Dolly Gray Children's Literature Award, 2012, Obra Notável para crianças  da American Library Association's (ALA), 2011; Melhor Romance para jovens da American Library Association's (ALA), 2011; Obra Extraordinária no Bank Street Best ChildrensBooks,2011 e Obra Notável para crianças e adolescente do Capitol Choices, 2011.

Esse ano, o livro vai completar agora em abril, 11 anos desde que foi lançado. E ainda continua sendo um dos livros mais amados por youtubers, blogueiros e leitores. Por isso entrou também para nossa Coluna Os Mais Pedidos.

Uma história muito especial, com uma lição que vocês irão guardar no coração, e com uma personagem inesquecível. Vocês irão amar Caitlin!  

Hoje é dia de vestir azul e compreender pessoas que encontram cor em um mundo preto e branco!!!!

Confiram a resenha da Bel!!!


Livro: Passarinha
Autora: Kathryn Erskine
Editora: Valentina
Páginas: 224

O Cantinho Indica: 5/5 Favorito!!!!!! 



Passarinha!!!

Adicione no Skoob


Sinopse:

No mundo de Caitlin, tudo é preto e branco. Qualquer coisa entre um e outro dá uma baita sensação de recreio no estômago e a obriga a fazer bicho de pelúcia. É isso que seu irmão, Devon, sempre tentou explicar às pessoas. Mas agora, depois do dia em que a vida desmoronou, seu pai, devastado, chora muito sem saber ao certo como lidar com isso. Ela quer ajudar o pai – a si mesma e todos a sua volta –, mas, sendo uma menina de dez anos de idade, autista, portadora da Síndrome de Asperger, ela não sabe como captar o sentido. Caitlin, que não gosta de olhar para a pessoa nem que invadam seu espaço pessoal, se volta, então, para os livros e dicionários, que considera fáceis por estarem repletos de fatos, preto no branco. Após ler a definição da palavra desfecho, tem certeza de que é exatamente disso que ela e seu pai precisam. E Caitlin está determinada a consegui-lo. Seguindo o conselho do irmão, ela decide trabalhar nisso, o que a leva a descobrir que nem tudo é realmente preto e branco, afinal, o mundo é cheio de cores, confuso mas belo. Um livro sobre compreender uns aos outros, repleto de empatia, com um desfecho comovente e encantador que levará o leitor às lágrimas e dará aos jovens um precioso vislumbre do mundo todo especial dessa menina extraordinária.


Confiram a Resenha!!!!!!!

 RESENHA: PASSARINHA




No site da Editora Valentina há uma chamada para esse livro que diz: “Uma História que ficará para sempre gravada em seu coração”. Essa é a mais pura verdade. “Passarinha” é um dos livros mais lindos que eu já li na minha vida. Foi muito difícil chegar à última página, pois eu não queria que acabasse. Sua intensidade e profundidade não causa dor, e, sim, se propõe a entender a dor e a tratar a dor. Eu chorei pela dor deles. E sai dessas páginas confortada, como se tivesse sido abraçada.


Antes de qualquer coisa, preciso dizer que esse é um dos enredos mais inteligentes que eu já li. A forma como a autora passa as mensagens através de Caitlin, foi simplesmente incrível. Seu texto é rico em sutilezas, simbolismos e metáforas. E principalmente, essencialmente de sensibilidade. 

Deixe-me ver como eu posso tentar explicar. O ponto de partida foi o luto: Devon, o irmão de Caitlin, faleceu. Seu pai está completamente arrasado, destruído. Já tinha perdido sua esposa, e agora também, seu filhinho. Todos ao redor estão de olho na reação de Caitlin. Como passar para ela a compreensão do conceito de morte? Como ela se comportará sem a presença e os cuidados e o amor de seu irmão? Como ela e seu pai irão fazer daqui para frete?

Ela tem Síndrome de Asperger. As pessoas não a compreendem, e ela não compreende as pessoas. A orientadora da escola, sra. Brook, tem um quadro com as expressões faciais para auxiliá-la. Pois Caitlin não consegue identificar as emoções quando fala com as pessoas. A forma como normalmente nos comunicamos, não funciona com ela. Pois ela escuta e interpreta literalmente cada palavra. O que gera muita confusão. É fácil se ofender com o que ela diz. Para quem escuta, ela pode parecer ríspida, insensível, e, em alguns casos, hostil. Pois ela é de uma franqueza que choca. É desconcertante. E por isso mesmo, às vezes, chega a ser engraçado. Eu me peguei rindo em momentos que não eram para rir.

Mas conforme os capítulos avançam, o livro revela ser muito mais. Existe uma tragédia por trás da morte de Devon, que atingiu a cidade inteira. Aos poucos a autora irá contar o que aconteceu e mostrar quem são os personagens envolvidos e as consequências para todos eles. E, em uma reviravolta, movimentar a trama com a busca de Caitlin por algo que possa significar um desfecho para ela e seu pai e para todos conseguirem superar suas perdas e seguirem em frente.

E foi apenas quando Caitlin teve uma epifania sobre o que seria o desfecho que eles precisavam, que caiu a ficha para mim. Nesse momento a história ganhou uma nova perspectiva. Pois eu finalmente entendi, “pesquei” a função dessa personagem.

Primeiro, pela história ser do ponto de vista dela, a autora nos provoca e nos desafia a fazer o exercício de olhar para Caitlin. E de forma genial, enquanto a ensina a desenvolver a habilidade de entender as emoções das pessoas, de lidar com o que a deixa desconfortável, e conversar sobre suas dificuldades e fragilidades, ela está, na verdade, nos ensinando a ter empatia. Ela vira esse livro para nós, leitores. Ela nos dá uma personagem que vive em um mundo diferente do nosso e se comporta de forma diferente da nossa, para aprendermos a conviver com ela. Ensinando-nos a importância e a necessidade de nos colocarmos no lugar do outro. E mostrando que é isso que pode estar faltando, que é aí que podemos estar errando, que talvez esse seja o caminho para que no futuro novas tragédias como essa não se repitam.

Foi aí que eu captei o sentido, de que tudo sempre foi sobre a tragédia e o motivo dela ter acontecido. E de como ela se empenhou em chamar nossa atenção para um problema da nossa sociedade e de nos apontar uma solução. Com a mensagem de que é difícil sim ter empatia, mas que podemos aprender.

Uma história que é marcante por Caitlin, uma das personagens mais bem construídas que já encontrei, e que entrou para minha lista de favoritas. Ela me deixou engasgada várias vezes com seus pensamentos tão lógicos e racionais, pois eles foram certeiros. E também por cenas lindas e carregadas das mais variadas emoções. Não posso esquecer-me das palavras especiais com que a autora nos brindou. E o final? Peguei-me chorando de soluçar. Que livro maravilhoso! Dificilmente irei esquecê-lo e provavelmente irei relê-lo.

Se um dia vocês tiverem a oportunidade de ler, não percam a chance! Eu amei!


(Resenha da Bel)






Troféu do Cantinho: Favorito do Ano







💌 Contato:

Participem!!! Enviem indicações de livros que vocês querem ver nos nossos Projetos. E nos contem suas leituras preferidas. Para falar com o Cantinho, comente nas postagens, mande uma mensagem em nossas redes sociais ou envie um e-mail para:

euqueroumcantinhodaleitura@gmail.com


☕️ Você já segue o Cantinho?

Todo o conteúdo do blog é feito com muito carinho, dedicação e amor para vocês. Indiquem o Cantinho para os amigos e familiares que gostam de livros, compartilhem as postagens e não se esqueçam de seguir nossas redes sociais.

A participação de cada um de vocês é muito importante para manter os projetos e trazer mais histórias. Obrigada! 💜




20 comentários

  1. Oi Cila e Bel, tudo bom?
    Nossa, tenho uma amiga que é APAIXONADA nesse livro! E acho que super veio em boa hora. O dia do autismo é necessário para desmistificar o tema e ainda ajudar quem precisa. Gostei demais da dica, está na minha lista de desejados!
    beeijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Oi, Cila e Bel!
    Já li uma resenha sobre esse livro no instagram, mas achei que essa feita pela Bel conseguiu ser bem mais detalhada e fez com que eu realmente mergulhasse na história mesmo sem lê-la. Por ser uma história sensível e que aponta as complexidades do ser humano, fiquei muito interessada!
    Sem falar que aborda um tema importantíssimo, né? É uma forma de conscientização também, ver o mundo pelos olhos do outro.
    Parabéns pela resenha linda! Já salvei a indicação por aqui :D

    Feliz Páscoa pra vocês!

    Estante Bibliográfica

    ResponderExcluir
  3. Oi!

    Tá aí um livro que eu ainda não li, mas sempre vejo elogios e a importância da obra desde o seu lançamento, espero ler em breve.

    Abraços,
    Andy - StarBooks

    ResponderExcluir
  4. Oi Cila! Eu amo este livro, achei a história muito comovente e tocou meu coração. É um daqueles livros que sei que vou reler e me apaixonar novamente. Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  5. Oi Bel, tudo bem?
    Que resenha linda, você arrasou!
    Já conhecia o livro, mas não tinha tido real interesse de ler até esse momento. Parece uma história tocante e, ao mesmo tempo, fiquei curiosa pra descobrir o mistério da morte de Devon.
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
  6. Oi meninas, tudo bem?

    Que resenha linda! Tenho um carinho enorme por esse livro. A Passarinha é um livro terno e tocante que nos emociona e nos faz refletir. Um dos meus livros favoritos da vida!

    Beijos;***
    Ariane Gisele Reis | Blog My Dear Library.

    ResponderExcluir
  7. Hey o/

    Eu li esse livro ano passado e foi favoritado, livro muito sensível que eu gostaria que todos pudessem ler.

    Boas leituras,
    Apesar do Caos

    ResponderExcluir
  8. Oie, tudo bem?
    Ainda não conhecia o livro, adorei a dica!
    Blog Entrelinhas

    ResponderExcluir
  9. Olá, meninas.
    Eu quero ler esse livro desde que lançou e já faz tempo né, nem sabia que era tudo isso hehe. Mas nesse momento não estou lendo livros que me façam chorar, mas é um livro que vai continuar na minha lista. Adorei a resenha.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  10. Já me indicaram muito ler esse livro. Adorei saber sua opinião sobre a narrativa :)

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
  11. É um simplesmente maravilhoso o livro, com um importante tema que fala sobre a conscientização do autismo, o livro Passarinho é muito emocionante, fiquei com vontade de ler, obrigada pela sugestão bjs.

    ResponderExcluir
  12. Que legal, me lembra bastante uma série da Netflix chamada Atypical.

    Vc já assistiu?

    www.mundoviajante.com

    ResponderExcluir
  13. Fiquei com uma vontade enorme de ler esse livro e entrar num mundo de que felizmente conheço tão pouco.

    ResponderExcluir
  14. Oi!

    Adorei o post! Ainda não li esse livro e gostei tanto da sua análise/resenha que vou indicá-lo para outras pessoas.

    Abraços,

    ResponderExcluir
  15. Oi
    Eu adorei a sugestão de livro 🙂 gostei do livro abordar a Síndrome de Asperger.. Já quero ler

    ResponderExcluir
  16. Olá! Nao li ainda mas pela resenha fiquei tentada, me parece ser uma história que deixa a gente balançado principal por tratar da síndrome de Asperger. Beijos

    ResponderExcluir
  17. Olá Cila,

    Enquanto lia a resenha pensei muito na minha neta que tem síndrome de kleefstra e autismo. Muitas vezes percebi o olhar das pessoas! Precisamos de mais empatia. Quero ler esse livro, obrigada pela indicação!

    Bjs!

    ResponderExcluir
  18. Gostei muito da sugestão de leitura. Parece mesmo ser muito bom de ler e amei sua resenha! Um livro bem indicado neste mês da conscientização do autismo.

    ResponderExcluir
  19. A capa, o layout, é lindo. Ela carinhosamente sempre cuidando dos pais, sempre disposta a ajudar a todos que moram ao seu redor, isso nos faz repensar os relacionamentos e como conviver com os outros., Adorei o projeto de Conscientização do Autismo.

    ResponderExcluir
  20. Olá?

    Adorei conhecer o livro com sinceridade eu não conhecia .. esse livro deve ser um daqueles classicos pq pelo ano que foi lançado achei um pouco salgado

    ResponderExcluir