[Especial Um Autor]: Resenha do Livro A Guerra que Me Ensinou a Viver - Kimberly Brubaker Bradley



Boa noite Leitores do Cantinho!!!!

Essa semana iniciamos o mês Janeiro para Lembrar das Guerras, no Calendário do Cantinho para Leitura. E inauguramos uma coluna nova: Especial Um Autor Edição 2021, com a autora Kimberly Brubaker Bradley.


Para quem perdeu e quer conhecer mais da autora e suas obras premiadas, confira nossa postagem (Especial Um Autor: Kimberly Brubaker Bradley).


Hoje vamos falar do Livro "A Guerra que Me Ensinou a Viver: O Amor Vence a Guerra", segundo livro da Duologia.  Para quem perdeu, confira a resenha do primeiro livro aqui.

Considerado Best- seller do New York Times. Vencedor do Boston Globe Melhor do ano, Hornbook Fanfare 2017, Melhores livros do ano de Kirkus, Melhores livros do ano da Barnes and Noble, Melhores livros infantis do ano no Washington Post, Melhores livros do ano da Amazon, Medalha do Jovem Leitor da Califórnia.

Hoje nos despedimos de  Ada e seu irmão, que conquistaram o nosso coração. É impossível não se apaixonar e torcer por eles!!!

Os dois livros da duologia se tornaram não só queridos, mas também favoritos por blogueiros, youtubers e leitores. Por isso os dois entraram para nossa Coluna Os Mais Pedidos.


Confiram a resenha da Bel!!!!



Livro: A Guerra que Me Ensinou a Viver- O Amor Vence a Guerra (Livro 2)
Autora: Kimberly Brubaker Bradley
Editora: Darkside
O Cantinho Indica: 5/5 Favorito!!! 

 
A Guerra que Me Ensinou a Viver!!!



Sinopse:


A GUERRA QUE SALVOU A MINHA VIDA ganhou um lugar especial no coração dos leitores brasileiros. A história da pequena Ada ― que, com seu irmão caçula, deixou para trás sua casa em Londres para escapar dos bombardeios da Segunda Guerra Mundial ― arrancou lágrimas, sorrisos e suspiros na mesma medida.Com o coração repleto de esperança e afeto, a DarkSide® Books orgulhosamente apresenta A GUERRA QUE ME ENSINOU A VIVER, a emocionante continuação do livro de Kimberly Brubaker Bradley.Após uma infância de maus-tratos, Ada finalmente recebe o cuidado que merece ao ter seu pé operado. Enquanto tenta se ajustar à sua nova realidade e superar os traumas do passado, ela se muda com Jamie, lady Thorton e Susan ― agora sua guardiã legal ― para um chalé em busca de um recomeço.Com a guerra se intensificando lá fora, as adversidades batem à porta: o racionamento de alimentos é uma preocupante realidade, e os sacrifícios que todos devem fazer em nome do confronto partem corações e deixam cicatrizes. Outra questão é a chegada de Ruth, uma garota judia e alemã, que gera uma comoção no chalé. Seria ela uma espiã disfarçada? Ou uma aliada em meio à calamidade?Mais uma vez, Kimberly Brubaker Bradley conquista com sua narrativa carregada de sensibilidade. Seu registro historicamente preciso revela o conflito armado pela perspectiva de uma criança, além de lançar luz sobre a atual crise de refugiados, a maior desde a guerra de Hitler, que já obrigou milhões de pessoas a deixarem seus lares em busca de paz. Discutindo assuntos delicados com ternura, a autora guia o leitor por uma jornada que mostra a beleza dos pequenos gestos. E, ao revelar as camadas de seus personagens, apresenta uma história sobre amadurecimento e aceitação ― principalmente para Ada, que precisa aprender a acreditar. Acreditar em sua família e em si mesma. Na resiliência que vem da dor. Na superação que vem do medo. Na empatia, que reacende a humanidade. E no amor, é claro. Em sua forma mais pura e sincera. A GUERRA QUE SALVOU A MINHA VIDA foi vencedor de diversos prêmios e adotado em escolas nos Estados Unidos. Agora, A GUERRA QUE ME ENSINOU A VIVER chega em uma edição capa dura e cheia de amor, como deve ser. A linha DarkLove ganhou mais um título que deixa marcado na memória que algumas heroínas salvam leitores pelo coração. Corajosa, justa e inteligente, Ada é realmente invencível.



Confiram a Resenha!!!!!!!



RESENHA: A GUERRA QUE ME ENSINOU A VIVER



Atenção: Se você não leu o livro anterior, pode ficar tranquilo, a resenha é livre de spoilers.

Pela história, pelos personagens e pela escrita da autora, posso dizer, depois de ter lido os dois livros, que estamos diante daquele fenômeno, em que você não quer que acabe, que a autora poderia continuar para sempre e nós amaríamos cada página. “A Guerra que me Ensinou a Viver” foi uma continuação perfeita. Um livro maravilhoso! Ainda estou sob os efeitos das emoções desse final lindo e delicado, que tem um grande significado.

Depois de ansiarmos tanto pela cura do pé de Ada, a autora nos presenteou abrindo seu enredo na véspera da operação. Isso não é spoiler, podem ficar despreocupados. A guerra agora era uma realidade. Ela chegou ao vilarejo e atingiu a todos. De cara, receberemos notícias devastadoras que me deixaram muito triste. Tudo será mais difícil para eles agora. 

Se no primeiro livro a autora retratou a questão das crianças evacuadas na guerra, agora ela irá focar nos refugiados. Para movimentar a trama teremos uma nova personagem, Ruth. Ela é um pouco mais velha do que Ada e Maggie, já tem 16 anos. Seus pais estão sendo mantidos presos em um campo de internamento na Inglaterra. Ela será um problema, pois é alemã. Ninguém vai querer saber que ela é judia, e o que ela e sua família estão sofrendo. A questão é muito complexa, pois para eles ela representa o inimigo. A autora vai aproveitar para trabalhar a diferença de cultura e religião, promovendo discussões e fazendo perguntas difíceis. E nos dará grandes lições. E vocês não podem imaginar a dificuldade que Ada teve de compreender Ruth. Ela ainda estava tentando entender a própria língua e cultura, e agora se deparou com um mundo completamente distinto do dela.

Se vocês puderem tentem ler os dois livros em sequência, um seguido do outro. Eu tive essa oportunidade e posso afirmar que a experiência foi incrível, pois fui capaz de acompanhar a evolução de Ada. Pois essa duologia fala sobre a jornada dela, e acaba sendo sobre a jornada de Jamie seu irmão e de Susan e de tantos outros personagens também, mesmo que em segundo plano. E a guerra, que a primeira vista pode parecer apenas o cenário, foi determinante em vários momentos, estava no caminho dos personagens e os afetou e os movimentou. Fazendo parte da superação de todos eles. É claro que pela perspectiva de Ada. 

A autora teve tempo e espaço para construir essa personagem em toda a sua complexidade. E conseguiu passar muita verdade. Ela é uma das mais fortes e bem trabalhadas que já vi. Vocês irão entender quando lerem. Se aproximar dela é difícil, conquistá-la é difícil, conseguir sua confiança é difícil. Ajudá-la é difícil. É um trabalho de formiguinha, por isso Susan é uma mulher admirável e sem igual. Outra não teria tanta paciência e doação como ela teve. E quando pensamos que ela está progredindo com Ada, nos enganamos, ela dá um passo para trás. Ela resiste muito desde o inicio da história lá no primeiro livro. Porque estamos lidando com traumas, maus tratos, rejeição. São questões complicadas e bem profundas e que não podem ser curadas apenas com boa vontade. Você precisa de comprometimento e muito amor. O que Susan tem de sobra. E falando de Susan, a autora conseguiu desenvolver seu drama de forma muito real também. 

Nesse livro está mais forte a sensibilidade e a ternura com que a história foi contada. Eu tive vontade de apertar o Jamie bem forte. E de colocar Ada no colo e não soltar mais. E Susan merece muitos abraços e beijos. E ainda tem o Jonathan com seu grande coração. E tem sua mãe Lady Thorton que irá nos surpreender, apesar dela precisar aprender muita coisa antes. E Maggie, que só queria estar perto de sua família em um momento tão terrível. Eu amei todos eles!

E o impressionante foi como ela fechou essa duologia, eu não esperava. Acabei chorando de novo de emoção. No fim, todos os personagens encontraram uma maneira de curar suas cicatrizes. 

São poucas as obras que conseguem nos encantar com a pureza e a inocência do olhar de uma criança. Por isso gostaria que todos vocês lessem. Kimberly Bradley é fantástica! Adorei conhecer essa autora e estou na expectativa da Darkside trazer mais livros dela. 


(Resenha da Bel)



Troféu do Cantinho: Favorito do Ano





💕 Especial Um Autor: Kimberly Brubaker Bradley (conheça a autora e suas obras)


💕 Duologia A Guerra que Salvou a Minha Vida (Ler na Ordem):

1) A Guerra que Salvou a Minha Vida: Quando a Guerra Começa Dentro de Casa (Livro 1)

2) A Guerra que Me Ensinou a Viver: O Amor Vence a Guerra (Livro 2) 






💌 Contato:

Participem!!! Enviem indicações de livros que vocês querem ver nos nossos Projetos. E nos contem suas leituras preferidas. Para falar com o Cantinho, comente nas postagens, mande uma mensagem em nossas redes sociais ou envie um e-mail para:

euqueroumcantinhodaleitura@gmail.com


☕️ Você já segue o Cantinho?

Todo o conteúdo do blog é feito com muito carinho, dedicação e amor para vocês. Indiquem o Cantinho para os amigos e familiares que gostam de livros, compartilhem as postagens e não se esqueçam de seguir nossas redes sociais.

A participação de cada um de vocês é muito importante para manter os projetos e trazer mais histórias. Obrigada! 💜





20 comentários

  1. Oi Cila, tudo bom?
    Recentemente li um livro com uma criança refugiada, 'O Garoto do Fundo da Sala' e que livro lindo e necessário! Tocou meu coração de uma maneira tão pura e maravilhosa que estou panfletando obras assim para todo mundo!
    Sua dica foi maravilhosa!
    beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. O livro parece ser bem interessante e com uma temática que me desperta muito os sentidos. Era miuda quando li o Diario de Anne Frank e foi um livro que na época mexeu muito comigo. Provavelmente irei procurar este para comprar e ler.

    ResponderExcluir
  3. Adorei a Resenha do livro: A Guerra que Me Ensinou a Viver . Eu não conhecia o livro, e nem a autora Kimberly Brubaker Bradley . Vou procurar outros livros, obrigada por compartilhar. Adorei o post

    ResponderExcluir
  4. Oi
    Eu adorei a sugestão de livro 🙂 não conhecia o trabalho da autora, parece ser bem interessante.Ja quero ler

    ResponderExcluir
  5. Já tinha ouvido falar dessa duologia, mas ainda não li nenhum dos dois. A autora parece ter uma escrita sensacional que emociona o leitor e aproxima o mesmo das personagens.

    Gostei muito da indicação.
    Beijos,
    Paloma Viricio

    ResponderExcluir
  6. Quero tanto ler esses livro, cada resenha que leio eu me apaixono e quero cada vez mais ler....
    https://quemevcbrubs.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. Oi meninas!!

    Nossa, eu quero muito ler esses livros, dizem que são incriveis! Eu gosto muito de tudo que eles abordam, eu espero ler em breve, tô namorando esses livros faz anos! HAHAHAHAH
    Adorei o post de vocês, ficou incrivel!!

    ResponderExcluir
  8. Oi Cila!!

    Eu não sou muito fã de livros que se passam em período de guerra, para ser sincero acho muito triste, sempre fico muito para baixo, mas é inegável o quão importante e necessário esse gênero se faz, o que mais achei interessante nesse segundo livro foi ele trazer a discussão sobre as diferenças culturais e religiosas.

    Beijos!
    Eita Já Li

    ResponderExcluir
  9. Oi Cila!

    Da mesma maneira que o outro livro da autora, também desejo ler este livro, pois adoro histórias que se passam no período da guerra. Muitos leitores que já leu mencionar que a escrita é sensacional e com a sua opinião minha curiosidade aumentou. Espero conquistar a duologia em breve para lê-la. Parabéns pela resenha, eu adorei!

    Bjos
    https://consumidoradehistorias.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  10. Eu já ouvi falar muitos desses livros, mas não sabia que era uma duologia, fiquei bem surpresa!
    Adoro livros em período de guerra, enchem tanto meu coração que transborda (choro mesmo, como manteiga derretida) e senti que com essa leitura não seria diferente.
    O livro já está nos desejados e prometo que vou dar uma chance de conhecer a Ada, que parece ser uma personagem incrível.

    Gabrielle Garcia
    https://bibliotecandoblog.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  11. Essa duologia é muito perfeita né? O primeiro livro nem precisava de complemento ou sequência, mas esse segundo livro conseguiu renovar meu amor pela história. Além da edição que é maravilhosa.

    ResponderExcluir
  12. Quero tanto essa duologia pra chorar rios! A edição nem se fala, né? O capricho da Darkside é sempre incrível! A história então, mais incrível ainda! Adorei sua resenha e quero ler muito em breve.

    ResponderExcluir
  13. Oi!
    Já li alguns comentários positivos a respeito do primeiro livro e fiquei animada pela sequência manter o nível e trazer um desfecho satisfatório para a diplopia ao ponto de ser eleito como favorito do ano :)
    Abraços,
    Andy -StarBooks

    ResponderExcluir
  14. Olá, tudo bem? Todo mundo me fala que os dois livros são realmente emocionantes, e só pela sinopse dá para sentir que ficarei bem sensibilizada. Ainda não tive oportunidade de ler esse, nem o primeiro, mas estão na minha meta. Desbravar mais sobre os assuntos sempre foi uma coisa que quis fazer. Ótima resenha e dica <3
    Beijos

    ResponderExcluir
  15. Oi Cila!
    Só li o primeiro livro dessa duologia, mas realmente o livro sensibiliza a gente, quando for ler o segundo lerei o primeiro também assim darei sequencia, se o primeiro foi reflexivo imagino esse. Obrigado pela dica, parabéns pela resenha, agora estou curiosa para ler o desfecho, bjs!

    ResponderExcluir
  16. Oie, tudo bem?
    Acredita que eu comprei o primeiro dessa duologia na pré-venda e não li ate hoje. Vou sempre enrolando e nunca me encontro no clima para ler, até porque não ando com muita paciência para livros protagonizados por crianças. Porém, quero mudar isso e ler esse ano ainda. Gostei de ver o quanto você gostou da leitura e de saber que ao longo da duologia fica tão evidente o amadurecimento da Ada. Gosto de livros que trazem esse tipo de jornada e evidenciam a evolução dos personagens.
    Amei a resenha e fiquei mais empolgada para ler esses livros.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  17. Oi Cila!
    Quero muito ler, principalmente a duologia em seguida, assim com você fez. Adoro livros que abordam esta temática e também me emociono muito assim como você e como sou uma manteiga derretida já prevejo que vou chorar muito haha. Tomara que a Darkside traga mesmo mais livros da autora.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  18. Oi, Cila!
    Não li o primeiro livro, mas já li ótimas resenhas sobre a duologia como um todo. Eu tenho mta vontade de ler, mas os livros não tem preços mto amigáveis. Uma amiga minha favoritou, até. O seu entusiasmo com a leitura me fez entender o motivo. rsrs
    bjos
    Lucy - Por essas páginas

    ResponderExcluir
  19. Desejo muito ler essa duologia, parecem ser duas histórias emocionantes, além de intensas. Minha curiosidade está muito aguçada e espero ler em breve. Parabéns pelo post, está sensacional.

    ResponderExcluir
  20. Curti o livro, estou escolhendo alguns livros para dar de presente para minhas priminhas e ver se elas pegam o gosto pela leitura. Obrigado pelas dicas.

    ResponderExcluir