Resenha: Coraline - Neil Gaiman!!!

Boa noite Leitores do Cantinho!!!

Acabou!!!!😢😢😢

Essa é a última dica do nosso Especial do Dia das Crianças: Hora de Brincar. Porque Ler é a maior diversão!

Espero que vocês tenham gostado da nossa seleção de histórias. Ano que vem tem muito mais!!!!

Deixamos para o final um livro muito especial. Ele fecha o Especial do Dia das Crianças, e abre o Especial de Halloween.

Estou falando de "Coraline"!!!! Vocês sabiam que esse  foi o primeiro livro do autor Neil Gaiman para o público infantojuvenil? Sua história trabalha com elementos ao mesmo tempo sombrios e lúdicos. É um livro que mistura terror e contos de fadas. Fez tanto sucesso que inclusive já ganhou uma adaptação em 2009. 

Essa é a nova edição publicada pela Editora Intrínseca, em capa dura, que ganhou nova ilustração e também contém a introdução feita pelo autor. A Bell leu em e-book, então não pode comentar os detalhes da edição física. Mas ela informou que o e-book está muito caprichado. 
 

Aviso:

📌Ano passado o blog estava em pausa. Mas para poder divulgar a lista dos favoritos de 2019, excepcionalmente, as resenhas serão postadas agora. E para deixar tudo organizado, eu separei em dois arquivos direitinho.

Então para vocês não perderem nada, acompanhem as postagens Especial É Hora de Brincar - Edição 2019 e Especial É Hora de Brincar- Edição 2020, que serão constantemente atualizadas.


Livro: Coraline
Autor: Neil Gaiman

Ilustração: Chris Riddell
Editora: Intrínseca
O Cantinho Indica: 5/5 Favorito!!!!



Coraline!!!


Adicione no Skoob

Sinopse:

Clássico de Neil Gaiman que mistura terror e conto de fadas ganha edição especial. Certas portas não devem ser abertas. E Coraline descobre isso pouco tempo depois de chegar com os pais à sua nova casa, um apartamento em um casarão antigo ocupado por vizinhos excêntricos e envolto por uma névoa insistente, um mundo de estranhezas e magia, o tipo de universo que apenas Neil Gaiman pode criar. Ao abrir uma porta misteriosa na sala de casa, a menina se depara com um lugar macabro e fascinante. Ali, naquele outro mundo, seus outros pais são criaturas muito pálidas, com botões negros no lugar dos olhos, sempre dispostos a lhe dar atenção, fazer suas comidas preferidas e mostrar os brinquedos mais divertidos. Coraline enfim se sente... em casa. Mas essa sensação logo desaparece, quando ela descobre que o lugar guarda mistérios e perigos, e a menina se dá conta de que voltar para sua verdadeira casa vai ser muito mais difícil — e assustador — do que imaginava. Publicado pela primeira vez em 2002, Coraline foi o primeiro livro de Neil Gaiman para o público infantojuvenil e se tornou uma das obras mais emblemáticas do escritor. Repleta de elementos ao mesmo tempo sombrios e lúdicos, a história conquistou crianças e adultos em todo o mundo e, em 2009, ganhou as telas de cinema em uma animação dirigida por Henry Selick, de O estranho mundo de Jack. Nesta edição especial em capa dura, com introdução do autor e projeto gráfico exclusivo, coube ao renomado ilustrador Chris Riddell dar vida ao universo mágico e aterrorizante criado por Neil Gaiman.


Confiram a Resenha da Bel!!!!!!! 


 RESENHA: CORALINE




Por que eu não li esse livro antes? Amei! Todo mundo sempre indicou tanto a leitura quando a adaptação que foi feita. Ele é simplesmente perfeito para o mês de outubro. “Coraline” é uma mistura de terror bem levinho com uma fantasia sombria, voltado para as crianças. Um texto super original, que conquista muito rápido.

De início é sensível ao leitor a percepção de Neil Gaiman sobre o que toca o universo infantojuvenil. É muito fácil se identificar com Coraline. Com seus sentimentos, seus medos, suas expectativas. E principalmente com sua família. Ela quer atenção e eles sempre estão ocupados demais trabalhando para poder brincar com ela. Ser filha única não é fácil. Ela não tem um cúmplice para suas aventuras. Mas é uma garota inteligente que gosta muito de explorar. Eles acabaram de se mudar para uma casa tão grande que foi dividida em apartamentos. No andar de baixo, vivem duas senhoras: senhorita Spink e senhorita Forcible. Elas possuem alguns terriers escoceses que já estão velhinhos: Hamish, Andrew e Jock. No andar de cima, morava um velho maluco de bigodes bem grandes que dizia estar treinando um circo de ratos.

Mas um dia em que estava chovendo, sua mãe não deixou que ela ficasse lá fora. Tendo esgotado todas as possibilidades de atividades dentro de casa, foi procurar seu pai que lhe deu uma ideia: explore dentro de casa. Conte as portas e janelas. E foi assim, que Coraline descobriu que das 14 portas, uma não abria. Sua mãe lhe mostrou que do lado de dentro, só havia uma parede e tijolos, que dava para outro apartamento que ainda estava vazio. No dia seguinte, ela recebe uma mensagem de seus vizinhos. As senhoritas dizem que ela está correndo perigo. E o velho maluco para ela não passar pela porta. Mas o que exatamente ela faz? Como toda criança curiosa e valente, ela passa pela porta, é claro! E quando chega ao outro lado, o autor nos apresenta uma realidade paralela, onde tudo é igual, só que não. Temos o mesmo terreno, a mesma casa, os mesmos vizinhos e podem ficar com medo, os pais de Coraline também estão lá. A diferença é que todos têm botões nos olhos, e são muito esquisitos. Ali tudo parece ser perfeito, ela tem tudo o que sempre quis. Mas de forma muito macabra. É tudo muito assustador. Será que Coraline conseguirá voltar para casa?

Que história incrível! O autor criou um cenário único e trouxe personagens excêntricos que fizeram toda a diferença. E o gato? Acho que foi o meu preferido. Ele é todo misterioso. Sua caracterização foi ímpar. E o lado de lá, atrás da porta? É como se fosse uma imagem de espelho distorcida. É a família de Coraline, mas não é. É a mesma casa, mas não é. São os mesmos vizinhos, mas não são. É o mesmo jardim, mas não é. É até o mesmo gato, mas não é. Acredito que o autor quis mostrar para as crianças que a vida não dá para ser sempre do jeito que queremos. Que não iria funcionar. Que o que está do outro lado da porta, na verdade, serviu para ela descobrir tudo o que ela tinha de bom e não havia percebido. Mesmo que não seja perfeito.

E não é só isso. O autor me surpreendeu: o suspense que nos aguarda do outro lado dessa porta é muito maior! Vai exigir muita coragem da nossa pequena personagem. Convido a todos para explorar o mundo fantástico, mágico e assustador que Neil Gaiman preparou em Coraline!


Beijos.

Bel.




Troféu do Cantinho: Favorito do Ano





(Resenha da Bel)





💌 Contato:

Participem!!! Enviem indicações de livros que vocês querem ver nos nossos Projetos. E nos contem suas leituras preferidas. Para falar com o Cantinho, comente nas postagens, mande uma mensagem em nossas redes sociais ou envie um e-mail para:


euqueroumcantinhodaleitura@gmail.com


☕️ Você já segue o Cantinho?

Todo o conteúdo do blog é feito com muito carinho, dedicação e amor para vocês. Indiquem o Cantinho para os amigos e familiares que gostam de livros, compartilhem as postagens e não se esqueçam de seguir nossas redes sociais.

A participação de cada um de vocês é muito importante para manter os projetos e trazer mais histórias. Obrigada! 💜


7 comentários

  1. Ai, eu simplesmente amo Coraline, é definitivamente o meu Comfort Movie! Minhas amigas acham isso super estranho, mas eu amo filmes de terror e eu sempre amei a estética desse filme, é tudo pra mim, nossa!
    Adorei a sua resenha, esse livro é absolutamente perfeito sem defeitos hahahahahah

    ResponderExcluir
  2. Esse livro é lindo e inteligente, apesar de não ter uma versão minha, já li e o autor aborda bem os meandros da psiquê infantil, com personagens, como você mesma diz, excêntricos e bem construídos.

    ResponderExcluir
  3. Oi Cila!

    Menina que resenha linda!
    Já estou louca de vontade de ter este livro, pois eu conheço a história através do filme que tenho aqui em casa. Realmente é uma história incrível e cheia de mistério. Parabéns pela resenha.

    Bjos

    ResponderExcluir
  4. Eu amo essa história! E olha que só a conheço através do filme. Essa edição é um dos livros mais desejados por mim desse ano e espero tê-lo em breve para conferir a história original, pois sei que o livro vai me fazer amar ainda mais a Coraline e sua jornada que tanto me ensinou. Fico feliz que ele tenha te agradado tanto também. <3

    www.sonhandoatravesdepalavras.com.br

    ResponderExcluir
  5. Oiii Cila e Bel

    Eu sou muito fã de Coraline, foi meu primeiro livro do Neil e me apaixonei total pela escrita dele á partir dai. A adaptação tb é ótima. Eu to querendo comprar essa edição da Intrinseca, essa capa tá um arraso.

    Beijos, Ivy

    www.derepentenoultimolivro.com

    ResponderExcluir
  6. Oi, tudo bem?
    Acredita que nunca li nada do autor? Tenho curiosidade, mas um pouco de medo de não gostar. Sempre vejo muitos elogios para Coraline e acho a premissa dele instigante. Ele parece ter um tom bem lúdico mesmo, mas com um suspense que deve instigar o leitor. Acho bem interessante e ousado ele trazer essa mistura de terror e conto de fadas, então, fiquei curiosa para conferir.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  7. Quando comecei minha leitura eu logo pensei a mesma coisa Porquê não li esse livro antes? Coraline é incrível em diversos aspectos, adorei saber sobre suas impressões de leitura, eu favoritei ele esse ano, beijos!

    ResponderExcluir