Boa noite Leitores do Cantinho!!!
Essa é mais uma dica do nosso Especial do Dia das Crianças: Hora de Brincar. Porque Ler é a maior diversão!
Durante essas duas semanas teremos dicas de livros voltados para os pequenos leitores.
📌Ano passado o blog estava em pausa. Mas para poder divulgar a lista dos favoritos de 2019, excepcionalmente, as resenhas serão postadas agora. E para deixar tudo organizado, eu separei em dois arquivos direitinho.
Então para vocês não perderem nada, acompanhem as postagens Especial É Hora de Brincar - Edição 2019 e Especial É Hora de Brincar- Edição 2020, que serão constantemente atualizadas.
Livro: Rowley Apresenta: Uma Aventura Supimpa
Autor: Jeff Kinney
Editora: V&R
O Cantinho Indica: 5/5 Favorito!!!!
Sinopse:
Da mente criativa de Rowley Jefferson surge uma história fantástica. O jovem Roland e seu melhor amigo, Garg, o Bárbaro, deixam para trás e segurança de seu vilarejo e empreendem perigosa jornada. Devem resgatar a mãe de Roland, raptada pelo maligno Feiticeiro Branco. Nossos bravos heróis sobreviverão?
Segundo livro spin-off da Série Diário de um Banana: “Rowley apresenta: Uma Aventura Supimpa”, superou o primeiro. Eu já tinha gostado do anterior (confiram minha resenha aqui), mas com esse eu me diverti muito mais. Greg está simplesmente impagável. Vocês viram a chamada da Editora? Eu achei muito legal, prestem atenção: “Olha só o que a crítica especializada falou sobre o novo livro de Rowley Jefferson: "O melhor livro do ano" (Greg Heffley); "Brilhante!" (Greg Heffley);⠀"Viciante!" (Greg Heffley).” Gente, todas essas opiniões são do Greg, risos.. Se vocês estão estranhando que ele agora faz parte da crítica especializada, se preparem!
Eu vou explicar que confusão é essa. Novamente tudo começa com a capa. Há uma mudança muito grande em relação à capa do livro anterior. Um Greg indignado com o diário do Rowley, agora cede lugar para um Greg visionário. Nessa nova aventura, Rowley resolveu ser escritor. Seu livro vai se chamar: “Uma Aventura Supimpa”.
Então, quando vocês abrirem, não se espantem. No lugar de Rowley e seu melhor amigo Greg, teremos uma aventura épica de Roland e seu melhor amigo Garg, o bárbaro.
Mas foi só o primeiro capítulo. Rowley está ansioso para mostrar como ficou o início de sua história para o Greg. O que aconteceu? Não será necessário fazer muito esforço para tentar adivinhar. É claro que ele implicou com os mínimos detalhes e me fez rir muito com os seus comentários. Ele praticamente mandou Rowley reescrever tudo. E as suas justificativas foram o ponto alto desse enredo. Eu achei o máximo quando ele declarou que as princesas hoje em dia são duronas e sabem se virar, não precisam mais ser salvas.
E no fim dessa conversa, que mais parecia um feedback profissional (Greg se mostrou uma mistura de agente literário com empresário), é claro que Rowley foi enrolado mais uma vez. Lá estava Greg com uma proposta para tirar vantagem dele de novo! Eles iriam trabalhar juntos e é claro dividir os lucros. A partir de agora, todos os capítulos deveriam ser submetidos a sua crítica especializada, risos...
Ver os dois discutindo cada pormenor do enredo, como algo faz sentido ou não, esse embate dos dois sobre o rumo da história foi o trunfo do autor. Enquanto Rowley é muito inocente e politicamente correto, fazendo questão de incluir no texto os ensinamentos de seus pais, Greg é uma máquina de calcular. Ele só pensa em como monetizar com cada ideia e episódio desse livro.
Eu fiquei impressionada, pois ele parecia um adulto falando. E um adulto que entendia do assunto. O autor vai retratar, com muito bom humor, o mercado literário. É claro que com um tom de exagero. Mas enxergar esse universo sob uma lente de aumento nos dará ferramentas para fazer algumas críticas e refletir sobre alguns absurdos.
Acredito que as crianças não terão condições de pescar essas sutilezas. A interpretação delas será bem diferente, ou não. Não podemos cometer o erro de subestimá-las. O fato é que se você é um profissional do livro, ou um influenciador digital (blogueiros e youtubers) você irá reconhecer esse cenário.
E assim iremos ver como um livro é escrito, ou pelo menos, como o livro do Rowley foi escrito desde o início. Será que ele vai ser um sucesso de vendas como o Greg está esperando? Risos...
Amei! Esse novo livro do autor definitivamente foi demais!
Beijos.
Bel.💌 Contato:
Participem!!! Enviem indicações de livros que vocês querem ver nos nossos Projetos. E nos contem suas leituras preferidas. Para falar com o Cantinho, comente nas postagens, mande uma mensagem em nossas redes sociais ou envie um e-mail para:
☕️ Você já segue o Cantinho?
Todo o conteúdo do blog é feito com muito carinho, dedicação e amor para vocês. Indiquem o Cantinho para os amigos e familiares que gostam de livros, compartilhem as postagens e não se esqueçam de seguir nossas redes sociais.
A participação de cada um de vocês é muito importante para manter os projetos e trazer mais histórias. Obrigada! 💜
Ainnn que ataque de fofura, eu acho esse estilo de livro viciante mesmo, adoro, é leve, mesmo que seja para criança, não custa despertar acriança interior que habita em mim.
ResponderExcluirOi, tudo bem?
ResponderExcluirNossa, eu adoro as aobras desse autor, sempre me remete a tempos gostosos onde eu não precisava fazer nada e só ficava lendo o dia todo. Quando eu era mais nova, adorava essas shitórias. Adorando o conteúdo!!
Olá,
ResponderExcluirAh eu amo livros infantis!
Ainda não li nenhum da série do Diário de Banana, mas gosto muito do traço! Tenho que dizer que já dei risada com o subtítulo "uma aventura supimpa" hahahaha.
Oii Bel e Cila,
ResponderExcluirDesde a primeira resenha eu já deixei claro meu interesse na história, fiquei muito feliz em saber que o segundo livro também é bom. Adoro quando os autores falam um pouco mais do mercado editorial. nós não imaginamos nada do que realmente acontece, né?
Estou na esperança de conseguir comprar meus exemplares até o final do ano.
Beijinhos,
Ani
www.entrechocolatesemusicas.com.br