[Furei a Fila] Resenha - Amigo Imaginário- Stephen Chbosky

Boa noite Leitores do Cantinho!!!

Para incentivar a leitura e torna-la cada vez mais prazerosa e divertida, a coluna “Resenhas” ganhou novas categorias, ficando mais interativa!!! 

Hoje iremos inaugurar a categoria: “Furei a Fila”.  Aqui vocês irão encontrar os lançamentos mais aguardados do ano, ou alguns livros mais antigos, que eu (Cila), a Duda e a Bel estamos loucas para ler.


Estão preparados???


Esse mês a Bel furou a fila com o livro:



Livro: Amigo Imaginário
Autor: S
tephen Chbosky
Editora: Record
O Cantinho Indica: 4,5/5 





Amigo Imaginário!!!


Adicione no Skoob

Sinopse:

O novo livro do autor de As vantagens de ser invisível. Kate Reese está fugindo. Determinada a buscar uma vida melhor para ela e para o filho Christopher, ela abandona um relacionamento abusivo e escapa no meio da noite junto com seu garotinho. Eles acabam se sentindo atraídos pela agradável comunidade de Mill Grove, na Pensilvânia, uma cidadezinha distante de tudo e de todos, com apenas uma estrada de acesso. A princípio, Mill Grove parece o lugar perfeito para eles se estabelecerem. Porém, Christopher desaparece por seis longos dias sem deixar nenhum rastro. O desespero toma conta de Kate, e a polícia da cidade faz buscas incansáveis para descobrir o paradeiro do menino. Até que ele surge no meio da noite saindo de um bosque nos limites da cidade. Ileso, mas mudado. Christopher volta com uma voz na cabeça que apenas ele pode ouvir e com uma missão que apenas ele pode cumprir: construir uma casa na árvore no bosque da Mission Street antes do Natal; caso contrário, sua mãe e todos na cidade sofrerão as consequências. Vinte anos depois de As vantagens de ser invisível fazer com que leitores do mundo inteiro se sentissem infinitos, Stephen Chbosky volta com uma obra épica de horror, cujas escala e emoções que carrega redefinem o gênero. Leia com as luzes acesas.




Confiram a Resenha da Bel!!!!!!!


 RESENHA: AMIGO IMAGINÁRIO


Furei a fila com “Amigo Imaginário”. Valeu a pena? 

Antes de responder, é justo dizer que na sinopse há a informação para lermos com as luzes acesas. Então pensei que finalmente iria encontrar um livro que me faria gritar. Essa era a minha aposta para ficar com medo. Não aconteceu. Ainda não foi dessa vez.

Agora o que vocês querem saber: valeu a pena sim, pela grande virada de mesa que o autor deu! Eu pensei que estava lendo uma história, e ela se revelou outra bem diferente. Muito bom!

Tudo começa 50 anos antes..... Tem alguma coisa ou alguém perseguindo o personagem. Ainda estamos na primeira página e de alguma forma, a trama fica mais complexa. E..... corta! Não sabemos o que aconteceu e muito menos o que foi aquilo. O autor nos leva para 50 anos depois, no tempo presente. Christopher está fugindo com sua mãe para um lugar onde eles possam ficar seguros. O ex-namorado dela é violento e não irá deixá-los em paz. Eles encontram a cidade de Mill Grove, na Pensilvânia, e resolvem recomeçar ali. Não será fácil. Eles estão sem dinheiro. O único emprego que a mãe consegue é no lar de idosos. Christopher não será bem recebido na escola, será vítima de bullying. Ainda por cima, está sofrendo muito e se pressionando por sua dificuldade em aprender. Ele não consegue ler. Acredita que é burro, quando na verdade é disléxico.

Quando ainda estava tentando se adaptar eventos incompreensíveis o levarão para dentro do Bosque da cidade e ele irá desaparecer. Seis dias depois ele é encontrado. Mas ele não se lembra de nada. Apenas que um homem bonzinho salvou sua vida. Não sabe quem ele é e não consegue descrevê-lo. O delegado resolve investigar e não encontra nenhum vestígio de sua existência. Fica convencido de que se trata da imaginação do menino.

Christopher está diferente. Começou a ouvir uma voz lhe dizendo para construir uma casa na árvore. Mas existe um problema: precisa ser justamente no bosque onde ele se perdeu. Como ele conseguirá fazer isso? No decorrer da leitura, tudo começa a ficar mais complexo O delegado irá se deparar com algo horripilante e irá buscar respostas. Há algo muito ruim entre eles. Uma espécie de força maléfica, que tomou conta da cidade. E o que irá acontecer é simplesmente aterrorizante! Com um cenário sombrio e misterioso, o autor irá nos conduzir em uma experiência bizarra, surreal. Será algo sobrenatural ou nada disso é real? Será que esse amigo imaginário é de verdade, ou tudo está acontecendo na mente de Christopher, depois do que viveu naqueles seis dias? E o que exatamente ele viveu nesses seis dias?

Vou logo avisando: o livro tem muitas páginas. É uma história relativamente extensa, onde temos um número considerável de personagens e o autor a cada momento irá trabalhar com algum deles. Então, vai demorar até que o evento esperado finalmente se realize. Enquanto isso, temos alguns capítulos curtos que facilitaram a leitura, que se mostrou bem ágil. Você conseguirá avançar sem sentir. Pelo menos foi assim comigo. O enredo é muito envolvente e interessante. Minha atenção estava voltada para descobrir o sentido disso tudo e a relação com aquela parte inicial que eu não esqueci, risos. E foi muito bem construído. Por isso, não desistam, existe um plano aqui. Essa demora tem uma razão. No próprio texto o autor irá explicar, quando Christopher se der conta da verdade.

Falando nele, me comovi com seu drama e o de sua mãe. Confesso que fiquei com o coração apertado com o tamanho da dificuldade financeira deles, do que eles passaram para sobreviver. Do que ela precisava suportar para manter o emprego. De como ele virou alvo dos valentões na escola por ser pobre. Do passado deles com o pai, que não posso revelar. E de como mesmo assim, essa mãe se mostrou uma guerreira, uma verdadeira leoa. E de como ele se destacou pela imensa bondade de seu coração. São aqueles personagens que nós amamos e queremos proteger. Eles deixaram uma linda mensagem.

Sobre o final, foi eletrizante. É cheio de ação, perseguição, situações das quais não há saída, em que sacrifícios deverão ser feitos. Inclusive, foi muito visual. Esse livro daria uma ótima adaptação. E quando eu pensei que iria acabar o autor só estava esquentando. Foi essa a hora da virada. A perspectiva mudou completamente. Eu nem percebi. Ele me manteve focada em um ponto da trama e foi liberando surpresas pelo caminho. Mas não passou de distração. Vamos nos deparar com um assunto que eu não esperava encontrar aqui. É algo que permeia a vida de todos nós, e que foi explorado no campo da ficção de forma bem criativa.

Só que eu achei que faltou um maior desenvolvimento. Depois de tantas páginas, ficou um pouco corrido. Uma das ideias, que diz respeito a uma personagem essencial, ficou um pouco jogada. E dentro desse desfecho, há uma reviravolta que me emocionou. É bonito, nos faz pensar, entretanto, ao mesmo tempo, me pareceu fácil demais. Pois não vi argumento no texto para o personagem chegar àquela conclusão tão rápido.

Enfim, essa é uma ótima dica. Eu adorei o livro, mesmo com as ressalvas. Pena que ele foi lançado só agora, porque ele era perfeito para o Halloween. 


E vocês? Deixem nos comentários se alguma vez já furaram a fila também e nos conte com qual livro. E se vocês já se arrependeram.


(Resenha da Bel)






💌 Contato:

Participem!!! Enviem indicações de livros que vocês querem ver nos nossos Projetos. E nos contem suas leituras preferidas. Para falar com o Cantinho, comente nas postagens, mande uma mensagem em nossas redes sociais ou envie um e-mail para:

euqueroumcantinhodaleitura@gmail.com


☕️ Você já segue o Cantinho?

Todo o conteúdo do blog é feito com muito carinho, dedicação e amor para vocês. Indiquem o Cantinho para os amigos e familiares que gostam de livros, compartilhem as postagens e não se esqueçam de seguir nossas redes sociais.

A participação de cada um de vocês é muito importante para manter os projetos e trazer mais histórias. Obrigada! 💜




6 comentários

  1. Olá!
    Gostei da indicação e do nome "Furei a Fila". rs Isso acontece com frequência comigo! rsrs
    Quanto ao livro, embora ele não tenha feito a Bel gritar, pelo menos ela ficou satisfeita com a leitura. No meu caso, eu leria de luz acesa e talvez gritasse mesmo assim. rs
    Bjos
    Lucy - Por essas páginas

    ResponderExcluir
  2. Oiii!

    Não conhecia a obra e fiquei um pouco chateada que houve pouco desenvolvimento... As vezes são tantos elementos adicionados que o autor esquece de elaborar o básico. Gostei da sua resenha e da proposta do livro tbm, não sei se leria no momento, mas não descarto a possibilidade!


    Beijinhos,
    Ani
    www.entrechocolatesemusicas.com.br

    ResponderExcluir
  3. Amei a nova coluna! Eu vivo furando a fila.kkkkkkk... Faço isso todos os meses, na verdade.rsrs

    Eu fiquei muito curiosa em relação ao livro! Embora ainda não esteja acostumada a ler terror (estou tentando apostar mais em livros do gênero, mas bem aos poucos porque sou medrosa), estou com vontade de ler essa história! O titulo me lembra aquele filme antigo que se chamava O Amigo Oculto. Fico me perguntando qual é o grande segredo, a grande reviravolta que o livro dá. Quero muito ler!

    ResponderExcluir
  4. Oi!
    Gostei dessa categoria "furei a fila" muito original.
    Não conhecia esse livro mas fiquei curiosa sobre a trama e como ela desenrola, pena que foi pouco desenvolvido em alguns aspectos, mas pelo que entendi foi uma ótima trama, que te prendeu mesmo que tenha muitas páginas. Obrigado pela dica, parabéns pela resenha, bjs!

    ResponderExcluir
  5. Oie, tudo bem? Só em ler o título já senti um frio na espinha imagina então ficar uma semana presa num bosque... que medo! Com certeza o autor voltou bem diferente do seu livro anterior. Acredito que em 20 anos ele amadureceu e evoluiu muito sua escrita. Quando li casa na árvore cheguei a pensar que era um livro natalino, um tema mais leve. Mas pelas suas palavras já vi que não. Uma pena ele não ter desenvolvido tanto. Mas fiquei curiosa. Um abraço, Érika =^.^=

    ResponderExcluir
  6. Oi, tudo bem?
    Confesso que estou com esse livro aqui e não li ainda porque sou muito medrosa. Então, mesmo você não tendo sentido medo, eu tenho certeza que vou ficar impressionada kkk. Porém, eu amei a premissa e estou super curiosa para ler. Uma pena que algumas coisas tenham te incomodado, mas mesmo assim deu para ver que é uma leitura que vale a pena.
    Beijos!

    ResponderExcluir