Resenha: Ghost Story - Peter Straub

Boa noite Leitores do Cantinho!!!

Acabou!!!!😢😢😢


Essa é a última dica do nosso Especial de Halloween: Medo do Escuro!

O terror não vive só de Stephen King.  Por isso trouxemos hoje Peter Straub, um dos autores de horror mais prolíficos e aclamados de todos os tempos, com inúmeros romances, contos, poemas e novelas publicadas.

Ele recebeu diversos prêmios, entre eles o Bram Stoker Award, o World Fantasy Award e o International Horror Guild Award. Em 2006, foi agraciado com o Life Achievement Award pela Horror Writer’s Association. Para saber mais acesse O Blog da Darkside.



Espero que vocês tenham gostado da nossa seleção de histórias. Ano que vem tem muito mais!!!!


Aviso:

📌Ano passado o blog estava em pausa. Mas para poder divulgar a lista dos favoritos de 2019, excepcionalmente, as resenhas serão postadas agora. E para deixar tudo organizado, eu separei em dois arquivos direitinho.

Então para vocês não perderem nada, acompanhem as postagens do Especial de Halloween: Medo do Escuro- Edição 2019 e Especial de Halloween: Medo do Escuro- Edição de 2020, que serão constantemente atualizadas.



Livro: Ghost Story
Autor: Peter Straub
Editora: Darkside
O Cantinho Indica: 3,5/5 



Ghost Story!!!




Sinopse:

Na pacata cidadezinha de Milburn, nos Estados Unidos, a Sociedade Chowder ― formada por um grupo de quatro velhos amigos ― se reúne todo mês para contar histórias em encontros regados a bebidas e charutos. Algumas são verdadeiras, outras inventadas... mas todas elas têm algo em comum: são terrivelmente assustadoras. Um passatempo simples para conferir um pouco de diversão a suas vidas monótonas. Mas uma história chega para mostrar suas garras no presente e assombrá-los. Algo que eles fizeram muito tempo atrás. Um erro grotesco. Um acidente terrível. Agora, pesadelos fazem com que eles inevitavelmente sejam atraídos pelo sobrenatural. E não demora muito para que eles percebam que ninguém pode enterrar o passado para sempre… Há quase sete anos, os fãs do terror encontraram na DarkSide® um lar. Ou, bem, uma mansão assombrada. Desde então, a Caveira republicou clássicos, revelou novos talentos e fez muita gente se revirar na cama com pesadelos. Os nomes mais assustadores da literatura entraram para a família: Clive Barker, William Hjortsberg, Stephen King, William Peter Blatty… E, agora, Peter Straub. É com o coração assombrado por fantasmas que a DarkSide® apresenta o clássico Ghost Story, uma das histórias sobrenaturais mais surpreendentes já escritas ― e uma das mais aguardadas pelos leitores que caminham de mãos dadas com a Caveira desde o início. Em Ghost Story, Straub mostra seu talento ao apresentar cada membro da Sociedade Chowder para o leitor, ao mesmo tempo em que estabelece a atmosfera da cidadezinha fictícia e os acontecimentos sobrenaturais. Uma leitura compassada, que se esgueira para os cantos mais sombrios da mente, para nunca mais sair. Straub mexe profundamente com a cabeça do leitor em um terror psicológico que aborda arrependimentos, vinganças, amizades que se desmancham e histórias mal-resolvidas ― mas também faz o sangue congelar ao colocar olhos amarelos à espreita e crianças estranhas olhando pela janela. Fantasmas são manifestações reais ou meros ecos do passado? Só lendo para descobrir. Peter Straub se tornou um dos autores de horror mais prolíficos e aclamados de todos os tempos, com inúmeros romances, contos, poemas e novelas publicadas. Entre os leitores notáveis de seu trabalho encontra-se Stephen King, também amigo pessoal e parceiro criativo em obras como O Talismã e A Casa Negra. Ghost Story chega para os leitores no timing perfeito para virar a leitura favorita de Halloween. O padrão de qualidade é o que você já conhece: uma edição de colecionador, feita de fã para fã, para assombração nenhuma colocar defeito. Preparado para encarar os fantasmas desta história?





Confiram a Resenha da Bel!!!!!!!


 RESENHA: GHOST STORY





Em Ghost Story Peter Straub apostou em um enredo que foca mais no terror psicológico. Mas a forma como desenvolveu seu texto, talvez não agrade a todo e qualquer público. Pois iremos encontrar alguns trechos com descrições excessivas, que podem tornar a experiência da leitura um pouco mais lenta.

Além disso, iremos perceber que sua narrativa não é linear. O autor transita no passado e no presente de personagens diferentes ao seu bel prazer, para conseguir manter o suspense por mais tempo. Confesso que essa estratégia acabou me prendendo, pois me deixou muito curiosa para descobrir o que estava acontecendo.

Só para vocês terem uma ideia, um exemplo seria o próprio prólogo. O livro começa com uma pergunta que me deixou muito empolgada: “Qual foi a pior coisa que você já fez? Não vou contar isso, mas vou contar a pior coisa que já aconteceu comigo… a coisa mais apavorante…”. E quando ele acabou de contar eu fiquei sem saber o que era real naquelas cenas. Mas não há tempo para analisar, pois a leitura é cortada para outra trama, em outro tempo e espaço, com outros personagens, que a princípio não possuem relação, mas por um detalhe saberemos que há uma conexão. E mais a frente ela será revelada. Agora eu passei grande parte da história querendo desvendar esse prólogo.

Não vou falar nada sobre ele. Vou direto para a cidade de Milburn. Há um grupo de homens denominado de Sociedade Chowder. São apenas 5 amigos que se reúnem para conversar, se divertir, passar o tempo. Ricky, Sears James, John Jaffrey e Lewis Benedikt. O quinto deles, Edward Wanderley, morreu. E as circunstâncias de sua morte são muito misteriosas....

A grande questão é que não saberemos nada sobre o dia em que ele morreu e muito menos a forma. Apenas que a poucos dias de completar um ano desde que ele faleceu, esses quatro amigos se reúnem. E eles estão mudados. Um deles terá uma reação chocante e confessará que está com medo. Foi o suficiente para descobrirmos que todos os quatro estão em frangalhos. Perturbados. Desde o episódio da morte de Edward, eles vivenciam um verdadeiro terror psicológico. Não conseguem mais dormir por conta dos pesadelos. E todos ao mesmo tempo. Veremos os personagens tremendo, com as emoções descontroladas. Eles então decidem que precisam chamar o sobrinho de Edward para ajudá-los a solucionar sua morte, pois acreditam que essa é a única forma de se libertarem do que os assombra. Mas Ricky pressente que com a chegada desse sobrinho algo irá acontecer.

E exatamente no dia em que se completa um ano da morte de Edward, algo inexplicável será desencadeado. Será o início do fim deles?

Ainda não foi dessa vez que eu fiquei com medo. O autor criou todo um cenário, um ambiente com clima sobrenatural. Mas não teve jeito. Eu estava concentrada no mistério da morte de Edward e com aquele prólogo na cabeça, tentando encaixar todas as peças. E ainda há mais para movimentar todas as tramas. E quando tudo for esclarecido, teremos as cenas de ação, pois os personagens irão lutar para vencer esse mau.

Não foi nada muito aterrorizante, na verdade. Depois de todo o suspense, achei bem simples. Existe um motivo para todos os acontecimentos e uma explicação deles terem sido escolhidos. O enredo trabalha mais com a reação dos personagens, como eles foram afetados e vivenciaram esse horror. É mais no campo da ideia. Como essa “assombração” irá atuar na psique deles e o que os obrigará a fazer.

Essa foi uma boa leitura para distrair no Halloween. Tem suas ressalvas, mas eu gostei. Se você não se importar com um texto que puxa um pouco mais na descrição e trás uma narrativa em alguns momentos mais morosa, pode gostar também.


(Resenha da Bel)






💌 Contato:

Participem!!! Enviem indicações de livros que vocês querem ver nos nossos Projetos. E nos contem suas leituras preferidas. Para falar com o Cantinho, comente nas postagens, mande uma mensagem em nossas redes sociais ou envie um e-mail para:


euqueroumcantinhodaleitura@gmail.com


☕️ Você já segue o Cantinho?

Todo o conteúdo do blog é feito com muito carinho, dedicação e amor para vocês. Indiquem o Cantinho para os amigos e familiares que gostam de livros, compartilhem as postagens e não se esqueçam de seguir nossas redes sociais.

A participação de cada um de vocês é muito importante para manter os projetos e trazer mais histórias. Obrigada! 💜





2 comentários

  1. Descrições em excesso em livros de terror me deixam meio fora da história, eu acho que dou uma viajada nas ideias e acabo perdendo a sensação de terror. Livros de terror psicológico geralmente são tudo ou nada comigo, ou gosto de mais ou é qualquer coisa, por ler muita coisa de terror acabo tendo estes problemas. Não conhecia essa história e achei interessante o tema.

    ResponderExcluir
  2. Olá, tudo bem?
    Eu já tinha visto a capa desse livro por aí, mas não sabia sobre o que se trata e nunca ouvi falar do autor. Apesar de ter achado a edição linda, não é meu estilo de leitura e por isso não me interessei. Mesmo você não tendo sentido medo ou achado aterrorizante, eu sou muito medrosa e acho que não funcionaria para mim. Mas que bom que, apesar de você ter tido algumas ressalvas, você gostou do leitura.
    Beijos!

    ResponderExcluir