Resenha: Salem- Stephen King

Boa noite Leitores do Cantinho!!!!

OMG!!!!!!

A noite caiu!!!!!!

Essa é a hora que eles saem.

Precisamos de um crucifixo e de muita água benta. 

Peguem todo o alho que encontrarem. E é claro, uma estaca de madeira. 

Sim, eu estou falando de Vampiros!!!!!!!!

No mês do Halloween, é claro que eles iriam invadir o nosso Especial Medo do Escuro!!!! 

A Duda descobriu que o Mestre do Terror, Stephen King, escreveu um livro chamado Salem, baseado no clássico Drácula de Bram Stoker. 

Vocês não vão acreditar, mas essa é a segunda obra da carreira do King, escrita em 1975.

Estão com medo???? Risos.....

Confiram a resenha da Duda e continuem acompanhando o especial nessas duas semanas tenebrosas, com histórias horripilantes de arrepiar o cabelo e tremer as pernas!!!



Avisos:

📌Ano passado o blog estava em pausa. Mas para poder divulgar a lista dos favoritos de 2019, excepcionalmente, as resenhas serão postadas agora. E para deixar tudo organizado, eu separei em dois arquivos direitinho.

Então para vocês não perderem nada, acompanhem as postagens do Especial de Halloween: Medo do Escuro- Edição 2019 e Especial de Halloween: Medo do Escuro- Edição de 2020, que serão constantemente atualizadas.



Livro: Salem
Autor:  Sthepen King 
Editora: Suma
O Cantinho Indica: 3,5/5 




Salem!!!



Adicione no Skoob

Sinopse:


Publicado originalmente em 1975, Salem é inspirado em o Drácula de Bram Stoker. Segundo livro da carreira de King, a obra deu origem ao filme Os Vampiros de Salem, dirigido por Tobe Hopper, de O Massacre da Serra Elétrica. Ambientado na cidadezinha de Jerusalem`s Lot, na Nova Inglaterra, conta a história de três forasteiros. Ben Mears, um escritor que viveu alguns anos na cidade quando criança e está disposto a acertar contas com o próprio passado, Mark Petrie, um menino obcecado por monstros e filmes de terror e o Senhor Barlow, uma figura misteriosa que decide abrir uma loja na cidade. Após a chegada desses forasteiros, fatos inexplicáveis começam perturbar a rotina provinciana de Jerusalem`s Lot: uma criança é encontrada morta, habitantes começam a desaparecer sem deixar vestígios ou sucumbem a uma estranha doença. A morte passa a envolver a pequena cidade com seu toque maléfico e Ben e Mark são obrigados a escolher o único caminho que resta aos sobreviventes da praga: fugir. Mas isso não será tão simples: os destinos de Ben, Mark, Barlow e Jerusalem`s Lot estão agora para sempre interligados.


Confiram a Resenha da Duda!!!!!!!


 RESENHA: SALEM


Todo ano eu prometo que vou ler algo do King no Halloween e finalmente consegui! Estava pesquisando seus títulos quando me deparei com “Salem”. Eu me lembrei das “Bruxas de Salém” e cismei que o livro de alguma forma seria sobre elas também, risos. Não li a sinopse, não procurei nenhuma resenha. Resultado: eu não sabia que o livro era sobre vampiros! Inclusive já teve uma adaptação para o cinema com esse nome, e todo mundo sabia, menos eu, risos. Sorte a minha, a minha experiência com a leitura foi muito melhor. 

Um homem e um menino cruzando o país. Tudo o que sabemos é que não são pai e filho. Há algo muito errado com eles. Em seus semblantes carregam a escuridão. Nunca ficam por muito tempo nas cidades em que param. Estão sempre em movimento, como se estivessem em fuga! Conseguiram cruzar a fronteira, deixando os Estados Unidos para trás. Mas a vida simples e calma não foi suficiente para aliviar suas almas. Toda semana, o homem percorria um longo caminho para conseguir um exemplar do Jornal de Portland. Era como se estivesse esperando por algo. 

Até que um dia, estava lá. ‘Salem’s Lot. Cidade-Fantasma no Maine. O repórter explicou que esse fenômeno era comum. Muitas cidades pequenas deixavam de existir. Mas que havia algum mistério inexplicável por trás de ‘Salem’s Lot. E que os ex-moradores encontrados se recusaram a falar sobre o assunto. E os outros estão simplesmente desaparecidos! A cidade agora ganhou fama de mal-assombrada. O menino inquieto procura proteção e compreensão no olhar do homem: ele estava com muito medo!

De forma muito engenhosa, depois de aguçar nossa curiosidade, o autor interrompe a narrativa justamente nesse momento para dizer como tudo isso começou. 

Muitos dirão que foi com o retorno do homem a sua cidade natal: ‘Salem’s Lot. Seu nome era Ben Mears. Até o delegado estava convencido disso. Mas ele não estaria fazendo o seu trabalho se também não investigasse os forasteiros. Sr. Straker e seu suspeito sócio Kurt Barlow. Eles abriram uma loja de antiguidades raras e muito cara. O que não se encaixava com a realidade de uma cidade pequena. Ninguém sabia nada sobre eles e Kurt Barlow, ainda não tinha sido visto. O mais curioso, é que eles estavam vivendo na Casa Marsten. Ela esteve abandonada por anos devido à tragédia com seus antigos donos. 

Ben era um escritor com certa fama, e estava preparando seu próximo livro. Trouxe na bagagem um drama pessoal que ainda o afetava muito, e lhe tirava o sono. Mas logo conhece Susan e se envolve com ela. Esse relacionamento não foi aceito e logo todos na cidade começaram a falar. Enquanto isso, temos o primeiro episódio: um gato foi encontrado morto. O que fizeram com ele foi cruel. Depois, foi a vez de uma criança: Ralphie Glick desapareceu! As pessoas começam a ficar doentes. As mortes se acumulam. O mal se assola sobre a cidade!!!!

Meu primeiro contado com o Mestre do Terror e o que posso dizer é que não gritei. Não é uma leitura assustadora. Li o livro à noite propositalmente. Então, essa é a dica perfeita para os medrosos de plantão, risos. Sob a temida narrativa descritiva, tão característica do autor, podem ficar despreocupados. Ela está presente aqui, mas de forma diferente. Em nenhum instante se tornou maçante. Não houve nenhum excesso. Pelo contrário, fiquei surpresa com tamanho talento. A descrição da cidade, e principalmente do caráter dos personagens, fez com que ‘Salem’s Lot se tornasse viva diante de nossos olhos. Sem dúvida alguma, ela foi a personagem principal dessa trama.

O texto é muito envolvente e o mistério se sustenta por grande parte da obra. Agora o que eu não esperava: King nos entregou mais um livro de suspense psicológico do que de terror. Ele analisou o conceito de medo na perspectiva de uma criança. Elas vivenciam o real terror que só a escuridão pode trazer. Diferente do que os adultos temem durante o dia-a-dia. Ainda trouxe uma visão impactante sobre o Mal. Minha parte preferida. E é claro que ele o fez na figura do Padre Donald Callahan. Ele constantemente bebia. Sua fé estava abalada. O confessionário se tornou seu maior pesadelo. Era ali, que a natureza de cada habitante de ‘Salem’s Lot era revelada. O verdadeiro terror desse livro está nessas pessoas. O autor explorou a fraqueza de cada uma delas. E também a repercussão que esse mesmo Mal pode ter em uma casa: A Casa Marsten! 

Mas não esperem muito da cena do embate com o Vampiro. Um momento naturalmente aguardado, que teve um desenvolvimento fraco. Foi fácil demais. Para mim, essa foi a única parte que poderia ter sido melhor aproveitada. 

Uma boa leitura para quem quer iniciar o universo do King e prefere algo mais leve para o mês do Halloween! Falando nisso, conversei com alguns colegas que são fãs do autor. Eles me deram um aviso: King costuma citar personagens e dar spoilers de um livro, em outro. Por isso, é aconselhável ler suas obras pela ordem cronológica. Salem é o segundo livro dele. O primeiro foi Carrie, mas esse eu não tenho interesse em ler, pois já vi o filme. 

Recomendo a leitura!



(Resenha da Duda)







💌 Contato:

Participem!!! Enviem indicações de livros que vocês querem ver nos nossos Projetos. E nos contem suas leituras preferidas. Para falar com o Cantinho, comente nas postagens, mande uma mensagem em nossas redes sociais ou envie um e-mail para:

euqueroumcantinhodaleitura@gmail.com


☕️ Você já segue o Cantinho?

Todo o conteúdo do blog é feito com muito carinho, dedicação e amor para vocês. Indiquem o Cantinho para os amigos e familiares que gostam de livros, compartilhem as postagens e não se esqueçam de seguir nossas redes sociais.

A participação de cada um de vocês é muito importante para manter os projetos e trazer mais histórias. Obrigada! 💜



2 comentários

  1. Oi Cila!

    Menina eu preciso ler este livro logo. Eu comprei ele na estante virtual, mas ele está com o nome de A Hora do Vampiro. Sua resenha deixou minha curiosidade ainda mais aguçada. Já estou com ele na meta de leitura. Assim que eu acabar a maratona e as leituras coletivas que estou participando, entro de cabeça nessa leitura. Parabéns pela resenha.

    Bjos

    ResponderExcluir
  2. Olá,
    Acho que só li um livro de suspense psicológico do King, e realmente é bem raro ele ir por este caminho. Nunca me interessei tanto por Salem, apesar de conhecer a história, mas gostei de saber que o livro tem mais do que eu imaginava.

    ResponderExcluir