[Vencedor do Goodreads] Resenha do Livro Gótico Mexicano- Silvia Moreno Garcia

 

Boa noite Leitores do Cantinho!!!!

O Vencedor do Goodreads é uma coluna fixa do Cantinho para vocês conhecerem alguns livros vencedores do Prêmio Goodreads Choise Awards. Como o resultado é liberado apenas em dezembro, as resenhas serão postadas sempre no ano seguinte. 

Como estamos no Especial de Halloween: Medo do Escuro Edição 2021, hoje vamos indicar o vencedor de 2020, na Categoria de Horror: o livro "Gótico Mexicano" de Silvia Moreno Garcia!!!

Para quem não sabe, esse livro foi badaladíssimo desde o seu lançamento. 

Finalista do Bram Stoker Awards 2020, eleito o melhor livro de horror no Goodreads Choice Awards 2020, escolhido como um dos favoritos do ano de publicações como New Yorker, Washington Post, Book Riot, Library Journal, Electric Lit, Vanity Fair, Marie Claire, além de best-seller do New York Times!!!!

E tem mais! Vai virar série de tv pela Hulu, com produção executiva da própria autora.

Atenção: Gatilho!!!

A Bel pediu para avisar que o livro trabalha com os temas de estupro e incesto. E até canibalismo. 


Livro: Gótico Mexicano
Autora: Silvia Moreno Garcia
Editora: Darkside
O Cantinho Indica:  não funcionou para a Bel

 


Gótico Mexicano!!!




Sinopse:


Noemí Taboada é uma jovem independente e chique que mora na fervilhante Cidade do México. Entre as manhãs de estudo na faculdade e as noites glamourosas de festas e bailes, ela gosta de passear em seu carro conversível, ouvir música e sonhar com um futuro onde as mulheres possam fazer suas próprias escolhas — e viver grandes aventuras. A rotina de Noemí muda drasticamente quando seu pai recebe uma carta de sua prima Catalina, recém-casada com um inglês. A carta é, na verdade, um pedido desesperado de socorro, pois Catalina acredita que corre perigo em High Place, a mansão isolada onde vive confinada com o marido e a família dele. Convocada a investigar o mistério na cidadezinha de El Triunfo, Noemí parte com seu batom vermelho, seus melhores looks e uma dose extra de coragem. Mas nem mesmo nossa intrépida heroína estava preparada para os horrores que a esperavam em uma mansão assombrada por um mal abominável.



Confiram a Resenha!!!!!!!



RESENHA: GÓTICO MEXICANO


“Um mal inominável. Uma mansão imersa nas trevas. E uma mulher capaz de enfrentar seus mais profundos pesadelos.” Esse livro é ou não é perfeito para o Halloween? Pois é, fiquei louca quando descobri que a Darkside iria publicar o livro por aqui, depois de tantos elogios que ele recebeu lá fora, desde o seu lançamento. 

Então vocês podem imaginar a minha felicidade quando ganhei “Gótico Mexicano” de presente. 

Mas infelizmente ele não funcionou para mim e acho importante explicar o motivo para vocês. Eu não sabia que iria encontrar nesse enredo um tema tão difícil como estupro. Eu não estava preparada e não consegui me sentir confortável durante a leitura. Acredito que teria sido diferente em outro contexto. Com uma perspectiva de denunciar esse crime, de levar a mensagem de força, apoio e esperança para as vítimas. 

Entretanto esse é um livro de horror e não foi assim que o assunto foi tratado. Talvez, exatamente por estarmos em um ambiente de horror, seja mais fácil para vocês alcançarem a distância necessária para não serem afetados. 

Acontece que eu fui afetada. E preciso alertar que a personagem se vê vulnerável e completamente sem defesa por quase toda a obra. Então, não foi apenas uma cena e pronto, acabou. Teremos que lidar com essa questão por um bom tempo. Para piorar, o mistério que explica o mal que assombra essa história, foi usado para tirar completamente o controle da personagem sobre seus pensamentos e vontades, distorcendo esse crime, fazendo com que ela acreditasse que na verdade era seu próprio desejo. Isso me fez muito mal. 

Além disso, eu gosto muito de tramas sobre casas mal assombradas. Por isso estava muito empolgada, ainda mais com um cenário cheio de elementos góticos. Era de se esperar, pelo menos eu fiquei com essa expectativa, de que a casa seria construída de tal forma pela autora, que seríamos capazes de senti-la como se ela se fosse um dos personagens do enredo. 

O que não aconteceu para mim. As descrições, e a forma como o livro foi desenvolvido, não foram suficientes. Eu não me envolvi a esse ponto. Não tive a sensação de que existia algo vivo naquela casa. Não senti a presença do mal que há nela na história. 

Ainda há mais um detalhe: Catalina! O plot desse livro é descobrir o que está acontecendo com ela e salvá-la das garras do marido, que a princípio ninguém sabe quem é e o que ele pode estar fazendo com ela. 

Para surpresa de todos, ela envia uma carta para o tio Leocadio Taboada, na cidade do México, pedindo socorro! Há muito que ninguém da família sabia sobre ela. Ela se casou às pressas, de uma forma muito suspeita, com um homem que ninguém conhece: Virgil Doyle. Ele a levou para a mansão falida de seus ancestrais. Um lugar na pequena cidade de El Triunfo. Sem telefone, sem eletricidade. E agora, Catalina acredita que ele está tentando matá-la! E que a casa é má. E que ela está perdendo a sanidade. O marido alega que ela está doente, perturbada. Nessa época, e para essa cultura, as mulheres não tinham direito sobre si mesmas. O marido era o único que tinha direito sobre ela. Por isso Leocádio nada poderia fazer a não ser descobrir a verdade. Por isso manda sua filha Noemí visitá-la. O que ele não sabia, era que estava colocando sua filha em perigo também!

A autora me decepcionou nessa parte ao colocar Catalina em segundo plano. Ela ficou completamente apagada. Em alguns momentos, tive a impressão, inclusive, que ela foi esquecida. Era como se o único motivo para o seu papel existir fosse ser a justificativa para colocar Noemí naquela casa. 

Achei também que o casal que foi formado na história não convenceu. E que ao desvendar aos poucos o que se passa naquele cenário, a autora o faz sem muita emoção. Em nenhum momento fiquei com medo, ou nervosa, e também não senti nenhuma adrenalina quando ela finalmente decide colocar um pouco de ação no final. 

Ainda iremos encontrar no livro, tópicos como supremacia racial, xenofobia e relacionamentos abusivos. E através de Noemí, o texto levantará uma crítica sobre o papel da mulher naquela época. Sobre o desfecho, teremos a revelação do que é real ou não na casa de High Place, e de todo o mistério envolvendo a família Doyle!

Uma pena mesmo que não tenha funcionado para mim. Mas como foi muito premiado, quem sabe, se vocês não irão gostar? 


(Resenha da Bel)







Confiram: 











💌 Contato:

Participem!!! Enviem indicações de livros que vocês querem ver nos nossos Projetos. E nos contem suas leituras preferidas. Para falar com o Cantinho, comente nas postagens, mande uma mensagem em nossas redes sociais ou envie um e-mail para:

euqueroumcantinhodaleitura@gmail.com


☕️ Você já segue o Cantinho?

Todo o conteúdo do blog é feito com muito carinho, dedicação e amor para vocês. Indiquem o Cantinho para os amigos e familiares que gostam de livros, compartilhem as postagens e não se esqueçam de seguir nossas redes sociais.

A participação de cada um de vocês é muito importante para manter os projetos e trazer mais histórias. Obrigada! 💜


Blog / Facebook / Twitter / Instagram / Facebook do Duelo Literário do Cantinho para Leitura





10 comentários

  1. Oi Bel.
    Uma pena quando isso acontece, mas gostei muito de saber um pouco da história do livro através da sua resenha e da honestidade que coloca nela.
    Eu com certeza não irei ler, pois não curto terror.
    Bjus

    ResponderExcluir
  2. É um livro possui temas muito forte, pena que o livro não teve aquela sensação de dá medo, como o livro foi premiado fiquei até curiosa, bjs.

    ResponderExcluir
  3. Eita, é tão ruim quando esperamos tanto de uma história e nada acontece como pretendemos né? Não conhecia essa obra ainda, acho que não conseguiria ler essa obra pelo que as mulheres passam, quando li estupro e incesto, fiquei mais incomodada ainda. Não daria certo pra mim essa leitura. Parabéns pela resenha sincera.

    ResponderExcluir
  4. Olá Cila,
    Gostei da sinceridade da Bel ao escrever a resenha. Muitas vezes pensamos que o livro é bom pelo fato de ter sido premiado, mas, infelizmente não nos agrada. São temas fortes!! Não fiquei animada para fazer essa leitura. Porém, se vai virar série de TV e eu tiver oportunidade, assistirei.

    Bjs!

    ResponderExcluir
  5. Oi
    Eu adorei a capa :) a história é bem interessante, ainda não conhecia o trabalho da autora

    ResponderExcluir
  6. Lembro de ter visto este livro no site da Darkside e ter ficado interessada, mas acabei tirando do carrinho dando preferência para outro título. Gostei dos pontos que foram levantados na resenha, me deixaram mais em dúvida se devo ler ou não.

    ResponderExcluir
  7. Oie, tudo bem? Assim como você também vi muitos elogios sobre esse livro, inclusive pensei que era de outra editora. Agora que descobri ser da Darkside. O trabalho gráfico ficou incrível. Uma pena que após tantos comentários a leitura não tenha dado certo pra você. Creio que há vários fatores que influenciam a forma como recebemos uma história. Fiquei bem curiosa quanto a mansão mal assombrada, me fez lembrar de Gasparzinho. Um abraço, Érika =^.^=

    ResponderExcluir
  8. Pelo que entendi o livro é bom mas não excelente, as vezes acontece temos uma expectativa e ela não se consolida .... Achei interessante a narrativa do livro!

    ResponderExcluir
  9. Sei que o livro em si, foi eleito o melhor livro de terror até 2020, quem gosta de leitura de terror pode não ter tido uma boa expectativa com o livro.

    ResponderExcluir
  10. As vezes criamos uma expectativa bem grande em relação a uma leitura pelo titulo ou sinopse e algumas vezes acabamos não tendo aquela emoção. Que deseja

    ResponderExcluir