[Especial Um Autor]: Blandina Franco e José Carlos Lollo

 

Boa Tarde Leitores do Cantinho!!!


Especial Um Autor é uma coluna fixa do Cantinho, que irá prestigiar aqueles autores que nos conquistaram durante o ano, que nos impactaram de alguma forma e por isso fomos atrás de todos os seus livros publicados no Brasil.


Como estamos no Especial Férias, escolhemos para as crianças uma dupla de sucesso: a autora Blandina Franco que trabalha em parceria com o marido, o ilustrador paulista José Carlos Lollo!!!

O casal já publicou mais de 40 livros e recebeu diversos prêmios literários, entre eles o Jabuti e uma Menção Honrosa do Prêmio Bologna Ragazzi Digital Award, concedido pela Feira de Bolonha, pelo livro digital Quem soltou o pum?. A obra deu origem a uma série temática publicada pela Companhia das Letrinhas, que se tornou um fenômeno editorial!!! Seus livros foram também publicados no exterior, caso, por exemplo, de "A Raiva" (Pequena Zahar), editado na China, Turquia e em Portugal. (Fonte: Site da Agência Riffi)


Agora vamos fazer muito barulho para Blandina Franco e José Carlos Lollo!!!!!

 

Com Vocês:

Blandina Franco e José Carlos Lollo!!!




Facebook Blandina Franco/ Facebook José Carlos Lollo

/ Instagram Blandina Franco /


📌 Biografia:

Blandina Franco, autora de livros infantis, nasceu em Barretos, interior do estado de São Paulo, e se mudou com a família para a capital quanto tinha um ano de idade. Filha do dramaturgo Jorge Andrade, cresceu entre livros, mas só descobriu a vocação para a escrita quando se aproximava dos 40 anos. Seu primeiro livro foi publicado em 2009.

José Carlos Lollo, ilustrador, atua paralelamente como publicitário, com um currículo que inclui passagens por algumas das maiores agências de publicidade do país. 

Juntos, formaram uma dupla de imenso sucesso. Blandina e Lollo, como se tornaram conhecidos, consolidaram uma obra criativa e afinada, que se destaca pelo humor e a sensibilidade e a originalidade.


📌 Prêmios:

  • Prêmio SELO CÁTEDRA 10 (2018)- "O Espaço"
  • Prêmio 30 Melhores Livros Infantis do Ano (2017) pela Revista Crescer - "Ernesto"
  • Prêmio 30 Melhores Livros Infantis do Ano (2015) pela Revista Crescer - "A Raiva"
  • Prêmio 30 Melhores Livros Infantis do Ano (2014) pela Revista Renascer - "A Caraminhola da Minhoca"
  • Prêmio Jabuti (2015) – Categoria Infantil- "A Raiva"
  • Prêmio Jabuti (2014) – Categoria Didático e Paradidático - "Coleção Crônicas da Norma"


📌 Seus Livros:

Segundo matéria para o Blog da Letrinhas, o casal contou que se inspira em ideias do dia a dia – ou das noites – nas criações. E que questioná-los sobre o que vem primeiro, a palavra ou a imagem, é igual a perguntar sobre a história da origem do ovo e da galinha. “Não temos uma ordem certa. Algumas vezes, quando a ideia é do Lollo, ele me apresenta algo desenhado; outras vezes apenas falamos dela e depois trabalhamos. Eu sempre mando a ideia por escrito porque é como minha cabeça funciona”, descreveu a autora.

A parceria deles está tão consolidada que, ao final, ninguém mais sabe quem inventou o quê. “Um palpita tanto no trabalho do outro que não dá mais pra dizer se o livro é meu ou dele. Todos são nossos”, afirma Blandina, que defende o humor como uma linguagem que fala diretamente à criança.

Eles já contam com mais de 40 livros publicados aqui no Brasil, entre eles: Ernesto, A Raiva e a Coleção Quem Soltou o Pum? (Quem Soltou o Pum?/ Soltei o Pum na Escola!/ Deixei o Pum Escapar/ O Pum e o Piriri do Vizinho/ Meu Pum e a Meleca do meu Irmão/ Soltei o Pum na Banheira).

Vocês podem ter acesso a lista completa no site da Agência Riff aqui nesse link.




“Dizem que a Blandina adora botões e miçangas. E que, quando entra numa loja de badulaques, pode ficar mais de uma hora procurando uma coisa que ela nem precisa muito”, disse o Lollo. “Dizem que o Lollo é colecionador de brinquedos e que, quando ele começa a brincar com o filho de Lego, o mundo pode acabar que ele não percebe”, disse a Blandina. (Fonte e Crédito da Foto: Blog da Letrinhas)





Nenhum comentário

Postar um comentário