Dia Internacional do Livro Infantil: Hans Christian Andersen

 

Boa noite Leitores Kids do Cantinho!!!

Hoje o dia é para vocês!!!

Em 02 de Abril é comemorado o Dia Internacional do Livro Infantil!!!!

Vocês sabem como essa data surgiu?

É claro que eu fui pesquisar!!!!

Uma Organização Internacional, sem fins lucrativos, chamada "International Board on Books for Young People - IBBY", desde 1967, para comemorar o dia do nascimento do escritor Hans Christian Andersen (dia 02/04/1805), institui esse dia, realizando uma série de eventos, incluindo o Prêmio Hans Christian Andersen, considerado o Nobel da Literatura Infantil.

Mas quem é Hans Christian Andersen???

Ele foi o primeiro escritor a adaptar fábulas existentes para a linguagem infantil, criando um produto específico para consumo das crianças. As versões mais famosas de clássicos como "O Patinho Feio", "A Pequena Sereia" e a "A Polergazinha" são de sua autoria

Ele é conhecido mundialmente pelos contos de fadas que já foram traduzidos para mais de 125 idiomas e inspiraram inúmeras peças de dramaturgia, óperas, sinfonias e filmes.

Tem mais!!!

Todo ano, a IBBY escolhe um escritor de algum dos países que compõem a instituição para escrever uma mensagem às crianças e jovens do mundo inteiro, e convida um desenhista de um dos países também a criar um cartaz para representar o evento de cada ano. 

Em 2023, os elegidos foram  o autor Vagelis Iliopoulos e a ilustradora Photini Stephanidi . Juntos, eles queriam celebrar o poder dos livros infantis na promoção de valores de igualdade, diversidade e inclusão, além de conectar as pessoas por meio da tolerância e da compreensão.

E o tema escolhido por eles foi: 'Eu sou um livro, leia-me' .


Confiram abaixo o texto do escritor Vagelis Iliopoulos:


"Eu sou um livro.

Você é um livro.

Somos todos livros.

Minha alma é a história que conto.

Cada livro conta sua própria história.

Podemos parecer bem diferentes –

alguns grandes, outros pequenos,

alguns coloridos, outros preto e branco,

alguns com poucas páginas, outros com muitas.

Podemos dizer coisas semelhantes ou completamente diferentes,

mas essa é a nossa beleza.

Seria chato ser tudo igual.

Cada um de nós é único.

E cada um de nós tem o direito de ser respeitado,

para ser lido sem preconceito,

para ter espaço em sua biblioteca.

Você pode ter opiniões sobre mim.

Você pode optar por questionar ou comentar o que leu.

Você pode me colocar de volta na biblioteca

ou me segure perto e viaje comigo por um longo caminho.  

Mas nunca deixe alguém me jogar fora

ou me mande para outra estante.

Nunca peça minha destruição, nem permita que ninguém o faça.

E se um livro vier de outra estante,

porque alguém ou algo o afastou,

criar espaço.

Cabe ao seu lado.

Tente sentir como se sente.

Entende isso. Proteja-o.

Você pode estar em seu lugar amanhã.

Porque você também é um livro.

Todos nós somos livros.

Vamos, diga alto para que todos possam ouvi-lo.

«Sou um livro, lê-me.»   "

(Por Vagelis Iliopoulos)




Pôster de 2023/ Site IBBY /



Créditos:

Wikipédia / IBBY /





💌 Contato:

Participem!!! Enviem indicações de livros que vocês querem ver nos nossos Projetos. E nos contem suas leituras preferidas. Para falar com o Cantinho, comente nas postagens, mande uma mensagem em nossas redes sociais ou envie um e-mail para:


euqueroumcantinhodaleitura@gmail.com



☕️ Você já segue o Cantinho?

Todo o conteúdo do blog é feito com muito carinho, dedicação e amor para vocês. Indiquem o Cantinho para os amigos e familiares que gostam de livros, compartilhem as postagens e não se esqueçam de seguir nossas redes sociais.

A participação de cada um de vocês é muito importante para manter os projetos e trazer mais histórias. Obrigada! 💜


Blog /Twitter / Instagram do Blog Cantinho Para Leitura / Instagram do Cantinho Para Leitura KidsFacebook do Duelo Literário do Cantinho para Leitura /





Nenhum comentário

Postar um comentário