Janeiro Para Lembrar das Guerras



No dia 27 de Janeiro celebra-se o Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto, ou o Dia Internacional da Lembrança do Holocausto.


Eu nunca esqueci...

Ainda era uma menina quando tomei consciência pela primeira vez do significado da palavra “guerra”.
Eu lembro que meu coração doía de tanto chorar ao ler o livro “Não se Esqueçam da Rosa”, da autora Giselda Laporta Nicolelis. 

Mas nada foi tão pesado quanto assistir ao meu primeiro filme sobre a Segunda Guerra Mundial. No final eles exibiram fotos e um vídeo verídico de covas. Eu nunca vi nada semelhante em toda a minha vida. Com um silêncio de respeito, as imagens mostravam corpos, e mais corpos, e mais corpos, e mais corpos, sendo jogados em um buraco cavado na terra.

Eu fiquei apavorada. Nada até hoje me deu tanto medo. Eu não entendi e nunca vou entender. 

Milhares, e milhares, e milhares de incontáveis seres humanos aprenderam o significado da palavra guerra na carne, na alma e no coração. 

Para eles não foi uma palavra. Foi uma realidade. Eles tiveram o espírito subjugado, oprimido. Seus corpos foram violados, torturados. Eles foram quebrados enquanto vivos. E completamente desrespeitados enquanto mortos. 

Essa não foi a primeira e infelizmente não foi a última guerra travada pela nossa raça. 

Nesse exato segundo, existem tribos, povos, e nações em disputas. 

Pois como dizia meu professor: “a História sempre se repete”. O mais forte sempre dominando o mais fraco. Mas ela não precisa continuar se repetindo. Podemos aprender novos caminhos. Podemos fazer escolhas diferentes. 

E o início de cada ano é o momento perfeito para fazermos isso. Uma nova chance, um novo recomeço. Nada de velhas tentativas. 

Vamos lembrar de todas as rosas e por elas, por nós e por aqueles que ainda virão, fazer melhor. Ser melhor do que você foi ontem e amanhã, melhor do que você foi hoje. 



Então, preparem-se!!!!


Em Janeiro teremos:

Histórias muito duras, que por vezes nos destroem, mas que no fim, plantam a semente da mudança, renovam o sentimento de esperança e contribuem para nossa reconstrução de um ser humano melhor. 



📌Acompanhem as Edições do mês de Janeiro para Lembrar das Guerras:


📚 Outros Anos: Em Destaque

📖 Resenha do Livro O Menino do Pijama Listrado



📚 Edição 2020



Nenhum comentário

Postar um comentário