BATE- BOLA NO CANTINHO COM A AUTORA VANESSA SUEROZ - PROJETO “EU VALORIZO A LITERATURA NACIONAL”!!!!!



BATE- BOLA NO CANTINHO COM A AUTORA VANESSA SUEROZ - PROJETO “EU VALORIZO A LITERATURA NACIONAL”!!!!!

  
Chegou a hora de vocês conhecerem o Time dos Nacionais do Projeto Eu Valorizo a Literatura Nacional!!!!!

Hoje é dia de Jogo!!!!!!

E o Cantinho vai fazer a cobertura exclusiva desse evento!!!!!!

Preparados???

No Campo: Vanessa Sueroz!!!!


1) Entrando de Sola........
(Expressão do futebol que significa ir direto ao assunto)

Qual foi a primeira “partida” que assistiu (primeiro contato com a leitura)? Consegue se lembrar da primeira “bola” (livro) que ganhou?

Vanessa: Isso é bem difícil, mas consigo me lembrar de muitos livros da minha infância, coleção vaga lume, contos de fadas, Monteiro Lobato, mas não sei qual foi o primeiro assim como espero demorar muito para descobrir o último rs.

2) Clássicos inesquecíveis....
(Grandes decisões, jogos clássicos que marcaram a história do futebol)

A Literatura Clássica Brasileira é marcada por grandes nomes. Quais “jogadores” (autores clássicos) fizeram parte da sua vida?

Vanessa: Machado de Assis, Graciliano Ramos, Gil Vicente..

3) De Olho no Lance.......
(Expressão do futebol que significa uma jogada onde há possibilidade de gol).

O que fazia antes de escrever? Quando viu que daria “jogo” (que queria ser escritor)? Quando marcou seu primeiro “gol” (quando o sonho aconteceu)?

Vanessa: Acho que nada rsrs. Eu tinha oito anos de idade quando decidir ser escritora e começar a rascunhar meus primeiros contos e fábulas, então definitivamente não fazia nada antes disso, mas hoje além de estar na luta pela literatura nacional, também sou Analista Programadora (TI).

4) Golaço.....
(Expressão do futebol que significa um gol muito bonito, marcado com extrema perícia ou arte).

Por quem você levantaria da arquibancada e faria a “ola”? Aqueles autores que lhe inspiraram e lhe inspiram até hoje?

Vanessa: Tenho muitas inspirações, mas as que gosto de citar, pois temos o mesmo estilo de livros são ‘Meg Cabot’ e ‘Sophie Kinsella’. Gostaria de um dia chegar pelo menos perto do que elas fazem e do número de pessoas que já fizeram rir com um livro.

5) Camisa 10.........
(Expressão do futebol quando alguém se refere a grandes craques de um time como Pelé, Zinedine Zidane e Diego Maradona.)

A maior honraria para um escritor é ser “o camisa 10” da literatura, ter seu nome no Hall da Fama da Literatura, a Academia Brasileira de Letras, e, quem sabe, o Nobel da Literatura!!!!!!!!

Qual o esquema tático necessário para trilhar esse caminho? Quanto tempo você levou para escrever seu livro? Quais as dificuldades encontradas? Fale sobre sua experiência.

Vanessa: Pergunta difícil, são tantas dificuldades que é até complicado. Comecei a escreve quando o mercado de e-books não existia, quando as editoras só publicavam autores com prestigio e nem se davam ao trabalho de ler seu original. Hoje as coisas estão bem diferentes e com um grande esforço de nós autores nacionais a coisa tende a melhorar cada vez mais, porém tive problemas de todos os tipos até chegar a publicar ‘Confusões em Paris’, problemas por não ter apoio da família e amigos, problemas por não saber se estava agradando, problemas com o mercado nacional, com livrarias que querem cobrar ‘o olho da cara’ para poder deixar seu livro a venda e tantos outros problemas que enfrentamos até hoje, como preconceito vindo de leitores com livros nacionais e etc.
Meus livros mudaram muito em questão de tempo para escrevê-los. Costumo dar uma média de 6 meses, pois não consigo escrever todos os dia por causa do trabalho e vida pessoal, e outras vezes em menos de um mês o livro já está pronto.

6) Você veste a Camisa......
(Expressão do futebol que significa defender alguma coisa, algum ideal)

De quais projetos de incentivo a leitura você “vestiria a camisa”? Como enxerga a Literatura Nacional no momento e quais ações poderiam ser feitas para, no futuro, termos um panorama diferente?

Vanessa: A literatura nacional está mudando, como citei acima, mas isso graças aos e-books que fizeram as grandes editoras verem que os autores nacionais têm seu valor, que fizeram os leitores começarem a se arriscar a gastar dois reais e ler um livro nacional. Eu tento participar de alguns projetos literários, mas infelizmente sempre tenho azar e os que participo sempre se desmancham antes de atingir o objetivo. No futuro acho que digo em nome de grande parte dos autores quando digo: “Estamos lutando! Lutando contra o preconceito de leitores e editoras, lutando para mostrar que somos tão capazes quanto qualquer autor de outro país, estamos lutando por um sonho de tornar este país melhor, cada um a seu estilo”.

7) Bate um Bolão......
(Expressão do futebol que significa que alguém é muito bom em determinada coisa)

Qual livro nacional que você recomendaria?

Vanessa: Os meus contam? Rs Recomendo muitos livros nacionais no meu blog, são tantas indicações que vocês ficariam entediados só de olhar a quantidade, então vou resumir em dois que me chamaram muita atenção pela história e escrita: Dom Casmurro para os clássicos e Perdida para os românticos.

8) Tá na área se derrubar é Pênalti......
(Expressão do futebol que significa que falta só um detalhe para algo ser concluído)

Esse é o momento de falar sobre o seu trabalho. Fale sobre o seu livro, o que os leitores irão encontrar e sobre seus projetos. Podemos esperar um lançamento em breve?

Vanessa: Meus livros hoje são todos voltados para um público mais descontraído, um público jovem, que busca uma história para se distrair com romances e cenas divertidas que podem te fazer cair da cadeira de rir (literalmente – já recebi um e-mail falando isso). São leituras leves e descontraídas, ótimas para se ler em uma única tarde.

9) Finge que vai.... e vai......
(Tipo de jogada eternizada por Mané Garrincha)

Qual “jogada” (cena) literária você gostaria de rever? Pode ser do seu livro ou de outro que tenha lhe marcado.

Vanessa: Nossa essa é muito difícil. Não consigo pensar em nenhuma cena, mas um livro que me marcou e gostaria muito de ver as telinhas, é Poliana.


Vanessa Sueroz fecha o placar do Cantinho com goleada!!!!!!!
(Expressão do futebol que significa vitória por larga diferença no placar).


O Cantinho Agradece: A Vanessa é uma querida!!!!! A conheci através de seu blog e depois descobri que ela era autora e me diverti com suas histórias!!!!!! Gostaria muito de agradecê-la por dividir sua experiência, que com certeza poderá ajudar a muitos que estão iniciando.

Momento tiete: Eu também li Dom Casmurro!!!!! Discuti esse livro em uma aula incrível de literatura. O autor foi genial!!!!!! Não sei se irá concordar comigo, mas tudo indica que Capitu nunca o traiu. Não vejo a hora de ler Sophie Kinsella e Carina Rissi, muito elogiadas!!!!!!

Torcida do Cantinho: Já tenho todos os seus livros!!!!!! Adorei ler “Eu te Amo Mais (resenha)” e “Presente de Aniversário (resenha)”. Não vejo a hora de ler “Confusões em Paris” e “Odiado Admirador Secreto”. É tão difícil encontrar um livro que nos faça rir e você consegue isso com suas histórias de uma forma muito natural. Isso é um talento, não é para qualquer um. Torço muito pelo seu sucesso. Pode sempre contar comigo e com o meu Blog.


Da mesma forma que a TV invade a casa de vocês com informações e imagens, que a nossa campanha consiga levar os livros desses autores incríveis até vocês.

Levante essa bandeira: Leia um Livro Nacional!!!!!!!



Com Vocês:
Presente de Aniversário!!!


Sinopse:
Marcos está fazendo 18 anos e seus amigos resolvem dar uma grande festa para comemorar, mas quem pensa que as comemorações vão ficar por aí está muito enganado. Seu melhor amigo, Gabriel, resolve abrir um concurso para o melhor presente, mas ninguém sabe que sua ideia é que ele mesmo ganhe o concurso, senão para que iria criá-lo? Uma história, um concurso, um ganhador, dois pontos de vista e dois concorrentes fortes: Ele: O melhor amigo, lindo e maravilhoso e merece o título e tem o melhor presente de todos. Ela: A única que não irá a festa porque o aniversário de Marcos é sempre no pior dia do ano.
Quem vencerá está batalha? Cruzem os dedos e boa sorte aos participantes!!!


Contato:




Copa dos Nacionais!!!!!!
 
Participe da Primeira Fase Aqui : Disputa de Capas


Sorteio Especial Nacionais!!!!!


PARTICIPE AQUI



O Cantinho agora passa a bola para os Blogs amigos, vejam as jogadas que estão acontecendo por lá!!!!!!




17 comentários

  1. Oie! Estou amando esse tipo de entrevista!!!
    Bjs, comenta nesse post ajudaria muito:
    http://resenhasteen.blogspot.com.br/2014/05/divulgacao-de-blog-amigo.html

    ResponderExcluir
  2. Oie,
    mto obrigada pela entrevista :)

    bjs

    http://blog.vanessasueroz.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Vanessa,
      tudo bem?
      Você é um amor!!!!! Imagine, eu que agradeço pela parceria e amizade. Adoro suas histórias!!!!! Adoro o seu blog!!!!! O Cantinho estará sempre de portas abertas para você, pode sempre contar comigo!!!!
      Beijinhos.
      cila-leitora voraz

      Excluir
  3. Oi, Cila! :D Primeiro quero agradecer pela visita lá no Bibli, fiquei muito feliz com o seu comentário e claro que viria aqui retribuir o carinho! Já estou seguindo e te desejo muito sucesso!
    Agora sobre a Copa dos Nacionais! Ah, estou adorando! Já votei nas capas e vou acompanhar direitinho! Adoro essa iniciativa da blogosfera de promover a literatura desse nosso Brasil! Não conhecia o trabalho da Vanessa, mas adorei a entrevista, muito criativa por sinal! Parabéns para todos os blogueiros que a organizaram! Beijos! xx

    bibliophiliarium.com
    @bibliblog

    ResponderExcluir
  4. oie meninas
    adorei o formato da entrevista. Eu aprendi várias expressões utilizadas no futebol shuahsuh
    Super criativo.
    E estou amando o destaque que a literatura nacional tem ganhado na mídia, nos blogs.
    Sucesso pra Vanessa
    bjos
    www.mybooklit.com

    ResponderExcluir
  5. Muito bacana a entrevista. Adorei o fato da Vanesa citar "Dom Casmurro". :)

    Beijos,
    Blog | Youtube

    ResponderExcluir
  6. Oi
    Muito bacana a entrevista, adorei ;)
    Beijinhos
    Renata
    Escuta Essa

    ResponderExcluir
  7. Oi, adorei a entrevista! Parabéns!! Fiquei com vontade de ler o livro da autora!

    Beijos, Rob
    http://estantedarob.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Oi Cila!

    Já te disse que estou adorando essas entevistas. Muito legais. A autora é muito simpática e já gostei do estilo dela, pois gosto muito da Sophie Kinsella. Então acho que gostaria dos seus livros. Ótima entrevista.

    Beijos

    http://poesiasprosasealgomais.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Muito legal a entrevista. É uma pena ver que as escritoras tem que penar muito para ter o trabalho reconhecido e com tanto talento sobrando. Acho isto muito triste. A vanessa tem talento!

    Beijos

    Greice Negrini

    Blogando Livros
    www.amigasemulheres.com

    ResponderExcluir
  10. Olá,

    Demais o estilo de entrevista, muito original e inovador, a Vanessa é uma pessoa muito legal e uma boa autora, li Confissões em paris e gostei.....abraços e parabéns pela entrevista.

    devoradordeletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Adorei a primeira resposta dela! rs... Também não me lembro de qual foi o primeiro livro que ganhei, e também espero demorar pra descobrir o último! rs... Achei o máximo ela querer ser escritora desde os 8 anos. E Poliana também me marcou muito, seria legal se refilmasse, mas amo o filme original! *-*

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  12. Oieee, eu conhecia esta autora de algum blog, só não me lembro de qual rsrs, adorei a entrevista, já disse que estou adorando esta maratona de entrevistas com nossos queridos autores nacionais ??? rs, então, estou amando rs, Abraços.

    ResponderExcluir
  13. Oi,
    Já conhecia a autora, mas não tive oportunidade de ler sua obra.
    Ela me pareceu ser muita simpática.
    Já li algumas resenhas do livro dela e fiquei curiosa pra descobrir a história.
    Parabéns pela entrevista.
    Beijos

    Mari - Stories And Advice

    ResponderExcluir
  14. Olá Cila!
    Adorei conhecer melhor a VANESSA, ela me parece ser uma pessoa bem extrovertida.
    Tenho um livro dela aqui, que em breve irei ler.
    Beijos

    ResponderExcluir
  15. OI Cila! Eu adoro suas entrevistas! Eu conheci a Vanessa por meio do seu blog mesmo, se não me engano! Acho capa do livro simples, mas a premissa é boa! Fico sempre curiosa! Parabéns pelo seu apoio a literatura nacional! Beijos

    ResponderExcluir