Resenha do Livro: Tudo Junto e Misturado - Editora Seguinte





Livro: Tudo Junto e Misturado
Autora:  Ann Brashares
Editora: Seguinte
Páginas: 336

O Cantinho Indica: 5/5 Favorito!!!! 




Tudo Junto E Misturado:



Adicione no Skoob



Sinopse:

Sasha e Ray sempre passam o verão na velha casa de férias da família. Desde pequenos, os dois dividiram muitas coisas — leram os mesmos livros, correram pela mesma praia, comeram pêssegos colhidos na mesma fazenda, tomaram café da manhã sentados à mesma mesa. Até dormiram na mesma cama, mas nunca ao mesmo tempo. Afinal, eles jamais se encontraram. O pai de Sasha um dia foi casado com a mãe de Ray, e juntos tiveram três filhas: Emma, Quinn e Mattie. Mas o casamento acabou, deixando para trás apenas rancor e ressentimentos. Os dois casaram de novo e formaram novas famílias, mas nenhuma delas pretende desistir da casa de praia, muito menos compartilhá-la. Até este verão. As vidas de Sasha e Ray estão prestes a se cruzar — e, com tudo junto e misturado, as famílias vão mudar para sempre.



Confiram a Resenha!!!!!!!



RESENHA: TUDO JUNTO E MISTURADO


O Cantinho Abre o Coração!!!!


Eu preciso de um abraço!!!!

É assim que me sinto ao fechar o livro, enquanto não consigo controlar o choro.

Por que as pessoas só apreendem quando o pior acontece? Por que o primeiro gesto, o primeiro passo, só acontece depois que é tarde demais? Por que um sacrifício precisa ser feito, para entendermos o quanto estamos errados e o quanto estamos magoando uns aos outros?

Nada é mais complicado do que falar de relações familiares. Mas a autora, de uma forma muito delicada e sensível, me surpreendeu na hora de expor os conflitos de cada um deles. 

Por isso preciso elogiá-la!!!

Ann Brashares faz parte de um time muito seleto de escritores. Faz tempo que não me deparava com uma obra tão incrível. Fico emocionada só de lembrar.

A profundidade do seu texto está no peso que ela conferiu ao nome dessa história. E na forma como guiará o leitor a desvendar cada nuance do seu significado.

Com muita inteligência, já começa contrariando o conceito de junto e misturado, ao partir pela contramão, nos dando uma família desfeita. Mas depois mostra que sempre esteve na direção certa, quando luta a cada página para provar que eles nunca deixaram de ser um conjunto, por mais doloroso que seja manter essa unidade. 

O que nos leva a grande questão do livro: eles estarem separados está errado!!! Vocês vão sentir isso desde o início. Porque por mais que os pais tentem impedir, eles estão todos juntos e misturados!!!!!! Por isso quebrar os próprios filhos em duas partes, está desfazendo quem eles são por inteiro. Eles não se reconhecem como um todo. Estão perdidos entre o que se espera de cada metade deles. Não é de arrepiar??? 

E tem mais!!! 

Se preparem leitores para um estilo de narrativa criativa!!! Adorei o que ela fez!!! Para dar mais força ao sentido do título do livro, ela nos apresenta os personagens todos juntos e misturados. Suas vozes serão alternadas em cada capítulo, sem aviso. Você não saberá de quem é a vez até que leia. É uma surpresa, o que tornará o texto muito mais ágil e mais interessante. 

Mas há outra interpretação também. Em minha opinião, fazer com que cada um deles dividia o espaço nessa história, remete ao fato de como eles se relacionam de forma fragmentada. 

Como se já não bastassem as sutilezas, ela fez meus olhos brilharem quando enriqueceu seu texto usando de poesia para construir Sasha e Ray. Acredito que não sou capaz de descrever a grandiosidade e complexidade deles.

Posso estar enganada, mas enxerguei Quinn, Emma e Mattie como a fronteira que demarcava os dois lados. Elas eram até onde cada um podia ir. E Sasha e Ray nasceram em lados opostos. Por isso estavam condenados ao exílio de uma vida sem o outro.

Porque por mais contraditório que pareça, lar para eles era justamente o único lugar em que se encontravam sem estarem juntos: a casa do lago. Eles se conheciam pelas migalhas que a presença de cada um largava para trás. Eles se misturavam naquela conexão sem rostos, sem palavras, sem olhares, sem toques. Era feita apenas do sentimento de existir alguém que lhe preenchesse os buracos vazios. Que lhe desse razão. Não é intenso e lindo e puro???

Ah!!! Não posso esquecer de falar dele. Eu amei Jamie!!!!!! Com seu jeito atrapalhado, desajeitado, tímido e tão sincero, ele ganhou meu coração!!!!! Ele é romântico de um jeito fofo!!! Impossível não se apaixonar por ele!!! Eu amei o que ele foi capaz de fazer por Emma. Eu queria um desses para mim, risos...

Mas depois tinha o Ray, eu quero um desses também!!!! Risos...

Quanto a Emma, Quinn e Mattie, resolvi não falar nada sobre elas. Quero que seja uma surpresa. 

E sobre o fim......

Foi muito honesto. Acabou comigo, mas foi real. A autora não forçou uma reconciliação, ela deu um passo para frente.

Apenas queria mais. Achei que ela poderia ter nos dado mais. Sutilmente uma informação foi dada que poderia ser uma brecha para uma continuação. Mas talvez um epílogo seria o suficiente.

A autora me conquistou completamente com esse livro forte, encantador, adorável e terno sobre família!!!! 



Tudo Junto e Misturado


Um casamento destruído. 

Uma família partida em dois: de um lado, a casa de Lila no Brooklyn. Do outro lado, a casa de Robert em Manhattan. E, no meio, a casa do lago em Wainscott.

Era exatamente onde todos os filhos estavam: no meio!!!

Por todos esses anos, eles alimentaram mágoas e ressentimento e criaram uma linha divisória que não foi ultrapassada por qualquer deles: compartilhavam a casa do lago com dias e horários determinados para não se esbarrarem. 

Eles nunca estavam juntos. 

Lila e Robert podiam manter essa distância física, podiam até nunca mais se encontrar, mas não podiam negar que estavam todos misturados através de seus filhos.

Emma, Quinn e Mattie tinham suas vidas divididas entre os dois. Podiam transitar em ambos os lados. Podiam frequentar todas as casas sem restrições. 

Mas Ray, filho do segundo casamento de Lila; e Sasha, filha do segundo casamento de Robert, não entraram nessa equação: eles foram mantidos separados. 

Nunca se viram. Nunca conviveram. Nunca conversaram. Mas de um jeito diferente também faziam parte dessa mistura.

Até que Emma teve uma grande ideia: arrumou o mesmo emprego para os dois. Uma única vaga que seria compartilhada por Ray e Sasha. Cada um trabalharia nos dias correspondentes a vez de ficar na casa de Wainscott.




Sasha Grande e Pequena Ray...


Só meio...

É assim que se sentiam.

Um sem o outro.

Incompletos.

Estranhos e ao mesmo tempo tão íntimos!!!

Se conhecem de uma vida inteira, sem nada saberem um do outro. São tão diferentes!!! E ainda sim, parte um do outro!!!

O encaixe perfeito!!!

Nunca estão juntos: um chega e o outro vai embora.

Mas sempre estão juntos: no cheiro dos lençóis, nos livros que dividem, na pasta de dente que sempre é esquecida aberta. No que constroem um para o outro. Nas brincadeiras. Nos passatempos. Nas conversas em silêncio no meio da noite: será que você também imagina como seria???

É ali que um fica com o outro. O único perto que é permitido: em um quarto que ora é de um, ora é de outro.. 

Em todo o resto são excluídos.

Não é justo!!!



Ponto Alto do Livro:


Um grito em suspenso. Foi o que eu ouvi nessas páginas. Eles precisavam se libertar....

É tudo sobre Lila e Robert. A verdade é que eles não superaram o passado. 

Nunca houve paz. O que está no ar é uma trégua muito frágil. Que está sempre a ponto de explodir.

Essa contenção de lados, o cordão de isolamento que está há anos segurando todos eles, nessa posição distorcida de família, não está funcionando. Emma, Quinn, Mattie, Ray e Sasha estão entre eles, com sentimentos tumultuados. 

Ninguém está feliz. Estão todos sendo machucados.

Perdidos, tentando encontrar um lugar nessa dinâmica que seus pais criaram. Confusos, sobre quem são e o que querem. Cautelosos, sobre até aonde podem empurrar sem ultrapassar o limite. 

Há um vazio tão grande!!! Um anseio de pertencer, de ser compreendido!!! Isso foi o que mais me doeu. 

É tão perceptível como se sentem incompletos!!! Como está sempre faltando alguém!!! Como eles não se sentem inteiros.

Como os pais podem ser tão egoístas??? 

Eles precisam dar voz a toda essa dor, precisam deixar vir para fora. Precisam deixar explodir!!!

Precisam derrubar a placa de “não se aproxime”, “não chegue perto”, “não toque”, “não sinta”, “não deseje”.

Esse é ponto alto do livro: eles precisam seguir em frente!!!

Com uma mensagem de perdão e superação, eles irão aprender da pior forma qual é o material que faz deles um todo completo- junto e misturado, uma família e não dois pedaços: o amor!!!!!!!




  
Troféu do Cantinho: Favorito do Ano!!!!!





Aviso aos Leitores: Essa resenha foi escrita em forma de poema. Não há quotes, citações do livro, ou spoiler. Toda as palavras utilizadas são de minha autoria. Eu derramo em meus textos, o meu coração, o que eu senti ao ler o livro. É isso que encontrarão aqui, no Cantinho.








Contato com a Editora:

Site / Facebook / Twitter / Youtube /

32 comentários

  1. Oi, Cilaaaa

    Que resenha mais cheia de amor! <3
    Se tem uma coisa que eu amo é me deparar com uma resenha onde posso ver o quanto o blogueiro mergulhou na história, o que é o caso aqui.
    Eu adoro tramas familiares, elas sempre me proporcionam ótimas leituras, e confesso que nenhuma resenha tinha feito com que eu olhasse para esse livro com outros olhos... até a sua!
    Acho que o que mais chama minha atenção, pelo menos foi o que me chamou mais a atenção aqui, foi a necessidade de liberdade que você mencionou. Às vezes a gente fica tão preso nos nossos próprios ressentimentos que acabamos transferindo isso para terceiros, acabamos fazendo com que outros sofram pela gente!
    Agora a vontade de ler bateu forte e a culpa é SUA! HAHAHAHA


    Beijos
    - Tami
    https://www.meuepilogo.com

    ResponderExcluir
  2. Oi Cila
    Nossa, adorei a sua resenha! Tenho certeza que vou gostar muito dessa leitura.
    Já vou colocar o livro na minha lista de desejados, pois ainda nem tinha ouvido falar dele. Parabéns pela resenha
    Beijinhos
    Renata
    Escuta Essa

    ResponderExcluir
  3. OI, Cila
    Eu quero muito ler esse livro desde que ele saiu. Eu amei a capa e gosto de histórias que exploram as relações familiares. Parte meu coração saber que não tem epílogo. Essas histórias em aberto me deixam triste porque sempre quero os pingos nos is, mas acho que de certo modo funciona. Tomara que eu goste tanto quanto você.
    Beijos
    http://www.suddenlythings.com/

    ResponderExcluir
  4. Oi, Cila!
    Eu li poucas resenhas desse livro, mas todas as que li foram elogiando e muito. Pela capa, a gente acha que vai ser só mais uma história bonitinha...
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
  5. Oi Cila! Desde que vi este livro tive a sensação que a história seria bem comovente, acho que vou gostar bastante e vai ser uma ótima oportunidade de conhecer o trabalho da autora. Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  6. Oi Cila!! Tudo bem? Gostei da premissa do livro e lá no blog quem leu foi a Marise e ela super gostou também. Sem contar que adoro uma boa história de superação.

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  7. Gostei da resenha Cila. Me pareceu ser um livro intenso e transbordante de sentimentos. Beijo!

    www.newsnessa.com

    ResponderExcluir
  8. Oi Cila,
    Vem aqui... Me dá um abraço! Adoro livros assim! AMO AMO AMO, aquele que te atinge né?
    E sua resenha é tão dinâmica, super leria porque sinto sua animação a o falar da obra.
    Tomara que eu tenha a oportunidade em breve.
    Beijos
    https://estante-da-ale.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Oi Cila, tudo bem?
    Gostei da premissa e sua resenha me deixou com muita curiosidade sobre várias questões que você deixou nas entrelinhas. Deve ser um drama familiar muito comovente.
    Bjus
    www.docesletras.com.br

    ResponderExcluir
  10. Oi Cila,
    Que ótima resenha e sempre dá pra sentir perfeitamente seus sentimentos.
    Eu acho o nome desse livro tão engraçado. E gosto de histórias que envolvam relacionamentos familiares. Espero ler futuramente e curtir. To há tempos curiosa pela escrita da autora.

    até mais,
    Nana - Canto Cultzíneo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A história do livro se parece mais uma história de uma família brasileira, o livro é bem fofo, cheio de ensinamentos, gostei muito de conhecer os personagens da Sasha e Ray, máximo a sua indicação de livro bjs.

      Excluir
  11. Gostei muito da resenha entusiasmada, já nos dá a noção perfeita do quão interessante é o livro. Achei muito triste a história dos irmãos separados, que nem tiveram o direito de conviver como irmãos...Infelizmente os rancores e mágoas existentes entre um casal após a separação pode se refletir nos fihos.

    ResponderExcluir
  12. Olá tudo bem? Adorei a premissa do livro, a capa também é muito linda, quero muito ter a oportunidade de ler em breve e conhecer melhor a estória, beijos!

    ResponderExcluir
  13. Sua resenha foi muito agradável de se ler!
    Essas histórias que nos mostram relações familiares são sempre emocionantes e cheias de surpresas, afinal, a convivência humana nunca obedecerá a um padrão, estamos a todo o momento tomando decisões diferentes que acarretarão em consequências diferentes nas nossas relações. Acredito que sejamos levados a uma profunda reflexão, já estou separando os lencinhos e a torcida! Hehe
    Abraços! ��

    ResponderExcluir
  14. Essa capa é perfeita, adorei, assim como a resenha. Não conhecia esse livro e agora fiquei muito curioso em saber como será a história na íntegra. Parece ser um enredo muito intenso de prender o leitor. Anotada a indicação.

    Gustavo
    http://www.leituraenigmatica.com

    ResponderExcluir
  15. Olá!Gostei da resenha,bem elaborada e nos passa seus sentimentos em relação a leitura,que pelo que li é uma história cheia de emoções e desafios.
    Fiquei curiosa é um livro que realmente nos prende no desfecho da história.
    Excelente resenha!Bjss

    ResponderExcluir
  16. Muito interessante o tema do livro, pois relacionamentos quando terminam sempre deixam marcas, estas poderão mexer com a vida das pessoas atreladas a família desconstruídas. Gosto muito desse tipo de história, pois é a realidade dos dias atuais. Vou anotar e ler este livro, quanto a escritora, confesso que nunca li nenhum livro dela.

    ResponderExcluir
  17. Costumo ler blogs literários mas poucos fazem uma resenha assim tão puro sentimento. Como disse vc, vc se derrama ao escrever as resenhas e é perceptivel demais. Parabens! Gostei da resenha e de sua perspectiva!

    ResponderExcluir
  18. EU QUERO ESSE LIVRO. Amei o Vince do livro, amei a sinopse e principalmente amei essa resenha tão carregada de sentimento e emoção Você escreve mesmo muito bem. Nos cativa. Adorei mesmo.

    ResponderExcluir
  19. Estou encantada com seu cantinho... Que blog mais lindo! <3
    Amei a resenha e já quero um exemplar desse livro também. A capa é muito bonita e a resenha foi muito cativante.

    Beijos! <3

    ResponderExcluir
  20. Adorei a forma que você fez a resenha. E pude sentir também a intensidade do livro, afinal não é nada fácil falar de relações familiares. Fiquei curioso com essa narrativa da autora, intercalando personagens que só descobrimos quem fala ao ir lendo. Outro ponto que achei incrível foi a forma que ela inseriu esses filhos de outros casamentos. Não conhecia o livro, adorei a capa e já fiquei muito curioso pra fazer a leitura também.

    ResponderExcluir
  21. Oi Cila, tudo bem?
    Apesar de já ter visto algumas fotos desse livro a sua é a primeira resenha que leio a respeito. E UAU estou perdendo tempo e preciso dar uma chance logo pra esse livro. Não sabia que era sobre esse tipo de relacionamento. Muito obrigada pela dica

    Sai da Minha Lente

    ResponderExcluir
  22. Essa capa sempre e chamou muito a atenção e eu sempre adicionei esse livro no meu carrinho de compras, mas depois ficava pensativa a respeito hahaha. Agora, conferindo sua resenha, fiquei super animada porque percebo que é uma história que vai me arrebentar e valer a pena.

    ResponderExcluir
  23. Oi
    já gostei do nome,tudo junto e misturado e sem falar da capa que é linda,o livro assim que der vou procura e conhecer melhor a história que sem duvidas é muito boa,resenha show.

    ResponderExcluir
  24. Olá! Essa capa engana pois a partir dela dá pra pensar que a história é leve e família, mas pelo que li na resenha é uma trama intensa e que desperta muitas emoções, o que é positivo. Ainda não conheço a escrita dessa autora mas pelas resenhas que tenho lido desse livro ela vem se destacando e ao ler tua resenha me vi um pouquinho mais interessada. Obrigada pela dica!

    Bjoxx ~ www.stalker-literaria.com

    ResponderExcluir
  25. Oi, sua linda!
    Eu já me encantei pelo livro só com a capa dele e lendo a sua resenha eu fiquei ainda mais interessada em realizar a leitura. Acho que é uma obra que vai me agradar bastante.

    ResponderExcluir
  26. Olá Cila, tudo bem?

    Esse é mais um livro que fico conhecendo aqui, gostei logo de primeira, a história parece bem interessante e essa capa é muito criativa, dica anotada...bjs.


    http://devoradordeletras.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  27. Oi!
    Eu acho a capa desse livro muito fofa. Dá vontade de comprar um mesmo sem saber do que fala a história hahaha
    Mas depois de ler a sua resenha, minha vontade multiplicou. Afinal, não adianta uma capa bonita se o livro não for bom. Mas este parece ser extremamente maravilhoso, ainda mais que traz mensagens reflexivas.
    Adorei! Já quero!

    ResponderExcluir
  28. Oi Cila,
    Nunca li nada dessa autora, mas ela é bastante aclamada, né? Fiquei muito contente por conhecer suas impressões e por ver que você amou tanto essa leitura. Eu simpatizei com os protagonistas pelo que você falou deles e fiquei intrigada para conhecer esse final honesto.
    Sobre as pessoas precisarem sofrer para aprender, acho que é só pela dor que todos nós aprendemos, infelizmente.
    Vou anotar a dica.
    Beijos

    ResponderExcluir
  29. Oh minha amada Cila, sinta-se carinhosamente abraçada por mim!
    Muito complicado mesmo falar em relações familiares, ao mesmo tempo interessante essa forma da autora apresentar o que envolve uma família e seus integrantes e a afirmação de que mesmo separados continuamos juntos de alguma forma, seja pelo laço sanguíneo, pelo que foi vivido e que apesar de se desejar esquecer é impossível. E achei linda sua colocação de que eles estavam todos misturados através dos filhos.
    Amo sua forma única, poética e envolvente de resenhar.

    Bjo
    Tânia Bueno

    ResponderExcluir
  30. Oii, vc me deixou sem ar, preciso deste livro para ontem!! Lindo demais a forma como vc escreveu e só tive vontade de te dar muitos abraços.... Muito obrigada por falar dessa história por aqui!

    ResponderExcluir
  31. Meu Deus, quanto amor nessa resenha hahahaha, senti o amor e a euforia da leitura em suas palavras e fique extasiada, já faz um tempo que estou com e-book no kindle, mas não tinha despertado o interesse até agora, sabe quando você compra e depois acaba deixando de lado por outros? Mas acho que vou furar a fila hahahahaha. Amei cada linha.

    Beijokas

    ResponderExcluir